Serra d'Aires

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

hitman6
Membro Veterano
Registado: domingo ago 13, 2006 12:22 am

quarta nov 08, 2006 11:00 pm

Olá pessoal, gostaria de saber se hà por aqui mais alguem com interesse nesta raça para formar um nucleo de donos de Cães da Serra 'aires para trocar experiencias; promover encontros; formar um forum da raça; etc...

Se alguem estiver interessado, pode participar no tópico ou enviar PM
:)
sonja
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 pastora catalã (whispper) 1 cão da serra de aires (Marlon)

sexta nov 10, 2006 5:05 pm

Olá Hitman6,

eu tenho um serra d´aires com 3 anos e meio , pode vê-lo no meu album , adoro a raça e acho óptimo que troquemos idéias sobre os nossos patudos já que não existe nenhum livro sobre a raça !
lotus_ghost
Membro
Registado: quinta nov 09, 2006 2:40 pm

sexta nov 10, 2006 5:21 pm

Sonja, tem aí 1 belo serra d´aires.
Tive 1 e pareceu-me q estava a olhar p ele.
São, de facto, únicos. Apreciados só por quem sabe.
Não conheço as referências exactas mas já vi livros com o serra d´aires, mas serão poucos, sim.

Este tipo de iniciativa poderá fazer bem à própria raça. Esclarecer interessados e despertar curiosidades.

Boa sorte com a iniciativa.

f.a.
hitman6
Membro Veterano

sexta nov 10, 2006 5:30 pm

Sonja, o seu Marlon é muito bonito. Jà viu a minha Cookie?

A intenção é haver forma de apoiar os donos desta raça e tambem fomentar o seu convivio;
Até porque aqueles que têm a sorte de conviver com estes nossos amiguinhos ficam apaixonados pela raça para sempre.
Como se trata de uma raça Portuguesa sem muita divulgação serviria para divulgar um pouco a raça.
Jà pedi um par de vezes que se abrisse um forum desta raça, mas nunca obtive resposta (nem sim, nem não).
Fica assim este pequeno espaço...

:D
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta nov 10, 2006 5:55 pm

<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
hitman6
Membro Veterano

sexta nov 10, 2006 6:38 pm

E jà contribui com bastante,
eles são de facto cães muito dedicados aos donos... e muito meigos.

O criador da minha cadela costumava dizer que são cães que "não vão com o ladrão", porque não se entregam logo ao primeiro que aparece;
é preciso conquista-los no inicio mas depois não largam os donos nem por nada.

Apesar de alguma timidez inicial, são bastante brincalhões... e nada agressivos; e apesar de não gostarem da solidão (não se dão muito bem sozinhos) gostam de ter o seu espaço próprio.

Eu jà tive dois e fiquei "agarrado" a esta raça; apesar de gostar de outras raças tambem.

Em termos de treino o meu primeiro Serra, o Tobias, era muito obediente; a Cookie é uma medricas que se assusta ao minimo barulho mas que já vai para a escolinha neste fim de semana e que em principio se correr bem vai ficar uma cadela "normal"
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

domingo nov 12, 2006 11:58 pm

Boas

Quanto a livros, é verdade que não existe ainda grande coisa. Digo ainda porque está a ser escrito um livro sobre a raça, uma das muitas iniciativas de divulgação da raça por parte do clube (CPCSA).

Outra iniciativa é a formação de uma base de dados mundial da raça, compilando LOP's, doenças e fotografias dos bichos, tendo em vista um melhor conhecimento dos efectivos e males de que a raça sofre.

Recentemente foi organizada no Algarve um dia de pastoreio, onde todos os donos interessados a testar os seus animais nas ovelhas estavam convidados. Um regulamento de teste de aptidão a pastoreio já foi elaborado pelo CPCSA à alguns anos.

Quanto a convivio... bem as exposições são sempre um motivo de festa, sobretudo a monográfica onde o que conta é a participação (e mesmo perdendo leva-se sempre imensas prendas para casa). Existe igualmente uma sala no Yahoo que infelizmente é pouco utilizada.

Tendo em conta as altas horas, neste momento são as poucas coisas de que me lembro.. pode ser que amanha o tico e o teco queiram trabalhar melhor :p
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
sonja
Membro Veterano

segunda nov 13, 2006 4:27 pm

Olá hitman6 ,

a sua cookie é muito gira ! , quanto ao forum acho muito bem que se organize um do serra d´aires , eles bem o merecem !
Os meus conhecimentos sobre a raça adquiri-os com o meu cão e com alguns donos de serra d´aires que conheço e tb que conheci em exposições e temos mantido contacto ; a pessoa que recomendo para moderadora é mesmo a Ana_Link que já tem bastantes conhecimentos sobre os serras ;) !
hitman6
Membro Veterano

segunda nov 13, 2006 5:53 pm

Esta raça jà merecia mais alguma atenção de facto, e contando que é uma das poucas raças Portuguesas estamos a defender o nosso património Cultural.
A maioria das pessoas nem conhece a raça, mas quando veem um exemplar acham um piadão.
ana_link
Membro Veterano

segunda nov 13, 2006 10:56 pm

hitman6 Escreveu: A maioria das pessoas nem conhece a raça
Em cachorro o meu passou por pastor alemão, isto dito por uma "grande entendido" de raças de cães.. :P

Agora fora de brincadeiras...

Criar o forum ate pode ser boa ideia.. toda essa coisa de partilha de experiencias bla bla bla... mas o que constatei nestes anos de Arca é que proprietários que falem sobre a raça e sobretudo que peçam conselhos sobre problemas que tenham são muito poucos. Por isso embora apoie a ideia não sei até que ponto "cola".
A titulo de curiosidade: a base de dados tem informação mais completa de cães estrangeiros do que dos nacionais, sendo esta informação entregue e actualizada pelos criadores. Os nacionais tive de penar no CPC para a obter (e ainda me faltam ali uns aninhos entre 1975 e 1999) e informações sobre saude nem as ver.
Temo que o forum possa ter o mesmo caminho, e ter um forum so para dizer que o cao é bonito... acho que existem mais meios de divulgação.

Mas se houverem mesmo pessoas suficientes e sobretudo interessadas em falar sobre TUDO da raça e aprender, entao bora!!!! Mas falar de tudo: o que tem de bom e o que tem de mau!
<p>Ana</p>
sonja
Membro Veterano

terça nov 14, 2006 1:06 pm

Olá Ana _link ,

tu que estás mais por dentro da área por acaso , não me sabes dizer mais ou menos o numero de serrinhas actual , a contar com os que estão no estrangeiro ?
ana_link
Membro Veterano

terça nov 14, 2006 5:51 pm

Oi Sonia!

Como vai o teu gorducho?

Presumo que queiras saber quantos cães estão vivos... isso não te sei dizer porque não sei os que já morreram. O que te posso dizer é que a base de dados conta neste momento com 1961 cães, sendo 1226 nascido a partir de 1996. Mas como disse, ainda me falta cobrir ali uns anitos largos.
Mas pronto.. vale pelas curiosidades em termos de nomes e cruzamentos que se vão encontrando :P
<p>Ana</p>
sonja
Membro Veterano

quarta nov 15, 2006 11:49 am

Oi Ana ,

o meu gorducho vai um fofo , cada vez estou mais apaixonada por ele!
Devias ter vindo á prova de aptidão a pastoreio aqui em estoi , foi de partir o côco a rir !
hitman6
Membro Veterano

quarta nov 15, 2006 6:23 pm

Por acaso jà tinha uma noção de que a raça pode estar mais divulgada no estrangeiro do que em Portugal, isto porque se fizermos uma pesquisa na net vamos encontrar vàrios sites sobre a raça em países como Alemanha, Holanda, França e até nos EUA. Ao passo que aqui não são assim tantos (e os actualizados ainda menos)

O objectivo do forum era de facto esclarecer algumas dúvidas e obter feedback de experiências, até porque a Raça està ainda menos divulgada aqui no Norte (com a grande maioria dos criadores sediados no Sul e Centro)
hitman6
Membro Veterano

quarta nov 15, 2006 6:44 pm

Neste fim de semana levei a Cookie à escolinha. Ela tem um "trauma" com pessoas, fica em panico todas as vezes que a levo à rua e nos cruzamos com alguem; alem de puxar constantemente a trela, mesmo com estranguladora.

O treinador disse que em principio com umas 7 ou 8 aulas ela poderia ultrapassar este problema(pôs mesmo a hipótese de recorrer a medicamentos), e que os Serra são por norma "timidos" com estranhos... mas o meu outro Serra era oposto e queria era brincadeira.

Como é o temperamento dos vossos Canitos?

Outra coisa curiosa em que reparei foi que a Cookie quando anda solta anda sempre a rodear os donos e dà pequenas marradas com o focinho, como se estivesse a querer conduzir um rebanho, o curioso é que nunca lhe foi ensinado este comportamento, serà que se lhe puserem um rebanho à frente, ela sabe conduzi-lo?
Responder

Voltar para “Cães”