Comida caseira vs granulado

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
carlosms
Membro
Mensagens: 53
Registado: domingo jun 19, 2005 12:17 pm
Localização: Cadela Niki(ta)

domingo nov 12, 2006 4:28 pm

Estou com um problema muito complicado. A minha cadela já comeu várias rações (royal canin, tecnical e nutro). As mudanças aconteceram ao longo do tempo por (parecer) enjoar. Com esta ultima (nutro) de manhã em jejum vomitava uma espuma branca mas depois ficava bem. O Vet diz que devia ser da ração e mandou-lhe dar durante uns dias arroz cozido c/frango e cenoura. Quando tivesse boa voltar à ração. De facto desde o 1º dia em que comeu (devorou) o "prato" não mais vomitou. Agora que queremos voltar à ração...é mentira, não lhe pega. O Vet mandou que ela passe fome pq "ninguém morreu com comida ao pé", já que será unica maneira de voltar à normalidade. Estou no 2º dia da "guerra" e ele quer que o informemos ao 4º dia, veremos para quê. Ele dá 2 razões principais para nem sequer pensar num esquema de comida caseira: A falta/dificuldade de juntar todos os nutrientes necessários para a cadela e a questão da dentição (tártaro). Gostava de saber das experiências dos muitos conhecedores que já vi existirem neste fórum. Já agora quais serão os bons sites sobre alimentação?Saudações caninas.
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

domingo nov 12, 2006 6:09 pm

Olá
Esta é uma questão recorrente aqui no fórum e se fizer uma pesquisa em rações ou alimentação irá encontrar muitos tópicos sobre o assunto onde encontrará respostas à sua questão.

De qualquer modo, uma ração de qualidade é sempre a melhor solução.
Os cachorros devem ser habituados a comer ração e nunca se deve ceder aos seus caprichos. Se o cão não come agora, tente logo ou amanhã. Se tem pena de o bicho não comer, ele vencerá e irá fazer caretas às bolinhas. E nunca se deve escolher a ração pelo gosto do cão. A maior parte das rações baratas de má qualidade são as mais saborosas.

Por sistema, não aconselho o meu site, mas nestas páginas pode encontrar algumas respostas

http://whippetp.no.sapo.pt/Alimentacao.htm
http://whippetp.no.sapo.pt/racoes.htm
http://whippetp.no.sapo.pt/nutricao.htm
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
carlosms
Membro
Mensagens: 53
Registado: domingo jun 19, 2005 12:17 pm
Localização: Cadela Niki(ta)

domingo nov 12, 2006 6:24 pm

Excelente o site que indicou. Então aquela dica do fio de oleo ou azeite na ração... obrigado. carlosms
leoa_nova_
Membro Veterano
Mensagens: 2726
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Localização: Muitos

terça nov 14, 2006 11:53 am

Nel, eu não penso que isso seja verdade... A maioria dos cães que comem rações rascas, customam devorar as rções premium, tenho o exemplo da cadela do meu pai que só come restos e neste momento com mistura da ração da minha cadela, e ela adora ração, até a prefere à comida caseira...E os cães da minha avó, que cada vez que lhes levo amostras de ração eles deliram...Geralmente é assim.
carlosms
Membro
Mensagens: 53
Registado: domingo jun 19, 2005 12:17 pm
Localização: Cadela Niki(ta)

terça nov 14, 2006 9:22 pm

Não me admira o que diz. A minha na primeira vez normalmente sempre comeu, pq... é novidade. O problema vem logo depois. Já agora posso actualizar a informação inicial dizendo que estamos mesmo a forçar voltar à ração, agora Purina Pro-Plan, e a coisa está a ir devagarinho. Hoje não comeu a dose diária mas cerca de metade o que já não é mau. Veremos. obg.
Cao_da_Rua
Membro Veterano
Mensagens: 315
Registado: quarta fev 01, 2006 12:50 am
Contacto:

terça nov 14, 2006 9:29 pm

Eu junto um fio de óleo de milho (à venda nas grandes superfícies comerciais) na ração e a cadela já a come.

É sempre um grande dilema, na verdade falar é fácil, mas ver o nosso cão a não comer durante uns dias é um facto doloroso. Eu tentava mais um ou dois dias dar-lhe ração, se não a aceitasse tentava fazer um prato agregado juntado um pouco de arroz e frango com ração. Com o passar do tempo ia diminuindo o arroz e frango e aumentando a ração.

Boa sorte.
carlosms
Membro
Mensagens: 53
Registado: domingo jun 19, 2005 12:17 pm
Localização: Cadela Niki(ta)

terça nov 14, 2006 9:34 pm

Pois, essa mudança gradual já a tentámos. Só que ela tinha o cuidado de retirar o granulado do prato, devidamente "limpo". Até tinha piada se não fosse sério. Hoje foi com um fiozinho de azeite, amanhã compramos o oleo de milho que parece ser o melhor para eles. carlosms
Cao_da_Rua
Membro Veterano
Mensagens: 315
Registado: quarta fev 01, 2006 12:50 am
Contacto:

terça nov 14, 2006 9:41 pm

Não desanime. A minha cadela tem quase um ano e só agora à pouco tempo é que aprendeu a comer tudo o que tinha no comedouro. Parece-me uma boa opção, mas lembre-se...só mesmo para "sujar" a ração.
teresavc
Membro
Mensagens: 185
Registado: sexta set 30, 2005 4:24 pm
Localização: Labrador (Oscar)

terça nov 14, 2006 11:51 pm

Uma coisa que resultou com o meu numa altura em que se fazia de esquisito para comer, era juntar uma colher pequenina de comida em lata própria para cão à ração seca...nem imaginam a sofreguidão com que devorava tudo. :-)
Passado uns dias, fui deixando de adicionar a comida de lata, e ele passou a comer alegremente só a ração seca. Foi sugestão do veterinário!

Boa sorte!
Cumprimentos,
Teresa
Responder

Voltar para “Cães”