Como reconhecer um cao dominante/submisso

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quinta jan 09, 2003 6:10 pm

Estas sao as caracteristicas que sao vistas na escola do Oscar para determinar se um determinado animal tem um temperamento dominante ou submisso:

Cao dominante:

1. Num confronto, tenta colocar a cabeca sobre o pescoco de outro cao
2. Corrige outros caes mordendo-lhes no cachaco
3. Tenta colocar-se mais alto do que outros caes
4. Quando ve outro cao, toma a iniciativa de ir ter com o outro animal
5. Marca territorio (tanto machos como femeas)
6. Tenta fazer xixi levantando a pata o mais alto que pode
6. Faz xixi em varios sitios
7. Faz xixi muitas vezes
8. Da encontroes em outros caes
9. Nao se desvia para deixar outro cao/pessoa passar
10. Salta para cima das pessoas e doutros caes
11. Tenta "montar" pessoas e outros caes
12. Fixa pessoas e outros caes nos olhos
13. Cheira as "partes intimas" de outros caes e de pessoas
14. Puxa a trela.
15. Quando em luta, morde o outro cao na garganta.

Cao submisso

1. Tenta lamber o focinho/cara de outros animais
2. Faz "beicinho"
3. Lambe os beicos
4. Tenta esconder-se debaixo de coisas
5. E fujao
6. So faz xixi uma vez, despejando a bexiga.
7. Nao levanta a pata para fazer xixi
8. Deita-se de costas
9. Rasteja
10. Anda como se tivesse uma "corcundinha"
11. Nao olha nos olhos
12. Segue o dono
13. Encolhe-se quando lhe falam alto

Comportamentos humanos que o cao considera dominantes:

1. Fazer o cao dar a pata
2. Segurar o cao pelo focinho
3. Forcar o cao a deitar-se de costas
4. Inspeccionar as almofadinhas do cao
5. Inspeccionar as orelhas do cao
6. Levantar uma pata trazeira ao cao
7. Dar comandos ao cao
8. Retirar comida ou brinquedos ao cao
9. Ignorar o cao, se este chama a atencao
10. Chamar o cao e depois manda-lo embora

Venho tambem por esta forma autorizar toda a gente a tratar-me por "tu". Eu continuarei a tratar outros por "voce" ate me dizerem que nao e necessario. :D :D
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

quinta jan 09, 2003 6:21 pm

Hummmm... avaliando por esse esquema diria que a Bekas é dominante...porque nos olha nos olhos, tanto directamente como pelo canto do olho, imobiliza os gatos pelo pescoço (uma vez o Jaquim saiu porta fora para a escada...ela foi atrás dele e imbilizou-o para não o deixar fugir até que um de nós o fosse lá apanhar... fiquei parva com a actitude dela... e mais parva ainda com a actitude do gato por ter permitido tal coisa...) e basicamente pensa que faz o quer....... e sim...tenta montar-nos o braço!! E é uma cadela...isto será normal?? :o :o
A forma como tratamos os animais define-nos enquanto seres humanos.
Nanico
Membro Veterano

quinta jan 09, 2003 6:35 pm

... O meu cao e submisso comigo mas e dominante com o meu marido e com outros caes. Do meu marido nem comandos aceita. O mais giro e que quando quer contestar a minha lideranca, imediatamente trepa para cima do meu marido :lol:
scrafonso
Membro
Registado: segunda jan 06, 2003 4:04 pm

quinta jan 09, 2003 6:48 pm

Obrigado.
Acho que estas informações são muito úteis para quem está a tentar educar um cãozinho.
Ainda há poucos dias enviei uma mensagem para o fórum a pedir conselhos sobre o que fazer para a Moly me reconhecer como lider...

Beijinhos para ti e lambidelas para o Oscar ;)
Sónia
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

sexta jan 10, 2003 8:28 am

Pois dos meus cães, só o Luzo é que não é muito dominante.

A Luna é extremamente dominante e o Oscaar também, menos numa coisa - É que a maior parte das vezes não lhe apetece levantar a pata para fazer xixi :roll: :roll: :roll: Agachadinho dá menos trabalho, sabem como é ;)
E quando levanta, agacha-se à mesma e só lenvanta um bocadinho, não vá cansar o seu belo presunto :D
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta jan 10, 2003 11:38 am

Olá Nanico

Este esquema é muito interessante. Pergunta de algibeira. É da tua (TUA, espero que o tratamento seja retribuído) autoria, ou foi retirado de onde?
Gostaria de incluir estes principios no meu site dos whippets no capítulo Educação. Tem direitos de autor? Será abuso?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

sexta jan 10, 2003 11:56 am

Estas sao as caracteristicas que sao vistas na escola do Oscar
Bom dia, Nanico,

Se não é indiscrição, em que escola "estuda" o Oscar? :)

Rute ;)
Nanico
Membro Veterano

sexta jan 10, 2003 12:36 pm

Estes apontamentos traduzi-os livremente do holandes, dado que a escola do Oscar e na Holanda. Os apontamentos estao num folheto (fotocopia)disponivel para todos os visitantes da escola, por isso acho que nao ha problema em reproduzir a informacao dada.
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

sexta jan 10, 2003 2:49 pm

Só um pequeno aparte, as características domancia/submissão não podem ser vistas de uma forma isolada. Ou seja o facto de um cão montar tentar montar os outros não o faz dominante, várias dessas características têm de ocorrer para que o cão seja realmente dominante. Idem aspas para a submissão.

Notem no entanto que na estrutura social canina, todos (à excepção do topo e fundo) são simultaneamente dominantes e submissos.
Por exemplo, o Rottweiler é uma raça com forte tendência dominante, no entanto numa matilha de Rottweilers, haverá o Alpha (o mais dominante) e uma estrutura em pirâmide por ai abaixo, em que um cão domina o que estão abaixo e submete-se a quem está acima.

Apesar de achar a lista na sua generalidade correcta, é muito “perigoso” tentar catalogar um cão através de uma lista de sim/não, faz lembrar aqueles questionários que aparecem nas revistas: “o seu marido é fiel?” :D :D

No entanto, na minha modesta opinião, creio que existem alguns pontos errado (e muito) nesta lista. Nomeadamente:

6. Tenta fazer xixi levantando a pata o mais alto que pode
Esta lamento, mas é completamente nova para mim e desconfio seriamente.

13. Cheira as "partes íntimas" de outros cães e de pessoas
Essa é a forma de qualquer cão cumprimentar outro. A domincia é precisamente na forma e momento do cheiro. Um cão dominante, oferece as suas partes a cheirar primeiro e só depois vai cheirar o outro

14. Puxa a trela.
Isto tem haver com a educação na sociedade humana (e da educação do dono) e não com facto de ser dominante ou não.

15. Quando em luta, morde o outro cão na garganta.
Isto é uma característica das raças. A maior parte das raças de grande porte ataca primeiro o pescoço (caçavam presas grandes, sendo essa a melhor forma de as matar antes de se magoarem)

2. Faz "beicinho"
Esta não percebi! Se se referem a fazer fitas para obter o que quer, o cão dominante usa todos os recursos que conhece para obter o que deseja.

3. Lambe os beicos
Todos os cães lambem os beiços. No entanto alguns cães nervosos têm o tique de lamber os beiços, mas isso é medo ou nervosismos e não submissão.

4. Tenta esconder-se debaixo de coisas
Isto é um cão medroso e não um submisso. Não confundir medo com submissão, apesar de às vezes parecerem a mesma coisa, são coisas completamente diferentes.

5. E fujao
Idem ponto 4

6. So faz xixi uma vez, despejando a bexiga.
Esta lamento, mas é completamente nova para mim e desconfio seriamente.

7. Nao levanta a pata para fazer xixi
Todos os cachorros começam assim, mais tarde aprende a levantar a pata.

8. Deita-se de costas
Depende da situação, se o cão se deitar de costas quando alguém se aproxima, isso poderá ser submissão, mas um cão que na brincadeira se deite para lhe coçarem a barriga, está calmo e confiante.

9. Rasteja
Depende da situação. Não é factor determinante nem significativo.

10. Anda como se tivesse uma "corcundinha"
Pode ser devido a estrutura física. Pode ser medo. Não é factor determinante nem significativo.

12. Segue o dono
Um cão que não siga o dono é um problema prestes a acontecer. Uma vês mais é um factor da educação cão/dono e não um sinal de submissão/dominância.
Por exemplo os Rottweilers, que são bastante dominantes, raramente saem da beira do dono (parecem uma sombra!)

13. Encolhe-se quando lhe falam alto
Idem ponto 4
Banjy
Membro
Registado: quarta ago 21, 2002 8:16 am

sexta jan 10, 2003 2:55 pm

Olá,

O Simão é dominante, sem sombra de dúvida, não falhou uma única hipotese das que colocaste :lol:
O Banjy é submisso, tadinho... :lol:
A Bernarda acho que depende do humor, uns dias acha que é dona de tudo e todos, outros pouco lhe importa o que se passa à sua volta :roll: :roll:
Os outros rafeirinhos, muito sinceramente, não sei...
HHHHaaaaa a Branquinha (a amiguinha do Simão), também é dominante daí eles andarem sempre os dois «pegados» na brincadeira, para ver quem consegue roubar mais brinquedos um do outro :D :D :D

Cumpts.,

Olga
Nanico
Membro Veterano

sexta jan 10, 2003 3:06 pm

Aragao,

Estou de acordo consigo que a lista nao deve ser vista tipo inquerito da Cosmos e que o mesmo animal pode apresentar atitudes dominantes ou de submissao em situacoes diferentes.
Tambem estou de acordo que algumas racas tem atitudes que podem parecer atitudes de dominancia ou submissao, mas que sao caracteristicas da raca. Veja por exemplo os terriers, que andam sempre de rabo alcado, mesmo em situacoes de submissao, o que as vezes lhes vale umas dentadas, ou veja a tendencia de certos galgos de andarem com o rabo entre as pernas...
O meu Oscar, quando briga com outros caes, deita-se logo de costas e quando o outro cao o vem cheirar pega-o pela garganta (pois e, o peluchinho sabe judo!!!!!! :p :p :p )
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta jan 10, 2003 4:50 pm

100% de acordo com o Aragão.
Também estranhei algumas das linhas do 'teste'.
É em matilha que se pode ver a dominância com clareza.
HelenaXXI
Membro
Registado: sábado jul 06, 2002 2:46 pm
Localização: Golden Retriever (Ouro), coelho ang. (Shakah), peixes tropicais vários
Contacto:

sexta jan 10, 2003 6:04 pm

Pois, eu também fiquei, por uns momentos, na dúvida... :o :o O meu cão (e acho que a maioria- senão mesmo todos) tem características do tipificado cão submisso e do dominante... Pelo que, achei extremamente útil a intervenção do Aragão.

Para além disso, creio que certas características apontadas serão comuns a todos os cães. Por ex.
5. Marca territorio (tanto machos como femeas)
13. Cheira as "partes intimas" de outros caes e de pessoas
etc

E depois, acho que certas atitudes dependem da ocasião e da companhia que o cão tem. Porque todos nós sabemos que o cão é diferente quando está só connosco e quando está com mais alguém... Nanico disse que o cão era submisso quando estava com ela e dominante quando estava com o seu marido. O meu cão é submisso (não por esses critérios exactamente) quando está comigo e dominante (idem) com a minha irmã e com a minha mãe.

Bem, para não me alongar muito, a minha ideia é: detesto generalizações e a mania que as pessoas têm de catalogar comportamentos... :evil: :evil: :evil:
Nanico
Membro Veterano

sexta jan 10, 2003 6:41 pm

Aisd,

Estou plenamente de acordo consigo que numa matilha ha sempre um "alpha", que e o animal mais dominante.

Realco no entanto que para muitos caes que estao em contacto diario com seres humanos, voce, eu e todos os membros do forum somos a matilha e o animal ira "comunicar" o seu status a "matilha" com a linguagem que conhece. Essa linguagem pode parecer estranha para seres humanos. Quantas vezes pensei que o Oscar me saltava para cima porque gostava de mim! Antes de saber que essa e uma atitude de dominancia, deixava-o saltar. Agora nao deixo.

Assim, chegamos ao me ponto de vista: Creio que o cao "comunica" o seu status na matilha humana com mais clareza do que se enfiasse um fato e uma gravata. A tendencia do animal revela-se diariamente no contacto com o seu dono e tambem se revela quando o cao se confronta com uma situacao nova: por exemplo, se assustar um cao ao abrir um guarda chuva de repente, vera que nem todos os caes reagem da mesma maneira: Alguns fogem, outros deitam-se de costas, outros esconde-se atras do dono e desatam a ladrar, outros ignoram o guarda chuva completamente e outros vao ladrar ao guarda chuva, mas a frente do dono. O que eu penso, e que em situacoes normais, serao os animais mais dominates que igorarao o guarda chuva ou que "atacarao" o guarda chuva. Claro que a raca, a educacao e o caracter do animal terao uma enorme influencia na atitude que ele for tomar.

Ao Aragao,

Estive a reler o meu mail e o seu. Gostaria de clarificar os seguites pontos, nos quais o Aragao tem duvidas:

Um cao dominante puxa a trela.
O Aragao responde que isso tem a ver com a educação na sociedade humana (e da educação do dono) e não com facto de ser dominante ou não.
Eu creio que um cao dominte tera mais tendencia a puxar a trela, porque quer "conduzir" a matilha.

Um cao nao dominante faz "beicinho"
Isto e uma dificuldade na traducao. O que eu quero refereir e a careta que alguns caes fazem repuxando os beicos para a frente. O Oscar faz esta careta de cada vez que quer alguma coisa e eu o ignoro.

Um cao nao dominante lambe os beicos
O Aragao responde que todos os cães lambem os beiços. No entanto alguns cães nervosos têm o tique de lamber os beiços, mas isso é medo ou nervosismos e não submissão.
Estou totalmente de acordo! Mas creio que um cao que nao e dominante tera mais tendencia a reagir lambendo os beicos do que um animal dominante.

O cao submisso tenta esconder-se debaixo de coisas
O Aragao responde que isto é um cão medroso e não um submisso. Não confundir medo com submissão, apesar de às vezes parecerem a mesma coisa, são coisas completamente diferentes.
Novamente de pleno acordo! No entanto creio que um cao nao dominante tera mais tendencia a regir desta maneira.

"O cao submisso e fujao"
Idem ponto anterior

"O cao submisso so faz xixi uma vez, despejando a bexiga"
Aqui um problema de traducao. Eu queria dizer que faz xixi uma fez por cada saida. O Oscar faz ai umas trinta vezes...

"O cao submisso ao levanta a pata para fazer xixi"
O Aragao responde que todos os cachorros começam assim, mais tarde aprende a levantar a pata. Evidente! Mas alguns machos nunca aprendem a levantar a pata!

"O cao submisso deita-se de costas, rasteja, anda curvado e encolhe-se quando lhe falam alto."
O Aragao tem razao! Tudo isto deve ser visto como tendencia de reacao, e nao como comportamento quotidiano!

"O cao submisso segue o dono"
Aqui queria fazer um contraste com o cao que tendencialmente puxa a trela. Morro de inveja sempre que vejo animais com trela que andam atras do dono com toda a calma. Se eu quero que o Oscar faca o mesmo, tenho que lhe dar um comando e mante-lo constatemente sob esse comando... Normalmente ele nao o faz.

Puuuffff......... este mail esta enorme, e acho que vai cair no forum tipo bomba porque as minhas opinioes nao sao as mais convencionais... Sejam meigos e o "vibrador" que nao me desiluda!!
:p :p :p
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

sexta jan 10, 2003 6:46 pm

Acktan wrote:

Lambe os beicos
Todos os cães lambem os beiços. No entanto alguns cães nervosos têm o tique de lamber os beiços, mas isso é medo ou nervosismos e não submissão.

A Yara qdo nós começamos a ralhar ou a dizer "Yara anda cá, tás a ouvir?", é de partir o côcô pela maneira como ela lambe os beiços, vê-se logo que a conversa já não cheira bem.... ;)

Tb não sei se os cães terãom comportamentos mediante um padrão pré-defenido, juldo que não, porque cada cão é um cão, uns são mais meigos outros são mais refilões...

No meu caso a Yara p/com os adultos é muito meiga e adora que lhe façam festas, mas c/as crianças já não acha tanta piada (nunca mordeu a ninguém, só ameaçou uma vez, mas a miúda era chata à brava) pq elas agarram-na e querem andar sempre c/ela ao colo, há outros cães que se calhar adoram este tipo de mimos... é como eu digo cada cão é 1 cão...

;)
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
Responder

Voltar para “Cães”