Raças
segundo FCI (Federação Cinológica Internacional)
Grupo I – Cães de Pastor e Boieiros :
Secção 1 - Cães de Pastor,
Secção 2 - Boieiros (excepto Boieiros Suiços)
*raças de guarda e pastoreio , variadas em termos de aparência e comportamento, mas que partilham o passado comum de guardar, protegerem e auxiliar os pastores.
Exemplo: Pastor Alemão, Border Collie, Fila de S. Miguel, etc
*Pastoreio (de rebanhos, é claro) e guarda de propriedades.
Nunca foram propriamente utilizados como guarda de rebanhos, até porque essa função é contrária à de pastoreio.
*Não concordo que os “cães-lobo” Holandês e Checo que estejam no 1º grupo, deveriam estar no 5º
Grupo II – Cães tipo Pinscher, Schnauzer, Molossóides (tipo dogue e cães montanha) e Boieiros Suíços
* Para mim, este grupo é o mais sujeito a controvérsia, já que inclui vários cães pastores (por exemplo, Montanha dos Pirinéus, Serra da Estrela) que poderiam estar classificados no grupo I... Inclui sub-grupos, todos os Pinscher (incluindo o Dobermann), todos os Schnauzer, e todos os Molossóides (do Dogue Alemão ao Shar Pei, passando pelo Boxer e Rottweiler, entre outros) e os Boieiros Suiços.
*
Para mim, este grupo é o mais sujeito a controvérsia, já que inclui vários cães pastores (por exemplo, Montanha dos Pirinéus, Serra da Estrela) que poderiam estar classificados no grupo I...
Mas a diferença é que, esses cães, não pastoreiam. São guardadores de gado.
*Exactamente
Essas raças não pertecem ao grupo I , não só devido à sua morfologia (molossoides) como tambem devido à sua função (guarda).
*Agora se me disserem que há raças mal enquadradas no Grupo I, aí sim concordo, como o Kuvac, o Kuvazs, o Komondor, aí concordo...
*De facto os cães de guarda de rebanhos não têm nada a ver com os cães pastores, nem em termos de origem, nem em termos de funcionalidade e características, como tal não estão, nem poderiam estar no mesmo grupo.
Tal como referiu a Cindelp, há coisas que realmente não se compreendem, como é que raças como o Kuvac, o Kuvazs, o Komondor, assim como o Tchouvatch Eslovaco e Pastor de Maremme e de Abruzzes estão no grupo 1 – isto não faz qualquer sentido.
*não concordo que os Pinschers e Schnauzers estejam no grupo 2. A meu ver deveriam ser incluídos no grupo 3 numa secção à parte para terriers continentais.
*Não concordo que Grande Cão Japonês esteja incluído no 2º grupo.
Secção 1 - Tipo Pinscher e Schnauzer
1.1. Pinscher
1.2. Schnauzer
1.3. Smoushond
1.4. Terrier Preto Russo
Secção 2 - Molossóides
2.1. Tipo Dogue
2.2. Tipo Montanha
Secção 3 - Boieiros Suiços
Secção 4 - Raças Relacionadas
Grupo III – Todos os terriers, cães especializados em trabalhar em tocas de raposa e texugos , audazes, determinados e corajosos, apesar de alguns serem bem pequenos... Inclui terriers de tamanho grande e médio (por exemplo, Fox Terrier, Airedale Terrier), terriers pequenos (Westies), terriers tipo Bull (Bull Terrier, American Staffordshire) e os pequenos de companhia (Yorkshire).
*O Yorkshire nunca foi um terrier de companhia. Era sim utilizado para small game nas minas de York,
Secção 1 - Terriers de tamanho grande e médio
Secção 2 - Terriers de tamanho pequeno
Secção 3 - Terriers de tipo Bull
Secção 4 - Terriers de Companhia
Grupo IV – Todos os Teckel - baixotes:
* De certa forma também são terriers, pois derivam de cães de caça ao texugo , embora a sua função principal hoje em dia seja a companhia.
*Os teckel são uma “espécie” de mistura entre cães tipo terrier e cães de rastro tipo basset.
Não concordo nada que a sua função principal hoje em dia seja a companhia. Tal como em todas as raças há, infelizmente, muitos cães que não fazem nada alem de comer e dormir (actividade a que alguns chamam de companhia), mas há muitos teckel (principalmente os de pelo cerdoso) que caçam e todo o criador digno desse nome faz uma selecção baseada na sua funcionalidade.
Grupo V – Cães tipo Spitz e primitivos: Os Spitz são as raças nórdicas que evoluíram nas regiões articas do mundo, cães de matilha e carácter independente desenvolvidos para a caça, o pastoreio e puxar trenós , de anatomia muito parecida com o lobo: Huskies, Malamutes, Akita, Samoiedo, Spitz Alemão. As raças primitivas são raças cuja antiguidade é inquestionável , por exemplo o Basenji e os Podengos Portugueses.
Secção 1 - Cães Nórdicos de Trenó
Secção 2 - Cães Nórdicos de Caça
Secção 3 - Cães Nórdicos de Guarda e Pastoreio
Secção 4 - Spitzs europeus
Secção 5 - Spitzs asiáticos e raças semelhantes
Secção 6 - Cães de tipo Primitivo
Secção 7 - Cães de Caça de tipo Primitivo
Secção 8 - Cães de Caça de tipo Primitivo com uma Crista Dorsal
Grupo VI – Cães de levante e corso – raças agrupadas pela sua funcionalidade, ou seja, cães de caça especializados em levantar a caça (cães de matilha para caça à raposa, cães farejadores), exemplos Foxhound, Bloodhound, Basset Hound, Beagle.
* Não concordo que o Dálmata esteja no 6º grupo, no meu entender, está muito mais próximo dos cães de parar.
Secção 1 - Cães de Levante e Corso
1.1. Cães de tamanho grande
1.2. Cães de tamanho médio
1.3. Cães de tamanho pequeno
Secção 2 - Cães de Rasto de Sangue
Secção 3 - Raças semelhantes
Grupo VII – Cães de parar, * raças usadas para "apontar" a caça: Braco alemão, Setter, Pointer, Perdigueiro Português, Epagneul Breton).
Secção 1 - Cães de Parar Continentais
1.1. Tipo Braco
1.2. Tipo Epagneul
1.3. Tipo Griffon
Secção 2 - Cães de Parar Britânicos
2.1. Pointer
2.2. Setter
Grupo VIII – Cães de cobro, recuperadores das peças abatidas : Golden retriever, Retriever do Labrador, cães de água.
Secção 1 - Cães Cobradores de Caça
Secção 2 - Cães Levantadores de Caça
Secção 3 - Cães de Água
Grupo IX – Cães de companhia: outro grupo controverso, pois inclui cães de água (caniche), molossóides (pug, bulldog francês), terriers, cães primitivos (Chihuahua), etc... Serão cães na maior parte miniaturizados e seleccionados para companhia. Mas porque é que o Yorkshire Terrier não está nesta categoria, por exemplo?
Secção 1 - Bichons e raças semelhantes
1.1. Bichons
1.2. Coton de Tuléar
1.3. Petit Chien Lion
Secção 2 - Caniche
Secção 3 - Cães Belgas de tamanho pequeno
3.1. Griffons
3.2. Petit Brabançon
Secção 4 - Cães nús
Secção 5 - Cães do Tibete
Secção 6 - Chihuahua
Secção 7 - Spaniels ingleses de companhia
Secção 8 - Epagneul Japonês e Pequinês
Secção 9 - Epagneul Anão Continental
Secção 10 - Kromfohrländer
Secção 11 - Molossóides de tamanho pequeno
Grupo X – Todos os galgos, criados para a velocidade , de anatomia semelhante (altos, magros, flexíveis), provenientes do Sudoeste da Ásia:
Afegão, Borzoi, Saluki, Whippet, Greyhound, etc)
Secção 1 - Galgos de pêlo comprido e franjeado
Secção 2 - Galgos de pêlo cerdoso
Secção 3 - Galgos de pêlo curto
Aprofundar e analisar a constituição de grupos
Grupo I – Cães de Pastor e Boieiros
Cães Pastores grupo I
Cães Pastores e Boiadeiros (exceto os suíços): Cães utilizados para guarda de gado -bovino, ovino ou suíno.
raças de guarda e pastoreio, variadas em termos de aparência e comportamento, mas que partilham o passado comum de guardar, proteger e auxiliar os pastores
Dividem-se em alguns subgrupos:
A variabilidade morfológica é imensa, ou seja existem pelos longos, pêlos curtos, a maioria teem orelhas arrebitadas mas tambem os há de orelha caída e até o caso do ovcharca de pequena orelha, o porte é médio grande na maioria mas tambem há pequenos, em suma fenótipicamente são bastante distintos e não é pelo aspecto estético que são enquadrados no grupo I. A razão principal será portanto pela sua função "pastoreio" e guarda se bem que esta última função tem duas vertentes distintas guarda do rebanho e/ou guarda da propriedade e é esta caracteristica que separa alguns cães do grupo I e do II
http://www.devrolijkeviervoeters.org/rasgroep1.htm
Grupo II – Cães tipo Pinscher, Schnauzer, Molossóides (tipo dogue e cães montanha) e Boieiros Suíços
grupo 2
grupo 2Pinscheres e schnauzeres
http://www.devrolijkeviervoeters.org/rasgroep2.htm
Grupo 2(continuação)_Molossóides-Tipo Dog
http://www.naturalia.org/bestinshow/dati3.asp
Neste grupo (2) o aspecto morfológico do cão, já tem alguma importância pois exeptuando alguns pinscheres e schnauzeres, todos eles são duma maneira geral, cães de grande porte, (60 a 80 kgs. de peso nalguns casos) mas penso que o que lhes é comum é serem caracteristicamente territoriais, são cães de guarda essêncialmente e mesmo os que são utilisados como pastores são-no porque guardam a propriedade, não pastoreiam. Alguns são tambem utilisados na caça
Grupo 2(continuação)_Molossóides-Tipo Montanha
Os molossoides de montanha são caracteristicamente cães de grande porte e pelagem abundante o que constituí uma protecção importante nas lutas contra o lobo ou o urso fama de que gosam estes cães
Grupo 2 (continuação)_ Boeiros Suissos
Grupo 2 (continuação)_ raças relacionadas
Grupo III – Todos os terriers
Grupo 3 _ Os Terrier
mais terrier's
Anexo á lista de raças_Anexo IO PitBull
O PitBull é uma só raça. De origem Americana (USA)
O American Staffordshire Terrier é, por assim dizer, uma derivante do Pitbull.
Não é reconhecido pela FCI nem pelo AKC. Quando o AKC começou a aceitar registos provisorios do AST (nome politcamente mais correcto para o Pit), divergiu a criação do mesmo. Alguns criadores optaram por manterem-se fies às lutas, ignorando por completo os registos, enquanto outros registaram os seus cães como AST e seguiram um diferente rumo.
"todo o Amstaff é Pit, mas nem todo o Pit é Amstaff". Quando um determinado grupo de criadores optou por tornar a raça Pitbull reconhecida, sob o nome American Staffordshire Terrier, uma das condições impostas para tal reconhecimento era a homogenização e consolidação das características da raça de modo a que fosse permitida a elaboração de um standard estável. Como muitos criadores optaram por não seguir esta via, mantendo o tradicional Pit, é neste ponto que se dá a tal "cisão" entre as raças. Se reparar, ainda que com muitos traços em comum, e mesmo ascendentes, o Amstaff é um cão cujas características estão mais bem estabelecidas e definidas, ao passo que no Pit, ainda hoje em dia - e já não incluíndo os pseudo-pits - é uma raça onde existe uma enorme variação de estrutura, de tipo.
É por um obedecr a um estalão mais "rigído" que se diz que nem todos os pits são Amstaff's (nem todo conseguem-se enquadrar nesse standard), mas por outro lado, todos os Amstaffs são Pit's, visto que se tratam, na realidade, de uma linha de Pit's regida exclusivamente pelo standard.
O Bull Terrier e
O Staffordshire Bull Terrier são outras raças, do mesmo tipo, mas de origem britanica.
Grupo IV – Todos os Teckel - baixotes
Tipos:_
• Standard
• Miniatura
• Kaninchen
Em qualquer dos grupos mencionados existem, três variedades de pêlo:_
• De pêlo cerdoso
• De pêlo comprido
• De pêlo raso