Marcar território?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo jan 12, 2003 2:50 am

olá

fiquei toda contente, porque o max finalmente começou a levantar a perninha... era sinal que se tinha tornado um "homem". mas foi satisfação de pouca dura. comecei a ver "água" pela casa e até pensei que fosse o max a babar-se.
ontem, vio-o em flagrante - a alçar a perninha contra uma ombreira da porta. hoje, vi o sofá todo molhado e a cobertura a cheirar mal. ia-me passando.
decidi telefonar à vet para saber se o max poderia estar a marcar território. ela disse, que não é muito frequente, mas que neste caso, era o que estava a acontecer.

o comportamento poderá melhorar com a castração, mas não há garantias absolutas. e agora? o max está imparável. já ralhei , mas ele interpretou aquilo como se fosse uma grande brincadeira. há muito que não fazia as necessidades em casa.... agora, não se pode parar com o cheiro a...lexívia.

já nem sou uma madre teresa. passei a predestinada. dos 10% de cães que marcam o teritório, o max é um deles :cry: :cry: :cry:

anjaazul
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo jan 12, 2003 9:30 am

Olá

É muito estranho isso. Os meus nunca fizeram isso. Quem tem esse hábito é o Fausto, o pai deles. Como ele vem cá para o prédio muitas vezes (os meus vizinhos moram mesmo na porta em frente) apanha a porta de minha casa aberta e, para além de querer cumprimentar a minha gente, vai normalmente aos aposentos dos filhos onde tenho o computador, alça a perna e aí vai disto. :o

Esta atitude dele eu compreendo perfeitamente. Dá-se muito bem com os filhotes, sim senhor, tudo bem, mas não os reconhece como filhos nem um pouco mais ou menos. Toma-os antes como potenciais concorrentes.
Aliás um dos meus já fez isso em casa dos meus vizinhos. Nós até já comentámos: não é preciso levá-los à rua, deixamos as portas abertas.:lol:

Eu estou a contar esta história na vaga hipótese de acontecer uma situação semelhante em tua casa com toda essa bicharada... :?:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

domingo jan 12, 2003 1:36 pm

Anjaazul,

Sem ser indiscricao, mas mudou alguma coisa recentemente na sua situacao familiar, profissional ou em casa?
Eu pergunto isto porque o meu cao nunca tinha marcado territorio em casa, mas comecou a faze-lo quando entrei em obras e tinha dois homens todos os dias em casa a fazer barulho e a mudar coisas. O Oscar tentou tudo o que pode para chamar a atencao dos homens (levar comida e comer em frente deles, roubar bocados de madeira e roer na frente deles, enfim...). Como esta demonstracao de dominacia nao resultou, o cao entrou em stress e mal os homens saiam ia "marcar" o territorio onde os homens tinham estado... E eu atras dele de Sonasol verde em punho... Como nunca o apanhei em flagrante, so me restava limpar... Alguns dias depois da obras acabarem, ele deixou de marcar a casa.
bark
Membro Veterano
Registado: segunda dez 09, 2002 12:00 pm

domingo jan 12, 2003 2:12 pm

Anjaazul,

Com o meu Max aconteceu o mesmo, ou seja, como ele veio cá para casa com 3/4 anos e, aprarentemente não estava habituado a viver dentro de casa, não havia porta ou parede que lhe resistisse. Alçava a perna e aí vai disto!!! :?

As Senhoras do canil onde o fui buscar, aconselharam-me a pôr pimenta nos locias mais "frequentados". limpava primeiro com água, detergente e um pouco de lixivia e depois, punha a dita pimenta. Nos estofos e tapetes, com Soflan (passo a publiciadade) e depois, a pimenta. Nunca detergentes com amoniaco pois o seu cheiro confunde-se com o da própria urina e até os atrai :( !!!

Comigo resultou, já não faz nada em casa.

Embora seja um caso ligeiramente diferente, acho que não perde nada em experimentar...

Beijinhos e boa sorte

Bark
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

domingo jan 12, 2003 4:53 pm

Acho o comportamento normal. O Spot quando alçava a perna ainda urinava em casa. E as ombreiras são o que mais parece uma árvore...
Nanico
Membro Veterano

domingo jan 12, 2003 6:12 pm

Kroz,

Nao acho normal um cao (como o Max) que ha muito nao fazia xixi em casa comecar a faze-lo de repente. A veterinaria dele pensa que ele esta a marcar territorio. Isso e, a meu ver, diferente da falta de asseio, que muitos caes revelam por nao terem sido treinados a fazer necessidades na rua, como no caso que o BARK nos contou.
Se o animal comeca de repente a marcar territorio em casa, pode ser que estaja a revelar um comportamento de stress em reaccao a algo diferente, seja ela a presenca de outro animal, cheiro de cio, uma mudanca de ritmo, um desafio a dominancia etc.
Tambem pode ser que a dona do Max esteja, sem querer, a recompensar o facto do Max fazer xixi em casa. A propria anjaazul diz que ralhou com o cao e que ele reagiu na brincadeira... As vezes o melhor ralho e mesmo ignorar o cao... Ai nao ha equivocos.
Tambem ja ouvi dizer que a castracao ajuda nestes casos, mas se o Max fosse meu, eu pediria ao veterinario para fazer primeiro uma castracao quimica (e uma injeccao de hormonas que simulam a castracao durante mais ou menos tres meses) e avaliava a situcao. Se a marcacao de territorio nao passar com a castracao quimica, tambem nao passa com a castracao definitiva.
anjaazul
Membro Veterano

domingo jan 12, 2003 6:29 pm

olá

não houve mudanças de situação aqui em casa e o meu relacionamento com max também não se alterou. a carlota está esterelizada, portanto, não me parece que tenha nada a ver com cio.
os "grandes" chi-chis continuam a ser feitos no quintal. em casa, são mesmo uns "pinguinhos". só há uns 15 dias é que ele começou a levantar a perninha. antes, fazia chi-chi como as meninas e a vet achava o comportamento do max muito infantil. não sei se isto poderá ter a ver com algo relacionado com o "amadurecimento" do cão .... será que para ele é novidade alçar a perninha e está a fazer-se engraçado? o certo, é que só o apanhei em flagrante uma vez. dei-lhe um enxota moscas, tal como fazia antes de ele aprender a ir ao quintal e ele começou a rebolar-se todo deliciado :o :o :o acho que para a semana terá mesmo de ir à faca :cry: :cry: :cry:

anjaazul
bark
Membro Veterano
Registado: segunda dez 09, 2002 12:00 pm

domingo jan 12, 2003 6:34 pm

Nanico,

Tem razão qdo diz que o comportamento do max da anjaazul não é mto normal e que é diferente do comportamento do meu max. Isto, se falarmos de cães adultos.

Mas parece que não é o caso. Pelo que a anjaazul diz, o cão ainda é cachorrinho, por isso parece-me nornal haver um retrocesso em determinada altura, principalmente quando o cão está na transição para adulto e começa a ter o instinto mais apurado e, portanto, reacções diferentes ao ambiente, daí a necessidade de marcar o território. Não será? :oops:

Parece-me que agora, o mais importante é a anjaazul tentar reeducar o canito, com muita paciência e, coitada :( , ir limpando o melhor possível.

Anjaazul,

Calma amiga, com o tempo isso passa :p

Beijinhos para todos

Bark
djiba
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 6:30 pm
Contacto:

domingo jan 12, 2003 6:40 pm

Olá,

o meu por acaso nunca teve esse vicio,mas talvez o teu faça isso porque utilizas produtos quimicos como detergentes e lixivia.Ou seja,segundo o k o meu vet me disse, esses produtos quimicos,ao nariz do cao parece lhe xixi,o k o leva a mijar outra vez ali,visto k eles fazem xixi no memo sitio k fizeram antes.Com certeza lava os sitios com isso,mas talvez seja por isso k ele volta la.
é xato lavar akilo kom agua apenas,mas pode ser k vala a pena. :lol:
djiba
Membro Veterano
Contacto:

domingo jan 12, 2003 6:42 pm

Olá,

o meu por acaso nunca teve esse vicio,mas talvez o teu faça isso porque utilizas produtos quimicos como detergentes e lixivia.Ou seja,segundo o k o meu vet me disse, esses produtos quimicos,ao nariz do cao parece lhe xixi,o k o leva a mijar outra vez ali,visto k eles fazem xixi no memo sitio k fizeram antes.Com certeza lava os sitios com isso,mas talvez seja por isso k ele volta la.
djiba
Membro Veterano
Contacto:

domingo jan 12, 2003 6:44 pm

Olá,

Nanico
Membro Veterano

domingo jan 12, 2003 6:48 pm

Bark,

Tem razao! Eu nao tinha lido bem a parte em que a anjaazul diz que o Max ainda e cachorro :oops:
Na escola do Oscar, avisaram-me muito para o periodo de "adolescencia" do cao, em que um bicho normalmente muito obediente de repente deixa de acatar comandos e contesta a dominancia do dono. Diz que isso acontece quando o cachorro atinge o tamanho de cao adulto.

Adorei a dica do Sonasol e dos detergentes com amoniaco! Dessa nao sabia, mas acho que tem razao!

Anjaazul,

Quando o Max comecou a marcar territorio, houve outras alteracoes de comportamento?
anjaazul
Membro Veterano

domingo jan 12, 2003 6:48 pm

amanhã, vou comprar um repelente e entretanto, sempre de olho no max. nem pensar deixá-lo sozinho na sala, senão lá se vai o sofá...
eu só comecei a usar lexívia por pensar que isso retirava o cheiro a chi-chi. aliás, não é muito normal lavar o chão de madeira.... a cozinha, por vezes, lavo-a com detergente e lexívia para desinfectar.
talvez o max ande meio baralhado. ele quando começou a levantar a perninha, por vezes esquecia-se e voltava a fazer chi-chi à menina. agora é que começou definitivamente a levantar a perna. acho que ontem esteve melhor. vamos ver :roll: :roll: :roll:

anjaazul
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo jan 12, 2003 6:50 pm

Djiba,

bem vinda ao fórum.

Só um esclarecimento : não são todos os detergentes que levam o cão a fazer xixi.Só os amoníacais.(pe, Sonasol verde amoníacal).Já o Sonasol bio não faz isso.

Parece-me que pode ser um caso de puberdade.
Eu tentava reeducá-lo antes de optar por uma operação.
djiba
Membro Veterano
Contacto:

domingo jan 12, 2003 6:51 pm

Chamam-se xixis inevitáveis.... :lol:
Responder

Voltar para “Cães”