Treino a partir de que idade?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
zirita
Membro Veterano
Mensagens: 249
Registado: quinta ago 07, 2003 11:12 am
Localização: Bê, x Angorá Turco
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo

terça fev 13, 2007 5:13 pm

Olás! :)

Sou uma novata no que diz respeito a cães. Houve 3 ao longo da minha infância mas nunca passei pela "educação" de um cão desde o início. Tenho uma gata que faz 5 anos este Verão, que acolhi com 15 dias e tenho um cão com 3 meses e meio, que acolhemos com pouco mais de 1 mês. A minha questão é: a partir de que idade se treina o cão naquelas questões de passear de trela, sentar, ficar quieto?...
Ele aprendeu bem a questão das necessidades só na rua (embora ainda faça um xixi durante a noite em casa, às vezes), mas quando o levamos à rua para passear ele puxa pela trela e vai sempre a cheirar tudo no chão. Não vai ao nosso lado. E ainda não obedece sempre quando o chamamos. Só às vezes.
Ah! Já agora conto uma particularidade: come as azeitonas que se encontram caídas no chão do quintal e deita fora o caroço. Acham normal? E também já o vimos com lesmas e caracóis na boca! Acham normal???? Ele come RC Junior Mini muito bem, aliás bem demais pois quase que a engole sem mastigar! Será de mudar para Medium? Se quiserem ver a "fera" está no meu álbum.
Agradeço os vossos contributos e experiências.
lilin
Membro Veterano
Mensagens: 774
Registado: quarta dez 13, 2006 9:30 am
Localização: Golden Retriever

terça fev 13, 2007 6:00 pm

Olá!

O treino do cachorro começa no mesmo dia em que ele chega a casa! Mostrar o seu lugar, não deixar ir para camas e sofás porque ele tem que ver o dono como o Alfa da matilha, por isso os melhores lugares são destinados ao dono, porque senão ele pode achar que é igual ou superior ao dono e pode ficar com temperamento bastante dominante. E agora são 18.00 e eu vou-me embora..... Amanhã continuo com as dicas.

Beijos.
<p>Ainda ha caes felizes... :)</p>
akn
Mensagens: 9
Registado: quarta out 25, 2006 1:31 pm

quarta fev 14, 2007 9:33 pm

Olá boa tarde, peço-te já desculpa pelo testamento que vem a seguir,mas é para explicar passo a passo, tudo seria mais simples se fosse ao vivo!
Em relação ao cão ele já teve a chamada infância, que foi conhecer o seu espaço, criar laços com o donos e de facto já está na altura de começar a ser treinado em odediência básica (socialização com cães, outros animais e pessoas, andar ao lado, senta, deitar, ficar, deixar-se se manuseado por ti, pelo VET e outras pessoas e por aí fora...) Se não tiveres oportunidade de o ingressares numa escola de treino de cães, podes fazer tu mesmo em casa. Treina-o num sítio calmo, sem muitas distracções, fora de casa - num terreno pouco conhecido por ele, isto para que ele não tenha a tendência de reproduzir comportamentos já influenciados pelo meio conhecido, tem muita paciência, porque vai haver muita repetição, vai demorar algum tempo,mas é mesmo assim.
Começa com o andar ao lado "JUNTO" e com o SENTAR ao lado do dono, tem contigo uma trela (não daquelas que se enrolam no manípulo), usa uma correctora (as conhecidas como estranguladoras,mas não a de picos, deves colocá-la de forma a que a argola por onde passa a outra argola que vai ligar à trela, fique em baixo) usá-la servirá apenas para o orientares com um puxão se ele não for lá só com a voz, parece agressivo mas é uma forma dele também se autocorrigir porque vai querer puxar e vai sentir um esticão dado por ele mesmo muitas vezes, comida (servirá de recompensa, daí que seja necessário que o alimentes a horas certas e muito antes do treino isto porque vais querer que ele aceite a recompensa sempre que fizer o exercício bem feito, além disso comer a horas certas implica fazer as necessidades a horas certas e não quando o treinas), arranja também uma bola de ténis com uma corda (tipo corda de escalada) que lhe passa no meio (fica com aspecto de um pêndulo, senão conseguires fazer em casa, nas lojas de animais consegues arranjar) isto servirá como prémio final, surpresa no final de todo o trabalho feito nessa sessão (NÃO ESQUECER QUE ESTE ÚLTIMO OBJECTO SÓ APARECE NESTE MOMENTO E É GUARDADO PASSADO ALGUNS MINUTOS DELE O TRACCIONAR - é uma brincadeira final de puxar entre dono e cão - NÃO O DAR EM MAIS NENHUMA SITUAÇÃO ) estou a usar uma linguagem que seja acessível para todos.
Treinar o cão não leva mais do que 5 a 10 minutos diários (há cães que até podem aguentar mais tempo, mas é importante deixá-los com água na boca, se me permitem esta expressão) tem que ver com a resistência do cão para repetir as coisas, à medida que o vais treinando vais percebendo se ele já está farto ou não e vais aprender a "jogar" com isso, socializa o teu cão, aliás é logo o que devemos fazer, habituá-lo desde cachorros a estarem e a brincarem entre si, a conviverem com as pessoas, é a chamada socialização directa, claro que se for um cão adulto que não teve esta oportunidade, nunca é tarde para o socializarmos, temos é de o fazer de outra maneira e de forma gradual, sempre, a chamada socialização indirecta.

Chega de conversa vou-te dar então as dicas para começares, vou usar um nome de cão fícticio para ir exemplificando - tem tudo que mencionei contigo, usa por isso uma bolsa ou um daqueles coletes cheios de bolsos (o cão não acede à comida nem ao objecto-prémio final, és tu que os fazes aparecer) :

- Sai com o cão deixa-o gastar 1º alguma energia, deixa-o cheirar (mas lembra-te que ele não tem de cheirar tudo o que vê pelo caminho porque senão nunca mais se despacha) deixa-o fazer as necessidades, no momento em que sais com ele seja com o intuito de o treinares ou simplesmente para ele arejar diz a ordem " LIVRE" - "Max Livre" (esta ordem é precisamente para este momentos, os momentos dele) dás-lhe 20 minutos +/-, depois inicias o treino, podes mesmo dizer "TREINO" para ir reconhecendo a palavra.

- JUNTO - Visualisa um percurso, não precisa de ser muito longo, onde farás idas e voltas, o cão sempre do teu lado esquerdo (a não ser que tenhas algo que te impença) começas a andar - não andes com a trela tensa, mas sim frouxa, sempre que tiveres de dar um esticão fá-lo e afrouxa logo a seguir, ele tem que seguir de livre vontade (mesmo que tenhas dado um esticão de orientação) e não forçado, porque senão o que vai acontecer é ele puxa para um lado e nós temos a tendência a puxar para o lado contrário e é desnecessário - corrige com a palavra "NÃO" - o cão acerta o passo, então sim, dizes "JUNTO" - "BEM Max + JUNTO" - a tendência que as pessoas têm é de corrgir com a palavra JUNTO, o que vai acontecer é que o cão vai perceber que andar ao lado é mau e vai resistir, tens que diferenciar bem os momentos em que usas as palavras - sempre que o cão estiver a puxar, a desviar, o que tens de fazer é dar um puxão na trela (seco) + "NÃO" (a correcção) ao mesmo tempo que mudas de direcção (importante) não é corrigir e ficar na mesma direcção a fazer força contrária. Felicita o cão "Bem Max + JUNTO" enquanto andam e dá-lhe alguns pedaços de ração (1 de cada vez) sempre que ele estiver a fazer bem o exercício e só nestes momentos (estás assim a reforçar o que está certo e ele com a repetição dos exercícios vai conseguindo perceber isso mesmo), se fizer mal é corrigido mas não há recompensa. Faz o "ir e vir" umas 3 x e passas para o SENTAR.

- SENTAR- tens o cão do lado esquerdo e dizes "Max SSSENTA" ( escrevi assim para dares ênfase ao S porque os cães gostam de sons sibilitantes, i.e, sons com S) os cães também precisam que os ensinemos a sentar, logo terás de o ajudar. Como? Pegas na trela com a mão direita e com a mão esquerda aberta vais fazer um movimento descendente, de deslizar desde a zona da garupa - é um pouco antes da inserção da cuada - até meio das pernas traseiras a "empurrar" para dentro para o fazeres sentar ( faz este movimento de deslizar, não é ficar a empurrar e a cravar os dedos na garupa). O cão senta " BEM Max + comida (recompensa)" de imediato. Repete umas 2 ou 3 x, lembra-te que tens 5 a 10' para o treinares, vais controlando o tempo e assim o nº de repetições que achares que ele ainda pode fazer.

- Depois de muita repetição e muitos dias passados, quando ele dominar estas 2 situações, então sim, passas para o Deitar e outro.

Corrigir e recompensar têm um tempo certo (timing), o que quer dizer que deve ser imediato e não passado uns largos segundos depois de já ter feito de forma correcta ou não. Exemplo, assim que toca com o rabo no chão no senta, já está a ser felicitado e recompensado.

Boa sorte, paciência e vai dando notícias se resolveres ir fazendo, Karina.
akn
Mensagens: 9
Registado: quarta out 25, 2006 1:31 pm

quarta fev 14, 2007 11:05 pm

escrevi mal a palavra CAUDA (dislexia momentânea)
zirita
Membro Veterano
Mensagens: 249
Registado: quinta ago 07, 2003 11:12 am
Localização: Bê, x Angorá Turco
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo

quinta fev 15, 2007 10:14 am

Obrigadíssima Karina!

Eu só não sabia quando começar!

Vou fazer já algum treino este fim de semana!

Beijinhos!!!
akn
Mensagens: 9
Registado: quarta out 25, 2006 1:31 pm

quinta fev 15, 2007 1:47 pm

Olá outra vez! O campo é um óptimo sítio para o treinares, é um espaço "fechado" pela vegetação (por exemplo a praia já é um espaço amplo, aberto, não sendo o melhor sítio para o começares a treinar), é cheio de desafios para eles, em relação ao que aconteceu como estava como um cão bem mais velho serviu de guia para o teu. Mas sugiro que arranjes uma trela longa (tem cerca de 8 metros e é feita precisamente para arrastar no chão, para ele poder andar "à vontade" tem muitos metros longe de ti, mas consegues controlá-lo - não é a trela do manípulo) usas esta trela no momento do "LIVRE" que mencionei, que é o momento para ele ir explorar, fazer as necessidades e, trocas pela trela de trabalho (é a + curta, está entre 1.50m e 1.80m) quando inicias o treino. Isto porque ele vai crescendo, vai querer experimentar, ir mais longe, pode não vir quando o chamas (como tu disseste só estás com ele ao fim-de-semana), tu no desespero podes correr atrás dele levando-o a afastar-se mais, tenta 1º controlá-lo perto de ti (o mesmo é válido para os teus familiares) e, à medida que ele for ganhando maturidade, quando ele souber andar ao vosso lado e perceber que é mais seguro assim, quando ele responder bem aos vossos apelos,então aí soltam, mas 1º aprender a andar ao lado (anda solto em casa, em espaços com vedação, até saber estar noutros locais com mais distracções). Olha, um dos objectos que mencionei para teres contigo, foi a Bola de ténis em pêndulo, como tu disseste que só estás ao fim-de-semana para o treinares, então és tu que ficas encarregue da bola, de gerir a utilização da mesma (ela só aparece para o cão brincar quando tu o treinas, isto para que ele mantenha sempre este gosto de puxar, por traccionar e, para tal é preciso que mais ninguém brinque com ele desta forma lá em casa para que ele não perca o interesse). Posto isto, a bola aparece no final de cada sessão de treino dado por ti durante o fim-de-semana, quando a revelares ao cão diz a ordem "AP" (é a ordem para ele brincar com esta recompensa-prémio final), ele vai agarrar, vão ficar uns 2 minutos sensivelmente a puxar (nunca digas larga, deixa, o cão tem de puxar, tens de o deixar ganhar, ele vai rosnar enquanto puxa, é de alegria ) e no pico da excitação do teu cão retiras o objecto e guardas (se não conseguires tirá-lo,embora seja o ideal, deixa-o levar na boca até ao carro, ou até casa e tiras aí).

O teu cão gosta de objectos, gosta de puxar (já devia ter perguntado + cedo) ?

Achas que a tua mãe, pai ou outro familiar conseguem treiná-lo na tua ausência (com as tuas indicações) ?

Seria óptimo treiná-lo no minímo 3x por semana e tu ficas com o fim-de-semana e, 1 x por dia já é satisfatório. Quanto a repetições de cada exercício, numa fase inicial (que pode considerar-se 1 mês, talvez um pouco +) se vires que o cão aguenta 3 repetições do mesmo exercício, o Senta por exemplo, faz só 2, deixa-o sempre com água na boca, mais tarde então começas a fazer 3 repetições. Quanto ao volume para dares as ordens, se considerarmos de 0 a 10, fica nos 6/7/8, isto porque numa situação limite se disseres algo no tom 10, ele vai perceber que algo está errado, é sério. Diz as ordens com firmeza (nunca em tom de quem está a pedir) e sem gritar (eles ouvem muito bem). Podem parecer muitas ordens agora, mas com o tempo vais interiorizando e vais sabendo os momentos em que deves dizer o quê, quanto aos cães eles conseguem fixar cerca 90 ordens, por isso estás à vontade.

Zirita, vai dando notícias dos teus progressos com o teu cão, eu sou nova nestas andanças dos treinos, estou aprender tal como tu, por isso agradeço-te desde já a tua ajuda.

Um abraço, Karina

(numa escola de treino, eles iriam pedir estes equipamentos, trela longa, trela de trabalho, a bola pêndulo ou o churro (este útlimo não se encontra em todas as lojas para animais, vem em vários tamanhos consoante a raça/boca do cão, tem o mesmo propósito da bola de ténis, esta sim já podes ser tu a fazer e é + fácil de encontrar nas lojas)
akn
Mensagens: 9
Registado: quarta out 25, 2006 1:31 pm

quinta fev 15, 2007 3:19 pm

Em relação à recompensa com comida, vai alternando comida e na próxima repetição festas, para ele não se habituar às coisas só com comida. Eles têm a recompensa ou sentem-na de 3 formas se posso por as coisas desta forma - pela VOZ - COMIDA - FESTAS - aos poucos e com a prática vais aprendendo a utilizar todas.

Embora os exercícios em treino possam ser semelhantes, têm de ser adaptados a cada caso, a cada cão e, a cada dono, a melhor maneira de fazer as coisas é sempre estarmos ao vivo, mas eu vou tentando ajudar-te no que puder e quem sabe um dia ao vivo.
zirita
Membro Veterano
Mensagens: 249
Registado: quinta ago 07, 2003 11:12 am
Localização: Bê, x Angorá Turco
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo

quinta fev 15, 2007 4:00 pm

Obrigada mais uma vez!
Vou começar os treinos este fim de semana!
Quanto à ajuda é sempre benvinda e se for ao vivo ainda melhor!
Beijinhos
Responder

Voltar para “Cães”