Brincalhão ou Dominante?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Nuno_Coelho
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 2:28 pm
Rodinhas SRD

sexta fev 16, 2007 11:06 am

Bom Dia,

Eu tenho um cachorro com um ano, penso ainda ser cachorro pois é de porte grande.

Ele já tem o treino básico, e sinto que me respeita como líder, sendo até um cão mt dedicado que para responder aos comandos por vezes nem necessito falar o gesto basta.
Mas o problema tem a ver com o resto da família. Como o treino foi feito exclusivamente por mim, sempre que a minha mulher se aproxima dele, ele entra em "modo traquinas" e é fartar vilanagem. Ele até responde aos comandos dela mas assim que pode empina-se, abocanha tudo o que pode, puxa a roupa...enfim volta a ter 5 meses.
Eu sei que isto passa mt pela maneira como ela se relaciona com ele.

Se alguém tem uma situação parecida ou dicas a dar, eu agradeço.
Cumps.
Nuno Coelho
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sexta fev 16, 2007 2:52 pm

Boa tarde,

O Nuno acabou por responder à sua questão...

Não tenho qualquer problema em comparar um cão a uma criança nestes termos e por isso vou fazê-lo...
O seu cão sabe distinguir perfeitamente até onde pode ir consigo e até onde pode ir com a sua mulher... Tal como os miúdos com os pais (uns fazem birras com um familiar, mas com outro já se comportam de maneira completamente diferente).
Sem dúvida que provavelmente por lhe dedicar mais tempo e até treino o seu cão tenha uma ligação maior consigo e pelo que descreve encara-o como líder (o Alfa da matilha).... o facto dele "abusar" um pouco com a sua mulher, não quer necessariamente dizer que tem à partida uma atitude dominante para com ela, mas está a testá-la obviamente.... Algumas pessoas tendem a ser mais ternas e excessivamente permissivas e é claro, os cães também sabem tirar partido disso...Sabem que independentemente das "traquinices" são mimados na mesma e nunca são repreendidos devidamente (e repreensão não quer dizer palmada) ;)
Há que tentar mudar um pouco a postura para com o cão e fazê-lo entender gradualmente que há limites e regras que não podem ser quebrados. Por exemplo, a sua mulher chama o seu cão, dá-lhe a ordem "Senta!", e ele em vez de se aproximar com calma e obedecer, vem a correr e salta para ela. A atitude mais correcta é dizer um "Não!" firme e ignorá-lo completamente (não há contacto visual, não há mãos para o afastar...se necessário um flectir da perna para ele não saltar mais, mas tudo isto feito "friamente")... Passados uns minutos e já com o cão absorvido noutra coisa vai repetindo o processo e só deverá ser felicitado quando finalmente perceber o que pretendem dele e cumprir a ordem de imediato. De resto há toda uma conduta normal de líder que deve ser adquirida também pela sua mulher...(Exigir sempre algo do cão antes de lhe dar um "biscoito", como por exemplo um "Senta" ou um "Deita", não dar atenção ao cão sempre que este exija (nas manifestações de alegria quando os donos chegam a casa ou quando ele vai buscar um brinquedo para vos desafiar), etc, etc...
Aos poucos ele "vai ao lugar"!
Bons treinos! ;)
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
sitiodosanimais
Membro Veterano
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

sexta fev 16, 2007 3:01 pm

Boas!

Concordo planamente com o jcachorro e vou-lhe dar, também, umas dicas...

Se eventualmente é sempre o meu amigo que lhe dá de comer, faça com que seja também o resto da família a fazê-lo.

Na hora do ralhete, deixe que sejam também os outros a fazê-lo.

Pode estar presente nessas alturas e mostre-lhe que eles o fazem com o seu consentimento.

Comam sempre juntos e antes do cão.

São pequenas coisas que podem ajudar no dia a dia ;)
<p>Cumprimentos, </p>
Responder

Voltar para “Cães”