Preço dos veterinários

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder

Preço dos veterinários

Um balurdio!!!! Nunca mais lá voltei!
2
3%
Realmente foi caro, mas como a saude do meu amigo conta mais, não me importei!
19
33%
Razoável.
18
31%
Razoável.
18
31%
Baratinho. Aliás um dos motivos que levei o meu animal a este veterinário foi por isso mesmo.
1
2%

Total de votos: 58
SandraM
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2002 8:04 pm

domingo jan 19, 2003 11:55 am

Quando tivemos o nosso primeiro amigo de 4 patas em casa, umas das primeiras coisas que tivemos que fazer, foi pensar em que veterinário o iamos levar.
Mas quando chegou a conta.... o que acharam?!?
Para quem achou caro, pedia que desse uma opinião de quanto acha que os veterinários deviam levar...

Como este tema dos veterinários é extenso gostaria ainda de colocar outra pergunta:

:arrow: Voçe NUNCA ia a um veterinário se ele... (ex. não apresenta-se o consultório limpo, se não tivesse estudado numa universidade como deve ser, se levar muito caro...)

Gostaria muito que todos participassem! Vamos lá juntar as ideias! ;)
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo jan 19, 2003 12:23 pm

Última edição por SeaLords em quarta nov 19, 2008 7:26 am, editado 1 vez no total.
bark
Membro Veterano
Registado: segunda dez 09, 2002 12:00 pm

domingo jan 19, 2003 12:40 pm

Eu levo os meus cães a duas clínicas veterinárias. Uma mesmo ao lado de minha casa em Lisboa, outra na margem sul, quando preciso de qq coisa no verão ou num fim de semana.

As duas estão bem equipadas, são limpas e os seus médicos parecem ser de confiança, mas os preços que praticam são diferentes.

Em Lisboa, pago cerca de €35 ( excepto por um dos meus cães que foi adoptado. Por esse pago €20, o que não deixa de ser simpático) e na outra margem, €25, por uma consulta normal. Se houver qq tipo de tratamento, entra como extra, incluindo vacinas, desparatisações, pensos etc.

Por exemplo: no ano passado qdo fui vacinar as minhas cadelas, aqui em Lisboa, apareceu-me o número redondo de €100. Achei mto., mas acabei por pagar e não refilar. Afinal os cães precisam tanto de assistência médica como nós e como está em causa a saúde deles e eles vivem connosco, o que implica bem estar de todos (donos e cães) todos os cuidados são poucos...

Não sei se é caro, ou barato. É o que eu pago. :?:

Tendo em conta que qq veterinário (como qq outro profissional) faz um grande investimento tanto no que respeita às despesas com a sua formação, como com a montagem das suas clínicas e sua manutenção, até me parecem preços razoáveis.

Já agora, quais são so preços tabelados pelos sindicatos?
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo jan 19, 2003 12:42 pm

Concordo plenamente com o ponto 2 do seu post.
Infelizmente estamos a verificar uma grande falta de ética. Já agora, há alguma cadeira, ou cadeirão de ética no curso de medicina vet? São muito poucos os vets que assumem não conseguir dar conta do recado, mesmo os mais novos, principalemente os mais novos.
Aquela de mandar um cliente para outro colega juntamente com uma cartinha a acompanhar o doente, é raro hoje em dia, embora tenha a felicidade de ainda conhecer alguns (poucos) vets que o fazem.
Parece-me mais que o que está a dar é dizer mal do colega, discordar do diagnostico, mudar a medicação, etc,etc... Se há bons e maus profissionais em todo o lado, é uma realidade, mas o facto é que assim se fomenta um pouco discrédito na classe. A pessoa vai a um vet e o cão tem uma pata partida, vai a outro e afinal já não é a pata mas sim a cabeça... (força de expressão), mas isso é muito mau para a classe.
Estou convencida que a classe medica de humanos é muito mais unida que a dos animais. Prq será?
Cumps,
Isabel
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo jan 19, 2003 12:44 pm

Ah, este é um assunto para o qual se precisava de umas páginas.

A questão do preço tem que ser vista tendo em conta que os portugueses NÃO sabem o custo verdadeiro da saúde, porque bem ou mal as pessoas pagam uns tostões por exames carissimos ( a razão do defice crónico do ministerio da saúde).

Assim o problema inicial é que a pessoa vai ao vet e espera pagar os mesmos tostões que paga no estado para si...isso no entanto não se passa porque a saúde animal NÃO é comparticipada.

Há veterinários aldrabões? claro. Tantos como os médicos de medicina humana.Como todas as profissões.A diferença é que ninguém exige a um ptofissional que trabalhe de graça como muita gente faz ao veterinário.Quanta gente diz que vet tal é bom porque " tratou do bichinho de graça..."
Infelizmente esta classe não é unida e perde muito com isso mas já vi veterinarios que enviam para colegas e estes depois decidem brilhar à custa deles... Lamentável. Já agora a faculdade que devia ser de referência anda a assumir-se como concorrente dos veterinários de Lisboa. Algo como formarem-se farmacêuticos de oficina e a faculdade andar a dispensar medicamentos...

Vou-lhes dar um exemplo comparativo saúde animal versus saúde humana.

O que precisa um médico para satisfazer o cliente.( minimo)

Um consultorio: 1500 euros mês.
Uma mulher limpeza: 800 euros mês
Recepcionista: 1000 euros mês
Material para mobilar consultório e sala de espera 4.000 euros
Não faz urgências-envia para o hospital susidiado pelos estado todos os exames

Preço médio consulta: 50 euros

O que precisa um veterinário hoje em dia para satisfazer o cliente ( minimo)
( consultório veterinario- Clinica e hospital têm mais exigências)

Um consultorio: 1.500 euros mês.
Uma mulher limpeza: 800 euros mês
Recepcionista/auxiliar: 1.000 euros mês
Material para mobilar consultório, sala de espera, radiologia, etc 15.000 euros
Aparelho de radiologia decente 19.000 euros
aparelhos de análises 12.000 euros
Ecógrafo ( está na moda) 35.000 euros
Faz urgências - serviço de disponibilidade.
Nenhum exame ou tratamento é apoiado pelo Estado

Preço médio consulta: 25 euros

O que é que estará errado aqui ?
SeaLords
Membro Veterano

domingo jan 19, 2003 12:59 pm

Última edição por SeaLords em quarta nov 19, 2008 7:27 am, editado 1 vez no total.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo jan 19, 2003 1:04 pm

SeaLords Escreveu: edicamentos é muito recente, e é mais uma maneira de fazerem mais uns tostes.
O infarmed já está a tratar disso. para acabar de vez com situações idiotas de venda de medicamentos.

Veterinario com mais de 10% da facturação em medicamentos e rações não tem sentido... O acto médico é que devia dar o grosso.Se assim não é algo está errado.

Já faltou mais para haver veterinários a limpar as clinicas....
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo jan 19, 2003 1:19 pm

Aqui ha uns tempos tive um problema com uma cadela. Fui ao meu vet habitual. Ele estava de ferias e no seu lugar estava um vet mais novo, que eu já conhecia e que ja trabalhava lá há um tempo (uns 2 anos). Este vet disse-me pura e simplesmente que gostaria que a cadela fosse observada por alguém com mais experiencia que ele. Telefonou para um colega de uma clinica relativamente perto, explicou-lhe o que se passava e deu-me a morada do outro vet, dizendo que ele estava á minha espera.
Quando cheguei, estava de facto á minha espera, a cadela foi tratada com sucesso, e o mérito eu atribuo a ambos. Ao 1º, prq teve a honestidade e o respeito de assumir que seria melhor não mexer se não estava seguro. Ao 2º, prq tratou com sucesso da cadela.
Resumindo, continuo a ir ao 1º vet, pois sei que, se houver algum caso mais bicudo que ele não esteja á vontade, me encaminhará para um colega e não se poe a fazer experiencias nos meus caes.
Não achei que o 1º vet fosse menos profissional que o segundo, melhor ou pior. Apenas achei que tinha menos experiencia no caso em questão e teve a consciencia disso, o respeito por mim e pela minha cadela para o assumir. E isso para mim bastou-me para continuar a confiar nele.
Ja contei isto a algumas pessoas e grande parte das pessoas diz que se isso acontecesse com elas, passariam a ir ao outro vet (o 2º), pois tendo mais experiencia não iam arriscar....
Agora, pergunto eu, alguém nasce ensinado? Claro que não. Há coisas que se aprendem na escola, outras com a experiencia de vida, mas a honestidade e o respeito pelos outros não me parece que se aprenda em escola nenhuma do país.
E isto daria muito pano para mangas...
Desculpem desviar-me do assunto, que é em relação a preços, sobre isto acho que está mais ou menos equilibrado, por ex o preço das consultas, 20 a 25 euros. Ja não acho o mesmo em relação ao chip, ja paguei 30 e já paguei 45 (em pouco espaço de tempo e em vets diferentes).
Isabel
SeaLords
Membro Veterano

domingo jan 19, 2003 1:29 pm

Última edição por SeaLords em quarta nov 19, 2008 7:28 am, editado 1 vez no total.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

domingo jan 19, 2003 3:22 pm

A razão de ir à minha veterinária é porque já a conheço a anos, e durante esses anos foi a vet de animais de que eu trato. Um outro mandou abater um cão com leuchemaniose (??) e esta manteve outro vivo até ele estar de boa saúde. Eram um casal de pastores alemães que eu cuidava e foram ambos picados.

Depois, ela disponibiliza-se 24h por dia.

E por acaso, os preços praticados pelo consultório dela, são muito baixos. Não sei nada de preços de tabela, mas não pago consulta, não pago por cortar as unhas. Para arranjar uma unha partida mesmo na raiz e fazer o tratamento adequado paguei na altura 500 escudos, e foi há pouco mais de um ano. Para desparazitar pago o comprimido que é para aí 1 ou 2 euros. Lá eu apenas pago os remédias e medicamentos e outros produtos usados no tratamento, nunca pago consulta. Em relação a intervenções mais complexas, não sei pois nunca foi necessário para o Spot, mas o preço que se pagou pelo cão com leuchamaniose que ficou lá a soro durante uma semana, creio que foi baixo. Ficou uma semana a soro no consultorio, mais a limpeza dos vómitos e o cuidado necessário, no final pagou-se creio que 25 contos, não mais. Por deslocação ela leva 10 euros.

Sinceramente, eu pagava mais e não reclamava. Só o facto de não pagar consulta e nem sequer precisar de a marcar para lá ir, por mim já é mais que óptimo. Por exemplo, em relação aos sinais do Spot, fui lá duas vezes para ela fazer o acompanhamento dos mesmo, ela olhou, analisou, diagnisticou e nada paguei.
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

domingo jan 19, 2003 4:34 pm

Gostava que o Vasco ou a Sealords me respondesse a uma dúvida.
Eu queria saber se a vacina tetradog é dada de 6 em 6 meses ou anual?
È que no vet em que costumo ir(muito conceituado na praça)têm feito semestralmente essa vacina aos meus cães e este sábado por acaso fui a uma vet perto de minha casa e disse-me que não era necessário tantas vacinas,que os meus cães já tinham vacinas quase para 3 ou 4 cães.
Voltamos á questão dos preços dos vets...
A saúde dos meus cães não têm preço,mas não gosto muito que me vão ao bolso sem fundamento.

P.S.-Compreendo se me quiserem responder em privado.
SandraM
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2002 8:04 pm

domingo jan 19, 2003 4:43 pm

Pedra Escreveu: Resumindo, continuo a ir ao 1º vet, pois sei que, se houver algum caso mais bicudo que ele não esteja á vontade, me encaminhará para um colega e não se poe a fazer experiencias nos meus caes.
Tambem acho que fizes-te muito bem. E esse veterinário é de louvar, era bom se todos fossem como ele...
bark Escreveu: Já agora, quais são so preços tabelados pelos sindicatos?
Tambem gostava de saber...
É porque muitos não devem cumprir a norma, pois no ambito de ter o maior numero de clientes, abaixam os preços...
SeaLords Escreveu: A mim o que me chateia são as "invenções" - uma pessoa leva o cão ao vet para tratar de qualquer coisa e o vet tenta logo impingir mais qualquer coisa. Ex: leva-se o cachorrito para uma simples vacina e é-se bombardeado com desparasitantes, vitaminas, cálcios, shampôos, ossinhos para roer, etc, etc. Leva-se uma gata abandonada para esterilizar e tentam-nos impingir vacinações, exames para isto, exames para aquilo. Acho que a nova geração perdeu o bom senso: se uma velhinha que vive da reforma miserável leva o seu canito porque tem uma pelada, o vet não pode mandar fazer uma bateria de testes que custam 40 contos.
Quem faz isso não leva a sua profissão no ambito de médico, mas de alguem que tentar ganhar o maior dinheiro possivel. Só que ai já entramos outra vez na conversa dos que que são veterinários de coração e os que são pelo mérito de se chamar Doutor.
VascoV Escreveu: Já faltou mais para haver veterinários a limpar as clinicas....
Não é de admirar... existem advogados a trabalhar nas obras não existem?! Acho que estamos perante aqueles profissões que são as profissões dos ricos ou inteligentes! Profissões especias!
E depois saem os veterinários que saem, a ter tais acções como a Sealords disse, e a ocupar lugar de quem realmente gosta dessa profissão...
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo jan 19, 2003 4:52 pm

:) Olá

Vou há muitos anos a veterinários porque toda a vida tive cães ou gatos, já tentei vários (devo dizer que vivo na provincia) em Santarém há pelo menos 4 clínicas e no entanto eu ando 30 km para levar a minha gata e a minha cachorra ao vet. Independentemente do valor que ele possa ou não levar, é nele que tenho plena confiança.
Acho que aqui não se pode pôr a qusetão se é caro ou barato, mas sim se é bem ou mal feito aquilo que se pretende.
Sou de opinião que se não se tem dinheiro para levar o cão ou o gato ao vet, também não se deve ter para rações de qualidade e, como tal, nem sequer se deve pensar em ter animais.

Fiquem bem.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo jan 19, 2003 4:53 pm

:) Olá

Vou há muitos anos a veterinários porque toda a vida tive cães ou gatos, já tentei vários (devo dizer que vivo na provincia) em Santarém há pelo menos 4 clínicas e no entanto eu ando 30 km para levar a minha gata e a minha cachorra ao vet. Independentemente do valor que ele possa ou não levar, é nele que tenho plena confiança.
Acho que aqui não se pode pôr a qusetão se é caro ou barato, mas sim se é bem ou mal feito aquilo que se pretende.
Sou de opinião que se não se tem dinheiro para levar o cão ou o gato ao vet, também não se deve ter para rações de qualidade e, como tal, nem sequer se deve pensar em ter animais.

Fiquem bem.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
djiba
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 6:30 pm
Contacto:

domingo jan 19, 2003 5:48 pm

O primeiro veterinario q fui com o Djibow é ainda onde vou.Ele nao me cobra as consultas urgentes, mas apenas o k consumo e as consultas anuais ou de 6 em 6 meses! Mas as que pago nao sao baratas, mas nao sao das piores, conhece quem pague muito mais.

:arrow: Nao iria a 1 veterinario se soubesse que o seu MAIOR interesse era o dinheiro e nao o cuidar dos animais por prazer.Detestava se me impingisse coisas k nao sao necessarias!
Responder

Voltar para “Cães”