Medo que fiquem sozinhos e juntos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

rlscardoso
Membro
Registado: segunda out 28, 2002 4:54 pm

terça jan 21, 2003 10:39 am

Olá a todos.

Mais uma vez vos venho maçar com os meus problemas com o Zorba e o Bock. Para quem não sabe ainda, o Bock foi a minha primeira aquisição e tem hoje 4 meses e meio, o Zorba veio 1 mês depois do Bock mas já com 1 ano, pois era um cão que se encontrava abandonado.

Ao principio não conseguia que eles os dois se dessem. Tinha de os ter quase sempre separados e quando juntos tinha que estar com 4 olhos em cima, pois à primeira oportunidade o Zorba atacava o Bock sem dó nem piedade. Passados 2 meses de os ter, depois de muuuita paciencia e tempo, foi com uma enorme felicidade que os vi começarem a aproximar-se um do outro sem medos e hoje em dia até já brincam juntos. O Bock na brincadeira, morde o Zorba todo, puxa-lhe as orelhas, ladra-lhe a desafiá-lo para a brincadeira e o Zorba, agora uma paz de alma deixa fazer tudo.

No entanto, ainda, basta distrair-me um pouco e o Zorba passa-se e ataca o Bock novamente. Ainda não consegui perceber em que situações. Ainda há uns dias foi de tal modo que ia arrancando uma orelha ao Bock.

Sei que o Zorba não gosta que o Bock cheire a comida dele quando ele está ao pé. Sei que o Zorba não gosta que o Bock brinque com os brinquedos dele. O que me deixou intrigada foi o facto de as ultimas vezes em que isto aconteceu, não me pareceu ter acontecido nenhuma destas situações. Foi muito de repente e connosco mesmo ao pé (felizmente).

O que se passa é que agora estamos a pensar em mudar de casa, e na casa nova convinha-nos que eles ficassem juntos (não só durante o dia, como também durante a noite), e eu não sei que fazer para que isso aconteça sem problemas. Afinal temos dois cães que podiam fazer companhia um ao outro e não fazem porque um deles estupidamente(perdoem-me o termo) ataca o outro sem motivo nenhum aparente.

O que vos peço, após a minha loooonga história é que me ajudem aconselhando-me ou partilhando comigo as vossas experiencias, uma vez que muitos de vocês têm mais do que um animal. Também vou colocar a questão ao treinador do Zorba, mas quanto mais ideias e opiniões eu tiver, melhor.

Grata pela paciência de lerem o meu relato até ao fim.

Beijinhos

Rita
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

terça jan 21, 2003 11:07 am

Pois Rita,

Eu compreendo muito bem essa situação.

Quando a Luna foi lá para casa aconteceu o mesmo.

Já tinhamos um cão d ´água, o Luzo e foi muito complicado de início ( pois convém não esquecer que ela é uma terrier..).
Muitas vezes ela atirava-se sem mais nem menos e ele por mais pacato que seja, acabava por se defender e era um caso sério ( pois ela nunca se fica).

Sempre ficaram os dois sozinhos durante o dia e nunca tivémos problemas, até porque convém não esquecer que eles são mais violentos quando os donos estão presentes.

Hoje em dia ,
já lá vão 4 anos, a Luna continua com o seu feitiozinho de sempre, a impor o seu respeito ao Luzo e ao Oscaar ( pendurando-se nas beiças), mas sem problemas absolutamente nenhuns.

Sabe que o Zorba também faz isso ao Bock por este ser ainda bébé, para se afirmar e mostrar que manda.
mas penso que não se deve preocupar pois eles vão acabar por se entender e, acredite que quando nós estamos ao pé é quando as coisas correm pior.

Se conseguisse deixá-los sozinhos e ficar a ver sem eles darem por isso, ou mesmo gravar em vídeo durante um bocadinho, já se conseguia aperceber melhor da forma como eles se dão sem voçês estarem perto deles .

Obviamente que é apenas uma mera sugestão, veja lá como é que consegue resolver a situação, mas penso que não se deve preocupar pois vai ver que eles vão acabar por ser muito compinchas

;)
Vá dando notícias, e Boa Sorte :D
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

terça jan 21, 2003 3:07 pm

Parece-me ser uma situação de definição da hierarquia entre eles.Eles irão acabar por se entender sobre quem manda.
Também tive o mesmo problema quando adquiri o meu Boerboel tendo já o Pastor Alemão .Teve que haver uma definição de hierarquia entre eles .Eu só intervinha quando verificava que as coisas estavam a azedar em demasia. Todavia nunca houve qualquer questão a esse respeito quer do Pastor quer do Boerboel com a minha Rotti.Porque na hierarquia canina ( tal como nos lobos) existem duas hierarquias paralelas a dos machos e a das fêmeas.No meu caso a Rotti é a fêmea alfa e não sofre contestação (porque não existe mais nenhuma fêmea).
Após a definição da hierarquia existe alguns cuidados a observar pelos donos nomeadamente não alimentar , ou dar festas, etc. ,em primeiro lugar áquele hierarquicamente inferior pois pode levar a novas guerras.
Acima de tudo é preciso paciência que as coisas vão acabar por se compor.

Saudações
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

terça jan 21, 2003 3:31 pm

Acho que o boerboelfan tem razao. O que se esta a passar e que os dois animais estao ainda a establecer hierarquia. O cachorrinho cresce e tenta torna-se chefe de matilha. O chefe de matilha "castiga"o intruso e mantem o seu lugar.
Se as lutas se intesificam na presenca dos donos, avalie bem a situacao. Sera que o dono esta, inconscientemente a "prestar homenagem" ao elemento mais fraco da matilha, desafiando assim o lugar do elemento mais forte?
A regra de ouro quando lidamos com matilhas e que a hierarquia deve ser respeitada. No momento em que ha um desafio a hierarquia, pode suceder-se uma luta para redefinir a mesma.
Se quiser aprender mais sobre hieraquia na matilha e sobre comportamentos a adoptar para manter a hierarquia em equilibrio, ha um livro magnifico: "The dog listener"da autora inglesa Jan Fennel. Este livro espetacular esta a venda na Amazon (E mais barato na amazon.co.uk). Infelizmente nao esta traduzido para portugues.
Neste livro tambem se ensinam tecnicas simples a humanos que se querem tornar chefes de matilha. Essas tecnicas nunca envolvem violencia ou sequer tocar no cao. Basta imitar o nosso amigo lobo!
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

terça jan 21, 2003 5:38 pm

Eu tamb+em concordo que o ideal é deixar essas "lutas" continuarem até eles estabelecerem a hierarquia. Passo a explicar.

Eles neste momento apenas querem definir quem é superior, e logo tem tem os previlégios, tal como acessos à comida ou mimos ou mesmo aos brinquedos. Eles que acabem a "luta" que depois fica definido quem manda e acabam os problemas. Ao estar constantemente a interromper, não se dexa eles chegarem a nenhuma conclusão.

No meu caso passou-se o seguinte: o meu serra já era adulto quando veio a border. Ela também era adulta e conheciam-se desde que ela nasceu, no entanto lá tiveram as suas desavenças, e lá chegaram à conclusão que o serra é que manda. Quando veio agora o meu novo pivete, uma serra de 2 meses (ok... agora tem quase 4) voltarem e ainda existem as brigas. MAs não entre os adultos. apenas com a pequena. Eles é que estipulam quando é que ela pode ter acesso a que brinquedos, e se não quiserem que ela se aproxime de nós.... o melhor mesmo e não o fazer. Nós não intrevimos, embora custe. A verdade é que metade do barulho é fita: parece que lhe estão no minimo a arrancar a pele!!! No entanto nunca ficou com a mais pequena marca e brinca tanto com um como com a outra.
Tem (ainda) determinados previlégios que o meu macho lhe dá: ela pode comer da gamela dele que ele normalmente não refila, mas não pode se aproximar da gamela da border. Tal como a border não pode se aproximar com "segundas intenções" da gamela da pequenina, que o serra vem logo refilar (já só olha para ela.... masi nada).

Por isso é que acho... eu deixava as coisas resolverem-se entre eles. Quanto mais separação entre eles, mais pode aumentar a desconfiança um pelo outro. MEsmo que pareça o que cachorro está a ficar sem pele, que o estão no minimo a queimar com ferros quentes, pois eu sei que o barulho que fazem é o que parece. Enquanto não houver sangue, não me preocupava muito.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
rlscardoso
Membro

terça jan 21, 2003 5:50 pm

Oi Ana,

Pois é... o problema é no meu caso já houve sangue. por 3 vezes.Uma vez no olho, uma vez no pescoço e da ultima vez na orelha... Não é nada bom sinal pois não? E eles estão juntos sempre que estou em casa. Só qd vou dormir ou vou para a rua é que ficam cada um num sitio...

Rita
ana_link
Membro Veterano

terça jan 21, 2003 6:02 pm

Pois... assim não é muito bom não...

Hipotese: será que o Zorba não se terá assumido como chefe perante o outro, mas vocês em casa tratarem o outro como superior? Ou seja, será que por acaso não continuam as brigas por não estar bem claro quem é superior?
(atenção... é só uma hipotese!)

Os conselhos do boerboelfan em relação a mostrar a diferença de hierarquia são muito bons.

Já aconteceu alguma coisa não estando ninguem presente? E os casos de sangue, foram em alturas em que os separaram ou foi "natural"? (peço desculpa por tantas perguntas, mas é o que me vem à cabeça...)
rlscardoso Escreveu: Oi Ana,

Pois é... o problema é no meu caso já houve sangue. por 3 vezes.Uma vez no olho, uma vez no pescoço e da ultima vez na orelha... Não é nada bom sinal pois não? E eles estão juntos sempre que estou em casa. Só qd vou dormir ou vou para a rua é que ficam cada um num sitio...

Rita
<p>Ana</p>
rlscardoso
Membro

terça jan 21, 2003 6:08 pm

Já lutaram dos dois tipos. Connosco mesmo ao lado e sozinho, uma altura em que estavamos a dormir no quarto e os deixámos sózinhos na sala.

Qto a nós definirmos as hierarquias, não sei. Normalmente não fazemos qualquer tipo de distinção. Pq ainda n percebemos se entre eles já algum assumiu a liderança. É que o Zorba tenta e morde o Bock, mas o Bock tb o provoca, penso que numa de mostrar que tb quer mandar.

Rita
ana_link
Membro Veterano

terça jan 21, 2003 6:19 pm

Pois... parece-me que é mesmo um problema de hierarquias não definidas, ou pelos menos não definidas correctamente. Com os (poucos) conhecimentos que tenho do "caso" acho que iria assumir o Zorba como sendo o dominante. Principalmente porque acho que 4 meses é muita cachorrice ainda!

Acho que o ideal é seguir algumas das indicações já aqui dadas para distinguir os dois hierarquicamente, e não ralhar com o Zorba quando ele corrige o cachorro. Afinal (para ele) está no seu direito de lhe ensinar as regras! E depois diga como vão as coisas.
Muitas vezes, pelo menos aqui, eles começam por brincar muito bem e depois aquilo "descamba" para uma demonstração de quem é que manda. Penso que será sobretudo quando a cachorra tenta montar um dos outros ou quando morde com muita força. NEssas lutas como disse parace que lhe arrancam a pele, mas não é nada de mais.

rlscardoso Escreveu: Já lutaram dos dois tipos. Connosco mesmo ao lado e sozinho, uma altura em que estavamos a dormir no quarto e os deixámos sózinhos na sala.

Qto a nós definirmos as hierarquias, não sei. Normalmente não fazemos qualquer tipo de distinção. Pq ainda n percebemos se entre eles já algum assumiu a liderança. É que o Zorba tenta e morde o Bock, mas o Bock tb o provoca, penso que numa de mostrar que tb quer mandar.

Rita
<p>Ana</p>
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

terça jan 21, 2003 7:56 pm

Independentemente da definição de hierarquias que me parece estar a acontecer com os cachorros ,as diferenças de idades entre eles também pode ser factor perturbador.O Pastor ainda é um cachorrinho com toda a vontade de brincar que os cachorrinhos têm.Uma das formas de brincadeira e aprendizagem que os cachorros têm quando em matilha é a simulação de lutas e esse factor é muito importante no seu crescimento pois não só constitui um entretenimento como os prepara para o futuro ( repare que numa alcateia de lobos o comportamento é exactamente igual).Porém quando existe diferença de idades entre os vários elementos da família canina por vezes os mais velhos não têm paciência para as brincadeiras dos mais novos e demonstram-no ás vezes violentamente.O seu Labrador está muito mais perto da maturidade mas o Pastor ainda está longe.Não me admiraria que no futuro ,e atendendo a que o Pastor é uma raça mais dominante ,venha a ser ele o líder . Em todo o caso terão que ser eles a definirem a sua hierarquia.

Saudações
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

terça jan 21, 2003 8:05 pm

Visto tratar-se de um cão abandonado, também há a hipótese de algum trauma. Conheço casos assim.
rlscardoso
Membro

quarta jan 22, 2003 10:01 am

Olá

Antes de mais muito obrigado pelas vossas respostas. Ontem à noite voltou a haver "guerra". Num curto espaço de tempo 2 "guerras" seguidas. Estou a ficar muito preocupada. Ainda para mais porque quando repreendi o Zorba, começou a rosnar para mim. Não me fui abaixo por mais que custasse, mantive a minha posição até ele parar de me rosnar. Mesmo a tremer toda da cabeça aos pés. :(

Mais uma ferida na cabeça do Bock ao pé da orelha. Também repreendi o Bock e puz ambos de castigo. Acho que fiz bem, não acham? É que realmente eu não me importava que eles tivessem as briguinhas deles desde que não envolvesse sangue, agora assim, e sobretudo pelo Bock ainda ser muito fraco e não se defender... não posso deixar impunes nem um nem outro.

Não sei que fazer mais.

Obrigado na mesma pelas vossas opiniões.

Rita
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

quarta jan 22, 2003 10:14 am

Oh Rita,

Que chatice :(

Mas tenha calma, dê tempo para que o Bock cresça mais um bocado e para se adaptarem um ao outro.

De qualquer forma a situação não deixa de ser bastante complicada....

Já falou com o treinador do Zorba acerca deste assunto?
O que é que ele lhe disse?
rlscardoso
Membro

quarta jan 22, 2003 10:42 am

Olá Pakika

Falei com o treinador logo quando começaram as primeiras guerras. O que ele me disse foi que era um cão muito independente e extremamente dominante. Não me deu soluções e aconselhou-me a mentê-los separados pelo menos até o Bock crescer mais um pouco, pois se não tivesse cuidado, poderia ser critico para o Bock.

O meu problema é que até agora tenho conseguido mantê-los separados mas se entretanto for de facto viver para a outra casa, as condições não são as ideais para os termos separados. Temos sim, muito boas condições para os ter juntos. Acho que se calhar não tenho outra hipótese senão adiar a mudança para a outra casa, coisa que não me agrada muito até porque isso vai implicar a separação deles os dois (pois um vai mesmo para a casa nova e o outro sendo assim, não vai) e depois vai-se tornar muito mais complicada a reaproximação. Para já não falar de outras coisas... :oops: :oops: :oops:

Rita
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

quarta jan 22, 2003 2:29 pm

Olá, ao contrário dos posts anteriores eu não partilho da opinião de que seja um caso de definição de hierarquias. Mas, antes de continuar, lembro que aquilo que vou dizer é inferido apenas das palavras que escreveste. Não é fácil, senão mesmo impossível, fazer um diagnóstico à distancia.

Normalmente essa situação parece ser apenas uma defenição de hirarqaquias, mas há dois factores que me levam para outro lado. Primeiro a idade do cachorro (4 meses e meio) e da violência exercida pelo mais velho.

Com 4 meses o cachorro ainda é uma criança, aliás, normalmente os outros cães dão-lhe uma licença especial para fazer quase tudo. As tentativas de dominância (quando as há com essa idade) são apenas brincadeiras que os outros cães ignoram.

Por outro lado, o cão ao exercer a sua dominância, raramente se recorre da força bruta, pois a dominância nos cães é mais psicológica que física (quem duvidar, que vá conhecer o Spot! :) )

Por o que contaste, eu estaria mais inclinado a que o cão mais velho tenha sido retirado da mãe muito cedo e não tenha tido uma sociabilização correcta, por causa disso ele não sabe como reagir ao outro cachorro, usa a violência por medo e por ignorância. Da mesma forma não sabe reconhecer que o outro ainda é um cachorro e por tal não representa perigo.

Por o que tu disseste, o mais velho (Zorba?) anda numa escola, a minha pergunta é: há quanto tempo? Ele tem hipótese de interagir com outros cães na escola? E como são as suas reacções?
De qualquer forma, não me agradou particularmente a resposta que o treinador te deu. Qual a experiência do treinador com cães? Muitas escolas são boas para ensinar “truques” aos cães, mas muito más para corrigir problemas comportamentais que surjam.

A minha sugestão é que coloques um pulso forte sobre o Zorba ao mesmo tempo que colocas uma mão meiga. Ou seja quando ele demonstra qualquer agressividade (a ti ou ao outro cão) ele deve ser severamente punido. Nota, não me refiro a fisicamente, pode ser, por exemplo, ser colocado numa zona da casa em que não está gente. Tu tens de demonstrar um GRANDE desagrado pela acção dele. Em contrapartida, de cada vez que ele fizer algo que tu gostes (nem que seja dar a pata :) ) faz-lhe uma grande festa, dá-lhe uma recompensa (comida) e muita alegria.
Se o problema for aquele que eu descrevi, como é natural, não se resolve do dia para a noite, prepara-te para alguns meses de esforço. :(
Responder

Voltar para “Cães”