Cachorro que morde
Moderador: mcerqueira
Olá, sou nova no forum e gostaria da v/ajuda. Adoptei um cachorrinho rafeiro que tem agora 2 meses. É muito lindo, activo e energico mas tem um defeito, morde muito. Quando pegamos nele ao colo para lhe dar miminhos começa logo a morder magoando a sério, eu ralho com ele, dou-lhe com o jornal mas ele insiste e mostra-me os dentes, rosna-me e tenta morder-me nas pernas, nos pés, onde consegue apanhar. Tenho uma filha de 7 anos que sempre teve medo de cães e por ela eu fiz esta adopção, que tem sido uma martire, ainda ontem mordeu-lhe nos pés de tal maneira que fez dois "rasgões" que sangraram. Eu gostaria de o educar sem ser muito agressiva com ele, mas sinceramente já não sei o que fazer. Será que me podem aconselhar como proceder ?
Olá bom dia,
É natural nessa idade que ele morda. Ele conhece e experimenta o mundo pela boca. Quando ele começar a morder o que não deve canalize a atenção dele para um boneco ou para um osso, objectos que possa morder. Se ele lhe morder as mãos diga um Ai forte, ele pára logo e nessa altura mostre-lhe o que pode morder. Ensine a sua filhota a fazer o mesmo e vai ver que ele aprende rápido. Boa sorte
É natural nessa idade que ele morda. Ele conhece e experimenta o mundo pela boca. Quando ele começar a morder o que não deve canalize a atenção dele para um boneco ou para um osso, objectos que possa morder. Se ele lhe morder as mãos diga um Ai forte, ele pára logo e nessa altura mostre-lhe o que pode morder. Ensine a sua filhota a fazer o mesmo e vai ver que ele aprende rápido. Boa sorte

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
Obrigada pela sua resposta. Nós fazemos isso, porque há muito tempo que visito a Arca de Noé e tenho aprendido muito, mas mesmo assim ele larga o boneco e continua a morder-nos, a minha filha não ajuda porque além de começar a chorar por ele lhe morder ainda fica zangada comigo porque eu ralho com ele e eu acho que é isso que ele se apercebe e abusa. Ele é pequenito mas já pesa 6,5 Kgs e corre atrás dela o que a faz por vezes cair, tudo isto a assusta.
Vai ter de de ensinar os dois. Não pode ralhar com o animal porque na brincadeira atirou a sua filhota ao chão, mas também não pode deixar que ele abuse da menina. Muita paciência, muitos estimulos positivos para os dois e um ralhete quando a coisa ficar descontrolada seja para um ou para o outro. Neste momento tem duas crianças.
Ele depressa vai ficar mais calmo e a sua filhota vai aprender a confiar e a interagir com ele. Entretanto é sempre bom lembrar, nunca deixe os dois sózinhos sem supervisão. Evitam-se acidentes desnecessários
Ele depressa vai ficar mais calmo e a sua filhota vai aprender a confiar e a interagir com ele. Entretanto é sempre bom lembrar, nunca deixe os dois sózinhos sem supervisão. Evitam-se acidentes desnecessários

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
Bom, é precio ter muita paciência nesta altura. Tal como foi dito, eles mordiscam muito e por vezes aleijam. É preciso que desde cedo ele perceba, que sempre que mordisca leva um não enérgico.mja1964 Escreveu:Obrigada pela sua resposta. Nós fazemos isso, porque há muito tempo que visito a Arca de Noé e tenho aprendido muito, mas mesmo assim ele larga o boneco e continua a morder-nos, a minha filha não ajuda porque além de começar a chorar por ele lhe morder ainda fica zangada comigo porque eu ralho com ele e eu acho que é isso que ele se apercebe e abusa. Ele é pequenito mas já pesa 6,5 Kgs e corre atrás dela o que a faz por vezes cair, tudo isto a assusta.
Foi o que fiz com o meu cão. Quando foi lá para casa dava-me cabo dos tornozelos, braços, mãos....apenas com a intenção de brincar!
Hoje já não faz nada disso. Anda com o nariz colado aos meus calcanhares, mas mordiscar, já não!
É preciso tempo e que toda a gente lá em casa tome a mesma atitude no que refere ao morder! Boa sorte

<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p> <a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p> <a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p> </p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p> <a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p> <a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p> </p>
Pois é, de facto tem razão. É a primeira vez que tenho um cãozito e esperava que iria ser mais facil, nós pensamos sempre que ele vai ficar connosco sossegadinho no sofá a ver TV, etc e afinal não nunca está sossegado e só morde mas todos lá em casa estamos muito entusiamados e terei que ter mais paciencia e ser mais autoritaria com ele. Com o meu marido ele não abusa tanto porque o meu marido tem um AI e um NÃO mais forte que o meu, mas comigo e com a minha filha .... Nós adoramos este malandro.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
- Contacto:
Se felizmente foi capaz de escrever o que escreveu, penso que vale a pena um pouco de sacrifíciomja1964 Escreveu: .... Nós adoramos este malandro.

<p>Cumprimentos, </p>
Sim, tem sido uma experiência única, estou desejosa que lhe passe esta fase das vacinas para que o possa pôr no jardim á vontade, pois ele vai ter muito espaço livre para brincar á vontade pode ser que lhe passe um pouco mais esta "ira". Estou grata pelas v/respostas e realmente pelo que já consultei do forum, voces são todos fantasticos. Muito obrigada.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
- Contacto:
No que me toca agradeço e estarei sempre à disposição 

<p>Cumprimentos, </p>
Para que você entenda o comportamento do seu cão e não o transforme em um animal neurótico é importante que, antes de puni-lo, conheça algumas atitudes que fazem parte do instinto dele. Se você estiver estressado...nem tente.
O filhote já a partir dos primeiros meses, ainda não tem uma orientação da vida urbana e dela se comportar, tudo isto leva algum tempo (dependendo do investimento feito), com referência a custo, disponibilidade de participação afetiva e efetiva, carinho e muita paciência. Brincadeiras como morder e daí destruir coisas é normal e esperado por vários motivos, nesta fase qual a dentição está em formação e deverá ser trocada por volta dos 5meses gera no filhote a necessidade de morder, você poderá ajudar, fornecendo brinquedos de material atóxico e resistente se possível que faça barulhos, ou nestes brinquedos, colocar petisco no seu interior de forma que não consiga retirar facilmente, ela vai gastar algum tempo brincando, (continua)
O filhote já a partir dos primeiros meses, ainda não tem uma orientação da vida urbana e dela se comportar, tudo isto leva algum tempo (dependendo do investimento feito), com referência a custo, disponibilidade de participação afetiva e efetiva, carinho e muita paciência. Brincadeiras como morder e daí destruir coisas é normal e esperado por vários motivos, nesta fase qual a dentição está em formação e deverá ser trocada por volta dos 5meses gera no filhote a necessidade de morder, você poderá ajudar, fornecendo brinquedos de material atóxico e resistente se possível que faça barulhos, ou nestes brinquedos, colocar petisco no seu interior de forma que não consiga retirar facilmente, ela vai gastar algum tempo brincando, (continua)
aí, motive-a enquanto brinca, com o crescimento, busque brinquedos com maior grau de dificuldade. Ganhe tempo.
Destruir chinelos, sapatos e meias e virar lixo – são esperados, estes utensílios pelo uso normal ficam com cheiro de suor e o material empregado é de couro curtido, e o lixo pelo odor do seu conteúdo (às vezes estragado), é muito atraente ao nosso amigo, assim como vaso sanitário, não pense que ele foi produzido pela Panasonic ou Sansung, ele não tem controle remoto, evite você, deixar estes objetos expostos e proteja o sanitário e depósitos, poderá haver ali remédios, sobras de comidas com muito tempero etc..
Tenha cuidado para não promover desavenças, e praticas erradas por ele cometido...? p.ex., quando ele pular em você e você acariciá-lo repudiando a sua atitude, neste ato você acaba de reforçar o erro dele com afagos. Sim, este é o entendimento dele, teria outros exemplos, dentre as práticas corretivas, há um consenso em ignorá-lo.Mudando o hábito motive-o, o petisco em forma de recompensa é mais produtivo quando se tem um objetivo pedagógico, porém muita atenção.
Destruir chinelos, sapatos e meias e virar lixo – são esperados, estes utensílios pelo uso normal ficam com cheiro de suor e o material empregado é de couro curtido, e o lixo pelo odor do seu conteúdo (às vezes estragado), é muito atraente ao nosso amigo, assim como vaso sanitário, não pense que ele foi produzido pela Panasonic ou Sansung, ele não tem controle remoto, evite você, deixar estes objetos expostos e proteja o sanitário e depósitos, poderá haver ali remédios, sobras de comidas com muito tempero etc..
Tenha cuidado para não promover desavenças, e praticas erradas por ele cometido...? p.ex., quando ele pular em você e você acariciá-lo repudiando a sua atitude, neste ato você acaba de reforçar o erro dele com afagos. Sim, este é o entendimento dele, teria outros exemplos, dentre as práticas corretivas, há um consenso em ignorá-lo.Mudando o hábito motive-o, o petisco em forma de recompensa é mais produtivo quando se tem um objetivo pedagógico, porém muita atenção.
Então qd seu cãozinho morder, não brige ignore e sai de perto (se não for possível sair do local coloque ele num local sozinho) conte até 10 e solte-o. Dê um brinquedo para ele e se ele brincar sem morder elogie e participe da brincadeira, se ele se empolgar e morder...castigo denovo sem dizer nada. E repita todo o processo até ele compreender que só vai ter a atenção de vcs qd ele fizer o que vcs querem, mas nunca esqueçam de sempre elogiar o comportamento correto.
Só uma pergunta....rafeiro, que raça é esta aqui para nós?
Beijos
Só uma pergunta....rafeiro, que raça é esta aqui para nós?

Beijos

MarciaRj Escreveu:não pense que ele foi produzido pela Panasonic ou Sansung, ele não tem controle remoto...

Rafeiro ou SRD é vira lata aí!

ola a todos nesta questao de cachorros acho que ate agora tive muita sorte tirando uma doida que tive quando ainda era miuda os meus canitos de agora ate sao muito calminhos alem de que com tanto mimo e beijinhos que levam naquelas bochechas eles é que se devem fartar de mim devem ate pensar (como vou educar a minha dona)mas agora tenho em casa uma menina para adopçao aproveito ate para fazer uma apelo para se alguem quizer uma menina linda de 3 meses que nao vai ficar muito grande podem entrar em contacto comigo ou com a sos animal e nome dela é milla e posso mandar fotos para quem quiser e essa sim adora brincar e faz desesperar os outros amiguinhos mas e uma ternura por isso digo muito amor e carinho e vai passar essa fase depressa