Ao ler o tópico "Informações sobre criação de cães" lançado pelo KROZ, para além de reconhecer a importância do tema exposto, houve uma frase que, numa segunda leitura, se destacou das outras:
Isto porque veio lançar mais uma "acha na fogueira" das minhas indecisões sobre este assunto. Já li os artigos aqui da Arca. Na generalidade, são concordantes com a opinião acima citada, mas no caso concreto dos cães, dizem que a decisão caberá ao dono (lógico!).Quem realmente está preocupado com o 'bem estar' do cão e o eventual 'sofrimento' que a 'ausência de sexo' lhe pode provocar, então deverá saber que fisicamente e mentalmente o cão/cadela ficará melhor se for castrado/esterelizado. Terá mais saúde e viverá mais, não apenas pelo aspecto fisico, mas também porque um cão nestas circunstâncias terá menos tendência para fugir ou divagar pelas ruas sujeito a ser atropelado ou a outro tipo de acidentes.
Por outro lado, tenho ideia de ter lido aqui no forum, que a castração deveria ser só efectuada em casos extremos. Ou seria só isto valido para a esterelização das fêmeas?
O meu cachorrinho ainda é muito novinho (3 meses) e quero pedir a opinião do seu Vet, na próxima consulta. Até lá, gostava de conhecer as vossas experiências. Os vossos cães (machos) são castrados?
P.S. - Se este tema já foi alvo de debate aqui no forum, agradeço que me remetam para ele, porque fiz uma Pesquisa mas sem resultados. Obrigada.