Castração

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

quinta jan 23, 2003 9:25 am

Olá a todos!

Ao ler o tópico "Informações sobre criação de cães" lançado pelo KROZ, para além de reconhecer a importância do tema exposto, houve uma frase que, numa segunda leitura, se destacou das outras:
Quem realmente está preocupado com o 'bem estar' do cão e o eventual 'sofrimento' que a 'ausência de sexo' lhe pode provocar, então deverá saber que fisicamente e mentalmente o cão/cadela ficará melhor se for castrado/esterelizado. Terá mais saúde e viverá mais, não apenas pelo aspecto fisico, mas também porque um cão nestas circunstâncias terá menos tendência para fugir ou divagar pelas ruas sujeito a ser atropelado ou a outro tipo de acidentes.
Isto porque veio lançar mais uma "acha na fogueira" das minhas indecisões sobre este assunto. Já li os artigos aqui da Arca. Na generalidade, são concordantes com a opinião acima citada, mas no caso concreto dos cães, dizem que a decisão caberá ao dono (lógico!).

Por outro lado, tenho ideia de ter lido aqui no forum, que a castração deveria ser só efectuada em casos extremos. Ou seria só isto valido para a esterelização das fêmeas?

O meu cachorrinho ainda é muito novinho (3 meses) e quero pedir a opinião do seu Vet, na próxima consulta. Até lá, gostava de conhecer as vossas experiências. Os vossos cães (machos) são castrados?

P.S. - Se este tema já foi alvo de debate aqui no forum, agradeço que me remetam para ele, porque fiz uma Pesquisa mas sem resultados. Obrigada.
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

quinta jan 23, 2003 9:53 am

Dos meus cães o Pastor Alemão e a Rottie estão castrados.O Boerboel ainda não mas para lá caminha ( apesar do vet dizer que é uma pena).
A castração evita problemas de saúde futuros além de , nos cães , reduzir a sua agressividade ( não significa que não continuem a ser bons guardas). Curiosamente no caso das cadelas é possível verificar-se o oposto, isto é um ligeiro aumento de agressividade.Em todo o caso a castração nos cães também reduz a hipótese de fuga pois o cão passa a estar imune aos apelos de cadelas com cio e , é evidente, elimina a situação de se vir a ter ninhadas não desejadas.

Saudações
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quinta jan 23, 2003 10:06 am

O meu cao nao esta castrado.
Vivo na Holanda e aqui e possivel experimentar como e que o cao reagiria a castracao cirurgica atraves de uma castracao quimica. Essa castracao quimica consiste na injeccao de um inibidor da hormona masculina. (A castracao quimica nao esta disponivel em Portugal).
Quando o Oscar levou uma castracao quimica, o temperamento dele mudou. Tornou-se mais docil, mais receptivo ao treino, menos independente, menos interessado em cacar e muito "gourmet". Nao gostei muito desta mudanca de temperamento. Gosto do Oscar porque ele e o Oscar e depois ja nao era o Oscar. Compreendem? A minha situacao pessoal tambem me permite controlar o temperamento do Oscar. Fosse a minha situacao diferente e talvez tivesse avancado para uma castracao cirurgica.
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta jan 23, 2003 10:22 am

Última edição por SeaLords em quarta nov 19, 2008 7:31 am, editado 1 vez no total.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jan 23, 2003 10:32 am

Olá,
A Mara teve o último cio há cerca de uma semana atrás. Tal como nos cios passados, tive de separá-la do Furst durante duas semanas. Nestes períodos, apesar de estarem em casas separadas e distantes, o Furst deixa de comer e adopta um comportamento aflitivo que dá pena e impressiona qualquer um.
Sempre fui um pouco reticente a esterilizar a minha cadela por receio de mudanças física e de temperamento ( e também algum receio da intervenção cirurgica). Mas agora está decidido....a Mara vai ser esterilizada.

Abraços
Paulo C.
rutefcamacho
Membro Veterano

quinta jan 23, 2003 10:50 am

"Então, pois, com um cão com 12 ou 13 anos devia estar com medo que ele se ficasse na operação".
e também algum receio da intervenção cirurgica
Trata-se de uma operação perigosa per si, ou tem "apenas" os riscos inerentes a qq intervenção cirurgica?

Já agora, não querendo ser chata, mas já sendo, a melhor altura para fazê-lo é a partir dos 6 meses ou do ano?

Obrigada.
dogsdamour
Membro
Registado: quarta jan 22, 2003 11:06 am

quinta jan 23, 2003 11:15 am

Pelo que eu conheço a castração num cão não tem riscos uma vez que é uma operação exterior. Com a cadela tem os riscos inerentes a qualquer operação interior, nomeadamente por causa da anestesia.

Um abraço a todos,
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

quinta jan 23, 2003 12:03 pm

A Luna e a Náná são esterilizadas.
O Oscaar e o Luzo não.
Os outros gatos que tive - Buzina, Cenoura e Sebastião eram castrados.

Nunca houve qualquer problema nem com as esterilizações nem com as castrações.

Devo salientar que são métodos com os quais não simpatizo.
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

quinta jan 23, 2003 12:28 pm

Olá PauloC
A castração da cadela é uma operação mais complicada que a do cão.A minha Rottie Nala após a castração desenvolveu ligeiramente mais a agressividade (todavia nada preocupante) e há que ter especial cuidado com a engorda pois têm tendência para isso ( nomeadamente nos Rotts que são doidos por comida :) .A Nala vinha desenvolvendo pseudo gestação ou gravidez psicológica como se queira, e esta foi a maneira de resolver de vez com o problema.Além disso, é um descanso sabendo que o cancro mamário passa a ter uma incidência reduzida e não há problema de cancro dos ovários ,além de se evitar gravidezes indesejáveis.

Saudações
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta jan 23, 2003 1:22 pm

Gostaria de saber mais sobre os riscos inerentes a uma esterilização de uma cadela.
Por causa da Zorra.
Teve o 1º cio e, para já, não me parece demasiado trabalhoso mantê-la isolada dos cães, mas gostaria de saber.
Confesso que uma operação "de barriga aberta" como se diz, me faz-me medo - é perigosa ? O que é que pode correr mal ?
Por acaso alguém sabe se há cirurgiões de cães (ié, vet especializados em operações) ?
Se pudessem indicar uns "links" sobre este assunto, ficava muito grata.
Mesmo que não sirva para a Zorra (o meu marido opõe-se) pode servir para outras pessoas que pensam no assunto.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta jan 23, 2003 1:23 pm

eGostaria de saber mais sobre os riscos inerentes a uma esterilização de uma cadela.
Por causa da Zorra.
Teve o 1º cio e, para já, não me parece demasiado trabalhoso mantê-la isolada dos cães, mas gostaria de saber.
Confesso que uma operação "de barriga aberta" como se diz, me faz-me medo - é perigosa ? O que é que pode correr mal ?
Por acaso alguém sabe se há cirurgiões de cães (ié, vet especializados em operações) ?
Se pudessem indicar uns "links" sobre este assunto, ficava muito grata.
Mesmo que não sirva para a Zorra (o meu marido opõe-se) pode servir para outras pessoas que pensem no assunto.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta jan 23, 2003 2:36 pm

Oi Rute!

A castração de cão ou cadela tem de ter um motivo. Não se vai castrar só porque nos apetece.
Porque pensa na hipótese de castrar o seu cão?
rutefcamacho Escreveu:
Isto porque veio lançar mais uma "acha na fogueira" das minhas indecisões sobre este assunto. Já li os artigos aqui da Arca. Na generalidade, são concordantes com a opinião acima citada, mas no caso concreto dos cães, dizem que a decisão caberá ao dono (lógico!).

Por outro lado, tenho ideia de ter lido aqui no forum, que a castração deveria ser só efectuada em casos extremos. Ou seria só isto valido para a esterelização das fêmeas?

rutefcamacho
Membro Veterano

quinta jan 23, 2003 3:26 pm

Olá Kroz,

O que me leva a aflorar a hipótese de vir a castrar o Verdi é lembrar-me do cão do meu irmão. De vez em quando (ultimamente muito de vez em quando) davam-lhe uns apetites que o faziam "violar" tudo o que lhe aparecia à frente, desde o seu peluxe até ás pernas de todos a família. O meu Golden tem 3 mesinhos e já ninguém lá em casa pode estar de perna traçada.... :lol:

A sensação com que fico é que o cão que não é castrado e, que não pode dar vazão aos seus instintos sexuais, acaba por sofrer. Mas posso estar errada. A minha afirmação baseia-se apenas na observação empírica. Daí ter lançado o tópico.

A verdade é que continuo um pouco confusa. Parece-me que, mesmo os que são contra em teoria, na prática, por uma razão ou outra, acabam por fazê-lo. è lógico que não tenho nenum interesse em alterar a personalidade do meu cão, nem em que ele fique balofo. A minha intenção, nesta fase, é tentar avaliar se a castração tem mais ou menos benefícios do que a não castração, para o animal.

Todos os esclarecimentos são bemvindos.
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

sexta jan 24, 2003 11:08 am

rutefcamacho Escreveu: Olá Kroz,

O que me leva a aflorar a hipótese de vir a castrar o Verdi é lembrar-me do cão do meu irmão. De vez em quando (ultimamente muito de vez em quando) davam-lhe uns apetites que o faziam "violar" tudo o que lhe aparecia à frente, desde o seu peluxe até ás pernas de todos a família. O meu Golden tem 3 mesinhos e já ninguém lá em casa pode estar de perna traçada.... :lol:

A sensação com que fico é que o cão que não é castrado e, que não pode dar vazão aos seus instintos sexuais, acaba por sofrer. Mas posso estar errada. A minha afirmação baseia-se apenas na observação empírica. Daí ter lançado o tópico.

A verdade é que continuo um pouco confusa. Parece-me que, mesmo os que são contra em teoria, na prática, por uma razão ou outra, acabam por fazê-lo. è lógico que não tenho nenum interesse em alterar a personalidade do meu cão, nem em que ele fique balofo. A minha intenção, nesta fase, é tentar avaliar se a castração tem mais ou menos benefícios do que a não castração, para o animal.

Todos os esclarecimentos são bemvindos.
Rute, aquilo que descreves não é uma atitude sexual mas comportamental. Os cães montam-se una aos outros para mostrar dominância. Aliás, é comum veres uma cadela montar outra, ou até mesmo outro cão.

A monta que descreves, não um impulso sexual, mas sim o cão a dizer quem é que manda em quem. Sugiro-te que não toleres esse comportamento. Vais ver que com um pulso firme ele abandona esse comportamento, não sendo necessário castrar o animal.
rutefcamacho
Membro Veterano

sexta jan 24, 2003 11:59 am

A monta que descreves, não um impulso sexual, mas sim o cão a dizer quem é que manda em quem. Sugiro-te que não toleres esse comportamento. Vais ver que com um pulso firme ele abandona esse comportamento, não sendo necessário castrar o animal.
Obrigada, Aragão,

Vou certamente olhar para o problema com outros olhos.
Responder

Voltar para “Cães”