Cães Perigosos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
yakov
Membro Veterano
Mensagens: 530
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta jan 24, 2003 7:02 pm

Do www.***.com :

Nova LEI
... trava CÃES " perigosos "

Mudança : Governo diz que a Legislação tem lacunas

Cães " perigosos " vão ter Nova LEI

O Ministério da Agricultura : está a preparar um novo enquadramento legal para a posse de animais de companhia, numa altura em que volta a falar do uso do cão como artma



As alterações irão incidir também sobre a questão dos animais abandonados, embora num corpo legal distinto dos ‘cães perigosos’. Para uns e para outros poderá vir a surgir a figura do ‘chip’, um elemento electrónico instalado por pequena cirurgia no corpo do animal, que permite associá-lo directamente ao proprietário.
No entanto, não há ainda quaisquer datas definidas para a saída da legislação, segundo admitiu Manuel Menezes, ( do Gabinete do Ministro da Agricultura ) embora existam linhas-mestras que passam por estabelecer mais facilmente a ligação entre o proprietário e o animal – um dos maiores problemas actuais, que o Ministério da Agricultura detectou na actual legislação, o Decreto-Lei n.º 276/2001, de Outubro.
São questões que estão associadas à responsabilidade criminal do proprietário, numa altura em que já se verificou um assalto com um cão de raça pit bull, em Oeiras, com consequências graves para três vítimas, ao mesmo tempo que uma força da GNR, também de Oeiras, se viu ameaçada por indivíduos com sete cães pit bull.
De acordo com o Ministério, os problemas foram levantados a partir de Setembro, mas Manuel Menezes não quis associar a situação aos casos de lutas de cães e a posse de ‘cães perigosos’, que surgiram durante o Verão, referindo que as “lacunas na actual legislação foram sendo levantadas consoante” o Executivo foi assumindo a governação. E adiantou que a alteração legislativa “está a ser elaborada a nível do Ministério da Agricultura, do Gabinete Jurídico”, excluindo qualquer relação com as forças policiais para essa matéria.
A verdade, no entanto, é que já na altura se tinha verificado uma reunião entre elementos de vários ministérios, onde estiveram presentes responsáveis da GNR, da PSP, da Polícia Judiciária e da Direcção-Geral de Veterinária – com dois representantes.
Da reunião não saíram resultados concretos, se bem que tenham sido elaborados relatórios sobre as conclusões relativas à reunião. Em Junho, entretanto, também a Procuradoria-Geral da República se tinha preocupado com o fenómeno, associado às condições de posse de “cães potencialmente perigosos”.
E durante o Verão as forças policiais tentaram unir esforços para entrar no fenónemo dos “cães potencialmente perigosos” e das lutas duas situações que parecem andar de mãos dadas. Os resultados práticos, no entanto, têm sido escassos, se bem que a PSP tenha elaborado um relatório sobre a situação.
Segundo fonte da PSP, o relatório reconhece a “existência da prática de lutas de cães, em particular na área de Lisboa, nos bairros problemáticos” – curiosamente, onde continuam a surgir cada vez mais pit bull e associações também a lutas de cães.
E é esta questão que parece preocupar cada vez mais as autoridades, uma vez que surge ligada à criminalidade, como veio a acontecer recentemente em Oeiras. No entanto, segundo fontes da GNR e da PSP, a Margem Sul também não escapa a esta situação e mais uma vez se verifica uma estreita ligação entre a posse de animais potencialmente perigosos e as lutas, por razões de dinheiro mas também por necessidade de imposições pessoais no seio de grupos marginais, de “gangs” e do próprio bairro.
Uma das questões mais complexas é o próprio treino de cães para a luta e a GNR chegou a investigar uma situação na Cruz de Pau, que se estendia ao Monte da Caparica e à Trafaria. Uma divisão da PSP de Lisboa, por seu turno, chegou a investigar os furtos de um cão pit bull e de um Rottweiler, trabalho que a levou à zona de Sintra, onde recuperou os animais. No entanto, ainda foram conseguidos resultados palpáveis, se bem que as informações continuem a apontar para a prática da luta de cães e começa a ganhar consistência a posse de “cães potencialmente perigosos” para a prática de roubos.
Inclusive tem havido também vários casos de roubo de animais, recuperados depois nos bairros problemáticos, mas as vítimas preferem manter algum recato sobre a forma como chegam a recuperar os animais. Quanto às polícias, têm encontrado dificuldade em penetrar no meio e conseguir a prova suficiente para levar o Ministério Público a determinar a investigação e respectiva elaboração de inquérito.
AS LUTAS
BAIRROS
As informações policiais sobre as lutas incidem em particular sobre os bairros mais problemáticos das regiões de Lisboa e de Setúbal, onde reside uma população maioritariamente negra. A infiltração policial é muito difícil. Há informações, também, relativas à prática mais “selecta” praticada por brancos com capacidade financeira nas zonas do Porto e Évora, onde chegam a ir espanhóis e onde as lutas têm uma maior dimensão.
PREÇOS
O pit bull é o cão preferido para as lutas de cães, pela mordida, capacidade de resistência e facilidade de aguentar a dor e o cansaço. Um pit bul custa cerca de 400 euros, mas os “profissionais” da luta preferem ir comprá-los a Espanha, já adultos, onde custam em média 1500 euros. São animais já adultos, com um ano, e de famílias com linhagem caracterizada pela constante participação em lutas.
TREINOS
Em termos absolutos, os cães de luta acabam por ser menos “perigosos” que um cão de guarda, uma vez que têm uma menor noção de territorialidade. Mas podem ser também treinados para a chamada “defesa pessoal”, assim como para a luta, havendo treinos específicos para cada função. É uma questão de exponenciar – mal – as características do animal.
A EUROPA
Portugal não é o único país europeu a ter que fazer face aos chamados “cães potencialmente perigosos”. Um dos fenómenos mais graves ocorreu em França, com os animais a serem utilizados em assaltos, ou também como forma de implantação no seio de minorias étnicas de zonas mais desfavorecidas ou vivendo em quase guetos.
Também na Alemanha as situações surgiram associadas, com uma explicação idêntica. Mas em França a medida foi radical, com a esterilização de muitos animais e o abate de outros, medida extrema, com os especialistas a chamarem a atenção de que as culpas não se podem ficar pelos cães.
LEI POR CUMPRIR
A legislação que estipula um conjunto de parâmetros a cumprir pelos detentores de cães perigosos está a ser ignorada pelas autarquias, que exigem os mesmos requisitos aos donos de um caniche ou de um pit bull, quando este, a par de outras raças, é considerado um animal potencialmente perigoso.
O Decreto-Lei 276/2001, de 17 de Outubro, exige licença especial aos donos e estes têm de possuir cadastro limpo e um seguro de responsabilidade civil.
Apesar destes requisitos, quase sempre os donos apenas são confrontados com a exigência de, na requisição da licença – emitidas pelas juntas de freguesia –, o cão ter a vacina anti-rábica já administrada e nalguns casos isso só é exigido mais tarde. Ou seja, em completa paridade com outro cão qualquer.
:?
texa
Membro
Mensagens: 187
Registado: quarta jan 01, 2003 11:25 pm
Localização: 2 pitbulls(Bumma e Fuzzy), 1 Gato(Alf),2 passarinhos(joli e Passarinho)

sexta jan 24, 2003 9:27 pm

Mas que leiii.... :o ninguém cumpre,nem nunca irá cumprir a lei...não sei para quê modificálas! Por causa de uns pagam os outros,e quem tal como eu possui um cão de raça considerada perigosa vai sofrer isso na pele :evil:

Quanto aos casos que eles falam de lutas de caes aqui na margem sul, especificamente na Cruz de Pau (Amora) onde eu moro,sou eu que confirmo que elas existem... :evil: lido com caes que participam nessas lutas e infelizmente esta fora do meu alcance fazer o que quer que seja e tb sou testemunha que a PSP ou seja lá quem for nao os apanha porque não quer...

Estava eu numa bela tarde a passear a minha cauzinha(pitbull) no jardim, à solta como sempre, quando se aproxima um policia de mim e diz : esses caes é para andarem com ançaime e trela,e eu disse que a cadela nao faz mal a ninguem e que brinca ali todos os dias com os miudos todos, e ele disse : pois como ela ainda é nova (12 meses na altura) nao é preciso...bem nisto fiquei ali a falar com ele a tentar explicar que estes caes não sao maus..e ele a concordar mais ou menos comigo e eu falei das tal lutasss....e sabem o que ele disse!! Nós nao conseguimos fazer nada..nós vamos aos sitios mas nunca há lutas nenhumas...e eu so lhes disse : vao a quinta da princesa e arrentela e logo verao se há lutas ou nao...e ele disse: Já estamos fartos de lá ir mas eles devem de ir para o meio do mato e nao os vemos...seles fizerem lutas é no meio da mata...e na arrentela nao há lutas porque eu vivo lá e nunca vi nada.....EU FIQUEI BOCA E ABERTA pois eles sabem que as lutas existem no meio do mato...e nem sequer se dao a trabalho de se deslocarem lá...eles tem é muito MEDO..na quinta da princesa nao entram nem com desacatos quanto mais para procurarem caes...sao apredrajados e com medo de represalias nao mechem uma palhaaa...isto é triste mas é real :evil:
Fui me embora da beira dele,qual nao é o meu espanto ele tinha chamado a policia de intervençao.... :o vieram direitos a mim a dizer que eu tinha desrespeitado uma ordem do colega deles,nao tinha prendido a cadela....mas afinal ele nao tinha dito que nao era preciso???? Disseram que não me passavam uma multa porque eram simpaticos...e ficaram ali a chatearmee...e eu disse-lhes:xateem as pessoas que tem que xatear e que realmente tem caes para fins elegais,como por exemplo os caes todos ali da rua de cima...e eles responderam assim simplesmente: preocupe-se consigo porque esses caes já estao todos identificados...e eu disse: não é por causa disso que andam com ançaime...nem com trela andam...e eles a dizerem que eu nao tinha nada a haver com isso...

Agora eu pergunto: QUE RAIO DE JUSTIÇA É ESTA QUE NÓS TEMOS?SÓ ME FORAM CHATEAR PORQUE EU ERA UMA RAPARIGA ALI SOZINHA COM UM PITBULL,PORQUE SE EU ESTIVESSE A SER ASSALTADA ELES NEM SEQUER PARAVAM A CARRINHA,ISSO EU GARANTO E MUITO MENOS CHATEAR OS MININOS QUE ANDAM COM OS POBRES DOS CAES PARA LUTAS NA RUA DE CIMA...

ENQUANTO NAO HOUVER POLICIAS COMO DEVE DE SER NESTE PAÍS,ESCUSAM DE FAZER NOVAS LEIS,PORQUE NUNCA IRÃO SER CUMPRIDAS :evil:

Desculpem o texto demasiado longo mas tive que desabafar :roll:
VascoV
Membro Veterano
Mensagens: 5619
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Localização: Politicos com anti-rábica em dia
Contacto:

sexta jan 24, 2003 9:37 pm

A Texa vai-me desculpar mas estava a desrespeitar a lei. O cão independentemente da sua raça tem de andar de trela.Ponto final.
gary
Membro Veterano
Mensagens: 1541
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
Localização: Pastores Alemães, Rottys, F. S.Miguel

sexta jan 24, 2003 10:13 pm

VascoV Escreveu: A Texa vai-me desculpar mas estava a desrespeitar a lei. O cão independentemente da sua raça tem de andar de trela.Ponto final.

Olá
sem duvida qa lei é para todos só acrescento ; com trela e/ou açaimo.
Um abraço
texa
Membro
Mensagens: 187
Registado: quarta jan 01, 2003 11:25 pm
Localização: 2 pitbulls(Bumma e Fuzzy), 1 Gato(Alf),2 passarinhos(joli e Passarinho)

sábado jan 25, 2003 2:31 am

VascoV Escreveu: A Texa vai-me desculpar mas estava a desrespeitar a lei. O cão independentemente da sua raça tem de andar de trela.Ponto final.
Mas eu não pus isso em causa!Agora se a lei é para todos os cães...atão é mesmo para TODOS os cães! Porque se os lulus das senhoras podem andar sem trela, a minha cadela não é menos nem mais que os outros,logo também anda sem trela...mas atençao,eu sei quando a devo ter presa pela trela e sei quando pode estar solta...

Imaginemos uma situaçao, a minha cadela está presa com a trela e tem um ançaime também, aparece um outro cão que está a solta sem ançaime e ataca a minha cadela....o que que acontece??? Pois,não deve de ficar em lindo estado!

Sem dúvida que a lei é para todos...mas vascov eu não pus em causa a lei de usar trela ou ñ usar trela, deixei claro que havia uma desigualdade de tratamento por parte da poilicia,so actuam quando veem que no correm perigo de serem "atacados"...e acha que no meu caso,era caso para chamar a policia DE INTERVENÇAO?

POR CULPA DOS MAUS DONOS...PAGAM OS BONS :evil:
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

sábado jan 25, 2003 7:10 am

Texa,

compreendo-a.
Como já disse algures, deixei de levar a minha cadela para as praias de Paço de Arcos a Carcavelos por causa dos meninos armados (aqui é mesmo armados) de pit-bull que lá aparecem de vez em quando.
Tenho, felizmente (e por enquanto) outras opções.

Mas se eu vivesse numa zona problemática onde toda a gente deixa pit e outros andar sem trela (ou açaime), bem podiam chamar o exército a ver se a minha andava!

Vivemos no mundo real.
Essa história de cumprir a lei, independentemente da situação, é irreal.
Acaso tenho vocação para vítima ?
Não basta fazer leis.
É preciso fazer cumpri-las.

Nós, em Portugal, sofremos de diarreia legal.
É fácil fazer leis, fechados num gabinete, imitando as leis do resto da Europa, confortáveis e protegidos, por polícia à porta !
Ainda por cima, é barato.
Mas é caro aplicá-las !
E é arriscado !

Dadas estas premissas, o que acontece?
Os "maus" borrifam-se na lei e os cidadãos honestos pagam a factura.

Esta é a realidade.
Fechar os olhos não adianta.
amstaff
Membro Veterano
Mensagens: 234
Registado: quarta out 23, 2002 1:44 pm
Localização: American Staffordshire Terrier, Shakira, Xara e Staff, Canário e vários peixes
Contacto:

sábado jan 25, 2003 10:20 am

Penso que a Texa tem razão no que respeita a certos cães que não são incluidos no grupo dos potencialmente perigosos andarem na rua sem trela. Já por várias vezes tive que pegar na minha Shakira ao colo pq aqueles cães que teem a mania de ser valentões e andam sem trela na rua já por várias vezes a tentaram morder... não acho que ela lhes tenha medo, só temo o que ela lhes poderá fazer. :| Infelizmente há pessoas que pensam lá por terem um "labrador" um "dalmata"... (sem critica directa, as raças que escrevi são só um exemplo) o seu cão é dócil, às vezes até são ... c/ as pessoas; e a socialização com outros animais :? :?:
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

sábado jan 25, 2003 10:22 am

aisd Escreveu:
Nós, em Portugal, sofremos de diarreia legal.

Olá
Eu, como já é hábito, estou de acordo com a aisd.
Concordo com todo o exposto na sua mensagem e não apenas com a frase citada. Realcei apenas esta expressão porque ela encerra muito daquilo que somos. Fazemos as leis e ficamos com a consciência "tranquila". Se não se cumprem, a culpa não é dos legisladores, que já praticaram a sua boa acção. E pronto, cá vamos cantando e rindo.

Isto não significa que esteja em desacordo com a obrigatoriedade de andar com os cães pela trela e/ou com açaimo. Mas temos que ser coerentes. Antes de exigirmos que a lei seja para todos, devemos antes de mais cumpri-la.

É que há aqui dois aspectos distintos. Um tem a ver com a facilidade de "fabricação" de leis como se tal fosse uma panaceia. Outro tem a ver com a disponibilidade de as pessoas aceitarem cumpri-las e também o empenho de as fazer cumprir por parte das autoridades.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
VascoV
Membro Veterano
Mensagens: 5619
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Localização: Politicos com anti-rábica em dia
Contacto:

sábado jan 25, 2003 11:17 am

Pôs a lei em causa sim, em vez de prender a cadela, esteve a argumentar com o policia porque não o deveria de fazer e a usar para se justificar o facto de os marginais não os prenderem. Que raio de exemplo arranjou.

A lei é para se cumprir.Se só se seguissem as leis com que cada um concorda era giro era...

texa Escreveu:
VascoV Escreveu: A Texa vai-me desculpar mas estava a desrespeitar a lei. O cão independentemente da sua raça tem de andar de trela.Ponto final.
Mas eu não pus isso em causa!Agora se a lei é para todos os cães...atão é mesmo para TODOS os cães! Porque se os lulus das senhoras podem andar sem trela, a minha cadela não é menos nem mais que os outros,logo também anda sem trela...mas atençao,eu sei quando a devo ter presa pela trela e sei quando pode estar solta...

Imaginemos uma situaçao, a minha cadela está presa com a trela e tem um ançaime também, aparece um outro cão que está a solta sem ançaime e ataca a minha cadela....o que que acontece??? Pois,não deve de ficar em lindo estado!

Sem dúvida que a lei é para todos...mas vascov eu não pus em causa a lei de usar trela ou ñ usar trela, deixei claro que havia uma desigualdade de tratamento por parte da poilicia,so actuam quando veem que no correm perigo de serem "atacados"...e acha que no meu caso,era caso para chamar a policia DE INTERVENÇAO?

POR CULPA DOS MAUS DONOS...PAGAM OS BONS :evil:
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Mensagens: 3111
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

sábado jan 25, 2003 11:22 am

Voçês desculpem lá....

Mas salvo raras excepções os cães devem andar sempre á trela!

Por causa de haver pessoas a não cumprir essa regra basica é que quase todos os dias me tenho que chatear com alguem quando vou passear o Czar... E se os cães andasem todos á trela e os respectivos donos também soubessem andar com um cão á trela(que a maioria das vezes nem o sabem), nem era necessario os açaimes!!!
E aí nem haveria hipotese de nenhum cão se morder nem de morder outra pessoa!
É uma questão de lei, mas antes de tudo é uma questão de civismo!!!!
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
texa
Membro
Mensagens: 187
Registado: quarta jan 01, 2003 11:25 pm
Localização: 2 pitbulls(Bumma e Fuzzy), 1 Gato(Alf),2 passarinhos(joli e Passarinho)

sábado jan 25, 2003 9:08 pm

VascoV Escreveu: Pôs a lei em causa sim, em vez de prender a cadela, esteve a argumentar com o policia porque não o deveria de fazer e a usar para se justificar o facto de os marginais não os prenderem. Que raio de exemplo arranjou.

A lei é para se cumprir.Se só se seguissem as leis com que cada um concorda era giro era...

texa Escreveu:
VascoV Escreveu: A Texa vai-me desculpar mas estava a desrespeitar a lei. O cão independentemente da sua raça tem de andar de trela.Ponto final.
Mas eu não pus isso em causa!Agora se a lei é para todos os cães...atão é mesmo para TODOS os cães! Porque se os lulus das senhoras podem andar sem trela, a minha cadela não é menos nem mais que os outros,logo também anda sem trela...mas atençao,eu sei quando a devo ter presa pela trela e sei quando pode estar solta...

Imaginemos uma situaçao, a minha cadela está presa com a trela e tem um ançaime também, aparece um outro cão que está a solta sem ançaime e ataca a minha cadela....o que que acontece??? Pois,não deve de ficar em lindo estado!

Sem dúvida que a lei é para todos...mas vascov eu não pus em causa a lei de usar trela ou ñ usar trela, deixei claro que havia uma desigualdade de tratamento por parte da poilicia,so actuam quando veem que no correm perigo de serem "atacados"...e acha que no meu caso,era caso para chamar a policia DE INTERVENÇAO?

POR CULPA DOS MAUS DONOS...PAGAM OS BONS :evil:
É assim eu não prendi a cadela porque ele disse que não era necessário por ainda ser nova e eu nao tive a argumentar com ele o ter ou não ter que por a trela na cadela pois se ele tivesse dito que era mesmo necessário eu teria-o feito,assim como fiz quando chegou a polícia de intervenção!Já que ele ficou ali ao pé de mim desenvolvemos um diálogo onde mostrei os meus pontos de vistas em relaçao a estas raças,pois só quem tem um cão destes é que sabe realmente o que eles sao na realidade!

A lei é para se cumprir pois é...atão e porque nao chatear uma senhora com o lulu que estava a passear mesmo ao meu lado sem trela...esses "lulus" é que sao perigosos para eles proprios,mesmo a minha cadela estando presa eles vemm ter com ela arreganharlhe o dente...por acaso a minha nao faz nada,porque se fizesse era uma vez um "lulu" e depois de quem era a culpa????
É isso que se tem que ver...não se pode só falar destes cães como sendo perigosos...porque de perigosos estes cães não tem nada...é pena muita gente nao perceber isso e cada vez estao mais mal vistos nesta sociedade!

A lei se é para todos é para todos e nao me venham com tretas de que estes são mais mauzinhos que os outros porque isso não é verdade!
VascoV
Membro Veterano
Mensagens: 5619
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Localização: Politicos com anti-rábica em dia
Contacto:

sábado jan 25, 2003 9:32 pm

texa Escreveu: A lei é para se cumprir pois é...atão e porque nao chatear uma senhora com o lulu que estava a passear mesmo ao meu lado sem trela
Muito bem. Então temos 3 pessoas em infracção, você e a dona do lulu ( olhe que chamar lulu é tão desagradável para os outros como chamarem ao seu cão perigoso) e o policia.
texa
Membro
Mensagens: 187
Registado: quarta jan 01, 2003 11:25 pm
Localização: 2 pitbulls(Bumma e Fuzzy), 1 Gato(Alf),2 passarinhos(joli e Passarinho)

domingo jan 26, 2003 2:06 am

VascoV Escreveu:
texa Escreveu: A lei é para se cumprir pois é...atão e porque nao chatear uma senhora com o lulu que estava a passear mesmo ao meu lado sem trela
Muito bem. Então temos 3 pessoas em infracção, você e a dona do lulu ( olhe que chamar lulu é tão desagradável para os outros como chamarem ao seu cão perigoso) e o policia.
O chamar de "lulus" não é de maneira nenhuma para ofender seja que raça de cão for ou os donos dos mesmos, é apenas uma maneira de falar deles sem estar a aplicar outro termo,se ofendi peço desculpa!

Vascov realmente só comenta o que lhe convém e consigo nem vale a pena argumentar seja o que for!
nokio
Membro Veterano
Mensagens: 395
Registado: segunda mar 04, 2002 3:26 pm
Localização: Dobermann
Contacto:

domingo jan 26, 2003 2:16 am

Olá a todos,

Digam o que disserem, NÓS os detentores de cães «potencialmente perigosos» seremos sempre discriminados, desde o simples passeio no parque até à porta de nossa casa. O olhar de lado, o cochicho sorrateiro, a boquinha da ordem... em caso mais extremos, o mudar de passeio. Mas cabe-nos também a missão de, aínda que de uma forma inglória, desmistificar esse MEDO que paira no ar cada vêz que saímos à rua com os nossos amigos de quatro patas.

Acho que um dos principais factores que interage directamente com a liberdade dos outros que não têm cães «potencilamente perigosos», é a sensação de segurança, logo acho que não é por A ou B andar com o cão solto EU vou tomar a mesma atitude, fazendo isso só vou reforçar o MEDO. Se mantiver o meu cão preso, ignorar quem não o faz e incentivar quem não tem cães a interagir com o meu, estou a contribuír para que este seja melhor aceite na sociedade, além de que... Estou a cumprir a lei, por mais estúpida que ela seja.

Quanto ao caso de o nosso cão ser atacado quando está à trela e o agressor não... (como já me aconteceu infelizmente), acho que devemos dar oportunidade do nosso cão se defender, mas NUNCA largar a trela nem repreendê-lo pelo que fez. Uma vez acabada a zanga procuram-se testemunhas, alertam-se as autoridades e despoletam-se os mecanismos legais em vigor para obtermos uma compensação pelo incidente.

Abraços,
Nokio.
Rosinha2000
Membro Veterano
Mensagens: 1274
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

domingo jan 26, 2003 2:24 am

Bem, acho que a partir do momento que a Texa não coloca a trela na cadela ( independentemente de fazer ou não mal a quem quer que seja ) está a desrespeitar a lei, e acho que o facto de a cumprimos dá-nos uma hipotese de contra atacar, porque como poderei argumentar algo quando não cumpro esse algo, independentemente dos outros cumprirem ou não. Se ninguem cumprisse ou apenas se guiasse pelos seus proprios ideais, isto passaria a ser uma autentica republica das bananas. O meu caso por exemplo, a minha cadela embora não sendo considerada uma raça potencialmente perigosa, é um animal de grande porte, o que faz com que as pessoas que não a conhecem tenham receio dela ( situação que me passa ao lado ) mas o facto de eu cumprir a lei ( trela neste caso ) permite-me argumentar com pessoas que simplesmene querem implicar com a presença dela. Um destes dias um Sr de idade tentou implicar, ao que apenas lhe respondi: « A lei obriga-me a apanhar os dejectos da minha cadela, a traze-la de trela, obrigações que são por mim cumpridas, e devido a inexistencia de qualquer sinalização, posso circular com ela no jardim, por isso se o Sr tem algum problema chame a policia. » Acho que o simples facto de eu cumprir a lei me dá o direito de poder argumentar, e se nós ( acho que todos considerados donos conscientes ) não dermos o exemplo, quem o dará??? Se todos pensarmos como a Texa « Se os Lulus das Madames, podem andar soltos a minha também pode » então não chegamos a lado nenhum, e parecemos um bando de ignorantes a tentar argumentar algo para o qual não há argumentos.
Bloqueado

Voltar para “Cães”