Dúvida parva

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Zukinha
Membro Veterano
Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

sexta abr 13, 2007 12:09 pm

Estava em conversa de café com uns amigos e uma delas tem um cão que é filho de mãe Labrador com Boxer, resultado de mais um dos milhentos acidentes que acontecem. Pelos vistos a cadela tem LOP. Mas a dúvida que tenho é que disseram que a cadela ficou "estragada" ou seja mesmo que volte a ter uma ninhada com um Labrador com LOP, essa ninhada já não terá direito a ser inscrita porque a cadela teve uma ninhada com um cão de outra raça que a dela.

É verdade?

E desculpem se isto for parvoíce completa...
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sexta abr 13, 2007 12:14 pm

Zukinha Escreveu:Estava em conversa de café com uns amigos e uma delas tem um cão que é filho de mãe Labrador com Boxer, resultado de mais um dos milhentos acidentes que acontecem. Pelos vistos a cadela tem LOP. Mas a dúvida que tenho é que disseram que a cadela ficou "estragada" ou seja mesmo que volte a ter uma ninhada com um Labrador com LOP, essa ninhada já não terá direito a ser inscrita porque a cadela teve uma ninhada com um cão de outra raça que a dela.
Estragada?... Só se, além da baba (ao que se diz...), o "produto" também for corrosivo! :D
Zukinha
Membro Veterano
Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(

sexta abr 13, 2007 12:17 pm

LOOOOOOOOOOL

devia haver alguma baba sim :)

Mas estava ler o Regulamento do Livro de Origens Portuguesas (no site do cpc) e o seu artigo 8º (Cruzamentos autorizados) e fiquei logo em dúvida no ponto 1 que diz: "As cadelas registadas no L.O.P. só podem ser cobertas por cães da mesma raça e variedade, registados num Livro de Origens reconhecido." Mas isto só para a ninhadas que se querem inscrever no livro ou para qualquer ninhada da cadela?
Yohanan
Membro
Registado: terça jul 20, 2004 10:46 am

sexta abr 13, 2007 12:22 pm

Boas..

A cadela Labradora não ficou estragada... Agora se pode cruzar-se com o

labrador com LOP, ñ sei mas isso tem haver com legalizações e com

alguns requisitos que os produtores de uma das raças quer, acho eu...

Não se preocupe, mas ñ ficou estragada....

Um abraço
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

sexta abr 13, 2007 2:46 pm

Boas!

Obviamente que não fica estragada...uma cruza acidental ou propositada com outro cão com raça diferente ou sem raça não vai mudar nada na cadela a não ser o esperado (prenha)...logo nada será alterado...

Quanto ao artigo...isso é referente a ninhadas que pretendam LOP...é obvio que o CPC nunca vai saber se essa cadela cruzou ou não com o pulguento la da esquina...a não ser que você lhe conte...mas tb se lhe contar...nada vale..

Para os cães terem LOP os pais Precisam ambos de LOP é so isso que quer dizer esse Artigo...

Arcanjo
Zukinha
Membro Veterano

sexta abr 13, 2007 3:56 pm

Obrigada pelos esclarecimentos.

Eu vim aqui tirara dúvida porque realmente achei a conversa muito estranha, só que naquele momento não tinha argumentos, para além da lógica de que como pode um cruzamento "estragar" futuras descedências da cadela :s

:)
sitiodosanimais
Membro Veterano
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

sexta abr 13, 2007 4:18 pm

Penso que o "estragar" da raça, vem de ter uma ninhada "estragada", ou seja de cães não puros.

Obviamente se o progenitor for de um porte muito superior ao da progenitora, o facto da mesma dar à luz crias de um tamanho invulgar, lhe pode causar ferimentos internos que não sejam recuperáveis.

Esse parto pode tornar a progenitora infértil, e "estragá-la".

Note-se que estou propositadamente a utilizar aspas, os termos que hoje em dia se utilizam evoluíram ;)
<p>Cumprimentos, </p>
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

sexta abr 13, 2007 6:19 pm

:?:

Joana
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
Zukinha
Membro Veterano

sexta abr 13, 2007 8:54 pm

Joana?
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

sexta abr 13, 2007 10:56 pm

Não tenho a certeza quanto àquilo que disse o sítiodosanimais...se alguém quisesse esclarecer...

Joana
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
sitiodosanimais
Membro Veterano
Contacto:

sexta abr 13, 2007 11:02 pm

JoanaElectra Escreveu:Não tenho a certeza quanto àquilo que disse o sítiodosanimais...se alguém quisesse esclarecer...

Joana
Estava a tentar desmistificar o "estragar" a raça.

Na minha ideia, que pode obviamente não ser correcta, é como a crença de uma ninhada ser "boa".

Como é um dizer bastante antigo, estava a tentar encontrar justificações para o mesmo, baseando-me em alguma falta de informação, na época em que o "boato" deve ter aparecido ;)
<p>Cumprimentos, </p>
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sábado abr 14, 2007 8:21 pm

a cadela não tem um 'reservatório' de genes do cão de primeira cruza :lol:

uma segunda ninhada com pai lab, sairiam todos labs... ora pense uma senhora branca ter um filho de um senhor negro e depois um segundo de um senhor branco. acha que o segundo ainda vai sair negro? ;)

lá está como dizia, é questão de lógica
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
Zukinha
Membro Veterano

sábado abr 14, 2007 10:24 pm

E é segunda essa lógica que eu achei a história tão descabida... Mas vim cá perguntar não houvesse algo tipo "do outro mundo".
sitiodosanimais
Membro Veterano
Contacto:

sábado abr 14, 2007 11:37 pm

YolaeFifi Escreveu:a cadela não tem um 'reservatório' de genes do cão de primeira cruza :lol:

uma segunda ninhada com pai lab, sairiam todos labs... ora pense uma senhora branca ter um filho de um senhor negro e depois um segundo de um senhor branco. acha que o segundo ainda vai sair negro? ;)

lá está como dizia, é questão de lógica

Bem, em situações em que isso acontece, a Sra. costuma dizer ao Esposo que ele deve ter genes de negro, sem saber... :D

8)

E ele pensa que está "estragado" :wink:
<p>Cumprimentos, </p>
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

segunda abr 16, 2007 10:10 pm

Fica estragada a ninhada, mesmo que ela cruze nesse mesmo cio com um cão da mesma raça com LOP, porque vai haver mistura de cachorros de raça com rafeiros.
Responder

Voltar para “Cães”