Dúvida parva
Moderador: mcerqueira
-
Zukinha
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 01, 2006 12:16 pm
- Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(
Estava em conversa de café com uns amigos e uma delas tem um cão que é filho de mãe Labrador com Boxer, resultado de mais um dos milhentos acidentes que acontecem. Pelos vistos a cadela tem LOP. Mas a dúvida que tenho é que disseram que a cadela ficou "estragada" ou seja mesmo que volte a ter uma ninhada com um Labrador com LOP, essa ninhada já não terá direito a ser inscrita porque a cadela teve uma ninhada com um cão de outra raça que a dela.
É verdade?
E desculpem se isto for parvoíce completa...
É verdade?
E desculpem se isto for parvoíce completa...
-
MDogster
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Estragada?... Só se, além da baba (ao que se diz...), o "produto" também for corrosivo!Zukinha Escreveu:Estava em conversa de café com uns amigos e uma delas tem um cão que é filho de mãe Labrador com Boxer, resultado de mais um dos milhentos acidentes que acontecem. Pelos vistos a cadela tem LOP. Mas a dúvida que tenho é que disseram que a cadela ficou "estragada" ou seja mesmo que volte a ter uma ninhada com um Labrador com LOP, essa ninhada já não terá direito a ser inscrita porque a cadela teve uma ninhada com um cão de outra raça que a dela.
-
Zukinha
- Membro Veterano
- Localização: Gatos: Kuma & Lucas aka Misérias :D; Cães: Simbinha. Adeus Simba e Piriquito :(
LOOOOOOOOOOL
devia haver alguma baba sim
Mas estava ler o Regulamento do Livro de Origens Portuguesas (no site do cpc) e o seu artigo 8º (Cruzamentos autorizados) e fiquei logo em dúvida no ponto 1 que diz: "As cadelas registadas no L.O.P. só podem ser cobertas por cães da mesma raça e variedade, registados num Livro de Origens reconhecido." Mas isto só para a ninhadas que se querem inscrever no livro ou para qualquer ninhada da cadela?
devia haver alguma baba sim
Mas estava ler o Regulamento do Livro de Origens Portuguesas (no site do cpc) e o seu artigo 8º (Cruzamentos autorizados) e fiquei logo em dúvida no ponto 1 que diz: "As cadelas registadas no L.O.P. só podem ser cobertas por cães da mesma raça e variedade, registados num Livro de Origens reconhecido." Mas isto só para a ninhadas que se querem inscrever no livro ou para qualquer ninhada da cadela?
Boas..
A cadela Labradora não ficou estragada... Agora se pode cruzar-se com o
labrador com LOP, ñ sei mas isso tem haver com legalizações e com
alguns requisitos que os produtores de uma das raças quer, acho eu...
Não se preocupe, mas ñ ficou estragada....
Um abraço
alguns requisitos que os produtores de uma das raças quer, acho eu...
Não se preocupe, mas ñ ficou estragada....
Um abraço
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
- Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
- Contacto:
Boas!
Obviamente que não fica estragada...uma cruza acidental ou propositada com outro cão com raça diferente ou sem raça não vai mudar nada na cadela a não ser o esperado (prenha)...logo nada será alterado...
Quanto ao artigo...isso é referente a ninhadas que pretendam LOP...é obvio que o CPC nunca vai saber se essa cadela cruzou ou não com o pulguento la da esquina...a não ser que você lhe conte...mas tb se lhe contar...nada vale..
Para os cães terem LOP os pais Precisam ambos de LOP é so isso que quer dizer esse Artigo...
Arcanjo
Obviamente que não fica estragada...uma cruza acidental ou propositada com outro cão com raça diferente ou sem raça não vai mudar nada na cadela a não ser o esperado (prenha)...logo nada será alterado...
Quanto ao artigo...isso é referente a ninhadas que pretendam LOP...é obvio que o CPC nunca vai saber se essa cadela cruzou ou não com o pulguento la da esquina...a não ser que você lhe conte...mas tb se lhe contar...nada vale..
Para os cães terem LOP os pais Precisam ambos de LOP é so isso que quer dizer esse Artigo...
Arcanjo
-
Zukinha
- Membro Veterano
Obrigada pelos esclarecimentos.
Eu vim aqui tirara dúvida porque realmente achei a conversa muito estranha, só que naquele momento não tinha argumentos, para além da lógica de que como pode um cruzamento "estragar" futuras descedências da cadela :s

Eu vim aqui tirara dúvida porque realmente achei a conversa muito estranha, só que naquele momento não tinha argumentos, para além da lógica de que como pode um cruzamento "estragar" futuras descedências da cadela :s
-
sitiodosanimais
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
- Contacto:
Penso que o "estragar" da raça, vem de ter uma ninhada "estragada", ou seja de cães não puros.
Obviamente se o progenitor for de um porte muito superior ao da progenitora, o facto da mesma dar à luz crias de um tamanho invulgar, lhe pode causar ferimentos internos que não sejam recuperáveis.
Esse parto pode tornar a progenitora infértil, e "estragá-la".
Note-se que estou propositadamente a utilizar aspas, os termos que hoje em dia se utilizam evoluíram
Obviamente se o progenitor for de um porte muito superior ao da progenitora, o facto da mesma dar à luz crias de um tamanho invulgar, lhe pode causar ferimentos internos que não sejam recuperáveis.
Esse parto pode tornar a progenitora infértil, e "estragá-la".
Note-se que estou propositadamente a utilizar aspas, os termos que hoje em dia se utilizam evoluíram
<p>Cumprimentos, </p>
-
JoanaElectra
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
- Contacto:
Joana
J.A.
"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
-
JoanaElectra
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
- Contacto:
Não tenho a certeza quanto àquilo que disse o sítiodosanimais...se alguém quisesse esclarecer...
Joana
Joana
J.A.
-
sitiodosanimais
- Membro Veterano
- Contacto:
Estava a tentar desmistificar o "estragar" a raça.JoanaElectra Escreveu:Não tenho a certeza quanto àquilo que disse o sítiodosanimais...se alguém quisesse esclarecer...
Joana
Na minha ideia, que pode obviamente não ser correcta, é como a crença de uma ninhada ser "boa".
Como é um dizer bastante antigo, estava a tentar encontrar justificações para o mesmo, baseando-me em alguma falta de informação, na época em que o "boato" deve ter aparecido
<p>Cumprimentos, </p>
a cadela não tem um 'reservatório' de genes do cão de primeira cruza
uma segunda ninhada com pai lab, sairiam todos labs... ora pense uma senhora branca ter um filho de um senhor negro e depois um segundo de um senhor branco. acha que o segundo ainda vai sair negro?
lá está como dizia, é questão de lógica
uma segunda ninhada com pai lab, sairiam todos labs... ora pense uma senhora branca ter um filho de um senhor negro e depois um segundo de um senhor branco. acha que o segundo ainda vai sair negro?
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
</strong>
-
sitiodosanimais
- Membro Veterano
- Contacto:
YolaeFifi Escreveu:a cadela não tem um 'reservatório' de genes do cão de primeira cruza![]()
Bem, em situações em que isso acontece, a Sra. costuma dizer ao Esposo que ele deve ter genes de negro, sem saber...
E ele pensa que está "estragado"
<p>Cumprimentos, </p>
-
leoa_nova_
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Fica estragada a ninhada, mesmo que ela cruze nesse mesmo cio com um cão da mesma raça com LOP, porque vai haver mistura de cachorros de raça com rafeiros.