Microchip Vs Responsabilidades

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

quinta abr 19, 2007 11:36 am

Aliás, esse é um problema que os criadores que colocam o microchip nos cães enfrentam, ou seja, se os LOP entregues ao dono (que já são definitivos) não mudarem de propriedade, pois há donos que não fazem a transferência da mesma, vêm-se proprietários de n cães que já não estão na sua criação.
Boas,
Pegando aqui neste comentário, pergunto:
Não é gravíssimo um criador ter um ou vários cães vendidos e o microchip desses animais continuarem em nome do criador?

E se há um acidente? A quem vão imputar as responsabilidades? Decerto que será ao dono do cão!! Mas não ficamos a saber quem é o dono do cão através do microchip? Não é esta a única prova?

É que na minha óptica, a haver um acidente, a polícia através do leitor do chip, pode perfeitamente responsabilizar o criador!

Estarei errado?!
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta abr 19, 2007 11:39 am

Não devia ser o criador a fazer a mudança de nome quando vende o animal? Assim isso já não acontecia.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
sitiodosanimais
Membro Veterano
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

quinta abr 19, 2007 11:43 am

...
Última edição por sitiodosanimais em segunda abr 30, 2007 12:18 pm, editado 5 vezes no total.
<p>Cumprimentos, </p>
sitiodosanimais
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 19, 2007 11:46 am

...
Última edição por sitiodosanimais em segunda abr 30, 2007 12:19 pm, editado 1 vez no total.
<p>Cumprimentos, </p>
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

quinta abr 19, 2007 12:00 pm

Então, não coloca o microchip porquê?? Faz a tranferência de proprietário no CPC. Eu tratei disso com o criador do Boris...Não vejo qual é o problema...o dono deve ter todo o interesse em que o cão fique em seu nome, não vá o "diabo tecê-las"...
Última edição por JoanaElectra em quinta abr 19, 2007 12:08 pm, editado 1 vez no total.
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
sitiodosanimais
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 19, 2007 12:01 pm

...
Última edição por sitiodosanimais em segunda abr 30, 2007 12:22 pm, editado 1 vez no total.
<p>Cumprimentos, </p>
sitiodosanimais
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 19, 2007 12:05 pm

...
Última edição por sitiodosanimais em segunda abr 30, 2007 12:24 pm, editado 1 vez no total.
<p>Cumprimentos, </p>
JoanaElectra
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 19, 2007 12:09 pm

Então, mas podia frisar que só vendia um animal desde que o registo deste passasse para o nome do actual proprietário.
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
bark
Membro Veterano
Registado: segunda dez 09, 2002 12:00 pm

quinta abr 19, 2007 12:15 pm

VitorN Escreveu: Boas,
Pegando aqui neste comentário, pergunto:
Não é gravíssimo um criador ter um ou vários cães vendidos e o microchip desses animais continuarem em nome do criador?

E se há um acidente? A quem vão imputar as responsabilidades? Decerto que será ao dono do cão!! Mas não ficamos a saber quem é o dono do cão através do microchip? Não é esta a única prova?

É que na minha óptica, a haver um acidente, a polícia através do leitor do chip, pode perfeitamente responsabilizar o criador!

Estarei errado?!

Partindo do princípio que o criador é de facto um Criador, sabe a quem estrega/vende os seus cães, logo, este problema nem se põe.

Uma prática que começa a ser comum é os cães serem chipados aquando do acto de entrega do cachorro aos novos donos, já em nome dos mesmos. Com o meu ultimo cão foi assim.

Na minha modesta opinião (e não só), na papelada do microchip, para além dos dados do dono, deveriam figurar sempre os dados do criador, exactamente para numa situação destas, ou no caso de o cão se perder haver mais do que um contacto.
cindye
Membro Veterano
Registado: terça mar 01, 2005 5:48 pm
Contacto:

quinta abr 19, 2007 12:23 pm

LuMaria Escreveu:Não devia ser o criador a fazer a mudança de nome quando vende o animal? Assim isso já não acontecia.
Exacto.

Eu microchipo os cachorros já no nome do proprietário e tratamos da transferencia para o pedigree definitivo. O proprietário recebe a documentação em casa já com tudo em ordem.
É seguro e descomplicado :wink:
sitiodosanimais
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 19, 2007 12:24 pm

...
Última edição por sitiodosanimais em segunda abr 30, 2007 12:26 pm, editado 1 vez no total.
<p>Cumprimentos, </p>
JoanaElectra
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 19, 2007 12:36 pm

O dono, quer queiramos quer não, é o que consta na base de dados do CPC, seja ele o criador ou o não. E já sabemos que a pessoa que irá ser responsabilizada é a que consta no LOP.

Joana
J.A.

VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

quinta abr 19, 2007 12:45 pm

JoanaElectra Escreveu:O dono, quer queiramos quer não, é o que consta na base de dados do CPC, seja ele o criador ou o não. E já sabemos que a pessoa que irá ser responsabilizada é a que consta no LOP.

Joana
Julgo não ser bem assim, Joana. Acredito que existam muiiiitttoooooos compradores que não tratam do LOP definitivo, ou seja, o cachorro continua a ser do criador, no LOP claro!
bark
Membro Veterano
Registado: segunda dez 09, 2002 12:00 pm

quinta abr 19, 2007 12:47 pm

Sitiodosanimais, caso não tenha reparado, eu referi as duas situações. :wink:
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta abr 19, 2007 12:53 pm

Se houver transparência e as coisas forem feitas como devem ser feitas este problema nem se põe.

Mas já agora, por exemplo, se eu deixar as minhas cadelas ao cuidado de alguém e nesse entretanto houver problemas indicaram-me que a culpa não recai sobre mim mas sobre a pessoa com quem estavam os animais. Será bem assim ou serão duas acções diferentes, a minha culpa enquanto dona e a culpabilização do outro enquanto responsável temporário? Isto aplica-se também ao criador e ao actual dono penso eu.
Última edição por LuMaria em quinta abr 19, 2007 12:54 pm, editado 1 vez no total.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Cães”