GARAVIDEZ IMAGINÁRIA

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Pajo
Membro
Registado: terça jan 15, 2002 2:10 pm

quarta fev 27, 2002 4:19 pm

OLA A TODOS,

ja uma vez falei sobre isto...

as cadelas a uma certa idade, quando não ficam grávidas, podem ter uma gravidez imaginada, em q deitam leite, e protegem bonecos, ou outras coisas como se fossem filhos, (eu ja vi um caso).

Existe quem defenda, q uma cadela ao não engravidar pelo menos uma vez pode ter problemas de saúde mais tarde, como por exemplo tumor numa mama.

Gostava de colocar este tema em debate...

Obrigado

Paulo Carvalho
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta fev 27, 2002 7:18 pm

Última edição por SeaLords em terça nov 18, 2008 8:12 pm, editado 1 vez no total.
ritinha
Membro Júnior

quarta fev 27, 2002 10:31 pm

Olá

Realmente vc não deve acreditar em tudo o que ouve!!!
A minha primeira cadela, uma cocker teve uma gravidez falsa no 2º. cio.
Foi cruzada no 4º. cio pariu 3 cachorros e foi uma mãe péssima. A partir daí cada cio uma gravidez falsa. Nunca mais pariu porque não se deixava montar. Nunca teve tumores e morreu de velha.

Madalena
taiga
Membro Júnior
Registado: quinta dez 13, 2001 5:27 pm

quarta abr 03, 2002 2:11 pm

A minha cadela tanto no 1ºcio cm no 2º fez gravidez psicologica. Pois a veterinária disse se ela não engravidar agora possivelmente ganha cancro. Por isso mais vale prevenir
taiga
Membro Júnior

quarta abr 03, 2002 2:11 pm

A minha cadela tanto no 1ºcio cm no 2º fez gravidez psicologica. Pois a veterinária disse se ela não engravidar agora possivelmente ganha cancro. Por isso mais vale prevenir
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta abr 03, 2002 2:18 pm

Olá Taiga,
Desculpe que lhe diga, mas a 'solução' apontada por essa veterinária é uma estupidez! A única forma de evitar um cancro no utero a 100% é remover o próprio útero, ou seja, esterilizar a cadela. Se a cadela engravidar agora, nada garante que não volte a ter gravidez imaginária em cios seguintes e nada garante também que não terá cancro. Aliás, em nada diminui essa possibilidade. Devo recordar-lhe que os riscos de cancro após uma gravidez são exactamente os mesmos que antes, existem mesmo até MAIS possibilidades de desenvolver outras doenças ( designadamente doenças mamárias). Isto já para não falar nos próprios riscos da gravidez e do parto. Por isso, se quer mesmo evitar que a cadela tenha cancro esterilize-a.
Em caso de gravidez psicológica, você deve procurar 'distrair' a cadela das suas tendências maternais, e enconder dela tudo o que ela possa usar como cachorros adoptivos. Existe também medicamentação a aplicar em casos mais graves, mas para isso terá de consultar um BOM veterinário.
Kurika_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am

quarta abr 03, 2002 4:01 pm

Olá Paulo...
Como todos por aqui sabemos, é contra a reprodução "caseira" dos cães, uma opinião que partilho em parte consigo. Também não acha que seja necessário as cadelas terem pelo menos uma ninhada para não estarem sujeitas a problemas de saúde, outra opinião que também partilho.

O que eu gostava de perguntar, apenas por curiosidade, é se a Mara está esterilizada e se não, porquê ? É que o seu caso parece-me daqueles em que só havia vantagens. Tem um macho e uma fêmea, logo evitava qualquer surpresa e também era melhor em termos de saúde, pelos vistos. Espero que não leve a mal a pergunta, é mesmo só curiosidade, sem qualquer tipo de espírito crítico ou irónico, o que ás vezes transparece nestas mensagens escritas, por muito que nós não queiramos. :)

No meu caso, posso desde já dizer que não esterilizei a Duda porque estou a pensar cruzá-la uma vez. Não que tenha medo de problemas de saúde, mas porque quero ficar com um macho da ninhada. Quanto aos outros nem sequer os vou vender, já que estão quase todos reservados para amigos e familiares meus (o quase depende do número de filhotes). Até já lhe arranjei um excelente namorado, para combinar com ela. Quando ficar com um dos filhotes, em princípio irei esterilizar a Duda. O meu único medo é que ela engorde e que o comportamento dominante dela em relação aos outros cães fique mais acentuado.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta abr 03, 2002 8:51 pm

A Esterilização da Mara é algo que não está fora de questão, e em que eu penso muitas vezes. No entanto, dado que tenho a possibilidade de a separar do Macho na altura do cio, não o tenho visto como algo urgente. As vantagem mais directa que teria, seria deixar de ter necessidade de separá-los...
Dado que não penso cruzá-la, as desvantagens e os problemas do parto e do cruzamento nem sequer se colocam.
Quanto à questão de um eventual Cancro do Utero, não digo que não seja coisa que não me preocupe ( até porque a Mara também já teve mais que uma vez gravidez pesicológica), mas tal como com outras coisas parece que isto é daquelas coisas que só acontecem aos outros.... e ao menor vestigio de qualquer coisa, estou sempre a tempo de lhe mandar tirar o utero!

Outra coisa que me deixa por vezes reticente é que a Mara é uma cadela muito parada, demasiado até! Receio que, embora não seja assim necessariamente, a operação a possa fazer ficar completamente parada.... tipo 'tapete'! hehehehehe!
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quarta abr 03, 2002 9:53 pm

Uma nova raça, o Rott alentejano

eheh

PauloC Escreveu: Receio que, embora não seja assim necessariamente, a operação a possa fazer ficar completamente parada.... tipo 'tapete'! hehehehehe!
Zita
Membro Veterano

quinta abr 04, 2002 12:13 pm

Olá,

é como a Selords diz!

essa ideia errónea de que a cadela ter que parir pelo menos uma vez, infelizmente está muito espalhada pela população em geral.

por experiência própria, posso garantir-lhe que o processo de gravidez, parto (ou ceasariana), cuidados pre e posnatais é extremamenteexigente em termos de recursos quer humanos quer monetários. Além disso o risco de mortalidade ronda os 30% e pode ir em certas raças a 50%.

além disso coloca-se o problema de arranjar bons donos para as crias...

portanto, desacocelho vivamente a procriação antes de se inteirar conscenciosamente sobre todos estes tópicos.

se decidir não procriar, a melhor solução é sempre a estrelização.

Boa decisão
taiga
Membro Júnior

quinta abr 04, 2002 2:02 pm

Olá Paulo C!!
Eu sei disso tudo que me disse. Ela agora está gravida e vamos ver o que acontece. Se no proximo cio acontecer a mesma gravidez psicologica vou submeter a cadela a operação. Pois prefiro prevenir a saude dela. Mas obrigado na mesma pela atenção e pela explicação
taiga
Membro Júnior

quinta abr 04, 2002 2:03 pm

Olá Paulo C!!
Eu sei disso tudo que me disse. Ela agora está gravida e vamos ver o que acontece. Se no proximo cio acontecer a mesma gravidez psicologica vou submeter a cadela a operação. Pois prefiro prevenir a saude dela. Mas obrigado na mesma pela atenção e pela explicação
taiga
Membro Júnior

quinta abr 04, 2002 2:04 pm

Olá Paulo C!!
taiga
Membro Júnior

quinta abr 04, 2002 2:04 pm

Olá Paulo C!!
taiga
Membro Júnior

quinta abr 04, 2002 2:06 pm

Desculpem pela repetição da mensagem!! Estava a dar erro!!
Responder

Voltar para “Cães”