comidinha

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sassas
Membro
Registado: quinta ago 29, 2002 3:31 pm

sexta jan 31, 2003 3:31 pm

Olá a todos, a minha pergunta pode parecer um pouco parva, mas quero satisfazer a minha curiosidade, em norma quantas gr de granulado come um Boxer com 6 meses? :p

Bjs e Queijos
Sara
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

sexta jan 31, 2003 3:36 pm

Oi. Tenho duas Boxers, uma com 4 anos e outra com 2 mesinhos...gostaria mto de ajudar nas tuas questões, mas queres saber quantas gramas por refeição ou por dia? A de 4 anos come 15 kg por mês...a outra vai comendo, ainda não se decidiu quantas vezes come a quantidade que come ;)
sassas
Membro

sexta jan 31, 2003 3:43 pm

olá, a minha cadela tem 6 meses como te disse mas acho que é muito pequenina, e magra, por isso quero saber a quantidade por dia?

Bjs e Queijos
Sara
cgtorres
Membro Veterano

sexta jan 31, 2003 3:48 pm

Oi Sara, estive a ver a tua menina, é muito bonita ;)
Se realmente achas que há um problema com a tua Luna, o meu conselho é procurares ajuda profissional. Eu estou longe de ser veterinária, e a única ajuda que poderia dar era em termos de comparação com as minhas. Há um veterinário que ajuda aqui na Arca. Pesa a tua cadelinha e envia os dados para ele, assim terás uma melhor opinião acerca disso. Faz é isso rápido porque pode e não há-de ser nada, mas se for, qto mais rápido melhor...
Vai dando notícias

Catarina ;)
varsenio
Membro
Registado: terça jan 07, 2003 2:36 pm

sexta jan 31, 2003 3:53 pm

Olá, não podes generalizar. Tens que ter em conta a ração que estás a dar ao cão. Normalmente, nos sacos de ração, existe uma tabela com o tipo de cão/idade e a respectiva dosagem diária. É isso que tens que seguir. Eu dou 350gr de ração da marca AAAA por dia à minha cadela, mas se fosse da marca BBBB já não seria a mesma quantidade (normalmente), teriam que consultar a tabela dessa marca para saber qual a dosagem indicada.

Se não tiveres acesso a essa tabela, guia-te pelas fezes do animal. Se estiverem muito duras e secas, normalmente indica que estás a dar pouca ração. Se, pelo contrário, estiverem muito moles (quase diarreia) então tens que reduzir a ração. Não alteres a quantidade todos os dias. Mantem a mesma quantidade durante 3/4 dias e vê qual o resultado.
As fezes do animal devem fazer o "rolinho" mas não serem excessivamente duras nem moles.

Qualquer dúvida consulta o vet. A alimentação do animal é dos factores mais importantes na sua vida.

Corrijam se estiver errado.

Abraços.
cgtorres
Membro Veterano

sexta jan 31, 2003 3:58 pm

Nada errado, concordo plenamente. E por não querer generalizar tb sugeri uma consulta ao veterinário, porque não há 2 cães iguais. Acho os teu conselhos muito apropriados :)

Catarina
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sábado fev 01, 2003 12:55 am

Não há necessidade alguma de ir ao veterinário até porque ele não sabe a quantidade de ração a dar.
As rações têm a tal tabela, até pode pesquisar na net no site das rações e será por aí que se têm de guiar. Mas ainda assim cada caso é um caso, por isso terá de controlar a sua cadela de modo a ver se fisicamente está bem com o que come ou se está magra ou gorda.

Varsenio essa das fezes, não percebi. O que faz as fezes moles ou não é o que se come, não a quantidade. Se come muito, apenas terá mais fezes, mas serão do mesmo "tipo" :). Não tenho certeza do que digo, mas achei estranho o que disse. Está a basear-se em quê para dizer isso?
Eu não estou a dizer que você está errado, apenas penso que está errado.
varsenio
Membro

domingo fev 02, 2003 9:56 pm

KROZ, é a reacção do sistema digestivo do cão. Comida em excesso -> fezes muito moles, Pouca comida -> fezes muito duras. Quando não usava ração guiava-me assim e resultava muito bem.

Esta "técnica" foi-me ensinada por um criador de cães meu conhecido.

Abraço.
KROZ
Membro Veterano

segunda fev 03, 2003 4:30 am

Ok, vou ter de confiar na sua palavra pois o Spot sempre comeu a quantidade mais ou menos ideal e só tinha fezes moles quando comia alguma porcaria ou quando comia carne e ossos.

Mas a minha admiração foi mais por nunca ter lido algo sobre isso aqui no fórum e já se discutiu algumas vezes assuntos de fezes.
sassas
Membro

segunda fev 03, 2003 10:21 am

Bom dia a todos ,
Obrigado pelas dicas, em relação as fezes dela acho que está tudo bem,talvez esteja a querer que ela vire adulta muito depressa, assim sendo coloco a pergunta de outra forma , qual é o peso médio das vossas meninas com 6 meses, pois é essa a idade da minha menina, e qual a altura?? ;)

Bjs e queijos
Sara

Ah e já agora algum de vocês é da zona do Estoril??? :)
A minha menina precisa de amiguinhos para brincar....
varsenio
Membro

segunda fev 03, 2003 10:23 am

Esta "regra" das fezes tem que ser aplicada com cuidado. Por exemplo, se o cão desenvolve uma diarreia, não se pode dizer automáticamente que é por causa de comer em excesso. Aqui à que saber exactamente qual foi a origem do desequilibrio. Funciona quando o dono mantém um determinado tipo de alimentação/quantidade durante algum tempo e verifica que as fezes estão normais. Se fôr necessário alterar a quantidade de comida (não o tipo), pode guiar-se pelas fezes para saber se o cão está ou não a comer a quantidade correcta. Se, por outro lado, alterar o tipo de alimentação (mesmo mantento a quantidade) o sistema digestivo do cão, que é muito sensivel a estas alterações, vai resentir-se com certeza e aqui já não funciona a tal "regra" das fezes porque elas podem estar alteradas por outros motivos que não a quantidade de comida.

Isto segundo minha experiência própria. Gostava de ver aqui comentários de membros com mais conhecimentos que eu. Afinal, por vezes temos determinados comportamentos durante quase toda a vida porque pensamos que estão correctos, quando vimos a descobrir que afinal não era nada daquilo, e estamos a fazer tudo ao contrário.

Abraços.
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

segunda fev 03, 2003 10:56 am

Em relação a comida,

Eu encho o comedor de comida e eles comem o q quiserem durante o dia.....estando a falar de raçao, e nunca tive probelmas de diarreias.
KROZ
Membro Veterano

segunda fev 03, 2003 2:57 pm

Oh... já estava a ver o Spot a rebolar na rua...
Cybergirl Escreveu: Em relação a comida,

Eu encho o comedor de comida e eles comem o q quiserem durante o dia.....estando a falar de raçao, e nunca tive probelmas de diarreias.
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

segunda fev 03, 2003 3:08 pm

concordo por causa da possivel obesidade, temos destar spr atentos a esses possiveis exageros.....eu é q ate agora nao tive problemas......e no meu caso previne outros problemas ainda mais graves (estomago).
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

segunda fev 03, 2003 3:22 pm

Ola Cybergirl,

Nao acho que seja boa ideia deixar o comedor cheio todo o dia. E isto por duas razoes:
- Para evitar que o cao coma demais.
- Para reforcar a posicao do dono como chefe de matilha.

A primeira razao que expuz e facil de compreender... Talvez o seu cao coma com peso e medida, mas o meu, por exemplo, e um glutao e e de uma raca propensa a obesidade...
Quanto a segunda razao: Como ja se falou varias vezes neste forum, e muito importante para nos, humanos, compreendermos a maneira como pensam os nossos amigos caes. A sociedade dos caes e hierarquica: Ha sempre um lider. O objectivo de um bom treino e ensinar ao cao, de maneira nao violenta que o dono e o lider da matilha.
Uma das funcoes do lider da matilha e providenciar alimento. Se o se cao esta habituado a encontar alimento num certo local, nao vai associar o dono ao papel do lider que providencia.
E por isso muito importante que o cao veja quem lhe poe a racao no prato. Para certos caes muito dominantes tambem e necessario demostrar-lhe que o dono tem o direito a comer o pedaco melhor que esta no prato. (Isto faz-se colocando um bocadinho de queijo ou uma bolacha ao cimo da racao do cao e comer esse pedacinho a vista do cao antes de estender o prato).
Outro exercicio com comida que se pode fazer e ter mais do que um prato de comida.
1. O cao come do primeiro prato,
2. o dono, com outro prato na mao chama o cao,
3. o cao aproxima-se e so quando se aproxima e que o dono lhe poe o segundo prato e frente. Lembre-se, se quiser fazer este exercicio de que o lider nunca se aproxima do subordinado. O subordinado e que se aproxima!
Responder

Voltar para “Cães”