comidinha
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 29, 2002 11:39 am
Oi. Tenho duas Boxers, uma com 4 anos e outra com 2 mesinhos...gostaria mto de ajudar nas tuas questões, mas queres saber quantas gramas por refeição ou por dia? A de 4 anos come 15 kg por mês...a outra vai comendo, ainda não se decidiu quantas vezes come a quantidade que come 

-
- Membro Veterano
Oi Sara, estive a ver a tua menina, é muito bonita 
Se realmente achas que há um problema com a tua Luna, o meu conselho é procurares ajuda profissional. Eu estou longe de ser veterinária, e a única ajuda que poderia dar era em termos de comparação com as minhas. Há um veterinário que ajuda aqui na Arca. Pesa a tua cadelinha e envia os dados para ele, assim terás uma melhor opinião acerca disso. Faz é isso rápido porque pode e não há-de ser nada, mas se for, qto mais rápido melhor...
Vai dando notícias
Catarina

Se realmente achas que há um problema com a tua Luna, o meu conselho é procurares ajuda profissional. Eu estou longe de ser veterinária, e a única ajuda que poderia dar era em termos de comparação com as minhas. Há um veterinário que ajuda aqui na Arca. Pesa a tua cadelinha e envia os dados para ele, assim terás uma melhor opinião acerca disso. Faz é isso rápido porque pode e não há-de ser nada, mas se for, qto mais rápido melhor...
Vai dando notícias
Catarina

-
- Membro
- Registado: terça jan 07, 2003 2:36 pm
Olá, não podes generalizar. Tens que ter em conta a ração que estás a dar ao cão. Normalmente, nos sacos de ração, existe uma tabela com o tipo de cão/idade e a respectiva dosagem diária. É isso que tens que seguir. Eu dou 350gr de ração da marca AAAA por dia à minha cadela, mas se fosse da marca BBBB já não seria a mesma quantidade (normalmente), teriam que consultar a tabela dessa marca para saber qual a dosagem indicada.
Se não tiveres acesso a essa tabela, guia-te pelas fezes do animal. Se estiverem muito duras e secas, normalmente indica que estás a dar pouca ração. Se, pelo contrário, estiverem muito moles (quase diarreia) então tens que reduzir a ração. Não alteres a quantidade todos os dias. Mantem a mesma quantidade durante 3/4 dias e vê qual o resultado.
As fezes do animal devem fazer o "rolinho" mas não serem excessivamente duras nem moles.
Qualquer dúvida consulta o vet. A alimentação do animal é dos factores mais importantes na sua vida.
Corrijam se estiver errado.
Abraços.
Se não tiveres acesso a essa tabela, guia-te pelas fezes do animal. Se estiverem muito duras e secas, normalmente indica que estás a dar pouca ração. Se, pelo contrário, estiverem muito moles (quase diarreia) então tens que reduzir a ração. Não alteres a quantidade todos os dias. Mantem a mesma quantidade durante 3/4 dias e vê qual o resultado.
As fezes do animal devem fazer o "rolinho" mas não serem excessivamente duras nem moles.
Qualquer dúvida consulta o vet. A alimentação do animal é dos factores mais importantes na sua vida.
Corrijam se estiver errado.
Abraços.
-
- Membro Veterano
Nada errado, concordo plenamente. E por não querer generalizar tb sugeri uma consulta ao veterinário, porque não há 2 cães iguais. Acho os teu conselhos muito apropriados 
Catarina

Catarina
Não há necessidade alguma de ir ao veterinário até porque ele não sabe a quantidade de ração a dar.
As rações têm a tal tabela, até pode pesquisar na net no site das rações e será por aí que se têm de guiar. Mas ainda assim cada caso é um caso, por isso terá de controlar a sua cadela de modo a ver se fisicamente está bem com o que come ou se está magra ou gorda.
Varsenio essa das fezes, não percebi. O que faz as fezes moles ou não é o que se come, não a quantidade. Se come muito, apenas terá mais fezes, mas serão do mesmo "tipo"
. Não tenho certeza do que digo, mas achei estranho o que disse. Está a basear-se em quê para dizer isso?
Eu não estou a dizer que você está errado, apenas penso que está errado.
As rações têm a tal tabela, até pode pesquisar na net no site das rações e será por aí que se têm de guiar. Mas ainda assim cada caso é um caso, por isso terá de controlar a sua cadela de modo a ver se fisicamente está bem com o que come ou se está magra ou gorda.
Varsenio essa das fezes, não percebi. O que faz as fezes moles ou não é o que se come, não a quantidade. Se come muito, apenas terá mais fezes, mas serão do mesmo "tipo"

Eu não estou a dizer que você está errado, apenas penso que está errado.
-
- Membro
KROZ, é a reacção do sistema digestivo do cão. Comida em excesso -> fezes muito moles, Pouca comida -> fezes muito duras. Quando não usava ração guiava-me assim e resultava muito bem.
Esta "técnica" foi-me ensinada por um criador de cães meu conhecido.
Abraço.
Esta "técnica" foi-me ensinada por um criador de cães meu conhecido.
Abraço.
Ok, vou ter de confiar na sua palavra pois o Spot sempre comeu a quantidade mais ou menos ideal e só tinha fezes moles quando comia alguma porcaria ou quando comia carne e ossos.
Mas a minha admiração foi mais por nunca ter lido algo sobre isso aqui no fórum e já se discutiu algumas vezes assuntos de fezes.
Mas a minha admiração foi mais por nunca ter lido algo sobre isso aqui no fórum e já se discutiu algumas vezes assuntos de fezes.
Bom dia a todos ,
Obrigado pelas dicas, em relação as fezes dela acho que está tudo bem,talvez esteja a querer que ela vire adulta muito depressa, assim sendo coloco a pergunta de outra forma , qual é o peso médio das vossas meninas com 6 meses, pois é essa a idade da minha menina, e qual a altura??
Bjs e queijos
Sara
Ah e já agora algum de vocês é da zona do Estoril???
A minha menina precisa de amiguinhos para brincar....
Obrigado pelas dicas, em relação as fezes dela acho que está tudo bem,talvez esteja a querer que ela vire adulta muito depressa, assim sendo coloco a pergunta de outra forma , qual é o peso médio das vossas meninas com 6 meses, pois é essa a idade da minha menina, e qual a altura??

Bjs e queijos
Sara
Ah e já agora algum de vocês é da zona do Estoril???

A minha menina precisa de amiguinhos para brincar....
-
- Membro
Esta "regra" das fezes tem que ser aplicada com cuidado. Por exemplo, se o cão desenvolve uma diarreia, não se pode dizer automáticamente que é por causa de comer em excesso. Aqui à que saber exactamente qual foi a origem do desequilibrio. Funciona quando o dono mantém um determinado tipo de alimentação/quantidade durante algum tempo e verifica que as fezes estão normais. Se fôr necessário alterar a quantidade de comida (não o tipo), pode guiar-se pelas fezes para saber se o cão está ou não a comer a quantidade correcta. Se, por outro lado, alterar o tipo de alimentação (mesmo mantento a quantidade) o sistema digestivo do cão, que é muito sensivel a estas alterações, vai resentir-se com certeza e aqui já não funciona a tal "regra" das fezes porque elas podem estar alteradas por outros motivos que não a quantidade de comida.
Isto segundo minha experiência própria. Gostava de ver aqui comentários de membros com mais conhecimentos que eu. Afinal, por vezes temos determinados comportamentos durante quase toda a vida porque pensamos que estão correctos, quando vimos a descobrir que afinal não era nada daquilo, e estamos a fazer tudo ao contrário.
Abraços.
Isto segundo minha experiência própria. Gostava de ver aqui comentários de membros com mais conhecimentos que eu. Afinal, por vezes temos determinados comportamentos durante quase toda a vida porque pensamos que estão correctos, quando vimos a descobrir que afinal não era nada daquilo, e estamos a fazer tudo ao contrário.
Abraços.
Oh... já estava a ver o Spot a rebolar na rua...
Cybergirl Escreveu: Em relação a comida,
Eu encho o comedor de comida e eles comem o q quiserem durante o dia.....estando a falar de raçao, e nunca tive probelmas de diarreias.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am
concordo por causa da possivel obesidade, temos destar spr atentos a esses possiveis exageros.....eu é q ate agora nao tive problemas......e no meu caso previne outros problemas ainda mais graves (estomago).
Ola Cybergirl,
Nao acho que seja boa ideia deixar o comedor cheio todo o dia. E isto por duas razoes:
- Para evitar que o cao coma demais.
- Para reforcar a posicao do dono como chefe de matilha.
A primeira razao que expuz e facil de compreender... Talvez o seu cao coma com peso e medida, mas o meu, por exemplo, e um glutao e e de uma raca propensa a obesidade...
Quanto a segunda razao: Como ja se falou varias vezes neste forum, e muito importante para nos, humanos, compreendermos a maneira como pensam os nossos amigos caes. A sociedade dos caes e hierarquica: Ha sempre um lider. O objectivo de um bom treino e ensinar ao cao, de maneira nao violenta que o dono e o lider da matilha.
Uma das funcoes do lider da matilha e providenciar alimento. Se o se cao esta habituado a encontar alimento num certo local, nao vai associar o dono ao papel do lider que providencia.
E por isso muito importante que o cao veja quem lhe poe a racao no prato. Para certos caes muito dominantes tambem e necessario demostrar-lhe que o dono tem o direito a comer o pedaco melhor que esta no prato. (Isto faz-se colocando um bocadinho de queijo ou uma bolacha ao cimo da racao do cao e comer esse pedacinho a vista do cao antes de estender o prato).
Outro exercicio com comida que se pode fazer e ter mais do que um prato de comida.
1. O cao come do primeiro prato,
2. o dono, com outro prato na mao chama o cao,
3. o cao aproxima-se e so quando se aproxima e que o dono lhe poe o segundo prato e frente. Lembre-se, se quiser fazer este exercicio de que o lider nunca se aproxima do subordinado. O subordinado e que se aproxima!
Nao acho que seja boa ideia deixar o comedor cheio todo o dia. E isto por duas razoes:
- Para evitar que o cao coma demais.
- Para reforcar a posicao do dono como chefe de matilha.
A primeira razao que expuz e facil de compreender... Talvez o seu cao coma com peso e medida, mas o meu, por exemplo, e um glutao e e de uma raca propensa a obesidade...
Quanto a segunda razao: Como ja se falou varias vezes neste forum, e muito importante para nos, humanos, compreendermos a maneira como pensam os nossos amigos caes. A sociedade dos caes e hierarquica: Ha sempre um lider. O objectivo de um bom treino e ensinar ao cao, de maneira nao violenta que o dono e o lider da matilha.
Uma das funcoes do lider da matilha e providenciar alimento. Se o se cao esta habituado a encontar alimento num certo local, nao vai associar o dono ao papel do lider que providencia.
E por isso muito importante que o cao veja quem lhe poe a racao no prato. Para certos caes muito dominantes tambem e necessario demostrar-lhe que o dono tem o direito a comer o pedaco melhor que esta no prato. (Isto faz-se colocando um bocadinho de queijo ou uma bolacha ao cimo da racao do cao e comer esse pedacinho a vista do cao antes de estender o prato).
Outro exercicio com comida que se pode fazer e ter mais do que um prato de comida.
1. O cao come do primeiro prato,
2. o dono, com outro prato na mao chama o cao,
3. o cao aproxima-se e so quando se aproxima e que o dono lhe poe o segundo prato e frente. Lembre-se, se quiser fazer este exercicio de que o lider nunca se aproxima do subordinado. O subordinado e que se aproxima!