Oies,
Tenho uma cadela Weimaraner de 7 meses e uma semana, a Gucci, muito meiga, sempre atenta onde estou, na rua é excelente a caminhar com comandos de voz: Por aqui, Espera (pára), Atravessa, Vira esquerda, Vira direita, Junto... Mas na rua, a Gucci, teima em não obedecer a Anda aqui!
Não foi sempre assim, mas também nunca foi o ideal. Quando eventualmente a Gucci me contrariava, em vez de ir atrás dela, seguia na direcção inversa dando-lhe comandos de voz como: Por aqui e assobiando o nosso sinal de ir. Ao qual ela responde muito bem.
Quando ela vinha, esperava pelo melhor momento e agarrava-a antes de sair do parque (só aqui lhe tiro a trela).
Agora com 7 meses e uma semana, a Gucci está ligeiramente pior e não mostra sinais de melhorar.
Nas últimas saidas ao parque, para que esta possa correr à vontade, o regresso tem sido problemático. Cada vez mais preciso de me esforçar e encontrar "armadilhas" para lhe colocar a trela. Quando a apanho, não lhe bato mas repreendo-a verbalmente e quando chega a casa vai para o castigo em vez de receber o biscoito habitual caso ela se porte bem na rua.
Em casa exercito o Anda aqui, recompenso-a. Na rua, raramente ela aceita um biscoito, ela não aceita porque isso afasta a atenção dela para todos os sons e cheiros que há por alí!!
Enfim! Help!
Ajudas para melhorar esta situação são muito bem vindas.
Até porque este é um problema que tem mesmo que ser resolvido. Embora o Weimaraner seja um cão que se adapte muito bem à vida caseira, é um cão muito energético e que precisa de pelo menos uma boa corrida por dia. Correr ao lado deste cão só mesmo numa bicicleta!
Será que estou a fazer um drama e daqui a 2 meses a Gucci acalma?
Qual deverá ser o meu melhor procedimento com ela?
Obrigada
Druiel
Help! 7 meses e com tendências fugitivas!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
Nas últimas saidas ao parque, para que esta possa correr à vontade, o regresso tem sido problemático. Cada vez mais preciso de me esforçar e encontrar "armadilhas" para lhe colocar a trela. Quando a apanho, não lhe bato mas repreendo-a verbalmente e quando chega a casa vai para o castigo em vez de receber o biscoito habitual caso ela se porte bem na rua.
O problema está essencialmente neste procedimento.
Quando ela chega ao pé de si não deve repreender deve antes elogia-la, quando ao regressar a casa deve criar nisso um bom motivo de regresso, geralmente é quando lhe pode dar uns petiscos...como um osso fresco de vaca. E quando regressa com ela a casa, não a devia por de castigo, ela não entende porquê que está de castigo, ela nem percebe se aquilo é castigo. Ela simplesmente não gosta. E se não gosta vai evitar ir para lá...ou seja ir para casa após do passeio.
O que deve fazer é comprar uma trela de pistagem, com 10 metros.
Sempre que ela se afastar e não responder à ordem de regressar, deve então dar um puxão na trela e dizer "não", assim que ela chegue junto de si, deve elogiar... faça isso as vezes que forem necessárias. E quando estiver solta deve usar os comandos de voz que usou no treino.
Quando a soltar e voltar a prender-la, não deve ir imediatamente para casa, desta forma ela vai ficar mais relutante em regressar.
<p>susana</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
- Contacto:
Penso que a Susana já deu os conselhos ideais!
A trela de pistagem, permitirá bastante liberdade de movimentos à cadela sem que lhe perca o controlo. À medida que sentir progressos, vá reduzindo os momentos com trela (sempre gradualmente).
É importante dizer que os Weimaraners, tal como tantos outros cães de caça não são os mais fáceis relativamente ao treino de obediência. São muito vivos, muito enérgicos e distraem-se com muita facilidade (geralmente o nariz é mais forte do que a concentração
), logo terá de haver uma boa dose de paciência e compreensão extra por parte dos donos, mas tudo se consegue.
Bons treinos!
A trela de pistagem, permitirá bastante liberdade de movimentos à cadela sem que lhe perca o controlo. À medida que sentir progressos, vá reduzindo os momentos com trela (sempre gradualmente).
É importante dizer que os Weimaraners, tal como tantos outros cães de caça não são os mais fáceis relativamente ao treino de obediência. São muito vivos, muito enérgicos e distraem-se com muita facilidade (geralmente o nariz é mais forte do que a concentração

Bons treinos!

<p>Cumprimentos
João Silva
</p>
João Silva
</p>
Oi,
Obrigada pelas dicas e sobretudo por identificar o problema.
Tenho uma trela de 5 metros e enquanto na trela a Gucci faz tudo o que lhe peço, inclusivelmente o Espera e Anda Aqui!
Assim, tudo se resume ao facto de cada vez que a chamar ou "apanhar", recompensa-la.
Com o devido tempo e treino, creio que irei conseguir.
Mais uma vez obrigada
Druiel
Tenho uma trela de 5 metros e enquanto na trela a Gucci faz tudo o que lhe peço, inclusivelmente o Espera e Anda Aqui!
Assim, tudo se resume ao facto de cada vez que a chamar ou "apanhar", recompensa-la.
Mais uma vez obrigada
Druiel
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mai 26, 2004 10:17 am
- Localização: 2 cadelas-Farrusca (Labrador) Pantufa (Pastor Alemão), pássaros, peixes
Penso que essa é a maior dificuldade no treino de um cão. Mas com tempo, paciência e bscoitos saborosos lá chegará.
Boa sorte.
Márcia Machado
Boa sorte.
Márcia Machado
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
Druiel Escreveu:Oi,
Mais uma vez obrigada
Druiel
Então tente usar uma trela mais comprida...de 10 m, não é muito mas é o dobro e tem influência.
E evite fazer o que tem feito...nunca ralhar quando ela regressa e muito menos castigo em casa.
<p>susana</p>
oi! passou-se o mesmo com a minha cadela. aos sete meses virou rebelde, chegou a passar uma noite inteira na rua, quais biscoitos, quais quê. chegou a arrancar-me o saco dos biscoitos da mão e foi comê-los pra longe. não se deixou apanhar, até fintas fez. A partir daí tem sido este calvário. fiquei um tempo sem soltá-la mas como precisa de correr lá a solto de vez em quando na minha rua, porém já sei que embora não fuja e nem me perca de vista só vêm até mim quando já está cansada e quer vir para casa.
Mas como ela tem que vir quando eu quero e não quando ela quer (até porque é um perigo para os pombos, gatos e ratos) não vou esperar que mude e já estamos na lista para o próximo grupo de uma escola de treino.
Mas é uma situação enervante e desesperante, é que elas literalmente bricam connosco e quanto mais o tempo passa mais passada fico.
deixo aqui a minha compreensão e desejo noticias de melhoras.
Mas como ela tem que vir quando eu quero e não quando ela quer (até porque é um perigo para os pombos, gatos e ratos) não vou esperar que mude e já estamos na lista para o próximo grupo de uma escola de treino.
Mas é uma situação enervante e desesperante, é que elas literalmente bricam connosco e quanto mais o tempo passa mais passada fico.
deixo aqui a minha compreensão e desejo noticias de melhoras.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
eu desisti de soltar a carlota. ela tb. tem sangue de caçadora. se sente um bicharoco, ninguém a agarra. então agora que nasceram coelhos por todo o lado. desaparecia:x
Oies,
Com a Gucci as coisas estão a correr bem melhor.
Desde de que mudei de atitude e desde de que re-iniciei o treino em casa, está sem dúvida bem melhor.
O optimo dela, é que nunca se afasta demasiado.
Uma das brincadeiras que temos no parque, é eu esconder-me e quando assobio ela vem à minha procura.
Entretanto após semanas de treino, FINALMENTE, ela já vai buscar a bola e traz-la até mim! É fantástico para a fazer correr!
Um abraço para todos
Druiel
Com a Gucci as coisas estão a correr bem melhor.
Desde de que mudei de atitude e desde de que re-iniciei o treino em casa, está sem dúvida bem melhor.
O optimo dela, é que nunca se afasta demasiado.
Uma das brincadeiras que temos no parque, é eu esconder-me e quando assobio ela vem à minha procura.
Entretanto após semanas de treino, FINALMENTE, ela já vai buscar a bola e traz-la até mim! É fantástico para a fazer correr!
Um abraço para todos
Druiel