Problema com os Banhos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
JessicaA
Membro
Registado: domingo jul 30, 2006 10:29 am

domingo jun 10, 2007 1:58 pm

O meu Husky odeia completamente água. Hoje eu de-lhe banho na banheira e ele esteve quase sempre a escorregar porque queria fugir, e ele continuando assim partirá uma pata.Normalmente os Huskies devem gostar de água mas ele nada disso.
Não há alguma coisa para ele deixar de odiar da água? :?
Beijos*
magsimpson
Membro Veterano
Registado: quarta mar 28, 2007 4:53 pm

domingo jun 10, 2007 2:08 pm

A minha nicas também não gosta, por isso eu só lhe dou banho em sujidade extrema(mas ela também tem pelo curto :lol: ).
Mas o que eu faço é nunca lhe molhar o focinho com água nem fazer movimentos bruscos,falo sempre com ela e faço-lhe festas e ela tá ali muito quieta.
Agora faze-la gostar de água acho que nunca vou conseguir, quando vê uma mangueira esconde-se logo...
<strong>SHIKAKEDOKUME</strong>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo jun 10, 2007 2:33 pm

se calhar, não está habituado. os meus tb. não gostam muito. o max tem de ir de trela para dentro da banheira. a carlota vai ao colo :lol:
quando se trata da cabeça é uma grande tourada. tive aqui uma cadela abandonada. quando se viu na barreira, fugiu espavorida e mijou-se toda :o nem voltei a tentar.
talvez tb. seja uma questão de temperatura. da água talvez a trela ajude a controlar o cão
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
domingo jun 10, 2007 5:28 pm

O cão deverá de ser habituado a banho desde cedo. Quando não o é, esse genero de reacção é normal. Agora só com muita paciência e insistência. O cão vai acabar por perceber que o banho não é nenhum bicho papão. :wink:
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo jun 10, 2007 5:41 pm

IsabelNobre_ Escreveu:O cão deverá de ser habituado a banho desde cedo. Quando não o é, esse genero de reacção é normal. Agora só com muita paciência e insistência. O cão vai acabar por perceber que o banho não é nenhum bicho papão. :wink:
bom, o max a partir aí dos 3 meses, levava um banho de tak tik dia sim, dia não. devia estar habituado. ou terá ficado traumatizado?
ele não tem pavor à água. pelo contrário. mal vê um charco, vai logo molhar-se. agora, entrar na banheira :D
IsabelNobre_
Membro Veterano
domingo jun 10, 2007 11:59 pm

anjjazul Escreveu:
IsabelNobre_ Escreveu:O cão deverá de ser habituado a banho desde cedo. Quando não o é, esse genero de reacção é normal. Agora só com muita paciência e insistência. O cão vai acabar por perceber que o banho não é nenhum bicho papão. :wink:
bom, o max a partir aí dos 3 meses, levava um banho de tak tik dia sim, dia não. devia estar habituado. ou terá ficado traumatizado?
ele não tem pavor à água. pelo contrário. mal vê um charco, vai logo molhar-se. agora, entrar na banheira :D
Anjjazul, eu não acredito em traumas, n me pergunte porquê mas acho que hoje em dia é tudo traumas e tudo causa trauma, mas adiante. :P

Se calhar o desgraçado como estava doente, quem sabe não associou o banho ao desconforto que sentia naquela altura. Mas acho que todos os cães, com calma se conseguem habituar a ser manejados, da mesma forma que se desabituam muito depressa.
O cão tem de ver o banho como algo tão simples como ir à rua, é uma rotina, algo que tem de fazer, que faz parte do dia a dia dele. Claro que n significa que lhe vão dar banhos diários.
Eles são manhosos, e muito espertos, eles lutam conosco para ver até onde é que nós vamos, apanham-nos as manhas todas porque nos conhecem melhor que ninguém. O truque é não ceder, não nos podemos passar da cabeça tb, tudo com muita calma e paciência, demore o tempo que demorar eles têm de ficar quietos e só qdo nós entendermos q eles estão prontos é que podem ir à vidinha deles. Façam isto uma, duas três vezes vão ver que resulta, porque eles de parvos não têm nada, acabam por desistir de lutar contra nós. :wink:

Deixar de lhe dar banho só porque é uma chatice e porque não nos apetece chatear é q não pode ser, se não é um problema q nunca resolverão. :wink:
Workshops para donos
Isabel
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

segunda jun 11, 2007 9:23 am

Concordo com a IsabelNobre.

E há uns factores que podem determinar de certa forma uma maior resistência.

A água quente demais ou fria demais. A temperatura deve ser morna.

O Shampoo usado, deve ser neutro. Quando se usa determinados produtos que possam causar ardor nos olhos dos cães, isso pode causar um grande incómodo no cão e ele insistir em fugir.

E um outro aspecto, prende-se com água que entra nos ouvidos dos cães durante o banho.
O ideal é proteger o ouvido com algodão e deixar para o fim do banho a cabeça do cão. Eu sempre fiz isto ao meu cão, porque sei que a zona do corpo, da qual eles não gostam nada de ser limpos, é a zona do focinho e orelhas.
<p>susana</p>
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

segunda jun 11, 2007 2:18 pm

[quote="IsabelNobre[/quote]
... Eles são manhosos, e muito espertos, eles lutam conosco para ver até onde é que nós vamos, apanham-nos as manhas todas porque nos conhecem melhor que ninguém. O truque é não ceder, não nos podemos passar da cabeça tb, tudo com muita calma e paciência, demore o tempo que demorar eles têm de ficar quietos e só qdo nós entendermos q eles estão prontos é que podem ir à vidinha deles. Façam isto uma, duas três vezes vão ver que resulta, porque eles de parvos não têm nada, acabam por desistir de lutar contra nós. :wink:

Deixar de lhe dar banho só porque é uma chatice e porque não nos apetece chatear é q não pode ser, se não é um problema q nunca resolverão. :wink:[/quote]

Ora nem mais. Eu que o diga. Dar banho ao meu cão tornou-se uma verdadeira guerra. Começou pelo banho, continuou com todas as "pequenas vontades do piqueno" e já não conseguia pôr-lhe a escova em cima. Apanhou-me o fraco que era não suportar os latidos (eu não queria incomodar os vizinhos e desistia) e levava a sua avante. Um dia decidi que já era demais, pus mãos á obra e ignorei-lhe os lamentos. Não foi fácil mas está espantosamente calmo. O truque é nunca voltar atrás. É como as dietas para emagrecer, para resultarem é preciso mudar de hábitos e não apenas mudar algo durante um curto período de tempo. Escusado será dizer que assim dá mais trabalho! Mas compensa :wink: , é bom sentir que se ultrapassou um desafio e acho que ele até agradece porque já não anda tão ansioso. Agora nunca se pode dar o "trabalho" como concluído, é preciso manter a mesma atitude todos os dias.
Wave7
Membro Júnior
Registado: terça mai 01, 2007 12:35 pm

terça jun 12, 2007 2:51 pm

Eu não dou banho aos meus cães. Só no caso de eles se sujarem imenso, tipo ficarem cheios de lama, etc. A Lómë não se dá bem com a água, porque o pelo de baixo não seca (mesmo depois de duas horas com secador), fica húmida e isso não é bom para o problema dela da displasia. Então, tive de arranjar soluções criativas.
Comprei uma "ionic pet brush" (que é uma escova que funciona com uma pilha de 9 volts, libertando iões negativos enquanto escova os cães) e escovo as duas com ela todas as semanas. A escova elimina os odores, porque mata bactérias e fungos que estejam depositados na pele.
O pelo maravilhoso da Lómë está lindissimo e os meus cães cheiram... a água. Ou seja, a nada.
Além disso, como já disse noutros fóruns, comprei um gel de aloé vera 99% puro, misturo com uma colher de chá de óleo de neem e passo-lhes essa mistura pelo pelo a seguir à escovagem. Tanto gel como o neem têm acção anti-bacteriana e anti-fúngica e o neem funciona ainda como repelente natural de mosquitos, moscas, carraças e pulgas.
O gel é mais caro: um frasco custa à volta de 12 euros e dá-me só para 3 semanas (3x) para os dois cães. O óleo de neem, que se pode mandar vir de Inglaterra, custa 7 libras, mas dá para um ano.
Em termos de tempo, gasto meia hora por semana com isto.
Se não for feito todas as semanas, os animais começam a ficar sujos.
Mas enfim, deixo aqui uma alternativa.
Animais: L&oacute;m&euml; e M&eacute;lita.
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

terça jun 12, 2007 5:46 pm

Eu sou da opinião que, por regra, não se deve dar banho aos cães nem tentar, de qualquer outra forma, desfarçar-lhes o cheiro natural.
O cheiro é muito importante para os cães
IsabelNobre_
Membro Veterano
quarta jun 13, 2007 1:00 am

No caso dos nórdicos, confesso que é mais complicada a secagem, daí não se recomendar muitos banhos, uma vez q é complicado retirar a água do pelo, ou seja secar por complecto.
Mas mesmo assim um banhito de 4 em 4 meses, não é má ideia. :wink:
Workshops para donos
Isabel
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta jun 13, 2007 11:28 am

FBC Escreveu:Eu sou da opinião que, por regra, não se deve dar banho aos cães nem tentar, de qualquer outra forma, desfarçar-lhes o cheiro natural.
Epá... para quem tem cães a dormir em casa, digamos que não é muito agradável ficar com a casa ... digamos... almiscarada. E há cães almiscarados como tudo... embora outros nem tanto...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta jun 13, 2007 11:37 am

IsabelNobre_ Escreveu:No caso dos nórdicos, confesso que é mais complicada a secagem, daí não se recomendar muitos banhos, uma vez q é complicado retirar a água do pelo, ou seja secar por complecto.
Mas mesmo assim um banhito de 4 em 4 meses, não é má ideia. :wink:
Com calor e com pelagem de "verão", não há grande crise.

O pior é com tempo frio e humido. Umas 4 horinhas de secagem, ninguem tira... 8)

Já cheguei a dar banho em alguns com intervalos de uma semana (porque era necessário nessa altura específica) e outros chegam a estar 3 anos sem banho (as mudas frequentes resolvem a situação). ;)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Filipa_Cunha
Membro
Registado: quarta nov 30, 2005 2:30 pm

quarta jun 13, 2007 12:13 pm

JessicaA Escreveu:O meu Husky odeia completamente água. Hoje eu de-lhe banho na banheira e ele esteve quase sempre a escorregar porque queria fugir, e ele continuando assim partirá uma pata.Normalmente os Huskies devem gostar de água mas ele nada disso.
Não há alguma coisa para ele deixar de odiar da água? :?
Beijos*
Hello! A minha cadela também é uma husky.. ao principio também odiava agua mas agora sabe k nao lhe adianta de muito tentar fujir e já desistiu da ideia!
É normal eles não gostarem da água da banheira pois estão a ser forçaddos a entrar nela... por norma adora a agua do rio ou mar!
Se vires que não consegues mesmo lhe dar banho tenta dar-lhe banho num centro de beleza e estética caninos! :D boa sorte :*
<strong>" Espelhe o seu bom ser no seu animal.. pois n&atilde;o existe c&atilde;es perigosos... apenas pessoas perigosas mesmo que sem o querer terem sido..."</strong>
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta jun 13, 2007 12:50 pm

fang Escreveu:
FBC Escreveu:Eu sou da opinião que, por regra, não se deve dar banho aos cães nem tentar, de qualquer outra forma, desfarçar-lhes o cheiro natural.
Epá... para quem tem cães a dormir em casa, digamos que não é muito agradável ficar com a casa ... digamos... almiscarada. E há cães almiscarados como tudo... embora outros nem tanto...
E os cães são para ter em casa? :?

:lol:
Responder

Voltar para “Cães”