Donos de cães perigosos multados no Algarve

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

segunda jun 11, 2007 12:39 pm

Boas,
Se reside por estes lados, tenha em atenção à esta fiscalização. É que as multas são pesadas.

Militares do Grupo Territorial de Faro da Guarda Nacional Republicana (GNR) desencadearam anteontem, no Sotavento algarvio, uma acção de fiscalização de cães potencialmente perigosos em zonas consideradas de “risco”, tendo detectado 44 infracções, a maioria praticadas por proprietários de pitbull e rottweiler, raças referenciadas em vários ataques registados no nosso País.

Durante a acção, realizada entre as 16h00 e as 22h00 nos concelhos de Loulé (Quarteira e Almancil), Vila Real de Santo António (Monte Gordo), Tavira, Olhão (Fuseta) e Faro (Praia de Faro), foram fiscalizados 62 proprietários de cães que circulavam na via pública, em zonas referenciadas como locais de risco para terceiros, nomeadamente aglomerados populacionais onde as autoridades já tinham referenciada a presença frequente de animais potencialmente perigosos.

A falta de registo e de seguro dos cães, bem como a sua circulação sem colocação de trela e de açaime, foram as principais infracções ao decreto Lei nº 312/2003 detectadas pelos militares dos Destacamentos da GNR de Faro, Tavira e Loulé, que procederam a 44 autos de contra-ordenação. Os autos serão remetidos para as câmaras municipais dos cinco concelhos, para instrução dos processos de contra-ordenação e consequente aplicação das respectivas coimas, que variam entre os 500 euros e os 3 740 ou 44 890 euros, consoante se trate de pessoas singulares ou colectivas.

Fonte policial referiu ao CM que “a acção visou fiscalizar os procedimentos correctos no acto de passear os animais potencialmente perigosos e alertar os respectivos proprietários para os perigos inerentes à referida prática, nos casos em que não são cumpridas as determinações legais em vigor”. A mesma fonte salientou que as 44 infracções registadas não correspondem ao mesmo número de animais, pois alguns incorriam em mais do que uma.

O CM apurou que a maioria das infracções foi registada nas freguesias de Quarteira e Almancil, no concelho de Loulé.
IN CM
Amiguinhos
Membro Veterano
Registado: segunda ago 16, 2004 10:12 am
Localização: Rottweiler/Pug\'s/Sharpei/Petauros/Papagaio/Coelho Anão/Tartaruga/
Contacto:

quarta jun 13, 2007 2:54 pm

Começou a caça às bruxas
caucau
Registado: quarta jun 13, 2007 2:47 pm

quarta jun 13, 2007 3:45 pm

Desculpem a minha ignorância, mas quais são os cães considerados raça perigosa? Pitt bulls, Rottweiler.... e mais? :oops:

Saudações :)

Claudia
felix8
Membro
Registado: sexta jun 01, 2007 9:50 am

quarta jun 13, 2007 3:56 pm

A lista contempla as seguintes raças: cão de fila brasileiro, dogue

argentino, pitbull terrier, rottweiller, staffordshire terrier

americano, staffordshire bull terrier e tosa inu. Por outro lado são

considerados como perigosos todos aqueles que já tenham feito qualquer

agressão a pessoas ou animais.

by: http://www.pegadas.iol.pt/index2.php?op ... f=1&id=735
caucau
Registado: quarta jun 13, 2007 2:47 pm

quarta jun 13, 2007 3:58 pm

Obrigado. Estou esclarecida :wink:
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

quarta jun 13, 2007 4:05 pm

Amiguinhos Escreveu:Começou a caça às bruxas
Caça às bruxas ?

Caça às bruxas é o que se tem passado nas noticias de TV e Jornais, sempre que acontece um acidente com um cão.

Neste caso em particular, não vejo nenhuma caça às bruxas, vejo sim, uma acção de fiscalização que, só deve preocupar aqueles que não cumprem a Lei.

Só é pena que tenha começado tão tarde.

Tanto se clama por ficalização e quando ela existe, é caça às bruxas ? Tenha lá paciência.
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

segunda jun 18, 2007 12:28 pm

PauloSantos Escreveu:
Caça às bruxas ?

Caça às bruxas é o que se tem passado nas noticias de TV e Jornais, sempre que acontece um acidente com um cão.

Neste caso em particular, não vejo nenhuma caça às bruxas, vejo sim, uma acção de fiscalização que, só deve preocupar aqueles que não cumprem a Lei.

Pois eu concordo que é mesmo caça às bruxas, porque estas fiscalizações apenas têm como objectivo "caçar" donos de "potencialmente Perigosos" e naõ fazert uma fiscalização geral aos cães que andam na rua.

Tanto se clama por ficalização e quando ela existe, é caça às bruxas ? Tenha lá paciência
Eui não clamo nada. Não concordo com as lei sobre cães, logo não posso clamar pela fiscalização.
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

segunda jun 18, 2007 12:44 pm

Será que também verificaram se os caniches tinham açaime e trela, como manda a lei?
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jun 18, 2007 12:58 pm

Militares do Grupo Territorial de Faro da Guarda Nacional Republicana (GNR) desencadearam anteontem, no Sotavento algarvio, uma acção de fiscalização de cães potencialmente perigosos em zonas consideradas de “risco”
Está bem explicito que é em zonas consideradas de risco. Acho muito bem! E só pode achar mal quem não vive numa zona de risco.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

segunda jun 18, 2007 1:04 pm

Nas zonas de risco os meninos gostam de exibir os seus caes de luta. Acho bem. O cao que o namorado da minha irma adoptou na sexta é uma boxer. E era duns ciganos que a usavam para lutas.

A cadelas é excessivamente musculada e se dizes "fight" ela ataca. o rapaz disse fight uma vez e ela saltou-lhe para cima do tio. :?

Esses idiotas gostam de usar os caes para mostrar poder. Enfim...
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

segunda jun 18, 2007 1:35 pm

Eu destesto ter um cão com conotação tão negra, porém tenho de admitir que mais de metade dos cães (no geral), não têm donos adequados; com todos os problemas que daqui advêm, seja para os donos e cães como para a sociedade em geral.
A fiscalização, devia ter existido à anos atrás, sobre a falta do uso da trela. Isto sim, tinha evitado grandes problemas e quem sabe a perseguição às tais 7 raças enquadradas.

E lamentávelmente, ainda não se fiscaliza os cães que não estão contemplados, cães esses que deveriam usar trela e não usam. Neste aspecto acho que se continua a proceder mal.

Não sou contra que se fiscalize os donos dos p.p., que possam ter comportamentos mais irresponsáveis; sou contra que não se ficalizem os restantes também.

Ó Vitor, ai tu tu! :P Então tu escreves no título ... "donos de cães perigosos..." - É donos de cães pontencialmente "peligosos". :lol:
<p>susana</p>
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

segunda jun 18, 2007 1:51 pm

susanastrat Escreveu:Ó Vitor, ai tu tu! :P Então tu escreves no título ... "donos de cães perigosos..." - É donos de cães pontencialmente "peligosos". :lol:
Oi su :wink:
Sei que o título está mal, sim! Só mais tarde é que reparei mas, esse título (do tópico) está a condizer com o título da reportagem do Correio da Manhã.

Apenas limitei-me a copiar tudo como estava lá, não querendo com isso, como é óbvio, "colocar lenha na fogueira" ou "espicaçar" quem quer que seja. Longe de mim :|
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

segunda jun 18, 2007 2:02 pm

VitorN Escreveu:
susanastrat Escreveu:Ó Vitor, ai tu tu! :P Então tu escreves no título ... "donos de cães perigosos..." - É donos de cães pontencialmente "peligosos". :lol:
Oi su :wink:
Sei que o título está mal, sim! Só mais tarde é que reparei mas, esse título (do tópico) está a condizer com o título da reportagem do Correio da Manhã.

Apenas limitei-me a copiar tudo como estava lá, não querendo com isso, como é óbvio, "colocar lenha na fogueira" ou "espicaçar" quem quer que seja. Longe de mim :|
:P
<p>susana</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jun 18, 2007 2:11 pm

susanastrat Escreveu:Eu destesto ter um cão com conotação tão negra, porém tenho de admitir que mais de metade dos cães (no geral), não têm donos adequados; com todos os problemas que daqui advêm, seja para os donos e cães como para a sociedade em geral.
A fiscalização, devia ter existido à anos atrás, sobre a falta do uso da trela. Isto sim, tinha evitado grandes problemas e quem sabe a perseguição às tais 7 raças enquadradas.
Não tinha evitado nada. O problema nestes animais não passa nem nunca passou pelo uso da trela, mas sim pelo uso que lhes dão. Obviamente por vezes acontecem problemas porque o animal não vai preso, mas não são esses acidentes que os colocaram na lista negra.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

segunda jun 18, 2007 2:36 pm

FBC Escreveu:
PauloSantos Escreveu:
Caça às bruxas ?

Pois eu concordo que é mesmo caça às bruxas, porque estas fiscalizações apenas têm como objectivo "caçar" donos de "potencialmente Perigosos" e naõ fazert uma fiscalização geral aos cães que andam na rua.

Tanto se clama por ficalização e quando ela existe, é caça às bruxas ? Tenha lá paciência
Eui não clamo nada. Não concordo com as lei sobre cães, logo não posso clamar pela fiscalização.
FCB

Você, como todos os outros, tem o direito à sua opinião e lá terá as suas razões, para chamar a uma acção de fiscalização, uma caça às bruxas.

Se esta acção de fiscalização foi feita somente aos donos dos Potencialmente Perigosos, paciência, estou como diz o "outro" QUEM NÃO DEVE, NÃO TEME.

Por algum lado tem de se começar, e passoalmente, prefiro, de longe, uma acção de fiscalização, na qual, os donos das raças potencialmente perigosas sejam penalizados por não cumprirem a Lei, do que, assistir sistematicamente, às noticias sensacionalistas que vão sendo cada vez mais habituais.

Dada a situação problemática referente aos PP, os seus donos, têm a responsabilidade acrescida de não prejudicar (ainda mais) estas raças, como tal, cães PP à solta na via publica, sem vacinas e sem seguro, é meio caminho andado (que o cão faz) para o canil municipal.

Quanto a isto:

FBC Escreveu: Eui não clamo nada. Não concordo com as lei sobre cães, logo não posso clamar pela fiscalização.
Não clama você, mas clama a grande maioria, e como eu falo para o geral, não vejo motivos para particularizar a situação.... ou quer que lhe mostre as dezenas de posts em que se clama por essa fiscalização ???

Parece-me a velha história do Policia:

Se anda na rua de trás para a frente... é um chulo que nada faz e nós é que andamos a pagar o ordenado.

Mas se algo acontecer e o Policia não estiver lá na rua.... ui, malandros, nunca estão quando são precisos.
Responder

Voltar para “Cães”