Cruzamentos indesejados

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

tarasofia
Membro Veterano
Mensagens: 668
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

segunda jun 18, 2007 1:14 pm

Eis a questão:
No meu local de residencia, no meio rural, onde estão 2 das minhas cadelas, existe pelo menos um cão por residência (quase sempre machos), que deambulam livremente. As minhas cadelas estão dentro da minha propreidade, que está vedada com rede, e onde tenho um canil com 1,5m de muro + 1m de rede, onde as cadelas ficam quando estão com o cio.
Uma das cadela em questão é epileptica, logo não deve ser cruzada, pois a epilepsia é hereditária, e o parto representa um factor de risco para cadelas epilepticas. Tudo corria bem quando elas estavam com o cio(apesar da concentração de cães a entrada ), até aos ultimos cios...
Um dia chego a casa do trabalho e em vez de 2 cadelas tinha 2 cadelas e um cão! Obvio que a cadela que estava com o cio (a epileptica) ficou coberta. uma vez que a saude dela estava em risco a cadela foi esterilizada no inicio da gestação recorrendo a anestesia volátil (minimiza o risco da anestesia em caso de epilepsia), o que acarretou custos muito significativos (sem contar com as deslocações ao Hospital Veterinário do Barreiro), falamos de cerca de 400€.
Obvio que fiquei furiosa, e falei com os donos do cão e pedi-lhes que prendessem o cão quando as minhas cadelas estivessem com o cio, pois ele (ainda não sei como!) consegue ultrapassar uma vedação de 2.5m de altura. Os donos disseram-me que não voltaria a acontecer...
... pois, foi só até a outra cadela entrar em cio e o canito repetir a proeza.
Ainda não sei se a cadela está prenhe, pois os testes de gravidez só são eficazes apartir dos 26dias de gestação...
mas o k interessa é saber, se o cruzamento indesejado esta previsto na legislação?

Apesar da legislação referir claramente que os animais doméstico não podem circular na via púbublica sem o seu detentor, haverá algo específico para cruzamentos indesejados?
ninhada
Membro
Mensagens: 54
Registado: quinta jun 23, 2005 1:50 pm

segunda jun 18, 2007 1:37 pm

Nâo sei como esta a lei ahi mas eu denunciaba o dono do câo e punha a injeçao no mesmo dia que o câo estaba com as suas cadelas. Se voçe nâo quere cruzar e é un risco para a sua cadela e o melhor que pode fazer. E mais barato e nâo poe, en risco a sua cadela. O regulamento diz que os câes nâo podem estar na rua sem o seu dono, assim que resolva a situaçao.
elecktra
Membro Veterano
Mensagens: 838
Registado: quarta dez 21, 2005 1:30 pm
Contacto:

segunda jun 18, 2007 8:38 pm

Bem o ideal agora será mesmo esterelizar a cadela o quanto antes.
Em relação aos donos do cão, não há nada que possa fazer a não tentar convencer os tais donos a castrar o animal.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jun 18, 2007 8:56 pm

Não há nada que possa fazer a não ser convencer os donos do cão a castrá-lo? :roll: E que tal ameaçá-los com uma queixa às autoridades se o cão tornar a invadir a sua propriedade e exigir que eles paguem a despesa que teve com os abortos das cadelas?
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Mensagens: 15817
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
Localização: 6cães e animais de quinta

segunda jun 18, 2007 10:35 pm

Não é de todo normal o cão invadir a sua propriedade, engravidar as suas cadelas e você agir com esta normalidade, desculpe mas é a minha opinião.

Imagine que em vez de engravidar lutava com elas até à morte?

Você deve ter alguma falha de modo a que o cão entre, só pode.

Eu pessoalmente se fosse comigo não adoptaria a sua posição.
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
tarasofia
Membro Veterano
Mensagens: 668
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

terça jun 19, 2007 12:03 pm

AcTiOnGiRl Escreveu:Não é de todo normal o cão invadir a sua propriedade, engravidar as suas cadelas e você agir com esta normalidade, desculpe mas é a minha opinião.

Imagine que em vez de engravidar lutava com elas até à morte?

Você deve ter alguma falha de modo a que o cão entre, só pode.

Eu pessoalmente se fosse comigo não adoptaria a sua posição.
tem todo o direito de opinar, mas normal não será o termo próprio, pois o k n é normal é um cão ultrapassar a vedação k instalei, nunca nenhum outro o conseguiu.
o ke tb n é normal é a forma como as pessoas se permitem a invadir a privacidade alheia e não se apercebem da falta de civismo.
tarasofia
Membro Veterano
Mensagens: 668
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

terça jun 19, 2007 12:06 pm

dinodane Escreveu:Não há nada que possa fazer a não ser convencer os donos do cão a castrá-lo? :roll: E que tal ameaçá-los com uma queixa às autoridades se o cão tornar a invadir a sua propriedade e exigir que eles paguem a despesa que teve com os abortos das cadelas?
ja tentei falr com eles, e asseguraram-me k n voltava a acontecer e aconteceu...
ja ponderei a queixa, tenho noção k os posso fazer pagar as despesas, mas isso n é o k pretendo, pois são pessoas com dificuldades financeiras e n kero prejudica-los, mas tb n me sinto na obrigação de ser sempre prejudicada.
de kualker modo obrigada
tarasofia
Membro Veterano
Mensagens: 668
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

terça jun 19, 2007 12:11 pm

elecktra Escreveu:Bem o ideal agora será mesmo esterelizar a cadela o quanto antes.
Em relação aos donos do cão, não há nada que possa fazer a não tentar convencer os tais donos a castrar o animal.
uma foi esterilizada (para minha grande dor a Salsa partiu ontem), a outra, é uma cadela com grande potencial, genetícamente muito valiosa, ke ainda não pus totalmente de parte a hipotese de a reproduzir, com a orientação dos criadores onde a fui buscar.
Em relação a castração do cão seria o ideal, até mesmo para os donos, mas infelizmente estes acham que 50€ é muito dinheiro para gastarem com o cão, são pessoas de poucos recursos...
obrigado
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Mensagens: 15817
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
Localização: 6cães e animais de quinta

terça jun 19, 2007 2:39 pm

tarasofia Escreveu:
AcTiOnGiRl Escreveu:Não é de todo normal o cão invadir a sua propriedade, engravidar as suas cadelas e você agir com esta normalidade, desculpe mas é a minha opinião.

Imagine que em vez de engravidar lutava com elas até à morte?

Você deve ter alguma falha de modo a que o cão entre, só pode.

Eu pessoalmente se fosse comigo não adoptaria a sua posição.
tem todo o direito de opinar, mas normal não será o termo próprio, pois o k n é normal é um cão ultrapassar a vedação k instalei, nunca nenhum outro o conseguiu.
o ke tb n é normal é a forma como as pessoas se permitem a invadir a privacidade alheia e não se apercebem da falta de civismo.
Os seus vizinhos não se importam minimamente com as suas cadelas e você esta preocupado que eles não tem dinheiro pa castrar o cão?

Porque raio o cão não esta preso dentro da vedação dos donos?
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
VitorN
Membro Veterano
Mensagens: 3571
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Localização: Cães
Contacto:

terça jun 19, 2007 2:57 pm

tarasofia Escreveu:No meu local de residencia, no meio rural...
Também vivo em um meio idêntico a esse. De facto por cá, também há quem mantenha os cachorros soltos.
Eu também tenho cadelas, e em alturas de cio, acho que cabe apenas a mim isolá-las de modo a que nenhum cão invada a minha propriedade e me venha a acontecer o mesmo.
É que hoje, a senhora queixa-se do cão do vizinho, amanhã vai se queixar certamente de algum abandonado; é que no "meio rural" é frequente acontecer "isso" dos abandonados.
Se de facto quer que não invadam a sua propriedade, isole-a bem isolada ou então veja em quê o seu canil está a falhar.

Abraços
tarasofia
Membro Veterano
Mensagens: 668
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

terça jun 19, 2007 3:26 pm

É que hoje, a senhora queixa-se do cão do vizinho e amanhã vai se queixar certamente de algum abandonado; é que no "meio rural" é frequente acontecer "isso" dos abandonados.
Se de facto quer que não invadam a sua propriedade, isole-a bem isolada ou então veja em quê o seu canil está a falhar.

Abraços[/quote]
k se note n me queixo dos dejectos deixados à minha porta pelos cães, nem da matilha k se junta frente às minhas vedações, o meu canil tem 1.5m de altura + 1m de rede, para la chegar o cão passa tb uma vedação de rede de 1.5m
este cão tem uma libido muito acentuada, k lhe parece dar assas
no k se refere ao canil n vejo como o tornar + seguro, só se contruir uma casa de 4 paredes
de kualker modo obriga pela sujestão
tarasofia
Membro Veterano
Mensagens: 668
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

terça jun 19, 2007 3:28 pm

AcTiOnGiRl
é so isso k cordialmente lhes pedi
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Mensagens: 15817
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
Localização: 6cães e animais de quinta

terça jun 19, 2007 4:11 pm

tarasofia Escreveu:AcTiOnGiRl
é so isso k cordialmente lhes pedi
Mas se eles não acatam devia avançar com o plano B.

O chão é como terra?
Ele pode escavar e entra por baixo da vedação.
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
ana_link
Membro Veterano
Mensagens: 536
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm
Localização: Cão da Serra de Aires

terça jun 19, 2007 5:33 pm

Boas

Que tal meter vedação por cima do canil também, ou telheiro, para os cães não poderem entrar por cima? Como já vi o meu cão saltar uma vedação de 1,5 m para ir ter com as ovelhas, não me custa a imaginar que possam ter "escalado" a rede para entrar. Os instintos são fortes, sobretudo na altura do cio.

Como jà foi dito, como é o chão do canil? Não poderá ter escavado?
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
magsimpson
Membro Veterano
Mensagens: 471
Registado: quarta mar 28, 2007 4:53 pm

terça jun 19, 2007 5:47 pm

Concordo com a actiongirl.Eu não levava este assunto com animo leve...
Eu tive um cão que sem eu dar conta(era um cão de guarda) soltava-se da coleira e ia para a quinta vizinha namorar com os cadelinhas de lá...
Só soubemos que ele fazia isso, quando o cão apareceu em casa a morrer... tinha sido envenenado...
Agora acho que os tem mesmo avançar para o tal plano B porque deste jeito nada se resolve...
<strong>SHIKAKEDOKUME</strong>
Responder

Voltar para “Cães”