Adestramento urgente (AQUI)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

kanga
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: sexta abr 06, 2007 7:43 pm

segunda jun 18, 2007 2:49 pm

Tenho um boxer com pouco mais de 4 meses, e super inteligente, ja senta, deita, levanta, vai buscar a bola... o meu problema e que ela nao responde ao comando AQUI, no domingo levei o a casa dum familiar, e a porta estava aberta e ele fugiu, chamei por ele e nada, nao aparecia! Apanhei um susto de caraças... ate k finalmente la resolveu aparecer sem eu o chamar...
Quero resolver este problema, alguem me pode dar algumas dicas para treinar o AQUI, e mesmo urgente! Nao queo volta a passar por aquela afliçao... :roll:



Um braço

Joao
jmcochicho
Membro
Mensagens: 101
Registado: sexta jul 28, 2006 10:04 am

segunda jun 18, 2007 5:42 pm

Ok,

Duas fases fundamentais:

1º Trabalhar contacto -
O seu cão deverá estar a olhar para si sempre que proferir uma ordem ( neste caso a ordem de chamada).
O contacto trabalha-se com trela, motivando o cão a olhar para si quando ouve o nome. No inicio , assim que olha deverá ser recompensado e continuar a ser recompensado enquanto estiver a olhar.
Quando o seu cão olhar para si 100% das vezes, com distracções no exterior e ficar a olhar durante 30 segundos até ser recompensado, poderá então começar o treino do chamamento.

3º treinar o "Aqui" -
Regra fundamental: Nunca use o comando de chamamento sem ter a certeza de que o cão vem. Desta forma está a ensinar o cão a não vir.
Se já viciou o "aqui" sugiro que mude de comando.

1ª Passo:
Trela longa de 10 metros ( cabo de montanha com mosquetão é uma sugestão). Chame o cão pelo nome , quando olhar para si , use o comando de chamamento com brinquedo ou alimento ou qq outra coisa que motive o cão. Se cão não se aproximar , dê um pequeno puxão na trela e recue (nunca avance) a brincar com ele. O cão irá segui-lo. Quando chegar ao pé de si recompense-o com tudo o que tiver para dar.
Faça isto durante duas semanas , todos os dias e nunca o chame solto (NUNCA!!!)

2º passo:
O mesmo que o 1º passo com cabo de 8 metros

3º passo: 6 metros

4º passo: 4 metros

5º passo: 2 metros

6º passo: 1 metros

7º passo: 1/2 metros

8º passo: 20 cm de cabo

9º passo : solto

Irá levar no mínimo 18 semanas.
Se o cão regredir em algumas das fase retornar de imediato ao passo anterior.
Trabalhar pelo menos duas semanas entre cada passo.

boa sorte
Amiguinhos
Membro Veterano
Mensagens: 266
Registado: segunda ago 16, 2004 10:12 am
Localização: Rottweiler/Pug\'s/Sharpei/Petauros/Papagaio/Coelho Anão/Tartaruga/
Contacto:

segunda jun 18, 2007 5:46 pm

18 semanas :o
jmcochicho
Membro
Mensagens: 101
Registado: sexta jul 28, 2006 10:04 am

segunda jun 18, 2007 5:52 pm

Tendo em conta que o cachorro tem 4 meses, e sendo um boxer.
Um chamamento solto sem falhas aos 9 meses de idade , parece-me um prazo bastante optimista.

Podem-se "queimar" etapas, pode-se fechar os olhos a algumas falhas, mas o resultado final , não irá ser garantidamente o mesmo. :wink:

Para mim, esta é a parte mais importante da obediencia, pois está em risco a segurança do cão.

Qualquer dono, que veja o cão a correr para a estrada, vai desejar que ele regresse ao primeiro chamamento. Aqui, não vai existir margem para falhas... :|
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta jun 20, 2007 7:01 pm

Tenho uma questão, achei interessante a redução do tamanho de trela. Qual é o objectivo de reduzir o tamanho da trela?
Já agora, uma trela com 20 cm obriga o cão a estar praticamente colado ao dono, ora se já está "aqui" porque lhe vamos dar a ordem "aqui"?

Outra parte que achei interessante, nunca o chame solto NUNCA. Não percebo, o objectivo não é soltar apenas quando responde à chamada? E se eventualmente o cão está solto, porque não se pode chamar?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
c_saraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

quarta jun 20, 2007 7:27 pm

tem muito mais logica ir aumentando o tamanho da trela em vez de diminuir...para se conseguir um bom controlo do cão a distancia tem k se ter primeiro um bom controlo quando o cão se encontra proximo... :wink:
susanastrat
Membro Veterano
Mensagens: 3202
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
Localização: cão

quarta jun 20, 2007 8:05 pm

Eu gostei no geral, da explicação do jmcochicho.

No entanto, surgiu as mesmas questões já colocadas.


Eu aconselhava a aumentar gradualmente o comprimento da trela e aumentava também a recompensa proporcionalmente, ou seja, se começava com uma trela normal e usava um pouco de ração, na trela com 10 m, usava frango e pedaços de fígado cozido. E aumentava sempre a "fasquia" de recompensas, quantos mais estímulos houvessem para que ele não falhasse a ordem.

Não deixar de usar a trela se não tiver 99% de confiança que o cão vai obedecer.
Não esquecer de usar sempre o mesmo comando de voz, isto porque devemos alternar umas vezes sem pestiscos e outras com. No início é melhor que seja com o petisco, mas depois ir diminuíndo à medida que a confiança aumenta.
<p>susana</p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Mensagens: 15817
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm
Localização: 6cães e animais de quinta

quinta jun 21, 2007 12:43 am

susanastrat Escreveu:Eu gostei no geral, da explicação do jmcochicho.

No entanto, surgiu as mesmas questões já colocadas.


Eu aconselhava a aumentar gradualmente o comprimento da trela e aumentava também a recompensa proporcionalmente, ou seja, se começava com uma trela normal e usava um pouco de ração, na trela com 10 m, usava frango e pedaços de fígado cozido. E aumentava sempre a "fasquia" de recompensas, quantos mais estímulos houvessem para que ele não falhasse a ordem.

Não deixar de usar a trela se não tiver 99% de confiança que o cão vai obedecer.
Não esquecer de usar sempre o mesmo comando de voz, isto porque devemos alternar umas vezes sem pestiscos e outras com. No início é melhor que seja com o petisco, mas depois ir diminuíndo à medida que a confiança aumenta.

Concordo totalmente com a explicação dada pelo jmcochicho, a ideia é mesmo começar por uma trela longa e ir diminuindo.
No inicio o cão vai pensar que o dono não tem qualquer acção sobre ele porque se encontra "longe", usei este metodo com o Popeye e resultou.

Em relação ás 18semanas, eu em 5semanas, coloquei o Popeye, a responder a 100% ao AQUI.

É claro que o tempo depende do cão em si, nadaé absoluto.

Como disseram, enquanto o cão não responder ao AQUI jamais o solte.
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
jmcochicho
Membro
Mensagens: 101
Registado: sexta jul 28, 2006 10:04 am

quinta jun 21, 2007 9:23 am

Olá :D
As questões e sugestões que surgiram são normais, porque provavelmente a explicação não foi clara.

O objectivo é o chamamento e não o andar junto, logo estes exercicios são feitos sem agarrarmos a trela.

No caso do "junto" , agarramos a trela, e aí sim, começamos por uma trela curta, à qual vamos adicionando um folga à medida que o cão ganha contacto.

No caso do chamamento , a trela é para andar no chão, e o cão é para andar "à vontade". Desta forma começarmos os chamamentos com uma trela de 10 metros e , sendo mais que certo que o cão irá ignorar-nos, pisamos a ponta trela, agarramo-la, e recuamos a puxar ligeiramente , a brincar com o cão e a usar a palavra de comando, acenando com um dos braços esticados ( tipo "bater asa").

Espero desta forma ter respondido tb à questão dos 20 cm :)
A trela anda solta, o cão sabe que ela lá está, e sente que temos o controlo.
Estamos aqui a usar técnicas de condicionamento e desensibilização.

A evolução depende do rigor e frequencia da aplicação da técnica e das caracteristicas do próprio cão, nas quais a idade é um factor de peso.

A idade critica para o chamamento e onde normalmente se verificam regressões será entre os 9 e 12 meses.
A partir dos 12 meses a evolução é exponencial.

Se conseguir, logo à noite adiciono um link com um video demonstrando os resultados deste trabalho com um dos meus cães.

cumprimentos,
susanastrat
Membro Veterano
Mensagens: 3202
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
Localização: cão

quinta jun 21, 2007 10:13 am

aaaahhhh ok, já percebi a ideia. E até faz sentido.


No entanto, ensinei o "aqui", da forma que descrevi e resultou.


Gostei muito das explicações. :)
<p>susana</p>
IsabelMello
Membro Veterano
Mensagens: 472
Registado: domingo fev 11, 2007 10:02 pm
Localização: 4Cães, 6Gatos, 1Peixes

quinta jun 21, 2007 10:48 am

susanastrat Escreveu:aaaahhhh ok, já percebi a ideia. E até faz sentido.


No entanto, ensinei o "aqui", da forma que descrevi e resultou.


Gostei muito das explicações. :)
Eu também não tinha entendido muito bem, e é verdade, agora faz sentido :wink:

Um dia destes vi um cão com uns 10cm de corda com um nó na ponta e preso à coleira e estava a andar ao lado do dono. Eu fiquei a pensar para que é serviria, agora deduzo que seja para o canito pensar que tem trela :D
<p><strong>"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades. &Eacute; o que est&aacute; na frente delas."</strong></p>
<p><a href="http://www.pitbulloeste.com"><strong>www.pitbulloeste.com</strong></a></p>
ricardoliveira
Membro Veterano
Mensagens: 524
Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm

quinta jun 21, 2007 12:24 pm

O Max anda sempre solto na quinta... so quando vai passear é que ando sempre de trela... porque acho que é uma irresponsabilidade andar com um cão "potencialmente perigoso" sem controle... por muito bem treinado que seja, é um cão... e é um cão grande... um colega meu tinha um bem treinado, ele saiu sem motivo disparado e acabou atropelado por um carro...

Como ele anda sempre solto tive que recorrer à gulodice dele para sempre que eu quisesse ele vir...

Então era... MAX, AQUI !!! Berrava na quinta mesmo sem ele me ver e sem saber onde ele estava... e ele nada... bem, começei no jardim... MAX AQUI ! E tirava um doce do bolso (uns biscoitos da pedigree que ele adora - markees, acho eu que é assim que se escreve)... e fazia uma grande festa... passado umas semanas depois comecei com um assobio longo seguido de MAX, AQUI! e ele lá vinha...

Agora, estou em qualquer lado nem preciso de chamar... só assobio e ele vem logo, já sabe que aquele som que eu faço é para ele vir... não tendo biscoitos, atiro a bola ou uma festa para ele ficar todo contente...

Mas fora de casa... trela sempre... é um cão... ensinei-o a não passar a estrada sem eu o mandar com um OUPA MAX... mas sei lá, tenho medo de perder o meu amiguinho.
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta jun 21, 2007 1:00 pm

Ah... percebi. Temos uma misturada entre junto e aqui. Muito honestamente, com uma trela extensivel, um local calmo no jardim e em casa, uns petiscos no bolso, e em pouquissimo tempo o animal vem à chamada. Uma das regras que aprendi é que não se deve chamar exaustivamente o animal, caso contrário, adquire o péssimo hábito de só vir ter com o dono, depois de este gritar por ele, diversas vezes. Também convém substituir rápidamente os petiscos por festas e brincadeira. E nunca chamar para ralhar. Noto que muita gente faz isso, chama o cão e pimba leva cacetada ou vai a reboque para casa porque fez alguma asneira ou porque o dono olhou para o relógio viu que era tarde e lá vai de prender o animal e correr para casa, noto que nestas situações os cães adquirem rápidamente o hábito de fazer o dono esperar.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
susanastrat
Membro Veterano
Mensagens: 3202
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
Localização: cão

quinta jun 21, 2007 1:24 pm

E para uma situação que ache necessário, também uso o comando "olha"... geralmente, uso-o quando vejo algo no passeio que não quero que ele coma ou quando vejo algo que não me interessa que ele veja, como um gato...por exemplo. Ele fica a olhar para mim e isso ajuda imenso.
<p>susana</p>
jmcochicho
Membro
Mensagens: 101
Registado: sexta jul 28, 2006 10:04 am

quinta jun 21, 2007 2:20 pm

Susana,

O que acabou de referir é, sem dúvida, o ensinamento mais importante de todos, que vai de encontro ao tal "contacto" que referi no inicio.
O contacto é a base do nosso relacionamento com o cão no dia a dia.
Pessoalmente uso o nome, ou a palavra "fuss".

LuMaria,
referiu a questão do castigo quando o cão não responde ao chamamento.
Este castigo é de facto inútil, e contribui de uma forma negativa para o chamamento.
Na realidade o dono nunca se sente compelido a aplicá-lo se existir sempre a trela longa.
Contudo, ninguém é de ferro, e em lugares apropriados, todos gostamos de ver os nossos cães soltos, sem qualquer tipo de trela, a dar asas à sua Natureza.
A sugestão que posso dar nestas situações são:

- Não o faça se estiver com pressa
- Não o faça em lugares frequentados por pessoas ou outros animais que não conheça
- Não o faça perto de estradas ou outros potenciais perigos.
- Não o faça se suspeita que o cão pode fugir

Cumprindo isto deixe o cão correr e brincar e aguarde que venha ter consigo.
Não o chame, mas cada vez que ele regressa recompense-o com muita brincadeira e/ou alimento.
Responder

Voltar para “Cães”