SERRA OU CASTRO??preciso de opinioes!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

c_saraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sexta jun 22, 2007 9:20 pm

estou muito inclinado para um castro...todos os membros da minha familia adoram o castro, por isso talvez me fique por um cachorrinho castro :D
ja agora e só por curiosidade, alguem sugeriu o podengo grande, o podengo não serve para cão de guarda pois não?só ladra a estranhos mas se ha sarilho é o primeiro a fugir, ou pelo menos é essa a ideia que tenho dos podengos, mas so conheço medios...alguem tem podengos grandes?
JoanaElectra
Membro Veterano
Mensagens: 1861
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Localização: Dobermann e Serra D`Aires (in memoria)
Contacto:

sexta jun 22, 2007 11:40 pm

Oi.

Os meus avós tiveram um Serra de pêlo curto, com o qual eu convivi bastante. Era muito territorial e também um excelente cão de defesa pessoal, sei de várias histórias que o comprovam.
A ver se, quando for a casa dos meus avós, coloco aqui uma foto do Sultão. :)
Boa sorte!
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
zezere
Membro
Mensagens: 121
Registado: sexta jan 28, 2005 6:03 pm
Localização: Propriedade Exclusiva: Kurz - Braco Alemão
Propriedade Partilhada: Lolly - Epagneul Breton
Laika -

sábado jun 23, 2007 12:59 am

c_saraiva Escreveu:....ja agora e só por curiosidade, alguem sugeriu o podengo grande, o podengo não serve para cão de guarda pois não?só ladra a estranhos mas se ha sarilho é o primeiro a fugir, ou pelo menos é essa a ideia que tenho dos podengos, mas so conheço medios...alguem tem podengos grandes?
O Podengo grande é um cão de caça grossa (javalis) portanto de cobarde não tem nada. Tenho a ideia que é um cão muito corajoso e de grande altruísmo e resistência fisíca. Pena é que esteja práticamente extinto.

Quanto a foristas com esta raça, penso que existem mas acho que devem ser os próprios a dizê-lo e a falar sobre a raça :wink: .

Cumprimentos
Helena
c_saraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sábado jun 23, 2007 7:35 pm

Sobre o podengo grande na net pouco mais do que o estalão aparece :? a raça deve estar mesmo numa situção de crise :(
fang
Membro Veterano
Mensagens: 5519
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado jun 23, 2007 10:19 pm

Aparece um criador na 1ª página de pesquisa do Google. :wink:

Mas se realmente estiver interessado, peça uma lista de criadores da raça ao CPC e visite os ditos. :wink:
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
c_saraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sábado jun 23, 2007 10:21 pm

na minha não aparece :?
patakito
Membro
Mensagens: 81
Registado: quarta abr 18, 2007 1:38 am
Localização: Jerry, Ari e Benny

segunda jun 25, 2007 11:59 am

pois... realmente e pena o podengo de porte grande estar em minoria no meio de tantas raças, visto que é uma raça portuguesa, pelo qual deviamos protege-la, como todas as outras.
<p>N&oacute;s pensamos, eles pensam, por isso... estamos em sintonia... ( ", )</p>
ricardoliveira
Membro Veterano
Mensagens: 524
Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm

sábado jun 30, 2007 6:35 pm

Ja decidiste ?
lilipantunes
Mensagens: 1
Registado: quinta set 29, 2005 9:45 pm

sábado jun 30, 2007 7:17 pm

Caro C_Saraiva,

Antes de mais felicito-o pela escolha de uma raça portuguesa e seja ela qual for, certamente será uma boa opção.

Há cerca de 2 anos atrás também tive as mesmas dúvidas, mas acabei por escolher uma cadela Castro Laboreiro...

Inicialmente a adaptação não foi nada fácil uma vez que ela veio cá para casa com cinco meses e meio (comprei-a por 300 euros, exactamente por ser um bocadinho crescida)... caso ela tivesse vindo mais novinha, o processo de adaptação teria sido muito mais facilitado.

Neste momento, estou super contente, muito satisfeita com a raça... e até quero comprar outro... :)

É uma excelente cadela de guarda e companheira... desporto é com ela... é muito protectora em relação a mim e à minha família.

Na minha opinião, o Castro Laboreiro é uma excelente escolha, e certamente não se arrependerá...


Boa sorte,
Liliana Antunes
c_saraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

quarta jul 04, 2007 3:30 pm

estou muito inclinado para o castro laboreiro :D

assim que entre de ferias vou começar a informar-me de ninhadas e quero conviver um pouco com a raça :D
bflandres
Membro Júnior
Mensagens: 26
Registado: segunda jul 16, 2007 3:50 am

domingo jul 22, 2007 9:02 pm

C_Saraiva
Existe uma criadora de Castro Laboreiro no Bombarral, que também é a Presidente do Clube do Cão de Castro Laboreiro. Têm site na net.
Há 4 anos atrás pediam cerca de 300 euros por um cachorro com 8 semanas. Não esquecer que são cães do tipo molossóides, apasar da pelagem parecer ser oriunda dos lupinos. São cães extremamente rústicos e de 1 só dono. Mais informações:

CLUBE DO CÃO DE CASTRO LABOREIRO
Rua Coronel Nicolau Trante, 45
Roliça
2540-659 BOMBARRAL
Tel: 938 616 010
Fax: 262 603 288
URL: http://planeta.clix.pt/cccl
Email: [email protected]

ou falando com o Filipe (norte do país) que faz criação e apresenta os seus cães nas exposições, pelo que sei, com bons resultados.

Dada a inclinação para o cão de castro laboreiro, aconselho que se informe de tudo acerca da raça, aliás, como se deve fazer sempre quando se pretende adquirir um. Mas penso que este trabalho tem vindo a fazer, dada a persistência na raça.

Boa sorte com o exemplar que escolher.
bflandres
Membro Júnior
Mensagens: 26
Registado: segunda jul 16, 2007 3:50 am

domingo jul 22, 2007 9:07 pm

Cito, do site www.cccl.no.sapo.pt
"É impossível falar do Cão de Castro Laboreiro, sem falar das gentes de Castro, tão grande é a união entre eles cimentada durante séculos de existência comum.

As gentes de Castro Laboreiro, exemplo vivo da força e vontade típicas dos serranos, falam com orgulho sentido desta raça autoctone .... “ é o melhor cão do Mundo” ...., será porventura verdade.

Dotado de recursos genéticos e morfológicos extraordinários, moldados por uma sabedoria ancestral, reflectida na sua expressão de grande rusticidade e serenidade transmitindo-nos em cada olhar uma força interior incomensurável, é nessa força interior que reside a pureza dos seus instintos e a generosidade sem limite do Cão de Castro Laboreiro.
Texto: Paula Peneda

COMPORTAMENTO

Guardião de rebanhos por tradição e excelência.

É espantoso observá-lo em acção, dá nas vistas, e daí que não seja apenas um extraordinário guarda que defende e que o guarda com valentia, é tão bom cão de guarda como de companhia, pela sua total dedicação ao dono e grande docilidade e efectuoso para com as crianças, não têm problemas com outras raças, tem-nos no entanto com estranhos, onde o seu comportamento muda bruscamente, revelando o seu instinto de guarda inato."

Consulte o site
gary
Membro Veterano
Mensagens: 1541
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
Localização: Pastores Alemães, Rottys, F. S.Miguel

segunda jul 23, 2007 10:12 am

bflandres Escreveu: São cães extremamente rústicos e de 1 só dono. Mais informações:
olá

Parece-me ser uma pessoa entendida, nisto dos cães. Por isso deveria saber que raças de cães de um só dono é coisa que não existe.

O Castro é um bom cão, assim como o Serra mas menos enérgico do que o 1º, desde que não lhe ponham trela e não queiram que se comporte como um PA (a melhor raça do mundo) é uma belissíma escolha, são cães que basta atestar e de vez enquando ver óleo.
Um abra&ccedil;o
nakote
Membro Júnior
Mensagens: 16
Registado: domingo out 05, 2003 5:44 pm

segunda jul 23, 2007 11:59 am

Carlos,

Tive vários Serras ( pelo comprido ) e só desta raça tecerei uma opinião fundamentada não na teoria dos livros e muito menos sobre o estalão, mas na minha vivência e na inter-relação que com eles estabeleci...

Amo-os de paixão !

São ursos pachorrentos, dedicados, algo preguiçosos (há quem confunda com teimosia ou mesmo burrice... :evil: ) mas quando lhes chega a "mostarda ao nariz" são dominantes, territoriais e lutam até tombarem...

Mas não me parece ser o tipo de raça para um desportista ! Alguém que goste de caminhar, correr, andar de um lado para o outro...

Ladrar...enfim é a fala deles, né verdade... :wink:

Assim sendo, recomendo para o seu perfil o Castro !

Hasta
8)
bflandres
Membro Júnior
Mensagens: 26
Registado: segunda jul 16, 2007 3:50 am

segunda jul 23, 2007 6:22 pm

gary Escreveu:
bflandres Escreveu: Parece-me ser uma pessoa entendida, nisto dos cães. Por isso deveria saber que raças de cães de um só dono é coisa que não existe.

Entendo da raça dos meus cães (pastor belga e bouvier flandres)
Sou curiosa pelas restantes raças e como já estive interessada no Castro Laboreiro...

Quando escrevo "cão de um só dono" é porque dentro da família respeitam apenas um deles e dificilmente aceitam mudar de líder humano. Vi isto escrito... Não fui eu que inventei LOL :)
Responder

Voltar para “Cães”