SERRA OU CASTRO??preciso de opinioes!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

jmcochicho
Membro
Mensagens: 101
Registado: sexta jul 28, 2006 10:04 am

quarta jun 20, 2007 11:25 am

Tenho uma cruzada de pastor alemão com labrador e um golden retriever.
ana_link
Membro Veterano
Mensagens: 536
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm
Localização: Cão da Serra de Aires

quarta jun 20, 2007 3:45 pm

Bom dia

Mas porque será que quando se fala em raças portuguesas se esquecem sempre do serra de aires?? :P

Agora fora de brincadeiras: para o que pretende, penso que o ideal sera o Fila de São Miguel, o Cão de Àgua Português ou o Cão da Serra de Aires. Existem exemplares destas 3 raças a participar em provas práticas seja em Portugal seja no estranjeiro. Das raças novas que foram recentemente reconhecidas não tenho grande conhecimento por isso não opino.

Embora o Fila tenha mais presença para guarda (o aspecto intimida mais), penso que as outras duas raças também desempenham bem o serviço. Jà vi as amigdalas do meu cão a guardar a casa e a mim, e se estivesse do outro lado acho que não ia achar piada mesmo nenhuma 8)

O meu conselho? Pesquise na net sobre a(s) raça(s) que lhe interessa e aprenda o maximo que poder sobre as raças, depois fale com criadores e proprietários de exemplares. Veja alguns exemplares ao vivo e a cores (as expos são optimas para isso) e depois decida-se calmamente. E não se esqueça que tem de ter capacidade e conhecimentos para ensinar/domar o bicho, e que se não os tem vai ter de aprender.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
zezere
Membro
Mensagens: 121
Registado: sexta jan 28, 2005 6:03 pm
Localização: Propriedade Exclusiva: Kurz - Braco Alemão
Propriedade Partilhada: Lolly - Epagneul Breton
Laika -

quarta jun 20, 2007 5:55 pm

Se o conseguir encontrar, sugiro o Podengo Grande. Excelente guarda, grande companheiro, energético quanto os melhores (basta dizer que é uma raça de caça). E se optar por ela está a dar uma ajuda a que a raça não se extinga, pois para lá caminha com os tais cruzamentos manhosos e o abandono habituais neste recanto à beira-mar plantado.

Há por aqui foristas que lhe podem falar bem melhor que eu e dar conselhos sobre a raça.

Cumprimentos
Helena
ricardoliveira
Membro Veterano
Mensagens: 524
Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm

quarta jun 20, 2007 6:07 pm

Amigo... para guarda compra um alarme...

Para companhia escolhe o melhor dos melhores... um cão que seja polivalente... eu como sabes escolhi o pastor alemão... como está sempre solto, raramente ladra porque quando ouve barulhos vai logo a correr investigar...

é o ideal para corridas e passeios... vai todos os domingos a sra da saude com o meu pai e nem se ressente...

Bem socializado nao tenho duvidas que é o melhor amigo do homem... só lhe falta falar...

Outra opção e esta tens ai perto de vale de cambra um criador excelente, um labrador preto de grande porte...

São sem duvida os meus cães de eleição.

1.º analisar bem as condições, espaço, tempo que tens para o cão... orçamento... é que agora é um saco de mês a mês, mas daqui a algum tempo um saco de 50€ vai num instante...

2.º Escolha o que escolheres, pede a lista dos criadores da raça ao CPC, investiga se já tiveram ninhadas dos mesmos pais... vai ver os pais do cachorro antes e as condições em que estão... Compra sempre com LOP e se possível com garantia...

3.º Se quiseres ver o Max ao vivo avisa... ficas logo apaixonado pela raça e temperamento do pastor alemão...
nicosa
Membro Veterano
Mensagens: 1706
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quarta jun 20, 2007 9:41 pm

Vou aqui voltar a falar-lhe no cão d´agua porque lá atrás diz que não é o seu género...
Quer um cão que seja guarda.
O cão d´agua guarda muito bem e ciosamente aquilo que acha que é seu.( donos , casa , carro , brinquedos esquecidos...)
Um cão que obedeça e o respeite.
Este cão tem tanto prazer em agradar ao dono que facilmente o convence a fazer o que lhe pedir. ( Se for ver algumas provas de agillity há-de verificar que existem sempre dois ou três cães destes e repare no gozo com que fazem as provas )
Um cão que corra consigo e nade.
O nome cão d´agua provem disso mesmo. Por ser um nadador incansavel que chegava a ajudar na faina os pescadores do Algarve.
E depois tem tanta energia e alegria que dá gosto...
Talvez aquela imagem do cão tosquiado daquela maneira seja a que lhe diz que não tem a ver consigo. Mas as tosquias são feitas como os donos pedem e há gostos para tudo.
Finalmente digo-lhe não tenho nenhum cão d´agua o meu é um bobtail sem lop por isso rafeiro. Desculpem o testamento.
c_saraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

quarta jun 20, 2007 10:44 pm

pois, sinceramente n gosto muito daquela tosquia tipo juba :lol:
acredito que seja um cão excelente, castro e serra acho que não são adequados para o que quero, o cão d'agua e o fila parecem-me boas opções...ja me falaram no barbado da terceira mas nem sequer sei como é o aspecto do cão! ah, tenho uma paixão enorme pelo pastor alemao...ai ai...tantas raças espectaculares que se torna dificil tomar partido por uma...eheh



Cumprimentos!

Cláudio Saraiva
FBC
Membro Veterano
Mensagens: 683
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am
Localização: Muitos

quarta jun 20, 2007 11:03 pm

Amigo... para guarda compra um alarme...
Não compreendo esse desprezo pela utilidade dos cães.
Os cães como guardas são muito úteis, principalmente em meios rurais. Posso-lhe dizer que na minha zona nos últimos meses todas as quintas e casas isoladas foram assaltadas duas vezes, excepto as que tinham bons cães de guarda.
Por exemplo, um vizinho meu tem um labrador que se fartou de ladrar enquanto lhe faziam uma razia aos anexos e ele nem ligou porque pensava que era um gato. Outro vizinho tem o Rott e nem foi preciso ladrar porque ninguém pensa em lá entrar. (foi um assunto muito comentado lá na zona).
Sempre gostava de ver guardar uma quinta com alarme!


Os serras d`aire e os cães de agua fazem o que podem a guardar, mas estão longe de poderem ser considerados bons guardas.
c_saraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

quarta jun 20, 2007 11:20 pm

o que é que determina a eficacia de um cão de guarda?porque é que cão d'agua e serra d'aires n podem ser considerados bons guardas? terá a ver com tamanho?actividade?ou impacto visual que o cão possa causar??
Ines2002
Membro
Mensagens: 146
Registado: quinta abr 25, 2002 8:05 pm
Localização: 1 castro laboreiro

quarta jun 20, 2007 11:32 pm

É sempre de lembrar que as raças estrangeiras são mais conhecidas nos desportos caninos e na obediência porque foram mais trabalhadas para isso...

Bem, já que estão a dar as opiniões com base nos cães que têm...e já que a ideia inicial do forista seria entre o serra pelo curto e o Castro, e parece-me que já andou a pesquisar um pouco....

Há uns largos anos atrás cá em casa escolhemos o Castro porque: queríamos uma raça portuguesa, de pelo curto, queríamos um cão de porte considerável, mas não demasiado, até porque tinha que se adaptar ao misto da vida em apartamento e vivenda, que tivesse instinto de protecção e que fosse ágil e brincalhão qb.

Voilá! E veio o Castro para ficar e durar. Hj vou no segundo. Praticamente todos os dias vai passear comigo para os pinhais aqui ao pé, solto,corre como um doido, amanda-se para os charcos, descobre-me a bicharada toda escondida (coelhos, ouriços...) mas nunca, nunca me perde de vista. Tb costuma ir à praia, que é o sitio preferido dele, adora...tudo, os outro cães, a areia que não acaba, a água! De resto, sempre tento levá-lo às esplanadas, a sítios mais movimentados, etc, para que ele tenha contacto com tudo. É muito sociável, brinca com qq cão e as crianças vêm sempre fazer-lhe festas. Em casa, no quintal, já é diferente, é um guarda e peras, o instinto está lá...Basicamente, para mim, isto é um cão equilibrado.

Sem dúvida que o Castro não é nenhum modelo de obediência cega, mas se para agradar ao dono, responde bastante bem ao treino, basicamente é começar desde cachorro. E procurar bem a ninhada certa, porque o temperamento dos pais pode ser um bom indicador do futuro cachorro...Em relação à independência, sinceramente os meus cães sempre foram "melgas", se deixarmos não nos largam 1 minuto.

A meu ver, que tenho privado com muitos Castros e Serras....o Serra é mais imponente pelo tamanho....o Castro é mais ágil e menos independente.

Boa escolha!
nicosa
Membro Veterano
Mensagens: 1706
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quinta jun 21, 2007 12:34 am

c_saraiva Escreveu:pois, sinceramente n gosto muito daquela tosquia tipo juba :lol:

Pois, sinceramente tambem não acho muita piada.( Embora seja do Sporting :lol: :lol: :lol: ) mas isso é como o tosquiam. Não sei se é por alguma obrigatoriedade se por moda...

ai ai...tantas raças espectaculares que se torna dificil tomar partido por uma...eheh
Lembrei-me agora de outra : o pastor belga... :lol: :lol: :lol: Para ajudar à confusão...
c_saraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

quinta jun 21, 2007 12:41 am

pelo que ja li aquele tipo de penteado é para o proteger do choque termico quando se atira a agua fria... eheh
pelo que a ines2002 disse o castro preenche os meus requesitos :D talvez va mesmo para o castro...mas ainda quero analisar melhor a situação :wink: tenho k investigar "in loco"
nada como conviver um pouco com as diferentes raças :wink:
nicosa
Membro Veterano
Mensagens: 1706
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quinta jun 21, 2007 12:50 am

c_saraiva Escreveu: tenho k investigar "in loco"
nada como conviver um pouco com as diferentes raças :wink:

Penso que faz bem. Após uma boa pesquisa que me parece já fez é só contactar com os criadores ver os " canitos " e ver qual é que o vai escolher a si.
Boa sorte!
xalo
Membro Júnior
Mensagens: 33
Registado: segunda set 25, 2006 2:10 am

quinta jun 21, 2007 1:31 am

È unicamente pelo preço que esta a optar por um cão de raça portuguesa?
È que o mais certo é encontrar cães de raça estrangeira mais baratos que os de raça portugueses uma vez que são mais divulgados e comuns.
Mas aprecio o seu empenho, a minha opinião é que opte pelo castro laboreiro ou pelo fila, sabendo que o fila é mais apegado ao dono, mais companheiro, o castro é um cão tambem espetacular e tanto um como ou outro se adestram bem.
Abraços va dando novidades.
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Mensagens: 3111
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quinta jun 21, 2007 4:43 am

Na minha opinião, nada como pedir listagens de criadores ao cpc das raças que estava interessado em conhecer e ir visitar criadores.

Nada melhor que um criador dedicado para dizer os pros e os contras de uma raça. Geralmente os bons criadores adoram falar sobre a sua raça.:wink:
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
ricardoliveira
Membro Veterano
Mensagens: 524
Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm

quinta jun 21, 2007 9:56 am

"Sempre gostava de ver guardar uma quinta com alarme! "

A nossa quinta tem 4000 m^2 e está coberta por um alarme anti intrusao com sensores exteriores imunes a animais... ou seja, não à ladrão que meta o pé dentro da vedação e não dispare o alarme... teve que ser assim, na fase de construção estavamos sempre a ser visitados... material que desaparecia... vizinhos nas proximidades duvidosos que ja foram "dentro" várias vezes...

Para ter uma ideia do alarme... podemos estar nos quartos a dormir e com um simples click activamos o alarme sem levantar um pé da cama... não a nada como dormir sossegado... :wink: Vale todo o dinheiro do mundo, é o mesmo que ter um ferrari sem garagem e sem alarme... andar sempre preocupado... naaaaaaaaaaaaa... não à dinheiro que pague o sossego !

O max é um pastor alemão... por muito que ladre... um bife com 2 ou 3 comprimidos e fico sem o "meu amigo... quase todos os cães (excepto os 100% treinados) não resistem... é um cão e está dito, um gato, por exemplo quando quero dar os comprimidos aos nossos, tem que ser à força pela goela, eles não comem... mesmo misturado em paté, comem o paté e deixam ficar os comprimidos.

E infelizmente, a nossa pequena aldeia é assombrada por n larápios que atacam de noite com pessoas a dormir sossegadas, limpam tudo, inclusive o frigorifico !!!

E historias de caes envenenados, N !!! daí o Max ficar sempre no canil de noite... é afastado de vedações e para o não envenenarem !!!

Por isso amigo... para guarda, compra um alarme, não limites a escolha do cão só pelo factor guarda... compra o que achares que se adapta melhor à tua disponibilidade... espaço... e temperamento... muito importante o CPC, ver pais... etc etc etc...
Responder

Voltar para “Cães”