SERRA OU CASTRO??preciso de opinioes!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

MARROQUINO
Membro Júnior
Mensagens: 37
Registado: terça jul 18, 2006 3:11 pm

quinta jun 21, 2007 12:12 pm

E que tal um perdigueiro portugues? Parece que ainda ninguém se lembrou destes meninos lindos. Quem for conhecedor que diga se corresponde ao requisitos que pretende. A mim parece ser capaz...
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jun 21, 2007 1:09 pm

MARROQUINO Escreveu:E que tal um perdigueiro portugues? Parece que ainda ninguém se lembrou destes meninos lindos. Quem for conhecedor que diga se corresponde ao requisitos que pretende. A mim parece ser capaz...
Sim.... realmente um Perdigueiro a guardar é uma coisa digna de se ver (pela sua raridade :D )

Raças portuguesas que sejam bons guardas e bons para desporto tem o Fila de Sao Miguel e o Serra D'Aires
Última edição por CindelP em quinta jun 21, 2007 1:11 pm, editado 1 vez no total.
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jun 21, 2007 1:10 pm

ricardoliveira Escreveu: O max é um pastor alemão... por muito que ladre... um bife com 2 ou 3 comprimidos e fico sem o "meu amigo... quase todos os cães (excepto os 100% treinados) não resistem... é um cão e está dito, um gato, por exemplo quando quero dar os comprimidos aos nossos, tem que ser à força pela goela, eles não comem... mesmo misturado em paté, comem o paté e deixam ficar os comprimidos.
Fogo ... e eu que pensava que os cães de guarda eram naturalmente desconfiados daí nao andarem a comer bifes :o

Isto realmente ...
MARROQUINO
Membro Júnior
Mensagens: 37
Registado: terça jul 18, 2006 3:11 pm

quinta jun 21, 2007 1:41 pm

CindelP Escreveu:
MARROQUINO Escreveu:E que tal um perdigueiro portugues? Parece que ainda ninguém se lembrou destes meninos lindos. Quem for conhecedor que diga se corresponde ao requisitos que pretende. A mim parece ser capaz...
Sim.... realmente um Perdigueiro a guardar é uma coisa digna de se ver (pela sua raridade :D )

Raças portuguesas que sejam bons guardas e bons para desporto tem o Fila de Sao Miguel e o Serra D'Aires
Eu não conheço as capacidades do perdigueiro, apenas que são dotados para a caça, mas que são os meninos muito bonitos são. Principalmente aquele rabito sempre a dar a dar...
Em relação ás suas capacidades de guarda, francamente não sei. Só sugeri uma raça que ainda ninguem tinha mencionado.
kim_haha
Membro Veterano
Mensagens: 947
Registado: domingo ago 27, 2006 12:20 am

quinta jun 21, 2007 1:51 pm

Disse que gostava das caracteristicas dos cães de guarda, o que não significa que quer o cão para lhe guardar a casa, quer?
MDogster
Membro Veterano
Mensagens: 2813
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Localização: Toby (Old English Sheepdog), Ralph (Whippet-like)

quinta jun 21, 2007 1:56 pm

Já agora, também há o Cão de Gado Transmontano! Para desporto é que não sei bem... Suspeito que é mais desportos de mesa... damas, dominó :D
nicosa
Membro Veterano
Mensagens: 1706
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quinta jun 21, 2007 2:10 pm

CindelP Escreveu:[
Fogo ... e eu que pensava que os cães de guarda eram naturalmente desconfiados daí nao andarem a comer bifes :o

Isto realmente ...


Desculpa lá mas eu sou desconfiada e não resisto a um bom bife...
...Então se vier com um ovo.... :lol: :lol: :lol:
FBC
Membro Veterano
Mensagens: 683
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am
Localização: Muitos

quinta jun 21, 2007 3:28 pm

E infelizmente, a nossa pequena aldeia é assombrada por n larápios que atacam de noite com pessoas a dormir sossegadas, limpam tudo, inclusive o frigorifico !!!
sei muito bem o que é isso, mas não conheço nenhum caso de casas com cães de guarda a serem assaltadas nem nunca vi nenhum envenenado por aqui.
no mundo rural as quintas tem muitas vezes varios ectares e é suposto os vizinhos e amigos entrarem e saírem a qualquer hora sem avisarem. Pela experiencia que tenho os cães de guarda têm funcionado muito bem (o que não significa que funcionem sempre) mas tambem conheço muitos casos de casas com alarme assaltadas!
De qualquer das maneiras os cães, para mim são animais 100% funcionais

se quero um cão para fazer companhia e dormir no canil nunca escolheria um cão de guarda. Há modelos mais económicos e que também dormem muito bem no canil.
ZOOVET
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: segunda jan 03, 2005 8:11 pm

quinta jun 21, 2007 5:20 pm

Sou criadora de Cão de Castro Laboreiro, já fui de Cão de Fila de S. Miguel e conheço muitpo bem o Cão de Serra da Estrela de pelo curto.
Qualquer um deles é um excelente cão de guarda. Na minha opinião, o Fila de S. Miguel é mais "agarrado" ao dono, mais fácil de treinar (devido exactamente a essa vontade de agradar), mas exije uma "mão mais firme" (o dono tem de saber mostrar que ele é o macho alfa da matilha...). Todas as raças mencionadas são excelentes para o acompanharem nos seus passeios e aventuras. Todos eles adoram exercício físico. Além disso, são raças portuguesas, rústicas, lindas e em risco de extinção... A melhor escolha possível!
Quanto aos preços, cada criador tem o seu. O importante é que o cachorro venha desparasitado, vacinado, registado no CPC, com garantia de criador e veterinária. Para saber onde/a quem comprar peça uma lista de criadores ao CPC (www.cpc.pt) e visite algumas exposições caninas. Especialmente a exposição monográfica da raça que pretender. Os bons criadores participam nelas e têm cães premiados de qualidade reconhecida... Ainda que vendam cachorros a €300,00... :D
ricardoliveira
Membro Veterano
Mensagens: 524
Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm

sexta jun 22, 2007 8:58 am

Um dos vizinhos tinha um Husky... pelo que entendo de animais, costumam ser meigos, quase não ladram e no livro da raça indica para terem cuidado para não os roubarem de tão meigos que são...

Pois o do nosso vizinho foi envenenado com ácido... e como é que se soube ?!?!?!

Quem for sensível não ler mais... quem quiser saber a realidade do nosso país ler até ao fim.

O cão no dia a seguir ao assalto (levaram essenciamente pequenas máquinas agrícolas) vomitava e quase não se mexia, não comia, não bebia... urgência... andaram a ver, o cão estava com o estômago todo lixado.

Os "ladrões" (para mim era fazer o mesmo que fizeram ao cão) misturaram ácido na bebida do cão e devem-lhe ter dado alguma coisa que o fez beber... ou então despejaram pela garganta abaixo (acho estranho)... a vet estranhou, tentaram ver pela comida, não acharam nada, na análise da água... ácido !!!

FIM !

Há n hipoteses, ensina-lo a comer só da nossa mão... é lixado, depois vamos de férias e o animal não aceita comida de quem o trata, tipo vizinhos, ou mesmo os nossos avós...

2º Treiná-lo a comer sempre de determinada altura (colocar a tigela num suporte de modo a que coma +/- 30cm do chão) e nunca o habituar a comida caseira... só mesmo a ração...

3º Treinar... Pedir a um estranho por exemplo passar de noite, chamar e atirar um bife com pimenta ou algo que provoque o desagrado do animal... ele assim associa, "Está no chão, não vai saber bem"...
Outro exemplo, meter comida por exemplo no jardim e passear com ele pela quinta com a trela... ele ve a comida, vai para a comida e com um esticão firme... NÃO MAX! SENTA ! Ele pára, senta... Festas, Muito bem e toca a correr para o sitio dele onde ele tem a comida e meter uns biscoitos... e deixar sempre comida durante a noite no sítio dele... ele associa...

Mas por muito que seja treinado não entende que há pessoas que lhe podem faze mal, por isso... Guarda... ALARME...

Companhia... CÃO !!!

P.S. Já tivemos um serra de pelo curto... excelente... grande amigo... so tinha um problema... so aceitava um dono... eu não tinha problemas, mas mesmo o meu avô, dono do cão, na presença de nós os 2, se o meu avô o tentasse mandar fazer qq coisa, ele roncava... comigo nunca... ele lá entendeu que eu era o alpha, desde pequeno que o levei para a praia fluvial aos sabados... o treinei (eles são muito teimosos)... mas depois como ainda andava na faculdade à semana não o via... mas ao fim de semana nunca faltava aos treinos...

É um grande cão de guarda, é bastante independente, não é daqueles que anda sempre de rabo a abanar atrás do dono, mas é uma grande companhia, tem é que se ter pulso e treina-lo desde pequenino...

Agora o meu avô tem um serra X labrador preto... saiu isto ;o)
Um bicho enorme, tamanho serra... pelo meio comprido... e muito meigo !!! Este é que não estranha ninguem nem nada, so quer brincadeira e ja tem 2 anos !!!

Imagem

Tens aí em vlc um criador de várias raças em mourio (raças portuguesas e não só), já ouvi falar dele, cachorros com lop e etc... vai la visitar...
c_saraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

sexta jun 22, 2007 11:24 am

pois, foi por saber que em vlc ha muitos casos de envenenamentos por isso é que referi no topico que queria um cão que não desse problemas com os vizinhos, pois ha pessoas que não têm civismo nenhum :evil: e depois quem sofre é o pobre do animal...casos como o do seu husky ha N ca na zona...isto anda cheio de mitras e o engraçado é que parece que não temos policia :?
criador no mourio?ainda não conheço!! mas gostava de ir la visitar...será que me podia arranjar o contacto?
nicosa
Membro Veterano
Mensagens: 1706
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

sexta jun 22, 2007 1:52 pm

c_saraiva, dê uma vista de olhos no tópico aberto hoje pela casa do trevo sobre a prova de agility. Se conseguisse ir ía concerteza apreciar " in loco" algumas raças.Ainda por cima em acção.
sportinguista
Membro Veterano
Mensagens: 1361
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
Localização: Vários =)

sexta jun 22, 2007 7:54 pm

c_saraiva Escreveu: O problema é que ainda estou indeciso na raça...gosto

muito das raças portuguesas de guarda, estando mais inclinado para um

serra de pelo curto ou para um castro laboreiro...
só por pensar nesta variedade merece os parabéns :D Muitos esquecem-se que a nossa linda raça da Serra da Estrela tem duas variedades e eu fico espantada quando falo nela e me perguntam: "mas o serra não é só o de pêlo comprido?" é mau de mais...

E felicito-o por preferir uma das nossas raças, temos para muitos gostos e muitas em vias de extinção :?

Quanto às opções, apenas conheço o Serra e de desportista ele tem muito, não me parece é que seja correr alguns km... ele é mais de caminhadas pela serra, adoram :wink:
Mais atlético e bom guarda talvez mesmo o Fila, mas nada como ver as raças em acção, falar com quem sabe e in loco :wink:

ricardooliveira lamento o que aconteceu ao Husky, mas isso não aconteceria com um Serra :wink: Para lhe chegarem à água teriam de enfrentá-lo, e um Serra em acção não é uma coisa bonita de se ver, pelo menos para o assaltado :P
A maioria dos ladrões é de opurtunidade: a casa não tem alarme, não tem cão vamos entrar. Se vêm o cartaz cuidado com o cão" (no plural deve dar mais impacto 8) ) ou o papel "ligado à companhia X" desistem e viram para a casa seguinte

Isso do Serra ser apegado a um só dono tem a ver com a função dele: andar com o pastor e ficar a guardar o rebanho sozinho, daí apegar-se mais a uma pessoa (o pastor) e ser muito independente. É bom que haja um líder na família, mas convém que ele saiba que os outros humanos também são os líderes dele e não me parece que o seu serra visse o seu pai como líder :wink: O meu (arraçado) vê-nos a todos como líderes, não rosna a ninguém e obedece (minimamente) a todos, inclusivé o meu irmão de 8 anos. Mas a Alpha dele sou eu, é comigo que ele passa mais tempo e a mim que obedece a mais ordens. Tudo depende da educação que se dá ao cão.

Qualquer que seja a raça portuguesa que escolher ficará bem servido :wink: enão ligue às dicas de outras raças estrangeiras, com as nossas ficará satisfeito :wink:
FBC
Membro Veterano
Mensagens: 683
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am
Localização: Muitos

sexta jun 22, 2007 8:25 pm

A maioria dos ladrões é de opurtunidade: a casa não tem alarme, não tem cão vamos entrar. Se vêm o cartaz cuidado com o cão" (no plural deve dar mais impacto ) ou o papel "ligado à companhia X" desistem e viram para a casa seguinte
Totalmente de acordo.
Considero o Serra de pelo curto um dos cães mais bonitos que existem! e o pelo curto torma-os mais funcionais do que os de pelo comprido.
PauloSantos
Membro Veterano
Mensagens: 1461
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

sexta jun 22, 2007 8:50 pm

FBC Escreveu:Considero o Serra de pelo curto um dos cães mais bonitos que existem! e o pelo curto torma-os mais funcionais do que os de pelo comprido.
Quanto à funcionalidade, não sei, mas que realmente os de pêlo curto são muito bonitos, isso são.

Tenho um amigo que tem um Serra de pêlo curto e o cão é fabuloso.
Responder

Voltar para “Cães”