Praganas! (Dúvida)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

VitorN
Membro Veterano
Mensagens: 3571
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Localização: Cães
Contacto:

quarta jun 20, 2007 10:24 pm

Boas,
Estou com uma pequena dúvida. Gostaria de saber se isto são praganas.
Para quem não sabe, estas (praganas) podem ser uma tremenda de uma "dor de cabeça" para os nossos amigos cães!

Imagem


Esta foto que aqui deixo, demonstra essa "dor de cabeça"... quero dizer, uma delas :? É que ela "consegue" provocar outras... :roll:
Imagem

Fica ao mesmo tempo, o alerta :wink:

Abraços
magsimpson
Membro Veterano
Mensagens: 471
Registado: quarta mar 28, 2007 4:53 pm

quarta jun 20, 2007 10:43 pm

:o :o :o :o :o que cenário mais estranho... como é que o seu cão "comeu" isso?

essas coisinhas parecem "velcro" em criança atirava isso aos outros miudos :twisted:
<strong>SHIKAKEDOKUME</strong>
VitorN
Membro Veterano
Mensagens: 3571
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Localização: Cães
Contacto:

quarta jun 20, 2007 10:45 pm

magsimpson Escreveu::o :o :o :o :o que cenário mais estranho... como é que o seu cão "comeu" isso?

essas coisinhas parecem "velcro" em criança atirava isso aos outros miudos :twisted:
Esta última foto não é de um cão meu. Esta foto é de um cão de outro membro, aliás, esta mesma, já por cá passou em tempos :wink:

Abraço
MJSC
Membro Veterano
Mensagens: 311
Registado: terça fev 01, 2005 3:01 pm
Localização: 2 Cães (Maria e Óscar);1 gato (Vasquinho);1 peixe (Sebastião)

quarta jun 20, 2007 11:16 pm

magsimpson Escreveu::o :o :o :o :o que cenário mais estranho... como é que o seu cão "comeu" isso?

essas coisinhas parecem "velcro" em criança atirava isso aos outros miudos :twisted:
Olá, a foto é de um cão meu. Até hoje não sabemos como aconteceu até porque não costuma pegar em nada na rua.

O mais provável é que tenha mastigado numa "pragana" e a mesma se tenha desfeito na sua boca. Se repararem na foto que o Vítor colocou, esta pode subdividir-se em múltiplas e pequeninas "praganinhas".

A sorte foi que o Iuky foi fazer uma limpeza aos dentes e estas foram detectadas a tempo. Senão...bem nem quero pensar muito nisso.

A "pragana" pode alojar-se em todo o corpo e depois de "entrar" pode fazer percursos consideráveis. O mais frequente é nas patas e orelhas.

Lembro-me perfeitamente que atirar "praganas" era frequente em criança. Mas também me lembro das advertências em relação a esse tipo de brincadeira. :wink:
c_saraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

quarta jun 20, 2007 11:22 pm

:o o melhor mesmo é inspecionar o cão de alto a baixo por cada saida ao campo!!
MJSC
Membro Veterano
Mensagens: 311
Registado: terça fev 01, 2005 3:01 pm
Localização: 2 Cães (Maria e Óscar);1 gato (Vasquinho);1 peixe (Sebastião)

quarta jun 20, 2007 11:25 pm

c_saraiva Escreveu::o o melhor mesmo é inspecionar o cão de alto a baixo por cada saida ao campo!!
Pois quando se inspecciona se vem alguma carraça à boleia, aproveita-se e procuram-se as duas coisas. :wink:
vashco
Membro Veterano
Mensagens: 215
Registado: domingo mai 07, 2006 4:34 pm

quarta jun 20, 2007 11:26 pm

espiga!
Malu_Petra
Membro Júnior
Mensagens: 18
Registado: sábado jul 08, 2006 6:53 pm

quinta jun 21, 2007 8:29 am

AS primeiras fotos não me parecem as praganas. Vou procurar alguma foto para postar neste tópico.
SeaLords
Membro Veterano
Mensagens: 3417
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Bobtail-aholic

quinta jun 21, 2007 8:47 am

Última edição por SeaLords em sexta nov 28, 2008 6:36 am, editado 1 vez no total.
Petsss
Membro Veterano
Mensagens: 391
Registado: quarta set 22, 2004 2:08 pm

quinta jun 21, 2007 12:20 pm

É exactamente o que o SeaLords disse. A pragana é um fragmento da espiga.
É preciso ter a máxima atenção porque "introduzem-se" nos sítios mais estranhos. O meu cão andava a coçar o ouvido durante uns dias e quando percebi que sentia dor foi ao vet. Tinha uma pragana colada ao tímpano, e não foi missão fácil resolver o problema. O meu vet teve um caso de um cão com uma pragana num pulmão, e outro com várias dentro da pele do pénis, na base.
Ajuda sempre fazer uma inspecção diária: patas, ouvidos, boca, etc, etc.
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta jun 21, 2007 1:04 pm

Bom... essa foto foi excelente ideia publicar aqui. Existem muitas coisas dessas espalhadas entre a relva e as minhas cadelas volta e meia lá andam a pastar e quem sabe não fazem o mesmo que esse malandro. Vou estar atenta à boca delas e reparar bem nos locais onde ingerem relva. Obrigada pelo alerta Vitor :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
cockinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1286
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

quinta jun 21, 2007 6:18 pm

A foto da planta "tipo aveia" foi muito oportuna. Não fazia ideia que se tratasse de praganas e há muitas deste género onde passeio o meu cão; Associava apenas ao "formato" postado pelo Vítor.
Malu_Petra
Membro Júnior
Mensagens: 18
Registado: sábado jul 08, 2006 6:53 pm

quinta jun 21, 2007 6:43 pm

Tenho muito cuidado com estas verdadeiras "pragas"!
snoppy
Membro Veterano
Mensagens: 243
Registado: quinta mar 04, 2004 9:08 am
Localização: Kaya & Shiva & Chocolate

quinta jun 21, 2007 6:46 pm

Boas!

Eu o ano passado apanhei um susto por causa das praganas. Uma das minhas cadelas resolveu por se a comer todas as praganas que encontrava à sua frente. E eu não consegui evitar porque ela andava solta a correr no meio do campo.
Foi um tremendo susto! A sorte dela e minha foi que defecou tudo o que comeu, mas nessa noite apanhou uma termenda febre. Mas foi remédio santo nunca mais se chegou a elas.
<a class="postlink" target="_blank" href="http://imageshack.us/"></a><a href="http://www.pitbulloeste.org">www.pitbulloeste.org</a>
anjjazul
Membro Veterano
Mensagens: 6127
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta jun 21, 2007 6:51 pm

há dias, entrou uma pragana para o ouvido da carlota. berrava de dores. tinha-se alojado no tímpano. foi uma chatice para tirar. agora, quando dá um passo, sacudo-a logo. é uma florzinha de estufa. são picos nos pés, praganas nos ouvidos :o
Responder

Voltar para “Cães”