Cachorra louca e hiperativa!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
SillyGirl
Registado: domingo abr 29, 2007 8:45 pm

domingo jul 01, 2007 9:26 pm

Olá!

Tenho uma pastora alemã que completará 3 anos essa semana. Desde pequena, ela é muito agitada, hiperativa, não pára quieta um segundo. Quando eu a solto no quintal, a primeira coisa que faz é pular em mim, arranhando-me toda (ela tem unhas enormes, e tenho as primeiras cicatrizes que me fez até hoje!). Isso me chatea, pois me inibe de brincar, dar banho ou até mesmo passear com ela... acabo fazendo isso tudo raramente ou deixo nas mãos do meu pai.

Ela só pára quieta depois de um tempo, e a partir daí, até passa a me obedecer quando a mando sentar ou deitar... mas aí o estrago já está feito, né? Ela sabe o significado do "não", mas parece que ela fica tão emocionada quando me vê, que não me escuta! ¬¬

Além disso, não posso deixá-la solta no quintal todo pq ela morde e arranha todas as paredes, as plantas e a churrasqueira. Não sei o que fazer quanto a isso, já que não consigo flagrá-la!

Outra coisa: quando vamos passear com ela, ela me puxa muuuuuito forte e eu mal aguento. Já tentei praticar em casa, mas aqui ela faz direitinho, vai com calma e me escuta... quando sai pra rua, vira outro animal.

Pensei em colocá-la num adestramento só agora pq antes não tinha dinheiro nem para pensar nisso... mas não sei se isso irá, de fato, resolver esse problema.

Pensei até em castrá-la... mas o veterinário disse que poderia não resolver nada, ou então resolveria tudo.

O que fazer?
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jul 02, 2007 6:02 pm

Precisa educá-la. De preferência numa escola. Quanto às unhas, se calhar era melhor cortar um pouco, não?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
elecktra
Membro Veterano
Registado: quarta dez 21, 2005 1:30 pm
Contacto:

terça jul 03, 2007 12:35 am

Geralmente uns bons passeios de 2/3 horas costumam resultar. Pelo menos com os meus resulta. :wink:
carmosa
Registado: terça mar 15, 2005 6:18 pm

terça jul 03, 2007 9:18 am

Também tenho três Pastores Alemães, um dos quais uma cadela de 3 anos, e acho que é facil identificar os seus problemas.
Primeiro qualquer cão que passe o dia preso tem esse tipo de reacção quando o soltam, quando eu chego a casa tenho sempre um monte de festinhas à espera e claro que a Simba salta, mas não descontroladamente e ao ponto de me magoar. Se ela passar o dia solta e tiver os seus próprios brinquedos, vai deixar de fazer asneiras!!
Quanto às unhas compridas... as unhas dos cães gastam-se quando eles andam, se o seu quintal é de um tipo de material que não desgasta as unhas (azulejos, tijoleira, etc.) então tem que fazer como todas as pessoas que têm esse problema, cortar as unhas da cadela ou então recorrer a quem o faça.
Quanto ao passeio, o comportamento é o mesmo de quando a solta, ela sai à porta de casa e está livre... os pastores alemães são cães muito inteligentes e aprendem muito com a convivência, é uma questão de ela se habituar a andar na rua, mas como tudo é preciso ter muita paciência, pois os primeiros tempos são sempre difíceis. Ainda me recordo do dia que cheguei ao quintal e tinha os sapatos do meu marido espalhados pelo relvado... :) .
Já agora uma dica, para a repreender use um jornal dobrado, não magoa mas o barulho impõe respeito, e depois de um tempo só precisa de bater com o jornal na mão que ela percebe logo o que se passa. Ah! e quando chegar a casa encha-a de mimos e festinhas, pois ela passou um dia inteiro à sua espera e só está feliz por vê-la
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

terça jul 03, 2007 9:50 am

Proporcione exercicio fisico à sua cadela e pense em leva-la para uma escola canina.

Se tiver Oportunidade compre o livro Encantadora de Cães, tem lá conselhos que a podem ajudar.
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
ricardoliveira
Membro Veterano
Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm

terça jul 03, 2007 10:04 am

O max quando nos vê a chegar a casa, desde que se habituou a nós como donos, vem ter connosco e de tão contente por nos ver, coitadinho, faz xixi quando lhe tocamos... lambe as mãos... enfim, é como se fosse uma criança...

há truques para o habituar a não saltar... tipo, não olhar para ele quando o solta, ignorar ate ele acalmar... levantar os joelhos para ele não conseguir saltar...

enfim, basta procurar na net... colocar pimenta no que ele rói, para ele começar a roer e associar o roer sapatos e etc com um sabor desagradável...

Comprar uma trela de treino (estrangulamento) para o passeio...

MAS... o probleme costuma ser nosso... o passar mais tempo com o animal, passear em sitios onde gaste naturalmente as unhas (os de apartamento nesse pormenor são os piores, coitados, nem teem sitio para gastar as unhas)...

Boa sorte...
SillyGirl
Registado: domingo abr 29, 2007 8:45 pm

terça jul 10, 2007 3:13 am

LuMaria: É quase impossível cortar as unhas dela... ela não pára quieta e, mesmo se parásse, não tenho coragem de eu mesma cortar, tenho medo de machucá-la. Já a levei algumas vezes a um pet shop para isso, mas sempre dá um trabalhão a quem realiza essa tarefa.

elecktra: Passeios de 2/3 horas? UAU, se com 30 minutos eu e ela ficamos esgotadas e de línguas penduradas... em 3 horas eu caio dura no meio da rua... e ela tbm! Meu pai sai com ela durante umas duas horas todos os sábados e domingos. Se eu aguentasse o "tranco", a levaria todos os dias, mas ela pesa o dobro que eu e tem o triplo da minha força...

carmosa: Bom, eu não posso deixá-la solta no quintal pelos problemas que citei. Ela rói a churrasqueira, arranha as paredes, come as plantas e pularia em todo mundo. Se a casa fosse minha, eu não daria a mínima, mas como não é...

AcTiOnGiRl: Eu nem havia lido este tópico ainda e olha que coincidência: ontem mesmo estava na livraria e esse livro (Encantador de Cães) me chamou muita atenção. Sentei nas mesinhas e li umas 20 páginas do livro, hehehe. Vi a minha cachorra na maioria das páginas, principalmente na parte sobre "hiperatividade"... tirei valiosas lições dali. Pretendo comprar este livro, pois vi que muitos dos meus problemas estão lá.

ricardoliveira: Eu aprendi um truque - na Oprah! - mais ou menos eficaz contra os pulos dela: virar de costas e permanecer imóvel. Até que funcionou, reduziu o "tempo de excitação" em 50%, eu diria. Em compensação, estou cheia de arranhões grotescos e doloridos nas costas.

Até pensei em passar alguma coisa de gosto ruim na churrasqueira, mas não dá... é feita inteiramente de tijolos... impossível, não vai surtir efeito pq o tijolo vai "sugar" o gosto. Será que existe algum tipo de repelente com CHEIRO/GOSTO ruim?
nakote
Membro Júnior
Registado: domingo out 05, 2003 5:44 pm

terça jul 10, 2007 3:22 pm

Pode tb optar pelo metodo de ensino da escola "Gitane"...

Se quiser mais inf, pf queira contactar-me via MP !

Hasta !

8)
Responder

Voltar para “Cães”