Nova Lei para PP

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
susanastrat
Membro Veterano
Mensagens: 3202
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
Localização: cão

sexta jul 06, 2007 11:46 am

PauloSantos Escreveu:1º Seriamos um donos irresponsáveis, que submetemos os nossos cães a um passeio sob uma temparatura escaldante, por mero capricho e vaidade, tipicas "dos donos destes animais" (donos destes animais, está entre aspas, porque realmente é uma frase utilizadas com frequencia e com carácter, perjurativo)
Além de tudo se passar tal e qual como foi referido, e portanto, acabou-se a minha tolerância em situações extremas...aqui há um pormenor interessante.


Seja qual for o passeio...eu já sei que um dono a passear calmamente um rottweiler, muitos dizem que a pessoa, vai a exibir o cão. Os outros...andam a passear e a socializar os cães.

E aqui há quem pense assim...pois já vi referências nesse sentido, mais que uma vez.
<p>susana</p>
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jul 06, 2007 11:56 am

haha, engraçado falarem da concentração da pedigree, que dia vergonhoso esse... Achei piada á iniciativa e lá fomos nós participar. Juro que nunca vi tanta falta de civismo e pouca vergonha como nessa tarde. Ora vejam:

A organização (invisível) disponibilizou chapéus de sol para abrigar os cães e os donos no fim do percurso. 5 minutos depois de terem sido colocados no terreno já iam debaixo do braço dos primeiros a chegar.

Havia bebidas para distribuir pelos participantes. Os primeiros a chegar açambarcaram PALETES dessas bebidas. Havia n pessoas a passear pelo recinto com paletes de 24 garrafas de água ao ombro.

Havia brindes, amostras de ração e snacks para distribuir pelos participantes. As pessoas pegaram em CAIXAS e levaram-nas. Até os crates de plástico que acondicionavam as caixas de cartão foram levadas.

No percurso havia bebedouros da pedigree para os cães beberem. Os primeiros a passar por eles levaram-nos.

Juro que nunca me senti tão indignada com o comportamento das pessoas. Foi verdadeiramente VERGONHOSO.
:roll:
PauloSantos
Membro Veterano
Mensagens: 1461
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

sexta jul 06, 2007 11:57 am

dinodane Escreveu: Parece-me que caminhamos a passos largos para a proibição de manter certas raças, a exemplo do R.U.

Cumprimentos.
Mas disso nunca tive dúvidas, especialmente após a histeria em relação aos cães (ou a determinados cães) se ter instalado, e claro, ter sido alimentada por essa coisa chamada de "classe politica"
bita322
Membro Veterano
Mensagens: 3771
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sexta jul 06, 2007 2:47 pm

Mas alguma coisa terá que ser feita e na minha opinião quem deverá iniciar esse processo passará certamente pelos proprios donos e criadores dos PP, não por eu achar que se e nao tenho, os que tem que se desenrasquem, ate porque um dia posso vir a ter e aí serei directamente afectada, mas principlamente porque so quem tem é que sabe exactamente aquilo que pode ou nao pode fazer com os animais, ate onde pode ou nao levar um protesto.
Aquilo que me parece é que ás vezes as pessoas se acomodam, porque partem imediatamente do principio que o que quer que façam de nada vai adiantar.
Um exemplo pratico daquilo que as vezes ate pode acontecer embora nao tenha exactamente a mesma gravidade daquilo que acontece com os PP.
Há uns meses uma cronista do semanario Sol, escreveu um cronica sobre gatos que metia nojo, só nao embrulhava o estomago a quem nao gostasse de animais em geral.
A mulher e o director do semanario foram de tal maneira bombardeados com mails de protesto, que passada uma semana era ver a a crionista e o director a pedir desculpas pela dita cronica e a tentar justificar o injustificavel.
Acredito que aquele semanario nunca mais coloque nas suas paginas semelhante coisa.
Se calhar levar os animais numa manifestação nao é boa ideia, entao que se juntem os donos, os criadores, e comecem de facto a fazer alguma coisa.Bombardear os meios de comunicação social ate á exaustao, algum dia se vão fartar de dar essas noticias, so para nao terem que levar com os donos a reclamar.
Agora enquanto isto vender e os jornais e Tv nao sentirem que mais vale tar calados do que levar com as reclamações certamente as coisas pouco mudarao, e se mudarem será certamente para pior.
PauloSantos
Membro Veterano
Mensagens: 1461
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

sexta jul 06, 2007 3:02 pm

bita322 Escreveu:Mas alguma coisa terá que ser feita
Estamos de acordo.

Mas também se diga em abono da verdade, não é só a mim, enquanto proprietário de PPs, que me compete fazer alguma coisa.

Falou-se aqui do evento organizado pela Pedrigree Pal. Bom, este evento foi largamente difundido em todos os meios de comunicação social e também de outras formas.

Eu não vou abrir um tópico aqui na arca e convidar o pessoal a irmos fazer qualquer coisa, reunindo 2 ou 3 pessoas.

No caso do Rottweiler, existe um Clube Português do Rottwieler (Clube da raça), uma Associação Amigo do Rottweiler e supostamente (já nem sei se existe ou não) um Orgão Associativo para o Rottweiler em Portugal.

Supostamente é nesses locais que estão as "massas" (proprietários, criadores e amantes da raça) portanto, é daí que tem de partir a iniciativa... e claro, se as pessoas não responderem ao apelo, aí sim, podem-nos acusar de nada fazer-mos, até lá, deixemo-nos de ilusões, porque não são 2 ou 3 pessoas como simples proprietários/amantes da raça, que têm a capacidade de organizar uma qualquer acção que possa mudar aquilo que entendemos estar mal.

E claro, conforme me referi ao Rott, refiro-me às outras raças PPs, e também, a todas aquelas, que embora ainda não constem da lista, em breve, verão o seu nome lá colocado... embora pareça que ainda existem dúvidas sobre isso.
bita322
Membro Veterano
Mensagens: 3771
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sexta jul 06, 2007 3:18 pm

Mas alguem sabe o que é que tem sido feito em concreto pelos clubes e associações dessas raças? Coisas visiveis,porque infelizmente neste pais so o que se vê é que resulta.
Que posições é que tem tomado em relação ás leis que tem vindo a sair? coisas praticas e nao apenas o dizer que nao se concorda.
As associações dialogam entre si? Há estrategias conjuntas?
Sabemos que infelizmente o associativismo nem sempre resulta muito bem, infelizmente é cada um pelo seu burgo e nao ha grandes dialogos com o burgo do outro...atenção que nao estou a dizer que é isso que se passa, porque assumidamente nao faço mesmo ideia do que acontece, estou so a questionar e a tentar perceber.
E com os clubes das outras raças, ha tentativas de inter ajuda para tentar resolver o problema?Ou será que mais uma vez cada um olha é para o seu umbigo e os outros que se amanhem?
Será que se todos de facto estivessem efectivamente preocupados com esta meia duzia de raças altamente descriminadas as coisas nao tomariam um outro rumo?
Será que tentar mobilizar todos será assim tao utopico?
Será que se os clubes das raças nao integradas na lista se juntassem a esta luta as coisas nao poderiam ter um outro fim que nao aquele que me parece estar proximo?
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta jul 06, 2007 6:30 pm

PauloSantos Escreveu:
bita322 Escreveu:Mas alguma coisa terá que ser feita
Estamos de acordo.
Seja o que for já vai tarde a bem da verdade. Os PPS estao condenados. Quanto mais não seja porque é chato demais ter um cão que nos obriga a tanta picuice com a lei e a uma marcada diferença em relação aos outros cães e donos. Imagino quantas pessoas não pensarão que não vale a pena o trabalho e a despesa.

Tudo teve inicío quando se começou a ter um cão de companhia que notóriamente não o é. Sejamos honestos, um Rott em apartamento a viver vida de caniche? Um Serra da estrela no meio da cidade a dar passeios de 20 minutos? Um pitbull enfornado das 9 às 18 entre 4 paredes a ver o tempo passar?

Para já não falar de donos que percebem tanto de cães como de fisica quântica e têm tanto respeito pelo próximo como têm pelo prórpio animal.

A juntar a isto o verdadeiro negócio sujo de lutas, posse de cão como se fosse posse de arma e procriação em série e os cães estão literalmente condenados.

Há determinados animais que apenas deveriam estar em mãos correctas. Por muito que digam que são iguais a qualquer cão não o são, um guarda não é um caçador e um cão de pastoreio não é um cão de luta. Cães errados em mãos erradas e o resultado está aqui. E muito contribuiram criadores e criadeiros. Eu nunca venderia um Rottweiler para uma pessoa que o fosse meter dentro de um apartamento e dar-lhe o nome e função de cão de companhia.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta jul 06, 2007 8:32 pm

LuMaria Escreveu: Tudo teve inicío quando se começou a ter um cão de companhia que notóriamente não o é. Sejamos honestos, um Rott em apartamento a viver vida de caniche? Um Serra da estrela no meio da cidade a dar passeios de 20 minutos? Um pitbull enfornado das 9 às 18 entre 4 paredes a ver o tempo passar?
E então, só por curiosidade que cão venderia para um apartamento?

É que sinceramente entre um cão pacato e ligado ao dono como o Rott e o Pit Vs um cão energetico de caça como o Labrador ou o Caniche ... mil vezes um Rott num apartamento.
Taito
Membro Veterano
Mensagens: 359
Registado: domingo mai 09, 2004 6:04 pm
Localização: 3 gatos, 2 cães e vários peixes
Contacto:

sexta jul 06, 2007 8:47 pm

LuMaria Escreveu:
Há determinados animais que apenas deveriam estar em mãos correctas. Por muito que digam que são iguais a qualquer cão não o são, um guarda não é um caçador e um cão de pastoreio não é um cão de luta. Cães errados em mãos erradas e o resultado está aqui. E muito contribuiram criadores e criadeiros. Eu nunca venderia um Rottweiler para uma pessoa que o fosse meter dentro de um apartamento e dar-lhe o nome e função de cão de companhia.
Pois eu acho que todos os animais apenas deviam estar nas mãos correctas e não só os "determinados".

Afinal um cão é um cão! Têm necessidades especificas inerentes a cada raça, a cada individuo? Têm claro! Mas todos têm. Por existir essa diferenciação de só os "determinados" terem que estar nas mãos certas é que estamos mal.

E como já foi dito... Também me mete muito mais confusão ver um caniche fechado num apartamento o dia todo porque "até é pequeno e o apartamento é grande dá para se exercitar" do que um Rottweiler que faz companhia ao dono no apartamento mas até passeia e faz desporto!...
<p>&nbsp;http://meetmydogs.no.sapo.pt</p>
<p>To sit with a dog on a hillside on a glorious afternoon is to be back in Eden, where doing nothing was not boring--&nbsp; <strong>it was peace</strong>." </p>
<p>Milan Kundera </p>
PauloSantos
Membro Veterano
Mensagens: 1461
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

sábado jul 07, 2007 12:26 pm

LuMaria Escreveu: Tudo teve inicío quando se começou a ter um cão de companhia que notóriamente não o é. Sejamos honestos, um Rott em apartamento a viver vida de caniche? Um Serra da estrela no meio da cidade a dar passeios de 20 minutos? Um pitbull enfornado das 9 às 18 entre 4 paredes a ver o tempo passar?
Eu concordo com algumas das coisas que a Lu referiu, mas não com isto que citei.

Não vejo que o problema tenha começado aqui, nem vejo sequer, qualquer problema em ter um Serra no meio da cidade ou um Rott num apartamento.

Há já alguns anos, que esta história dos cães era falada. Como a Cindel já referiu num post anterior, falou-se dos PA's, e mais tarde, dos Dobermann e do seu cérbero que crescia até o cão enlouquecer.

Sempre se falou, mas também se diga em abono da verdade, nunca existiu uma tão grande histeria, como existe actualmente.

Porquê ? Sinceramente, não sei responder, mas...

Olho para esta actual sociedade e o que vejo ?

Vejo psicólogos a falar na televisão, dizendo que, nas escolas, chamar Badocha, Caixa d'óculos e Tonhós aos meninos, lhes cria traumas para o resto da vida.

Vejo que as brincadeiras que eu e tantos outros tivemos quando eramos crianças, são hoje, quase consideradas crime, porque deixam marcas irreversiveis ao nivel psicológico.

Vejo que os meninos não devem levar mochilas às costas, devendo sim, utilizar carrinhos com rodas para ir para a escola, para protecção da sua coluna. (parece que as anteriores geraçoes, é tudo malta acamada com graves lesões cervicais)


A verdade é somente esta:

Tinha pouco mais de 13 anos, quando comecei a trabalhar, e tive de abrir os olhos.

Actualmente, em casa, tenho um tonhó com 12 anos, que se por acaso se distrai e não sai do autocarro na paragem em que devia, o mundo desaba em cima dele e não sabe o que há-de de fazer... ou melhor, até sabe... pega no telemóvel e chora.


Tudo isto para dizer o quê ?

Vivemos numa sociedade, estupidamente proteccionista, que na ânsia de tanto salvaguardar o lado psicológico, põe a nu, as maiores fraquezas do ser humano, transformando-o num ser, cada vez mais dependente de ajuda de terceiros, para realizar e concluir com exito as mais básica tarefas e dificuldades que a vida nos apresenta.

Toda esta problemática dos cães, passa também por aí.

Os cães sempre morderam pessoas, sempre morderam outros cães, e quando isso acontecia, a essas situações, era dado somente o valor que elas tinham e nada mais.

Hoje em dia as coisas não se passam assim. O sensacionalismo é palavra de ordem e a vida humana vale somente o tamanho de uma noticia.

Por isso mesmo, continuam a morrer diariamente 2 ou 3 pessoas ao volante de um automóvel, e dezenas a ficam gravemente feridas, sem que isso, afecte de algum modo, a consciência dos outros. No entanto, o Pit Bull que matou outro cão, é noticia de destaque num jornal diário e tema de conversa e discussão, lá no café da esquina.

O sensionalismo faz a noticia e estabelece o valor da vida, e se dúvidas houvesse, bastaria olhar para o caso Madeleine, que as dúvidas de imediato se dissipavam.

O sensacionalismo paga muitos ordenados, projecta muita gente, que sem ele, eram perfeitos desconhecidos. Lança promissoras carreiras aos mais incompetentes, mas ao mesmo tempo, o sensacionalismo, alimenta também a distração necessária dos problemas que realmente nos deveriam preocupar.

Um destes dias, vamos acordar para uma realidade, que tem estado sempre aí, mas que, como andamos adormecidos com a dentada que o cão nos deu, ainda nem nos apercebemos para onde caminhamos a passos largos.
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jul 09, 2007 1:15 pm

CindelP Escreveu:
LuMaria Escreveu: Tudo teve inicío quando se começou a ter um cão de companhia que notóriamente não o é. Sejamos honestos, um Rott em apartamento a viver vida de caniche? Um Serra da estrela no meio da cidade a dar passeios de 20 minutos? Um pitbull enfornado das 9 às 18 entre 4 paredes a ver o tempo passar?
E então, só por curiosidade que cão venderia para um apartamento?

É que sinceramente entre um cão pacato e ligado ao dono como o Rott e o Pit Vs um cão energetico de caça como o Labrador ou o Caniche ... mil vezes um Rott num apartamento.
Sabe a quantidade de Rotts enfiados em apartamentos que passeiam uma média de 40 minutos dia e passam os dias enfornados em casa? Muitos, demais. A vossa eterna mania de comparar caniches a rotts é uma coisa impressionante. A meu ver a maioria das pessoas nem devia ter cão, mas quem possui um animal com determinadas caracteristicas e funções deveria saber o que está a fazer e não sabe.
Se descermos mais aí abaixo aos rotts e verificarmos a forma como são educados e as duvidas que os donos têm é de levar as mãos aos céus. Principiantes não podem, pelo bem das raças, ter determinados cães.

O Serra da Estrela é importante para si, que diz de uma cadela que dá 3 passeios diários de 10 minutos ou menos e depois é encafuada numa varanda o dia inteiro a carpir as mágoas? Como este há muitos.

Dos erros de educação vêm os problemas e quanto maior e mais forte o animal, piores as consequências e quanto maiores as consequências mais visiveis os estragos na comunicação social.

E mantenho, não venderia nunca um Rotweiller para ser cão de companhia, quem ama a raça, sabe o que ele é e precisa muito mais do que isso.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
susanastrat
Membro Veterano
Mensagens: 3202
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
Localização: cão

segunda jul 09, 2007 1:51 pm

LuMaria Escreveu:E mantenho, não venderia nunca um Rotweiller para ser cão de companhia, quem ama a raça, sabe o que ele é e precisa muito mais do que isso.
Eu não concordo que não se tenha um rottweiler como cão de companhia...e não vejo qual é o problema, se as pessoas respeitarem a natureza do temperamento do cão que têm.

O meu cão é cão de companhia, como cão de guarda que é, faz o seu papel na guarda do seu território, bem como aos donos. Onde está o problema?!

Em minha casa há kiduxos e o juca, todos convivem bem uns com os outros, todos precisam de exercício e educação...é-lhes dado, onde é que há o problema em ter cães de companhia?

Aliás um cão de trabalho é um cão de companhia, muito mais que um cão de companhia, em especial se for para acompanhar o dono a ver tv...o cão com outras funções, trabalha em comum com o dono.
E talvez por as pessoas pensarem que um cão de companhia não precisa de mais nada que uns passeios, é que vejo tanto cão psicótico pelas ruas. A essas pessoas eu nem lhe recomendava cão nenhum...fizeram há tempos um cão robot, era esse que lhe indicava, ou antes um psiquiatra.


A invenção de cão de companhia exclusivamente, é uma definição quase recente e tem muito que se lhe diga e, tem revelado grandes lacunas...tal qual a percepção que as pessoas fazem deles.


Acreditem que o problema não é a designação companhia, é as pessoas saberem o que é um cão e, isto é que me parece que não acontece, mesmo em pessoas que têm cães, à mais de 20 anos.
<p>susana</p>
marja
Membro
Mensagens: 122
Registado: segunda mai 02, 2005 6:00 pm

segunda jul 09, 2007 2:30 pm

Já agora em que consiste a prova de aptidão fisica?
O Igor está registado em meu nome, e o meu marido já gozou comigo por isso, diz que eu não passo na prova por ser um peso pluma, sinceramente vou ficar chateada se isso acontecer, visto o Igor ter-me sido oferecido a mim, é no meu nome que ele tem que estar registado.
Alguém sabe se isso me pode acontecer?
susanastrat
Membro Veterano
Mensagens: 3202
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
Localização: cão

segunda jul 09, 2007 3:00 pm

marja Escreveu:Já agora em que consiste a prova de aptidão fisica?
O Igor está registado em meu nome, e o meu marido já gozou comigo por isso, diz que eu não passo na prova por ser um peso pluma, sinceramente vou ficar chateada se isso acontecer, visto o Igor ter-me sido oferecido a mim, é no meu nome que ele tem que estar registado.
Alguém sabe se isso me pode acontecer?

Porquê que não regista o cão no nome dos dois?
O peso, não será propriamente relevante, mas já não digo nada... :roll:
<p>susana</p>
FBC
Membro Veterano
Mensagens: 683
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am
Localização: Muitos

segunda jul 09, 2007 4:23 pm

PauloSantos Escreveu:
LuMaria Escreveu: Tudo teve inicío quando se começou a ter um cão de companhia que notóriamente não o é. Sejamos honestos, um Rott em apartamento a viver vida de caniche? Um Serra da estrela no meio da cidade a dar passeios de 20 minutos? Um pitbull enfornado das 9 às 18 entre 4 paredes a ver o tempo passar?
Eu concordo com algumas das coisas que a Lu referiu, mas não com isto que citei.

Não vejo que o problema tenha começado aqui, nem vejo sequer, qualquer problema em ter um Serra no meio da cidade ou um Rott num apartamento.

Há já alguns anos, que esta história dos cães era falada. Como a Cindel já referiu num post anterior, falou-se dos PA's, e mais tarde, dos Dobermann e do seu cérbero que crescia até o cão enlouquecer.

Sempre se falou, mas também se diga em abono da verdade, nunca existiu uma tão grande histeria, como existe actualmente.

Porquê ? Sinceramente, não sei responder, mas...

Olho para esta actual sociedade e o que vejo ?

Vejo psicólogos a falar na televisão, dizendo que, nas escolas, chamar Badocha, Caixa d'óculos e Tonhós aos meninos, lhes cria traumas para o resto da vida.

Vejo que as brincadeiras que eu e tantos outros tivemos quando eramos crianças, são hoje, quase consideradas crime, porque deixam marcas irreversiveis ao nivel psicológico.

Vejo que os meninos não devem levar mochilas às costas, devendo sim, utilizar carrinhos com rodas para ir para a escola, para protecção da sua coluna. (parece que as anteriores geraçoes, é tudo malta acamada com graves lesões cervicais)


A verdade é somente esta:

Tinha pouco mais de 13 anos, quando comecei a trabalhar, e tive de abrir os olhos.

Actualmente, em casa, tenho um tonhó com 12 anos, que se por acaso se distrai e não sai do autocarro na paragem em que devia, o mundo desaba em cima dele e não sabe o que há-de de fazer... ou melhor, até sabe... pega no telemóvel e chora.


Tudo isto para dizer o quê ?

Vivemos numa sociedade, estupidamente proteccionista, que na ânsia de tanto salvaguardar o lado psicológico, põe a nu, as maiores fraquezas do ser humano, transformando-o num ser, cada vez mais dependente de ajuda de terceiros, para realizar e concluir com exito as mais básica tarefas e dificuldades que a vida nos apresenta.

Toda esta problemática dos cães, passa também por aí.

Os cães sempre morderam pessoas, sempre morderam outros cães, e quando isso acontecia, a essas situações, era dado somente o valor que elas tinham e nada mais.

Hoje em dia as coisas não se passam assim. O sensacionalismo é palavra de ordem e a vida humana vale somente o tamanho de uma noticia.

Por isso mesmo, continuam a morrer diariamente 2 ou 3 pessoas ao volante de um automóvel, e dezenas a ficam gravemente feridas, sem que isso, afecte de algum modo, a consciência dos outros. No entanto, o Pit Bull que matou outro cão, é noticia de destaque num jornal diário e tema de conversa e discussão, lá no café da esquina.

O sensionalismo faz a noticia e estabelece o valor da vida, e se dúvidas houvesse, bastaria olhar para o caso Madeleine, que as dúvidas de imediato se dissipavam.

O sensacionalismo paga muitos ordenados, projecta muita gente, que sem ele, eram perfeitos desconhecidos. Lança promissoras carreiras aos mais incompetentes, mas ao mesmo tempo, o sensacionalismo, alimenta também a distração necessária dos problemas que realmente nos deveriam preocupar.

Um destes dias, vamos acordar para uma realidade, que tem estado sempre aí, mas que, como andamos adormecidos com a dentada que o cão nos deu, ainda nem nos apercebemos para onde caminhamos a passos largos.
Estou 100% de acordo.

Mas temos que fazer algo mais do que participarmos neste forum se queremos preservar estas raças que tanto nos apaixonam.
Responder

Voltar para “Cães”