Nova Lei para PP

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jul 05, 2007 3:15 pm

LuMaria Escreveu: Será? E se em vez de grande começasse por ser pequeno? Não sei, eu pessoalmente continúo a ver apenas conversas de café.
CindelP Escreveu: Eu sou perguiçosa por natureza e contra mim falo, mas penso que há muita coisa que pode ser feita pelo simples dono.

Nem que seja só escrever cartas/cronicas. Os principais jornais aceitam cartas do leitos, que quer se queira quer não, o povo e o não povo lê. As revistas tambem as aceitam (Focus, Visão e afins).

É uma maneira pratica e simples de chegar às pessoas.

Já falei nisto uma vez, embora ja seja mais complicado, autocolantes para os carros, colocados nas traseiras com mensagens simples.

Enfim, é só usar imaginação. Já se viu, como em tudo neste país, que grandes actos não se conseguem organizar. Há que ir por estes caminhos digo eu.

E perdoem-me os da APO mas não é com reportagens com cães a saltar e a morder que irão mudar mentalidades.

Cumpts
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jul 05, 2007 3:17 pm

PauloSantos Escreveu: É uma boa ideia, até porque, concordo planamente consigo quando diz:
E isto foram ideias que "cairam do céu". De certeza que há por aí gente muito mais criativa que eu, com ideias ainda melhores.

Se bem que nesta altura, acho que qualquer ideia serve, desde que não seja para denegrir mais as raças em causa.
JUMP
Membro Veterano
Mensagens: 611
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

quinta jul 05, 2007 4:27 pm

CindelP Escreveu:
JUMP Escreveu:
Grandes actos conseguem, alguns até a referendo chegam, vejam o aborto, agora, se depois do que o país pagou para um referendo, ainda não se sabe como se aplicar a sua decisão...não vai ser para este assunto que vamos ter resultados.
E que grande acto sugere? Uma manifestação de PP à frente da assembleia? Correndo o risco - normal - de alguns cães se pegarem? De aparecem pessoas pouco recomendaveis dando uma pior imagem, com cães soltos/pouco sociabilizados?
:roll: Hummmm.....disfarcemos os animais de ovelhas, cabras....

:P



nao entendeu o que eu disse, nem mesmo em grandes decisões politicas e sociais, o Zé povito e os seus mandatários tem sucesso em por decisões em prática!
PauloSantos
Membro Veterano
Mensagens: 1461
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

quinta jul 05, 2007 5:35 pm

Pessoalmente, jamais participaria numa manifestação com cães, porque se há uma coisa da qual não tenho dúvidas, é exactamente disto:

CindelP Escreveu:Uma manifestação de PP à frente da assembleia? Correndo o risco - normal - de alguns cães se pegarem? De aparecem pessoas pouco recomendaveis dando uma pior imagem, com cães soltos/pouco sociabilizados?

Era pior a emenda que o soneto.
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta jul 05, 2007 6:00 pm

PauloSantos Escreveu:Pessoalmente, jamais participaria numa manifestação com cães, porque se há uma coisa da qual não tenho dúvidas, é exactamente disto:

CindelP Escreveu:Uma manifestação de PP à frente da assembleia? Correndo o risco - normal - de alguns cães se pegarem? De aparecem pessoas pouco recomendaveis dando uma pior imagem, com cães soltos/pouco sociabilizados?

Era pior a emenda que o soneto.
Ou seja, a pedigree mal ou bem conseguiu juntar centenas de cães em Monsanto sem se ter registado o mais pequeno incidente susceptivel de noticia, mas quando toca a PPS não se conseguem organizar, como faz a associação Pitbull Oeste, que junta dezenas de animais em encontros sem qualquer problema, ou encontros de Rotts sem qualquer problema?... Soa-me mais a preguiça e falta de iniciativa. Mas os cães são vossos e são as vossas cabeças que vão passar pelo teste de sanidade mental. Até lá, barafustem que vocês barafustam com classe e é sempre um prazer enorme ouvir-vos.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
JoaoMM
Membro
Mensagens: 102
Registado: quinta jun 28, 2007 12:20 pm

quinta jul 05, 2007 6:14 pm

Parece que o que estará efectivamente em causa, como alterações decorrentes da nova lei é isto:
Aos proprietários de «animais potencialmente perigosos», a lei exige agora exames de aptidão física e psicológica, e um registo criminal limpo de crimes contra a vida e a integridade física, contra a liberdade pessoal ou a autodeterminação sexual e contra a saúde a paz públicas.

A nova lei regula igualmente a «imposição de um atestado de capacidade física e psíquica [dos proprietários de animais perigosos], bem como a proibição da publicidade à comercialização destes animais».
A questão da coima máxima poder ir até € 44.890 não é novidade nenhuma, já está prevista no artigo 17º do DL 312/2003, actualmente em vigor.´É, por isso, erro da notícia

Quanto à questão colocada, salvo erro, pelo Baruk, relativa a eventual retroactividade da lei,

Não tendo visto ainda a redacção do novo diploma, é difícil dizer, mas presumo que a lei conceda um tempo (transitório) para que os actuais donos se adaptem à nova redacção, passando a cumprir com as novas obrigações.

O que não sei respoder, sem ver o diploma, é o que acontecerá se um actual não puder cumprir com as novas obrigações
Será o caso de um actual detentor ter registo criminal (vulgo, cadastro) por crime contra a liberdade pessoal ou a autodeterminação sexual e contra a saúde a paz públicas, uma vez que até agora só não pode ter por crime contra a vida ou integridade física e, mesmo assim, exige-se que tenha sido prativado com dolo.

Mas responder a isso antes de ver a lei... é pura especulação.
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jul 05, 2007 6:24 pm

LuMaria Escreveu: Ou seja, a pedigree mal ou bem conseguiu juntar centenas de cães em Monsanto sem se ter registado o mais pequeno incidente susceptivel de noticia,
Como é que sabe que não houve acidente?

E uma coisa é andar a passear pelo mato com 35ªC à sombra, outra coisa é meter os cães num stress de uma manifestação, sempre no mesmo lugar.

Mas tambem verdade seja dita, com labradores obesos a passear como é que queria que houvesse um incidente? Só se fosse de golpe de calor, e isso houve ...
LuMaria Escreveu: mas quando toca a PPS não se conseguem organizar, como faz a associação Pitbull Oeste, que junta dezenas de animais em encontros sem qualquer problema, ou encontros de Rotts sem qualquer problema?...
Novamente como é que sabe que não há problemas nesses encontros?

Esteve lá o tempo todo? Pois não, nao esteve. Se tivesse estado, nao falava assim.

De qq das maneiras mesmo que os 100 cães que juntassem se portassem bem, corria-se sempre o risco de um deles se chatear e rosnar ao vizinho do lado. O qual responderia, como seria logica e perfeitamente normal para quem percebe de cães. O que não seria o caso dos Srs que estariam a ver a manifestação.
E quem fala nisso, fala nos 100 cães bem comportados lá e no cão de um pessoa pouco recomendavel que passa por lá solto e destabiliza tudo.

Por isso minha cara, não se trata de perguiça. Trata-se de proteger a pouca imagem das raças. E mais importante do que fazer bem, é sem duvida não fazer mal - e isso ja mt tem sido feito.
LuMaria Escreveu:Mas os cães são vossos e são as vossas cabeças que vão passar pelo teste de sanidade mental. Até lá, barafustem que vocês barafustam com classe e é sempre um prazer enorme ouvir-vos.
Contra a ignorancia? Sempre e com todo o gosto ;)

E não, por acaso a lei nem me incomoda muita. A nivel pratica muito pouco me toca, apenas me chateia ser cataloga e discriminada.
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta jul 05, 2007 6:30 pm

CindelP Escreveu: Contra a ignorancia? Sempre e com todo o gosto ;)
Deve ter algum fetiche em chamar-me burra. Poucos são os postes em que não o faz, tenha lá calma que mais burro do que o burro é aquele que perde tempo a tentar comunicar com ele :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jul 05, 2007 6:32 pm

LuMaria Escreveu:
CindelP Escreveu: Contra a ignorancia? Sempre e com todo o gosto ;)
Deve ter algum fetiche em chamar-me burra. Poucos são os postes em que não o faz, tenha lá calma que mais burro do que o burro é aquele que perde tempo a tentar comunicar com ele :wink:
Apenas disse que tinha todo o gosto em barafustar contra a ignorancia, neste caso sobre a BSL. Se isso é chamar-lhe burra 8)
sanxeri
Membro Veterano
Mensagens: 2891
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Localização: Caes, gatos, hamsters...
Contacto:

quinta jul 05, 2007 7:09 pm

CindelP Escreveu:
LuMaria Escreveu: Ou seja, a pedigree mal ou bem conseguiu juntar centenas de cães em Monsanto sem se ter registado o mais pequeno incidente susceptivel de noticia,
Como é que sabe que não houve acidente?

E uma coisa é andar a passear pelo mato com 35ªC à sombra, outra coisa é meter os cães num stress de uma manifestação, sempre no mesmo lugar.

Mas tambem verdade seja dita, com labradores obesos a passear como é que queria que houvesse um incidente? Só se fosse de golpe de calor, e isso houve ...

.

Onde é que juntaram labradores obesos? :?
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
PauloSantos
Membro Veterano
Mensagens: 1461
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

quinta jul 05, 2007 11:17 pm

LuMaria

Quanto à concentração da Pedirgree Pal, eu nem sequer me quero pronunciar, até porque, já percebi ou pelo menos, deduzi pelas suas palavras, que realmente a Lu não sabe o que por lá se passou.

Quanto a uma concentração de PPs, não tenha a minima dúvida que, uma qualquer objectiva, captaria aquele momento, em que um cão mostra o dente ao que está ao lado, situação perfeitamente normal, mas que seria aproveitada para dizer... "aqui está a prova que estes cães são mauzões"
susanastrat
Membro Veterano
Mensagens: 3202
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
Localização: cão

sexta jul 06, 2007 9:47 am

CindelP Escreveu:De qq das maneiras mesmo que os 100 cães que juntassem se portassem bem, corria-se sempre o risco de um deles se chatear e rosnar ao vizinho do lado. O qual responderia, como seria logica e perfeitamente normal para quem percebe de cães. O que não seria o caso dos Srs que estariam a ver a manifestação.
E quem fala nisso, fala nos 100 cães bem comportados lá e no cão de um pessoa pouco recomendavel que passa por lá solto e destabiliza tudo.
Nem mais...

PauloSantos Escreveu:Quanto a uma concentração de PPs, não tenha a minima dúvida que, uma qualquer objectiva, captaria aquele momento, em que um cão mostra o dente ao que está ao lado, situação perfeitamente normal, mas que seria aproveitada para dizer... "aqui está a prova que estes cães são mauzões"

É claro que seria isso que acontecia... e todos sabemos que não é isso que uma objectiva persegue se forem um grupo de outros cães como os da concentração da pedigree, apesar de também ter existido.


As maior parte das pessoas que não tenham p.p., não compreendem a fundo, a problemática e nem tão pouco a gravidade da questão. Não é por mal, mas não estando na pele, é sempre mais díficil equacionar as situações da mesma forma que algum dono de um p.p.
<p>susana</p>
ricardoliveira
Membro Veterano
Mensagens: 524
Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm

sexta jul 06, 2007 11:07 am

Ja fui ferrado por um rafeiro de 30 cm de altura quando ia sossegado de bicicleta... o cão saiu de casa, atravessou a rua e ferrou-me no calcanhar...

um colega meu que ia com um rott pela trela veio um rafeiro e ferrou-o a ele e ao rott... ele segurou o rott para ele não atacar, mas como o outro andava solto foi ele que sofreu...

enfim, não há c.p.p... há sim d.p.p... os tais que são experts e andam com eles soltos na rua... teem-nos socializados com o cadeado e com muros, jaulas (não são canis, são jaulas) de 1metro por 1metro... treinam-nos com paus (mas não é a atirar para ele ir buscar), é mesmo à paulada no animal...

Tou mesmo a ver um rufia a ir à "bófia" registar-se... ou a perder tempo e dinheiro a ir a uma junta médica pedir um atestado... HA HA HA...

Isto é um tacho que alguem se lembrou de inventar, do género de muitos outros...

Eu sou consciente... seja com o cão, seja na estrada de carro ou de bicicleta... mas quem me garante a mim que o outro é ?

E por uns pagamos todos... qq dia lembram-se que o pastor alemão é p.p. e lá vou eu ter que alombar com mais burocracia... para depois vir um dono com um não pp solto e ferrar-me...

Há que ter consciência... já sei, sou maluco... mas o max vai passear, faz as necessidades no chão, seja num jardim ou no passeio, eu pego num saco que levo sempre no bolso, apanho a porcaria e deixo no caixote mais próximo...

Quantos fazem isso ??? Quantos fumam no carro e deixam a cinze e as beatas no cinzeiro do carro ??? QUANTOS ??

QUERO QUE ESSES SE LIXEM !!! Tudo parte da educação... eu não acredito que existam cães perigosos... os donos é que são os responsáveis... um bom treino, uma boa socialização, espaço e tempo para o animal transforma um pitt num cão tão meigo como um labrador... tá bem que a força está lá sempre, mas não acredito que seja perigoso... eu tenho um colega que tinha um casal de dobermans... faleceram por velhice... eu entrava em casa dele acompanhado pelo dono, os cães metiam respeito pelo tamanho, mas passado 1 minuto só queriam brincadeira... podia brincar com eles como se fossem meus !!!

NÃO HÁ CÃES PERIGOSOS ou POTENCIALMENTE PERIGOSOS, HÁ É MUITOS DONOS PERIGOSÍSSIMOS !!!
PauloSantos
Membro Veterano
Mensagens: 1461
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

sexta jul 06, 2007 11:19 am

Tendo em conta, a cada vez mais frequente avaliação de carácter, que se quer fazer dos donos dos PPs, se o passeio organizado pela Pedrigree, fosse dedicada a cães PPs e tendo em conta algumas das coisas que por lá se passaram, certamente que, de duas delas, não nos livravamos de ouvir comentários:


Seriamos um donos irresponsáveis, que submetemos os nossos cães a um passeio sob uma temparatura escaldante, por mero capricho e vaidade, tipicas "dos donos destes animais" (donos destes animais, está entre aspas, porque realmente é uma frase utilizadas com frequencia e com carácter, perjurativo)


Seriamos acusados de arruaceiros e seilámaisoquê, que vandalizámos as bancadas onde estavam os diplomas de participação e levámos para caixas inteiras desses diplomas que deveriam ter sido distribuidos pelos participantes.


Caro que, nem sequer vou contar com as muitas (mas muitas mesmo) escaramuças que existiram, normalissimas, quando se juntam tantos animais no mesmo espaço, mas ao que parece, a sua "normalidade" é avaliada, tendo em conta as raças envolvidas na escaramuça.




Claro que, as escaramuças, têm depois, a sua avaliação muito própria, a saber:



Cão não PP versus Cão não PP = escaramuça normallissima

Cão PP versus Cão não PP = Ataque

Cão PP versus Cão quiduxo e fofuxo = Ataque brutal e selvagem

Cão não PP versus Cão PP = epá, desculpe lá, ele não costuma ser assim"

Cão quiduxo e fofuxo versus Cão PP = "ah, o meu só se defendeu porque o seu olhou para ele... esse monstro"

Cão PP versus Cão PP = estes filhos da P@*#, vêm para aqui fazer lutas com os cães.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jul 06, 2007 11:46 am

Olá,

Estou de acordo com o que diz a CindelP, particularmente com uma frase que diz algo como não é com demonstrações de gameness que se defende a "raça" pitbull, realmente não sei qual o interesse de mostrar na tv provas em que os cães ficam suspensos pelas mandíbulas, não sei em que é que isso vai educar as pessoas, particularmente em programas onde se debate a pseudo-perigosidade desses animais...

Eu acredito que há raças que não devem ser mantidas por pessoas inexperientes ou irresponsáveis, e acredito que uma dessas raças é o pit, entre outras, quer pela sua agressividade com outros animais quer pela sua dominância.

A lei anterior (apesar de discriminatória e injusta) até podia ter sido benéfica inclusivamente para os próprios cães se houvesse uma fiscalização eficaz, nunca houve, não será este novo projecto de lei que vai fazer com que somente os donos "aptos" (leia-se responsáveis e informados) possuam as ditas raças, a marginalidade vai continuar a proliferar e o facto de se proibir o anúncio de ninhadas na comunicação social não vai impedir que os animais sejam criados "à lá gardere" e transaccionados por tuta e meia a qualquer pessoa que os queira manter. Parece-me que caminhamos a passos largos para a proibição de manter certas raças, a exemplo do R.U.

Cumprimentos.
Responder

Voltar para “Cães”