Cães vs fogo artificio

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Pramos
Registado: sábado mar 24, 2007 1:18 am

quinta jul 05, 2007 1:50 am

O que fazer para que um cão deixe de ter medo de fogo de artificio, e já agora qual a reacção dos vossos amigos de quatro patas.
Saudações caninas :)
Tomi
Membro Veterano
Registado: quinta mar 13, 2003 3:15 pm

quinta jul 05, 2007 9:17 am

O meu tinha um medo de morte.

Bastava ouvir um foguete que entrava logo em panico....começava a tremer e só queria era fugir.

Nunca consegui resolver este problema....se tinha o azar de andar com ele fora de casa....e ouvir uns foguetes...tinha que me baixar.....e abraço-lo com força...para se sentir mais seguro.

Não sei se é um problema que se consiga resolver....uns têm medo e outros não.....e acho que não muda.
Não sei....pode ser que apareça alguem mais experiente..que explique melhor ou tenha uma solução.

Tomi
Amigos
Membro
Registado: sexta mai 11, 2007 8:48 pm

quinta jul 05, 2007 10:40 am

Olá!!!
Os meus dogs também têm medo de fogo de artificio... A Becas começa a ganir e o Garoto mete-se na casota!! Mas só fazem isto nas primeiras vezes, porque se souberem que o fogo tá longe deles já não fazem nada e agem naturalmente!!!

:lol:

bjocas
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jul 05, 2007 10:54 am

A primeira recomendação é tê-lo bem seguro, de preferência no interior da casa, de forma a que não se evada aquando... e a segunda é não o mimar numa altura dessas. Ignorar, como se nada se esteja a passar é a melhor posição a tomar. Se ele nota que é mimado nessa altura, pode associar "Medo= direito a mimos" e, começar a demonstrar receio a tudo e mais alguma coisa.
Contudo, há animais que até entram em choque com o pânico... e é de o dono ter sempre atenção às reacções do animal nessas alturas...!

O meu cão conseguiu transmitir o pânico às gatas. Elas não receavam barulhos fora do normal mas, por causa dele, de ver as reacções dele, começaram a refugiarem-se também!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MARROQUINO
Membro Júnior
Registado: terça jul 18, 2006 3:11 pm

quinta jul 05, 2007 11:05 am

Bom dia

A minha Iris quando ouve foguetes ladra, ladra, ladra, cheia de coragem. Mas quando se trata do final (quando eles rebentam todos ao mesmo tempo) aí pernas para que te quero. É só ve-la a correr para o andar de cima para se esconder.

Bjos
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta jul 05, 2007 11:06 am

Pode sempre tentar dessensibilizá-lo. Resulta tantomelhor quanto mais novo fôr o cão, e o ideal seria se ele fosse cachorro.

Peça a ajuda de um amigo e, estando você a brincar com o cão, quando ele estiver bem entusiasmado faça sinal ao seu amigo para que dê alguns tiros de pistola de alarme, a uns 100 metros de distância, enquanto você continua a distrair o cão.

Conforme a reacção do cão, vá aumentando gradualmente a intensidade do exercício, o que pode ser feito das seguintes maneiras:

- os tiros serem dados mais de perto;
- serem dados mais tiros ou com arma de maior calibre (mais barulho)

Aproveite a época e, quando houver foguetes, brinque com o cão.

A teoria é : quando o cão enfrentar um estímulo aversivo (foguetes), apresente-lhe um estímulo positivo mais forte. Este princípio funciona da mesma maneira para todos os estímulos, podendo adaptá-lo ao fogo de artifício.

Caso o cão reaja mal, não insista, mostre-se indiferente e tente noutro dia, alterando o equilíbrio dos estimulos da forma razoável.

José Carlos
anjoleta
Membro Veterano
Registado: segunda abr 10, 2006 7:34 am

quinta jul 05, 2007 3:05 pm

Oi!

Eu tenho uma sorte.... a minha cadela só ladra, ladra, não tem medo nenhum, enquanto o meu cão se estiver a dormir ao pequeno estrondo levanta a cabeça e não tem reacção nenhuma, volta a deitar-se como nada fosse....

Nunca fiz nada de nada!!!

Bjs-
magsimpson
Membro Veterano
Registado: quarta mar 28, 2007 4:53 pm

quinta jul 05, 2007 6:24 pm

A minha cadela ladra muito, não gosta mesmo nada de foguetes.

como moro num apartamento e normalmente alguns foguetes são á noite o que faço é po-la dentro de casa... durante o dia ignoro e ela acaba por se calar.
até acho que ela ladra mais quando é á noite do que quando acontece durante o dia...
<strong>SHIKAKEDOKUME</strong>
Responder

Voltar para “Cães”