Adopção de cães adultos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

SCMV
Membro
Registado: segunda jul 08, 2002 7:03 pm

terça fev 11, 2003 1:02 am

Olá a todos,

Na secção de artigos de cães da Arca de noe vem esta semana um artigo sobre a adopção de cães adultos que apesar de dar umas dicas muito importantes, dá também na minha opinião uma ideia demasiado negativa e que desmotiva estas adopções.

Em primeiro lugar é rara a pessoa que procura um cão adulto numa associação, digamos que se lá forem 10 pessoas, 9 querem um cachorro de meses e uma está disposta a ver os cães adultos. E ainda assim acho que consegue ser superior a percentagem de cachorros devolvidos do que de cães adultos, pois o cachorro cresce, começa a roer a mobilia, a criança já não tem interesse enfim os eternos motivos em que ninguém pensa quando adopta aquela bolinha de 2 meses porque é muito fofinha, enquanto que quem vai para adoptar um cão adulto normalmente tem mais consciência do que está a fazer e não vai apenas pelo brinquedo novo.É claro que há excepções para tudo!!

Em segundo lugar concordo plenamente que o canil tem um papel essencial e pelo menos na associação que conheço, os animais que tenham demonstrado ter comportamentos agressivos não são dados para adopção a qualquer pessoa e todo o animal apenas é autorizado a sair do canil se estiver de boa saúde (claro que aqui se excluem os casos de doença sem cura, mas essas são normalmente adopções muito especiais).

Em terceiro lugar pelo que tenho ouvido e também por experiência própria pois adoptei um cão de 6 anos, na maior parte dos casos estes animais com carinho, comidinha e bons tratos adaptam-se surpreendentemente bem à sua nova vida e aos novos donos. Mesmo animais que passaram por vários abusos criam uma relação de confiança e devoção que muitas vezes se tornam umas autenticas sombras do novo dono.

Gostaria de saber se mais alguém tem experiências sobre estas adopções e se será que realmente como o artigo diz estes contos raramente acabam bem?

Um abraço,

Sónia
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça fev 11, 2003 3:54 am

Eu tenho uma experiência mas não será muito típica.
Adoptei, via este fórum, um labrador adulto - o Calvin.

Calculava-se que teria 4, 5 anos (mais tarde veio-se a saber que tinha 6).
Quando o adoptei foi com muito medo.

Sabia lá os hábitos e experiências que o cão tinha !
Naturalmente pensei que era arraçado - sabia lá o que ia sair dali !
A forista que mo deu foi-me assegurando que o cão era educado, meigo, etc. (mas a gente sabe que nem toda a gente diz toda a verdade e no desejo de dar um cão para adopção suavizam-se as arestas do temperamento do animal).

Este cão mudou a minha vida.
Não se imagina cão mais doce, mais obediente, mais meigo, mais "labrador".
Passeava-o sem trela às 6 da manhã e ao fim do dia - nunca tinha de me preocupar que ele desaparecesse - era ele que me mantinha debaixo de olho !
Deitava-se na sua mantinha na sala durante o serão e ali ficava sossegadinho (ás vezes dormia e uma vez até ressonou...).
Não sei que mais diga, só o tive comigo 3 meses e todos os dias me lembro dele.

O meu mal foi ter levado o cão para ser chipado !
Não é que já tinha "chip" ?
Não é que o meu adoptado, o meu arraçado, era um cão roubado (e depois abandonado, ou fugiu), não é que tinha pedigree, LOP e uns donos que ao longo de mais de 2 anos nunca desistiram de o procurar ?

Não é que, no meu desespero, ofereci o dinheiro que eles quisessem pelo cão e eles quiseram o cão ?

Que mais hei-de dizer ?
Que não há outro cão como o Calvin (Shaka, nome verdadeiro), que nunca haverá, que vai ficar para sempre no meu coração.
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

terça fev 11, 2003 9:37 am

Ola!

Estive a ler o artigo e tambem o achei demasiado negativo.
Eu adoptei um cao adulto, que tinha sido encontrado abandonado.
Quando trouxe o meu cao para casa, cedo me apercebi que ia precisar de ajuda com o Oscar. Os problemas que tive com o Oscar nao sao os mesmos que sao tratados em todos os livros e sites que apoiam donos de cachorrinhos:

- Por exemplo, nunca tive de ensinar o Oscar a ser asseado em casa, mas tive de o ensinar a nao fugir aterrorizado cada vez que aparecia um estranho em casa;
- Nunca tive de ensinar o Oscar a nao roer chinelos, mas tive de o ensinar a brincar.
- Nunca tive de ensinar ao Oscar o comando NAO, mas tive de o ensinar que com o comando LIVRE ele se pode descontrair....

E a lista poderia continuar....

Adoptar um cao adulto e ve-lo florescer em frente dos meus olhos e, a meu ver, mais gratificante do que criar um cachorrinho. (Esta e a minha opiniao pessoal... cada macaco no seu galho OK? :D ). Levou tempo, mas neste momento o Oscar em um cao muito feliz que esta em perfeita sintonia comigo e eu com ele. O que fiz por ele, ele recompensa-me em lealdade, companhia e confianca mil vezes por dia.

Mas e importantissimo que quem adopte um cao adulto saiba que os desafios que vai encontar nao sao os mesmos de quem adopta um cachorrinho. Educar um cao adulto nao e a mesma coisa do que educar um cachorrinho. O cao adulto ja conhece a sua forca e tem um papel definido na matilha. Em ordem a educar um cao adulto e preciso primeiro um respeito enorme ao cao e depois e necessario tentar compreende-lo em ordem a ajuda-lo.
Enquanto que com um cachorrinho o ser humano se poe imediatamente no papel de educador, com o cao adulto ha que compreende-lo primeiro e ganhar a sua confianca. O resto vem depois... mas e tao, tao gratificante!
bark
Membro Veterano
Registado: segunda dez 09, 2002 12:00 pm

terça fev 11, 2003 10:13 am

Bom dia,

Também eu tenho uma experiência para partilhar convosco.

Tal como a Aisd, adoptei um cão adulto através deste forum.

O cão foi abandonado no meio do IC19. Um grupo de estudantes recolheu-o e entregou-o à APCA que colocou a sua foto nos classificados - Adopta-me e abriu um tópico neste forum.

Tenho por hábito, sempre que aqui venho, começar pelos classificados, mais concretamente pelo "adopta-me" e "Perdidos e achados", até que um dia, deparei com a foto deste cão. Metia dó a expressão de tristeza do pobre animal. Diziam tratar-se de um boxer com 3/4 anos mas parecia um cão muito mais velho, com um ar sofrido. Comecei a acompanhar o tópico que lhe dizia respeito, diariamente. Divulguei a sua foto pela minha lista de contactos, falei com amigos que queriam cães e com pessoas que às vezes me abordam na rua por causa das minhas cadelas. Não tive qualquer sucesso. As pessoas preferem cachorros visto terem receio dos maus hábitos dos cães adultos e da sua possível agressividade. Eu só pensava que, mais dia menos dia, aquele cão seria recolhido por alguém só para uma unica finalidade - as lutas de cães. Esta ideia aterrorizava-me. Cheguei a sonhar com o cão e um dia fui vê-lo e acabei por o trazer para casa.

Trata-se de um cão arraçado de boxer com 3/4 anos, saudável.

Vive connosco desde Dezembro. É um cão com alguns traumas mas adaptou-se muito depressa aos habitos da casa e à família. Não era um cão de casa, não conhecia brinquedos, tinha "medos" ( p.e., do elevador de vassouras, esfregonas, tudo o que tivesse cabos). Com muita paciência e muito carinho, foi perdendo os medos e o contacto com as minhas outras cadelas também tem ajudado muito.

Ontem, pela primeira vez, brincou com uma bola. Temos tentado várias vezes brincar com ele com diversos brinquedos mas ele acabava por se encostar a nós e preferia ficar pelos mimos. Mas ontem, com a cadela boxer, andaram os dois a brincar com uma bola. Um empurrava, o outro ia buscar e vice-versa. Foi lindo ver a alegria dele a brincar pela primeira vez com um brinquedo.

Estes cães surpreendem-nos diariamente. São de uma afectividade inigualável e de uma fideledida "verdadeiramente" canina. tornam-se na nossa sombra. São cães diferentes dos outros cães que criamos desde pequeninos. Estes conhecem a adversidade e a maldade humana, no entanto, distinguem-nos e são-nos gratos, etenamente gratos.

O cão que nos "adoptou" chama-se Max.
mike2002
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 10:10 am
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

terça fev 11, 2003 10:23 am

O cão que nos "adoptou" chama-se Max.
Queria só salientar esta frase, de facto quando se fala em adoptar um animal, muitas das vezes, se não todas, é ele que nos adopta a nós.

Como animais racionais que somos (às vezes...), temos que entender as necessidades, atitudes, vícios, etc que os cães tem qd entram na nossa vida. E a adptação do cão a nós e à nossa vida começa precisamente por sermos nós a proporcionar-lhes condições para se sentirem adaptados.

Já fui "adoptado" por 10 vezes, e quase todos cães adultos. Uns com 2/3 anos, outros com 6/7 e 3 acima dos 10 anos. E o mais engraçado é que aqueles que se deram melhor foram precisamente os mais idosos.
Porquê? Vá-se lá saber .... ou não!

Miguel
Sandrara
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça fev 11, 2003 2:17 pm

Olá

Pois infelizmente é verdade que as pessoas na sua maioria preferem adoptar cachorros e é por isso que eu raramente tenho cachorros a precisarem de dono. Eu prefiro "lidar" e tentar salvar um cão adulto do que um cachorro e é claro que falo por experiência própria.

Como a maioria sabe eu tenho 16 cães e só 4 deles passaram a fase de cachorrice cmg pq os restantes foram todos adoptados já em adultos e acreditem que não tou minimamente arrependida.
Em 1º lugar pq tive mais estragos e perdi mto mais tempo com os 4 cachorros do que com os restantes. Muitas das vezes, com os adultos , nem perdi tempo a ensinar nadinha eles sabiam exactamente até onde podiam ir e o que fazer.

Hoje em dia qdo um cachorro que me chega às mãos para dar, chega-me uma enorme ansiedade pois tenho uma incerteza nas mãos. Para mim um cachorro é uma incerteza pois sei que vou arranjar-lhe dono com relativa facilidade ( e olhem que eu sou mto exigente) mas que talvez dali a um ano este cachorro que foi adoptado por ser redondinho, peludinho, rosadinho, etc, está como tantos outros num canil ou a deambular pelas nossas ruas.

Por isso eu sou fanática e viciada em esterilizações, e atenção que me estou a marimbar para quem acha isto uma crueldade qdo comparada com cortes de orelhas. Uma crueldade é haverem p.ex 100 animais para 1 possivel dono, crueldade é as pessoas terem a distinta lata dizerem que gostam de animais mas só dos que têm em casa, crueldade é vê-los esborrachados nas nossas estradas, crueldade é os canis rebentarem pelas costuras com desculpas esfarrapadas, enfim não passa talvez pela cabeça de muita gente o que eu já vi.

Neste momento tenho uma cadela para dar ela tem 3 anos e está esterilizada pq o fiz sem o dono saber qdo lhe apareceu o 1º cio, e na minha opinião esta cadela está a ser molestada sexualmente agora digam-me lá quem é que a quer???? Pois é já tem 3 anos e por isso já não faz parte dos items exigidos é uma tristeza este mundo em que vivemos onde os que não são puros e os que são velhos não têm direito à vida.

Adoptei há 3 anos uma cadela que tinha sensivelmente 9 anos, a Preta NUNCA fez nada para eu me arrepender de a ter adoptado mto pelo contrário, hoje apesar de bem velhota é um exexmplo em companheirismo e fidelidade apesar das artroses que a incapacitam um pouco.

este desabafo já vai longo e sei que não vou conseguir fazer com que ninguém mude de opinião, mas isto não passou disso mesmo - desabafo.
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

terça fev 11, 2003 3:56 pm

Oh, Sandrara

(agora até fiquei sem fala) o que quer dizer com isto
na minha opinião esta cadela está a ser molestada sexualmente
???
mike2002
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 10:10 am
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

terça fev 11, 2003 3:59 pm

Isto é daquelas coisas que sempre pensamos nunca acontecer, mas enfim ... tanta mente retorcida neste mundo já nada, infelizmente, me admira.
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

terça fev 11, 2003 4:22 pm

olá a todos. como alguns devem saber, tenho 10 cães, a maioria dos quais adoptados em adultos. (já tive outros). A maioria adaptou-se com relativa facilidade, visto eu não "apanhar os cães na rua"(não é que não me apeteça), pois por iniciativa própria (ou dos seus ex - donos) vão ter a minha casa. acho que depois de ganha a confiança do animal, os problemas se superam com relativa facilidade e volto a referir que não tive mais problemas com os adultos do que com os cachorros que tive. a última cadela que adoptei foi uma labrador com sete anos (vai fazer oito anos), que é uma doçura para toda a gente. Antes da Orla, criei a biberon dois pointers do meu vizinho, pois a cadela comeu veneno de ratos e esteve quase a morrer (safou-se), tivemos que criar os cachorros, pois ela não conseguia (claro). hoje, o Fox e a Diana estão em minha casa, tem ano e meio, destroem tudo o que lhes aparece à frente (próprio também da idade), deitam toda a gente ao chão, mordem aos outros cães e pouco me ligam, chamá-los é como dizer "vai-te embora". agora, após centenas de horas de trabalho é que estão a melhorar... A Orla, parece que vive colada aos meus calcanhares. desculpem pela mensagem tão longa, mas este assunto toca-me particularmente.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça fev 11, 2003 4:25 pm

Sandrara

Eu bem digo que não regulas da cabeça. Pedir desculpa pelo desabafo que fizeste????
Era tão bom que as mensagens todas fossem como as tuas.
Eu só tenho mais uma coisa a dizer-te. Gostava de ser como tu.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Sandrara
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça fev 11, 2003 6:30 pm

Olá

Para AISD:
Infelizmente não posso provar o que afirmei e afirmo, é uma suspeista minmha . Já conheço esta cadela desde cachorra e a julgar pelo ferimento no anus e conhecendo o individuo que vive com ela não foi dificil de chegar a esta conclusão. Acontece que vai ser dificil arranjar alguém que fique com esta cadela e eu não a queria colocar num canil pq ela não tem tido uma vida mto boa e eu queria evitar que ela tivesse mais uma experiência negativa na vida dela. Vou tentando minimizar o tempo dela em casa do individuo e tratando-a com antibiotico e uma pomada. Ela já está melhor , mas digo-lhe que o medo que ela tem deste "gajo" é qq coisa de anormal.

Para nel:
Ai ai ai eu já nem sei o que te fazer!!!! :p :p Tu és terrivel :evil:
Deixa-me apanhar-te a jeito e vais ver ;) :p
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

terça fev 11, 2003 6:40 pm

A tua história bark fez-me ficar com lágrimas nos olhos!!!
Ainda bem que o Max está finalmente a brincar!!!
Parabéns!!!

Parabéns a todos os que adoptam séniores, cães adultos!!!

Eu não sei se conseguiria... :oops:
SCMV
Membro
Registado: segunda jul 08, 2002 7:03 pm

terça fev 11, 2003 6:57 pm

Olá Sandrara,
Nem vou fazer comentários sobre o assunto da cadela porque não me ocorre nada decente para dizer, mas perante essa suspeita e uma vez que a afirma tem de certo fundamento, não seria preferivel colocar a cadela num canil e evitar todo o contacto com esse... até arranjar definitivamente um dono?

Quanto ás adopções de cães adultos parece que pelos vistos muitas vezes estes contos afinal acabam bem, só é pena é tão pouca gente acreditar nestes cães e nas imensas alegrias que têm para nos dar.
Fico muito feliz de saber que existem por aí mais "sombras" como o meu :D

Sónia
BlowFish
Membro Veterano
Registado: segunda out 28, 2002 11:07 am
Contacto:

terça fev 11, 2003 7:12 pm

Temos actualmente dois caes adultos que foram abandonados pelos "donos" anteriores.
So queria acrescentar uma coisa a tudo o que foi aqui dito:
Os caes, mesmo adultos, adaptam-se a nos, nao e? Pelo menos assim foi com estes dois. Fazem tudo para nos agradar e sabem exactamente o que podem e nao podem fazer. Sera que tem medo de, ao repetir os "erros" que cometeram, poderem ser abandonados outra vez????
Quanto aos "problemas" que traziam... Bem... A cadela fugia de cada vez que via a vassoura ou a esfregona. O cao tentava comer todos os cachorros com ar de "snack" (ainda meteu uns quantos na boca, o que nao foi nada divertido porque nao os queria largar) e ainda nao sai do carro quando paramos numa zona de campo com arvores. Podemos deixar as portas abertas que ele nao sai. Ah! E ja me esquecia desta! Fica furioso de cada vez que ve station wagon Mercedes escuras. Ladra como louco e arreganha os dentes de uma forma... nada agradavel :roll:
Tambem acho que o artigo do Arca sobre a adopcao de caes adultos nao esta muito correcto. :roll:

Continuem a adoptar e a promover a adopcao de caes, adultos ou nao.
Isso e que importa. ;)
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

terça fev 11, 2003 8:00 pm

Sandrara,

estou com o SCMV.Não seria melhor para a cadela estar num canil ?
Pelo menos estaria a salvo desse homem.
Porque que é que a Sandrara acha que ela está melhor assim ?

Tenho de lhe perguntar, Sandrara :
a cadela está para adopção ? O homem não é o dono ? Quer dá-la ?
Estas questões, para mim, não ficaram claras.

É que talvez possamos colaborar - pô-la para adopção nos 'site' do costume, etc.
A Sandrara tem alguma sugestão ?
Responder

Voltar para “Cães”