Areia ...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

MURA
Membro
Registado: sexta dez 13, 2002 11:29 am
Contacto:

terça fev 11, 2003 9:24 am

Olá a todos !!!

Ultimamente tenho uma grande dúvida no que respeita ao Mura. Ele tem neste momento 5 meses, tenho ido à praia, passeado durante o dia, ... mas existe um "problema" - a areia. :-(
Quando chega à praia, a primeira coisa que faz é encher a boca com areia, ...
Quando vai a passear, assim que vê umas obras (normalmente existe uma grande quantidade de areia), aí vai ele enfiar areia na boca ... :-(

Tentei procurar informações sobre este assunto aqui na arca, mas não encontrei...

Será que este comportamento é normal para a idade ?
Sei que é bastante prejudicial para o cachorro, alguém sabe como ultrapassar este problema ?

Aguardo as vossas respostas & comentários sobre o assunto,

Cumprimentos & Shlups
André & Mura
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

terça fev 11, 2003 9:33 am

Olá Mura
È um cachorrinho e está na fase da experimentação. Ensine-o a não fazer isso dizendo-lhe não com vigor e puxando-lhe o cachaço para ele perceber que é um comportamento não aceitável.

Saudações
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça fev 11, 2003 9:44 am

Eu não sei.
Mas estou-me a lembrar de uma amiga minha cujo filho (então um bébé) comia a areia da praia.
A mãe, aflita, contactou com o pediatra que lhe disse que devia ser carências de alguns sais minerais que existem misturados na areia do mar.E para não se preocupar.
Será a mesma coisa ?
Não será melhor dar um telefonema ao vet ?
HugoP
Membro
Registado: quinta jan 16, 2003 12:25 pm
Contacto:

terça fev 11, 2003 9:54 am

Olá bom dia;

Mura o conselho que a Aisd deu é o mais correcto, antes de mais deve ir ao Vet e explicar o q se passa pode ser a falta dos bem ditos sais minerais, então depois se ela continuar a fazer o mesmo na praia deverá ensina-lo a não fazer isso puxando o cachaço e falando com ele que não se faz isso, lembre-se sempre que para uma boa obidiência deve sempre recompensa-lo com um biscoito...

A minha humilde opinião..

Saudações.. ;)
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça fev 11, 2003 9:58 am

Olá

Eu vou com os meus cães diariamente à praia e praticamente todo o ano, pela facilidade de existir uma muito próximo de casa.

Desde sempre, eles enguliparam areia às carradas, não pelo prazer de a comer, mas como resultado das brincadeiras. Quando a areia está húmida, então é mesmo inevitável. Os objectos (que para eles são brinquedos) completamente envolvidos em areia, ao serem abocanhados, essa areia já não é devolvida, é muito simplesmente engolida.

Eles ingerem em tais quantidades que às vezes se nota nas fezes.
Saúde não lhes dá certamente esta ingestão enorme de areia. Eles não são galinhas. Mas será de tal modo prejudicial que lhes afecte a saúde? Sinceramente não sei. Fica aqui a questão colocada a quem souber responder.

Estive a ler mais atentamente as mensagens anteriores e julgo que há aqui duas situações distintas. Numa, que é o meu caso, eles comem sem querer; nas outras situações referidas, eles comem porque querem, tal como comem erva ou fezes.
Última edição por nel em terça fev 11, 2003 10:02 am, editado 1 vez no total.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MURA
Membro
Contacto:

terça fev 11, 2003 10:00 am

Após uma pesquisa pela internet, encontrei um site que referia que podia ser falta de sais minerais na ração ou um virus...

A minha questão é se é por ser cachorro e não sabe, ou se realmente é outra das causas apresentadas ...

alguém sabe se isto é verdade ? Alguma experiência neste campo ...

Cumprimentos & Shlups
André & Mura
Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

terça fev 11, 2003 10:00 am

Olá bom dia,

o Igor quando era mais cachorro também chegou a fzaer isso, mas eu sinceramente nunca me cheguei a "preocupar" muito com o assunto. Das vezes que fomos à praia, ele também tentava sempre comer areia (nalgumas efectivamente foi bem sucedido), no entanto nós repreendía-mo-lo sempre, e parece ter surtido efeito pois ele deixou de fazer. Pode ser que seja só parvoíce da idade, no entanto quando for ao veterinário não custa nada expôr a situação e ver qual o seu parecer. ;)
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

terça fev 11, 2003 10:02 am

Mura,

Aos conselhos que ja foram dados, ajuntaria a seguinte dica:

Quando a cadelinha tentar comer areia, tenha muito cuidado que a sua linguagem gestual e atitude exprima apenas reprovacao. Muitas vezes os cachorrinhos tem comportamentos indesejados apenas porque aprenderam que e a melhor maneira de nos chamar a atencao e eles adoram que lhes prestem atencao ! :D
MURA
Membro
Contacto:

terça fev 11, 2003 10:05 am

Obrigado pelas vossa informações ...

Quanto ao falar com a veterinária, já tinha comentado este facto na última visita (3 semanas). Ela comentou que se fosse em grandes quantidades, seria prejudicial mas não adiantou mais nada.

Realmente as fezes, ficam com areia ... :? :?

Cumprimentos & Shlups
André & Mura
Ladybird
Membro Veterano
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

terça fev 11, 2003 10:29 am

MURA Escreveu: Realmente as fezes, ficam com areia ... :? :?
Pois é... até parecem croquetes :lol: :lol: :lol:
mike2002
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 10:10 am
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

terça fev 11, 2003 11:21 am

Eu até tinha croquetes para o almoço ... mas acho que vou-me ficar pela sopinha de legumes! :oops:
Ladybird
Membro Veterano

terça fev 11, 2003 11:51 am

Eheheheh.....

Oh Mike, podes comer os croquetes descansado, hein? ;)
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

terça fev 11, 2003 12:20 pm

Olá Mura,

Pois a mim acontece-me exactamente o mesmo.
O Oscaar ainda hoje continua a comer areia quando vai à praia, isto é, todos os fim de semana.

Desde que não seja em excesso, não tem de se preocupar.
O meu até come bastante e nunca lhe fez mal, entra por um lado e sai pelo outro :D ( é como a história dos croquetes :D :o )
mike2002
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 10:10 am
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

terça fev 11, 2003 12:41 pm

Lá estão voçês mais os croquetes!

Ok, sopinha e fruta e já tá! :lol: :lol: :lol:

Agora mais a sério, acho que é uma coisa mais ou menos normal nos cães, não sei porquê tem sempre tendências a comer areia.

Dos meus, é raro o que não o faz, assim como em realção às ervas.
Há dias que mais parecem vacas! :o
Kurika_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am

terça fev 11, 2003 12:52 pm

É mais ou menos... isto ??? :)

Imagem
Responder

Voltar para “Cães”