o meu dalmata é um irresponsável!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

kala
Registado: domingo jul 08, 2007 1:50 pm

domingo jul 08, 2007 1:58 pm

Tenho um dalmata de 2 anos e um boxer de 5! O dalmata veio aqui para acasa com 3 meses, e tentams educa-lo da mesma forma que o boxer,que é muito obediente e amigavel!No entanto, o dalmata é irresponsavel,desobediente,não respeita as nossas ordens e quando falamos com ele não presta atenção! Ás vezes entrams em stress porque ele estraga tudo e não responde a uma ordem! A relação com o boxer tem fases..andam sempre á porrada porque o dalmata rusna ao boxer e e então andam ao barulho,por vezes magooam-se a serio! Os castigos não adiam.te muito..viste que temos uma casa grande e com um grande jardim fechamo.lo num jardim mais pequeno que tem umas escadas a que lhe dão acesso! o espaço é grande ainda..mas ele chora e começa a rusnar! Já não sabemos o que fazer mais..
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo jul 08, 2007 5:09 pm

irresponsável, se calhar é quem não o soube educar. o que tem um dálmata a ver com um boxer?
é simples. consulte uma escola de treino
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

domingo jul 08, 2007 8:37 pm

Um treinador seria a melhor opção, eles sabem ajudar bem, e sabe que as vezes os caes desconfiam.

Eu a minha Mercedes, boxer e a minha Becas, rafeira alentejana, eram super amigas de um momento para o outro a Mercedes começou a desconfiar com a becas, que era o dobro dela com apenas 5 meses, e passei momentos muito complicados com ambas, desde estar a fazer festinhas as duas e uma atirar-se a outra, mas ai e preciso ter um pulso firme o que eu fazia com era a Mercedes que se atirava puchava a mercedes, felizmente nunca me mordeu nisso sempre tive sorte, pegava-lhe nas patas ela ficava desiquilibrada e acabava por cair a becas escapava-se, ralhava com a mercedes mas era o mesmo que nada, depois a becas começou a perceber que tambem tinha força para lhe morder e a magoava ainda mais e tambem começou a atirar, isto comecou aos 5 meses e so acabou com a morte por envenenamento da becas :( Mas consultei um treinador e ele disse-me para experimentar todos os dias meti-a ambas a trela uma em frente a outra, o meu namorado agarrava a Becas porque tinha muita força e a irma dele agarrava a Mercedes e eu ficava no meio de ambas a fazer festinhas as duas ao mesmo tempo, a pouco e pouco foram-se aproximando e comecaram a estar um pouco mais juntas sem se morderem, e o resultado final nao sei como seria :( Mas tinha a ideia que iam ficar bem uma com a outra :D Pelo menos tinha essa esperança dentro do meu coração..

Mas o pior e que elas so se atiravam quando eu estava presente quando era outra pessoa para o final elas ja se davam bem :( :D
fmss_6
Membro Veterano
Registado: segunda jul 17, 2006 5:58 pm
Localização: 1 cão, 1 gato, 3 periquitos, 1 rola, 4 pombos correio e 20 galinhas

domingo jul 08, 2007 8:44 pm

kala Escreveu:Tenho um dalmata de 2 anos e um boxer de 5! O dalmata veio aqui para acasa com 3 meses, e tentams educa-lo da mesma forma que o boxer,que é muito obediente e amigavel!No entanto, o dalmata é irresponsavel,desobediente,não respeita as nossas ordens e quando falamos com ele não presta atenção! Ás vezes entrams em stress porque ele estraga tudo e não responde a uma ordem! A relação com o boxer tem fases..andam sempre á porrada porque o dalmata rusna ao boxer e e então andam ao barulho,por vezes magooam-se a serio! Os castigos não adiam.te muito..viste que temos uma casa grande e com um grande jardim fechamo.lo num jardim mais pequeno que tem umas escadas a que lhe dão acesso! o espaço é grande ainda..mas ele chora e começa a rusnar! Já não sabemos o que fazer mais..
Tem um dálmata "irresponsável"? Estamos a falar de um cão ou de uma pessoa? :?
<p><strong>Cumprimentos do fmss_6&nbsp;xD</strong></p>
<p>

</p>
Amigos
Membro
Registado: sexta mai 11, 2007 8:48 pm

domingo jul 08, 2007 8:46 pm

Olá!!!
Sinceramente não sei porque é que o seu Dálmata rosna... :o isto porque não tá na natureza de um verdadeiro Dálmata demonstar qualquer tipo de agressividade!!! São cães pacificos e muito pacientes... pelo menos a minha Becas (dálmata) nunca mostrou qualquer tipo de agressividade, nem nunca rosnou e é bastante responsável!!!

Acho que a melhor via é mesmo uma escola de treino!!!

bjs
Amigos
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jul 08, 2007 10:16 pm

Os cães não são irresponsáveis, normalmente são aquilo que fazemos deles e independentemente de um ser boxer e o outro ser dálmata, ambos são cães.
Ao "banir" o cão para uma parte do jardim isolada do resto da família está a agravar ainda mais o problema, está a tornar o dálmata um pária dentro da "matilha" familiar e a fomentar a agressividade dele. Não devem nunca mostrar medo por mais que ele rosne. Deve passeá-los juntos (o passeio é importante, independentemente do tamanho do jardim onde eles estão) e dar ao dálmata bastante exercício fora de portas, ou seja, fora do jardim onde ele habita. Há cães com níveis de energia superiores, talvez o seu cão precise de mais actividade e passeios, daí a sua frustração e agressividade para com o boxer, que por ser mais obediente e menos destrutivo tem a atenção que o dálmata não tem, já pensou nisso?
A escola de treino pode ajudar a nível de obediência básica mas se o cão não for exercitado vão continuar a ter um cão frustrado e problemático. Faça longos passeios com ele fora de casa para o cansar. Recompense-o com afecto sempre que ele fizer algo bem.
Boa sorte e não desistam dele.
unsmil3
Membro
Registado: terça jun 12, 2007 3:10 pm

segunda jul 09, 2007 1:20 am

Olá Kala...

O último post colocado pela dinodane tem imensa razão, quando refere que ao isolar o animal está a agravar a situação!

Estes problemas comportamentais ocorrem imensas vezes quando existem 2 ou mais animais e existem conflitos de posições ou de hierarquia! O que acontece quando os separa é impedir que se estabeleçam essas posições! Por exemplo, os caçadores que têm matilhas de podengos... aquilo é uma loucura de ver! Tipo, num canil com 10 cães, se jogar um osso para lá, verá que será sempre o mesmo a o ir buscar! E se algum refila, tá a come-las :P Mas a sério, por vezes sentimos pena de ver um cão a ficar baixinho, com o rabo entre as pernas ou a deitar de barriga para cima, mas isso é de extrema importância num grupo, tanto para o dominante como para o outro, que, embora submisso, fica mais confortavel assim do que numa posição por definir!

Depois, esse comportamento depende imenso da forma como o animal cresceu e do contacto que teve com o mundo desde os 2, 3 meses de idade! São idades cruciais para o animal criar o seu proprio mundo... ver e sentir as coisas que o rodeiam e começar a aprender o que está bem e o que está mal... se calhar os 2 mêses ainda é um pouco cedo mas aos 3 é de começa a ser de certeza absoluta! Comportamentos adquiridos são de extrema dificuldade de mudar e pode-se sempre recorrer a ajuda profissional, como fora referido!

Se tal não for possível, faça como foi referido também! Muitos reforços positivos quando o animal se portar bem e nunca mas nunca esqueça os negativos nos primeiros 2 ou 3 segundos depois dele se portar mal, de forma ao animal assimilar! Epá, não digo para lhe dar com um taco de baseball :P mas é muito importante lhe dar um toque que ele sinta e associar a palavra não. Depois, disso, um não apenas basta! Ele rosna e não deve, um toque com a palma da mão e um não em voz média, não muito alta, pois depois quando falar mais baixo não serve de nada, ok?!

Além disso, perca algum tempo com o treino básico do senta, fica, deita, dá a pata, andar à trela do lado esquerdo e seguir sempre... enfim, tudo o que permita colocar o animal na sua posição. Parece não ter muita relação mas tem pois o animal fica menos... fica mais submisso, digamos!

Depois, em termos comportamentais, existe uma teoria que se refere como o modelo psicohidráulico de Lorenz e que a dinodane também falou. Não sei se conhecia ou se não, mas o que é certo é que este modelo diz que o animal vai acumulando uma vontade ou uma motivação para algo e que dispara quando há um estímulo proprio, como que a gota de água dentro do copo cheio e que o faz transbordar! Dessa forma, diminua essa motivação e canse o animal com jogos e passeios longos! Além disso, terá hipotese de lhe ensinar o treino básico e de lhe mostrar o que está bem e mal. E nunca esqueça a palmadita que já sei que muita gente critica mas é o melhor reforço negativo que se pode dar! Tem é de ser dada com tento e conta, como é obvio, e sempre muito firme e mostrar qm manda!

Bom, espero ter ajudado ;)

Beijos e abraços...

Bruno Rodrigues

Ahh, mais uma coisa... Já sei que estou sujeito a ouvir piadas :lol: mas nunca nos podemos esquecer que os animais nos tomam sempre como elemento da matilha deles! Assim, o dono terá de ser sempre o elemento dominante... Caso ele não o perceba, terá de o mostrar, pois poderá ocorrer um ciclo onde cada um será dominante e submisso aos outros dois!

Assim, muito muito importante: Muito firme com as decisões e nunca volte atrás! Mesmo que ele não queira, terá de a levar até ao fim, ok?! ;)

Abraço ;)
PrincesaEmmaJules
Membro Veterano
Registado: sexta jul 21, 2006 3:40 pm

segunda jul 09, 2007 10:12 pm

O seu dálmata não será mt territorial? Talvez castrar ajudasse um pouco... :o
Veja este site onde dizem o que muda nos animais castrados a nível de comportamento e o k não passam de crenças:
http://www.dogtimes.com.br/castracao.htm

Boa sorte e não disista, por mais problemas que ele lhe possa causar, pois ele precisa de si! :(
<p><strong><a id="ctl00_ContentPlaceHolder1_WidgetList_ctl17_thumb_link" href="http://www.bigoo.ws/Images/dogs-gif/181 ... strong></p>
<p><strong><strong>  «Virá o dia em que a matança de um animal será considerada um crime tanto quanto o assassinato de um Homem!»</strong></strong></p>
elecktra
Membro Veterano
Registado: quarta dez 21, 2005 1:30 pm
Contacto:

segunda jul 09, 2007 11:11 pm

PrincesaEmmaJules Escreveu:O seu dálmata não será mt territorial? Talvez castrar ajudasse um pouco... :o
Veja este site onde dizem o que muda nos animais castrados a nível de comportamento e o k não passam de crenças:
http://www.dogtimes.com.br/castracao.htm

Boa sorte e não disista, por mais problemas que ele lhe possa causar, pois ele precisa de si! :(
Isso da castração depende muito de cão para cão. Eu tenho dois cães e a sua personalidade não mudou nem um bocainho com a castração..continuam a querer matar-se um ao outro cada vez que se olham. :roll:
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda jul 09, 2007 11:34 pm

Se calhar o problema é que o cão não a entende..com tantas calinadas GRAVES na ortografia...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda jul 09, 2007 11:35 pm

Amigos Escreveu:Olá!!!
Sinceramente não sei porque é que o seu Dálmata rosna...
O cão não rosna... ele rusna... o que é mais grave.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

terça jul 10, 2007 5:41 pm

Procure uma escola de treino.
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça jul 10, 2007 6:32 pm

O meu dalmata é um irresponsavel...

Que cão prodigioso. E mais uma dona muitoooooo baralhada. E ainda me vêm dizer e falar de donos responsáveis...
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

terça jul 10, 2007 8:47 pm

Mas estes, quando dão uma mordida nos donos ou em alguém, não aparece nas notícias. :)
<p>susana</p>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quarta jul 11, 2007 11:33 am

susanastrat Escreveu:Mas estes, quando dão uma mordida nos donos ou em alguém, não aparece nas notícias. :)
Ai não... inda são confundidos com Rotweiller às pintas :lol:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
Responder

Voltar para “Cães”