Que praias permitem animais?
Moderador: mcerqueira
-
- Registado: domingo mai 13, 2007 2:41 am
Precisava da vossa ajuda, quero saber que praias no algarve permitem levar animais, mais em particula se no Monte Gordo podemos levar os nossos amiguinhos para a areia. Se no Monte Gordo não se poder gostaria de saber quais se pode.
Jinhos para todos.
Jinhos para todos.
Qualquer praia que tenha bandeira Azul, cão não entra.
Qualquer praia vigiada com nadadores Salvadores e que tenham as bandeiras (verde etc...) cão também não entra.
Qualquer praia que não tem bandeira nem é vigiada, cão também não entra.
Ou melhor por leia os cães não podem entrar nas praia....
Mas talves tenhas sorte numa praia não vigiada e quase desertica...
Qualquer praia vigiada com nadadores Salvadores e que tenham as bandeiras (verde etc...) cão também não entra.
Não me parece que seja assim...aBe Escreveu:Qualquer praia que tenha bandeira Azul, cão não entra.
Estive a dar uma olhada aos regulamentos em vigor dos planos de ordenamento da orla costeira (POOCs) aqui no site do INAG http://poocs.inag.pt/poocs/ e a interdição de animais, refere-se apenas a áreas licenciadas ou concessionadas.
A titulo de exemplo:
POOC de Alcobaça/Mafra:
POOC de Caminha/ESpinho:Artigo 49.º
Actividades interditas
Nas praias marítimas são interditas as seguintes actividades:
a) Permanência de autocaravanas ou similares nos parques e zonas de estacionam ento, entre as
0 e as 8 horas;
b) Prática de actividades desportivas, designadamente jogos de bola, fora das áreas terrestres ou
aquáticas expressamente demarcadas para o efeito;
c) Circulação, acesso à margem e estacionamento de embarcações e meios náuticos de recreio e
desporto fora dos canais definidos e das áreas demarcadas;
d) Apanha de plantas e animais marinhos, com fins económicos, fora dos locais e períodos
sazonais estipulados;
e) Permanência e circulação de animais nas áreas concessionadas;
f) Utilização de eq uipamentos sonoros e desenvolvimento de actividades geradoras de ruído que,
nos termos da lei, possam causar incomodidade;
g) Depósito de lixo fora dos receptáculos próprios;
h) Actividades de venda ambulante sem licenciamento prévio;(...)
POOC de Burgau/VilamouraArtigo 45.º
Actividades interditas
Nas praias marítimas são interditos os seguintes actos e actividades:
a) Sobrevoo por aeronaves com motor, abaixo de 1000 pés, com excepção dos destinados a
operações de vigilância e salvamento;
b) Sobrevoo por outros meios aéreos de desporto e recreio fora dos canais de
atravessamento autorizados;
c) Permanência de autocaravanas ou similares nos parques e zonas de estacionamento entre
as 0 e as 8 horas;
d) Permanência e circulação de animais nas áreas licenciadas ou concessionadas;
e) Nas áreas licenciadas ou concessionadas, jogos de bola ou similares fora das áreas
afectas a esses fins;
f) Utilização de equipamentos sonoros e actividades geradoras de ruídos; (...)
Portanto, não me parece que esteja interdito de andar com um cão numa praia não concessionada...Artigo 38.º
Actividades interditas
Nas praias marítimas são interditas as seguintes actividades:
a) Circulação de veículos motorizados fora das vias de acesso estabelecidas e além dos limites definidos dos parques e zonas
de estacionamento, com excepção dos veículos ligados à prevenção, socorro e manutenção;
b) Sobrevoo por aeronaves com motor, abaixo dos 1000 pés, com excepção dos destinados a operações de vigilância e
salvamento;
c) Sobrevoo por outros meios aéreos de desporto e recreio fora dos canais de atravessamento autorizados;
d) Utilização dos parques e zonas de estacionamento para outras actividades;
e) Permanência de autocaravanas ou similares nos parques e zonas de estacionamento entre as 21 e a s 8 horas;
f) Jogos de bola ou similares fora das áreas afectas a esses fins;
g) Circulação e acesso à margem e estacionamento de embarcações e meios náuticos de recreio e desporto fora dos espaços
canais definidos e das áreas demarcadas;
h) Actividades com fins económicos de apanha de plantas e mariscagem fora dos locais e períodos sazonais estipulados;
i) Permanência e circulação de animais nas áreas licenciadas ou concessionadas;
j) Utilização de equipamentos sonoros e actividades geradoras de ruídos, para além das inerentes à realização de espectáculos
e eventos desportivos, em locais próprios;
(...)
Resta saber é se se encontra praias não concessionadas no Algarve... Mas parece-me que aquelas "nini-praias" raramente têm concessão...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
É verdade Fang...
Eu sou da zona de Aljezur, localizada na costa Oeste ou Vicentina, por baixo da Zambujeira, Odeceixe... para esses lados, e lá existem algumas praias tipo "Vale-dos-Homens" (é o nome da praia... a história do nome fica ao critério do leitor
) e assim, que penso não terem concesseção e não estarem interditas a animais... No entanto, também não lhe posso garantir ou dar certezas, mas como foi dito, será melhor se informar apenas acerca das praias existentes na zona para onde vai de férias, pois o Algarve ainda é grandito de costa, ok?!
Cumprimentos e boas férias!
Eu sou da zona de Aljezur, localizada na costa Oeste ou Vicentina, por baixo da Zambujeira, Odeceixe... para esses lados, e lá existem algumas praias tipo "Vale-dos-Homens" (é o nome da praia... a história do nome fica ao critério do leitor

Cumprimentos e boas férias!

-
- Registado: domingo mai 13, 2007 2:41 am
Quero agradecer a todos os que têm procurado me ajudar.
Muito obrigado.
Muito obrigado.

-
- Membro Júnior
- Registado: quarta jul 11, 2007 1:47 am
Aqui tens a resposta que procuras!
Tens de ir a áreas não-concessionadas e de preferência não entrares com o cão pela entrada da praia concessionada. Ou seja, se vais para Montegordo, a ESTE da praia, entre Montegordo e a Praia Verde, estás completamente á vontade. Em vez de estacionares em frente á entrada principal da praia de Montegordo, estacionas mais perto do Parque de Campismo e toda essa área de pinheiros que vez em frente tem praia e estarás á vontade.
Outra boa opção e que te aconselho é a praia de Vila Real de Sto António. Tem muito pouca gente por ser a última e não ser concessionada e é boa. Aí também poderás estar á vontade mas tens de ir de carro até ao fundo, viras á direita e entras no paredão. Tens estacionamento em frente.
Para OESTE de Montegordo tens pequenos espaços não-concessionados entre praias principais mas obriga-te a procurar.
Boas férias
Tens de ir a áreas não-concessionadas e de preferência não entrares com o cão pela entrada da praia concessionada. Ou seja, se vais para Montegordo, a ESTE da praia, entre Montegordo e a Praia Verde, estás completamente á vontade. Em vez de estacionares em frente á entrada principal da praia de Montegordo, estacionas mais perto do Parque de Campismo e toda essa área de pinheiros que vez em frente tem praia e estarás á vontade.
Outra boa opção e que te aconselho é a praia de Vila Real de Sto António. Tem muito pouca gente por ser a última e não ser concessionada e é boa. Aí também poderás estar á vontade mas tens de ir de carro até ao fundo, viras á direita e entras no paredão. Tens estacionamento em frente.
Para OESTE de Montegordo tens pequenos espaços não-concessionados entre praias principais mas obriga-te a procurar.
Boas férias
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
- Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....
Bem, só posso falar das praias que conheço. Na zona de Porto Covo, a semana passada levei o cão para a praia do Samouqueiro, porque me informei num café da zona quais eram as praias não vigiadas para poder levar o cão, e o senhor até me disse mais umas 2 ou 3, mas por acaso aquela foi a que me deu mais jeito.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Não se esqueçam é que pelo facto de não proibirem animais, a demais legislação sobre espaços públicos não deixa de estar em vigor. isto quer dizer que o uso de trela ou açaime é obrigatório (e no caso dos potencialmente perigosos, trela E açaime). Por isso, se não estiverem a respeitar a Lei e alguém decidir 'embirar', tem fundamentos para isso.
Cumps
Paulo C.
Cumps
Paulo C.
Por acaso tenho uma questão sobre isto que ainda não consegui esclarecer.PauloC Escreveu:Não se esqueçam é que pelo facto de não proibirem animais, a demais legislação sobre espaços públicos não deixa de estar em vigor. isto quer dizer que o uso de trela ou açaime é obrigatório (e no caso dos potencialmente perigosos, trela E açaime). Por isso, se não estiverem a respeitar a Lei e alguém decidir 'embirar', tem fundamentos para isso.
Cumps
Paulo C.
A orla costeira é da responsabilidade da Marinha, à excepção das zonas concessionadas às respectivas Camaras.
Assim sendo, e numa zona/praia não tornada pública por convénio entre a Marinha e a respectiva Camara, a PSP/GNR/Polícia Municipal não tem autoridade para actuar. Aí, só a Polícia Marítima.
Por outro lado, os espaços militares têm leis específicas. Será que a lei sobre os canitos está incluida nestas leis?
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm
Atenção a uma coisa Musky, um espaço sob a responsabilidade Militar, não é obrigatóriamente, um espaço militar.Musky Escreveu:Por acaso tenho uma questão sobre isto que ainda não consegui esclarecer.PauloC Escreveu:Não se esqueçam é que pelo facto de não proibirem animais, a demais legislação sobre espaços públicos não deixa de estar em vigor. isto quer dizer que o uso de trela ou açaime é obrigatório (e no caso dos potencialmente perigosos, trela E açaime). Por isso, se não estiverem a respeitar a Lei e alguém decidir 'embirar', tem fundamentos para isso.
Cumps
Paulo C.
A orla costeira é da responsabilidade da Marinha, à excepção das zonas concessionadas às respectivas Camaras.
Assim sendo, e numa zona/praia não tornada pública por convénio entre a Marinha e a respectiva Camara, a PSP/GNR/Polícia Municipal não tem autoridade para actuar. Aí, só a Polícia Marítima.
Por outro lado, os espaços militares têm leis específicas. Será que a lei sobre os canitos está incluida nestas leis?
A orla costeira, está sob a responsabilidade militar, mas não deixa de ser um espaço público, diferente, por exemplo, de uma unidade de Marinha, do Exército ou da FA.
Sim, eu sei. Num espaço militar em princípio o público nem pode entrar sem autorização.
Mas num espaço da responsabilidade militar, será respectiva polícia que actua. Ora, essa polícia militar poderá passar multas civis? E vice-versa?
Desconfio bem que existe aqui um buraco, mas não consigo confirmar porque me deparo com um muro de "ah, pois, sabe, é que, bem, hum..." ou por outras palavras, parece-me que a coisa não está claramente definida.
A verdade é que já por duas vezes alguém chamou a polícia por eu andar com os cães soltos na praia e o máximo que a polícia fez foi pedir-me, muito educadamente, que "ah, sabe, isto há gente muito comichosa, melhor evitar cenas desagradáveis..." e eu pergunto-me, será que foi por ser Inverno e a praia estar deserta e a polícia foi simpática, ou porque a Lei é dúbia nestes casos?
É que aqui, fora da praia, a polícia multa e pronto.
Mas num espaço da responsabilidade militar, será respectiva polícia que actua. Ora, essa polícia militar poderá passar multas civis? E vice-versa?
Desconfio bem que existe aqui um buraco, mas não consigo confirmar porque me deparo com um muro de "ah, pois, sabe, é que, bem, hum..." ou por outras palavras, parece-me que a coisa não está claramente definida.
A verdade é que já por duas vezes alguém chamou a polícia por eu andar com os cães soltos na praia e o máximo que a polícia fez foi pedir-me, muito educadamente, que "ah, sabe, isto há gente muito comichosa, melhor evitar cenas desagradáveis..." e eu pergunto-me, será que foi por ser Inverno e a praia estar deserta e a polícia foi simpática, ou porque a Lei é dúbia nestes casos?
É que aqui, fora da praia, a polícia multa e pronto.
Pois eu pelo que sei é depois da época balnear... não sabia essa das praias concessionadas... já agora obrigado pela informação.
Eu faço o que li anteriormente não entro pelas entradas principais da praias, afasto-me um bocado e depois lá vou eu com o canito.
Mas na costa os carros patrulha passam cerca de duas vezes, á que ter sorte e nessa altura conseguir tapa-lo...
No algarve nunca tive problemas também procuro as praias mais pequenas e sem vigilia.
Eu faço o que li anteriormente não entro pelas entradas principais da praias, afasto-me um bocado e depois lá vou eu com o canito.
Mas na costa os carros patrulha passam cerca de duas vezes, á que ter sorte e nessa altura conseguir tapa-lo...
No algarve nunca tive problemas também procuro as praias mais pequenas e sem vigilia.
No Baleal as praias sao concessionadas e os caes entram sem problemas.
ainda este fim de semana estive la e haviam la muitos caes mas e numa zona restrita da praia em certas zonas nao ha caes, tanto que os surfistas levam sempre o caozito atras
Eu fui e levei a minha luna, o gaspar e o Paul (um labrador) e ninguem disse nada, ate pelo contrario toda a gente vida dar festinhas e brincar com eles, so tinhamos era o cuidado de as vezes vir com eles a um sitio para fazerem as necessidades e nao fazerem na praia, mas isso esta na consciencia de cada um de nos.
ainda este fim de semana estive la e haviam la muitos caes mas e numa zona restrita da praia em certas zonas nao ha caes, tanto que os surfistas levam sempre o caozito atras

Eu fui e levei a minha luna, o gaspar e o Paul (um labrador) e ninguem disse nada, ate pelo contrario toda a gente vida dar festinhas e brincar com eles, so tinhamos era o cuidado de as vezes vir com eles a um sitio para fazerem as necessidades e nao fazerem na praia, mas isso esta na consciencia de cada um de nos.

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am
A revista visão desta semana, tem as referências de todas as praias fluviais do país.
<p>susana</p>