Que praias permitem animais?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

TunisMaria
Registado: domingo mai 13, 2007 2:41 am

segunda jul 16, 2007 9:46 pm

Precisava da vossa ajuda, quero saber que praias no algarve permitem levar animais, mais em particula se no Monte Gordo podemos levar os nossos amiguinhos para a areia. Se no Monte Gordo não se poder gostaria de saber quais se pode.
Jinhos para todos.
aBe
Membro Júnior
Registado: terça ago 23, 2005 2:26 am

terça jul 17, 2007 5:21 am

Qualquer praia que tenha bandeira Azul, cão não entra.

Qualquer praia vigiada com nadadores Salvadores e que tenham as bandeiras (verde etc...) cão também não entra.

Qualquer praia que não tem bandeira nem é vigiada, cão também não entra.

Ou melhor por leia os cães não podem entrar nas praia....

Mas talves tenhas sorte numa praia não vigiada e quase desertica...
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça jul 17, 2007 12:23 pm

aBe Escreveu:Qualquer praia que tenha bandeira Azul, cão não entra.

Qualquer praia vigiada com nadadores Salvadores e que tenham as bandeiras (verde etc...) cão também não entra.

Qualquer praia que não tem bandeira nem é vigiada, cão também não entra.

Ou melhor por leia os cães não podem entrar nas praia....

Mas talves tenhas sorte numa praia não vigiada e quase desertica...
Não me parece que seja assim...
Estive a dar uma olhada aos regulamentos em vigor dos planos de ordenamento da orla costeira (POOCs) aqui no site do INAG http://poocs.inag.pt/poocs/ e a interdição de animais, refere-se apenas a áreas licenciadas ou concessionadas.

A titulo de exemplo:
POOC de Alcobaça/Mafra:
Artigo 49.º
Actividades interditas
Nas praias marítimas são interditas as seguintes actividades:
a) Permanência de autocaravanas ou similares nos parques e zonas de estacionam ento, entre as
0 e as 8 horas;
b) Prática de actividades desportivas, designadamente jogos de bola, fora das áreas terrestres ou
aquáticas expressamente demarcadas para o efeito;
c) Circulação, acesso à margem e estacionamento de embarcações e meios náuticos de recreio e
desporto fora dos canais definidos e das áreas demarcadas;
d) Apanha de plantas e animais marinhos, com fins económicos, fora dos locais e períodos
sazonais estipulados;
e) Permanência e circulação de animais nas áreas concessionadas;
f) Utilização de eq uipamentos sonoros e desenvolvimento de actividades geradoras de ruído que,
nos termos da lei, possam causar incomodidade;
g) Depósito de lixo fora dos receptáculos próprios;
h) Actividades de venda ambulante sem licenciamento prévio;(...)
POOC de Caminha/ESpinho:
Artigo 45.º
Actividades interditas
Nas praias marítimas são interditos os seguintes actos e actividades:
a) Sobrevoo por aeronaves com motor, abaixo de 1000 pés, com excepção dos destinados a
operações de vigilância e salvamento;
b) Sobrevoo por outros meios aéreos de desporto e recreio fora dos canais de
atravessamento autorizados;
c) Permanência de autocaravanas ou similares nos parques e zonas de estacionamento entre
as 0 e as 8 horas;
d) Permanência e circulação de animais nas áreas licenciadas ou concessionadas;
e) Nas áreas licenciadas ou concessionadas, jogos de bola ou similares fora das áreas
afectas a esses fins;
f) Utilização de equipamentos sonoros e actividades geradoras de ruídos; (...)
POOC de Burgau/Vilamoura
Artigo 38.º
Actividades interditas
Nas praias marítimas são interditas as seguintes actividades:
a) Circulação de veículos motorizados fora das vias de acesso estabelecidas e além dos limites definidos dos parques e zonas
de estacionamento, com excepção dos veículos ligados à prevenção, socorro e manutenção;
b) Sobrevoo por aeronaves com motor, abaixo dos 1000 pés, com excepção dos destinados a operações de vigilância e
salvamento;
c) Sobrevoo por outros meios aéreos de desporto e recreio fora dos canais de atravessamento autorizados;
d) Utilização dos parques e zonas de estacionamento para outras actividades;
e) Permanência de autocaravanas ou similares nos parques e zonas de estacionamento entre as 21 e a s 8 horas;
f) Jogos de bola ou similares fora das áreas afectas a esses fins;
g) Circulação e acesso à margem e estacionamento de embarcações e meios náuticos de recreio e desporto fora dos espaços
canais definidos e das áreas demarcadas;
h) Actividades com fins económicos de apanha de plantas e mariscagem fora dos locais e períodos sazonais estipulados;
i) Permanência e circulação de animais nas áreas licenciadas ou concessionadas;
j) Utilização de equipamentos sonoros e actividades geradoras de ruídos, para além das inerentes à realização de espectáculos
e eventos desportivos, em locais próprios;
(...)
Portanto, não me parece que esteja interdito de andar com um cão numa praia não concessionada...

Resta saber é se se encontra praias não concessionadas no Algarve... Mas parece-me que aquelas "nini-praias" raramente têm concessão...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
unsmil3
Membro
Registado: terça jun 12, 2007 3:10 pm

terça jul 17, 2007 2:26 pm

É verdade Fang...

Eu sou da zona de Aljezur, localizada na costa Oeste ou Vicentina, por baixo da Zambujeira, Odeceixe... para esses lados, e lá existem algumas praias tipo "Vale-dos-Homens" (é o nome da praia... a história do nome fica ao critério do leitor :lol: ) e assim, que penso não terem concesseção e não estarem interditas a animais... No entanto, também não lhe posso garantir ou dar certezas, mas como foi dito, será melhor se informar apenas acerca das praias existentes na zona para onde vai de férias, pois o Algarve ainda é grandito de costa, ok?!

Cumprimentos e boas férias! ;)
TunisMaria
Registado: domingo mai 13, 2007 2:41 am

terça jul 17, 2007 4:57 pm

Quero agradecer a todos os que têm procurado me ajudar.
Muito obrigado. :lol:
Chocolatero
Membro Júnior
Registado: quarta jul 11, 2007 1:47 am

quarta jul 18, 2007 11:35 am

Aqui tens a resposta que procuras!

Tens de ir a áreas não-concessionadas e de preferência não entrares com o cão pela entrada da praia concessionada. Ou seja, se vais para Montegordo, a ESTE da praia, entre Montegordo e a Praia Verde, estás completamente á vontade. Em vez de estacionares em frente á entrada principal da praia de Montegordo, estacionas mais perto do Parque de Campismo e toda essa área de pinheiros que vez em frente tem praia e estarás á vontade.
Outra boa opção e que te aconselho é a praia de Vila Real de Sto António. Tem muito pouca gente por ser a última e não ser concessionada e é boa. Aí também poderás estar á vontade mas tens de ir de carro até ao fundo, viras á direita e entras no paredão. Tens estacionamento em frente.

Para OESTE de Montegordo tens pequenos espaços não-concessionados entre praias principais mas obriga-te a procurar.

Boas férias
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

quarta jul 18, 2007 4:35 pm

Bem, só posso falar das praias que conheço. Na zona de Porto Covo, a semana passada levei o cão para a praia do Samouqueiro, porque me informei num café da zona quais eram as praias não vigiadas para poder levar o cão, e o senhor até me disse mais umas 2 ou 3, mas por acaso aquela foi a que me deu mais jeito.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jul 19, 2007 9:39 pm

Não se esqueçam é que pelo facto de não proibirem animais, a demais legislação sobre espaços públicos não deixa de estar em vigor. isto quer dizer que o uso de trela ou açaime é obrigatório (e no caso dos potencialmente perigosos, trela E açaime). Por isso, se não estiverem a respeitar a Lei e alguém decidir 'embirar', tem fundamentos para isso.

Cumps
Paulo C.
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sexta jul 20, 2007 1:53 pm

PauloC Escreveu:Não se esqueçam é que pelo facto de não proibirem animais, a demais legislação sobre espaços públicos não deixa de estar em vigor. isto quer dizer que o uso de trela ou açaime é obrigatório (e no caso dos potencialmente perigosos, trela E açaime). Por isso, se não estiverem a respeitar a Lei e alguém decidir 'embirar', tem fundamentos para isso.

Cumps
Paulo C.
Por acaso tenho uma questão sobre isto que ainda não consegui esclarecer.

A orla costeira é da responsabilidade da Marinha, à excepção das zonas concessionadas às respectivas Camaras.

Assim sendo, e numa zona/praia não tornada pública por convénio entre a Marinha e a respectiva Camara, a PSP/GNR/Polícia Municipal não tem autoridade para actuar. Aí, só a Polícia Marítima.

Por outro lado, os espaços militares têm leis específicas. Será que a lei sobre os canitos está incluida nestas leis?
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

sexta jul 20, 2007 2:15 pm

Musky Escreveu:
PauloC Escreveu:Não se esqueçam é que pelo facto de não proibirem animais, a demais legislação sobre espaços públicos não deixa de estar em vigor. isto quer dizer que o uso de trela ou açaime é obrigatório (e no caso dos potencialmente perigosos, trela E açaime). Por isso, se não estiverem a respeitar a Lei e alguém decidir 'embirar', tem fundamentos para isso.

Cumps
Paulo C.
Por acaso tenho uma questão sobre isto que ainda não consegui esclarecer.

A orla costeira é da responsabilidade da Marinha, à excepção das zonas concessionadas às respectivas Camaras.

Assim sendo, e numa zona/praia não tornada pública por convénio entre a Marinha e a respectiva Camara, a PSP/GNR/Polícia Municipal não tem autoridade para actuar. Aí, só a Polícia Marítima.

Por outro lado, os espaços militares têm leis específicas. Será que a lei sobre os canitos está incluida nestas leis?
Atenção a uma coisa Musky, um espaço sob a responsabilidade Militar, não é obrigatóriamente, um espaço militar.

A orla costeira, está sob a responsabilidade militar, mas não deixa de ser um espaço público, diferente, por exemplo, de uma unidade de Marinha, do Exército ou da FA.
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sexta jul 20, 2007 10:42 pm

Sim, eu sei. Num espaço militar em princípio o público nem pode entrar sem autorização.

Mas num espaço da responsabilidade militar, será respectiva polícia que actua. Ora, essa polícia militar poderá passar multas civis? E vice-versa?

Desconfio bem que existe aqui um buraco, mas não consigo confirmar porque me deparo com um muro de "ah, pois, sabe, é que, bem, hum..." ou por outras palavras, parece-me que a coisa não está claramente definida.

A verdade é que já por duas vezes alguém chamou a polícia por eu andar com os cães soltos na praia e o máximo que a polícia fez foi pedir-me, muito educadamente, que "ah, sabe, isto há gente muito comichosa, melhor evitar cenas desagradáveis..." e eu pergunto-me, será que foi por ser Inverno e a praia estar deserta e a polícia foi simpática, ou porque a Lei é dúbia nestes casos?

É que aqui, fora da praia, a polícia multa e pronto.
Xid2048
Registado: domingo jul 22, 2007 6:02 pm

quinta jul 26, 2007 6:59 pm

pelo que sei os cães so podem ir á praia depois de acabar a epoca balnear
cumprimentos
In35
Membro Veterano
Registado: segunda jul 30, 2007 3:38 pm

terça jul 31, 2007 4:18 pm

Pois eu pelo que sei é depois da época balnear... não sabia essa das praias concessionadas... já agora obrigado pela informação.
Eu faço o que li anteriormente não entro pelas entradas principais da praias, afasto-me um bocado e depois lá vou eu com o canito.
Mas na costa os carros patrulha passam cerca de duas vezes, á que ter sorte e nessa altura conseguir tapa-lo...
No algarve nunca tive problemas também procuro as praias mais pequenas e sem vigilia.
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

terça jul 31, 2007 4:24 pm

No Baleal as praias sao concessionadas e os caes entram sem problemas.

ainda este fim de semana estive la e haviam la muitos caes mas e numa zona restrita da praia em certas zonas nao ha caes, tanto que os surfistas levam sempre o caozito atras :lol: :lol:

Eu fui e levei a minha luna, o gaspar e o Paul (um labrador) e ninguem disse nada, ate pelo contrario toda a gente vida dar festinhas e brincar com eles, so tinhamos era o cuidado de as vezes vir com eles a um sitio para fazerem as necessidades e nao fazerem na praia, mas isso esta na consciencia de cada um de nos. :wink:
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

terça jul 31, 2007 6:47 pm

A revista visão desta semana, tem as referências de todas as praias fluviais do país.
<p>susana</p>
Responder

Voltar para “Cães”