World Dog Show 2003 - corte das orelhas/cauda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta fev 14, 2003 8:42 am

Bons dias,

Alguém pode me confirmar a seguinte noticia :
(caso se confirme, lá um grande evento perde parte do seu interesse e valor )
World Dog Show 2003 Ban on cropped or docked dogs Case before the Administrative Court in Gelsenkirchen dismissed - no exceptional ruling made for the World Dog Show 2003

With legal proceedings before the Administrative Court in Gelsenkirchen the VDH tried to gain an exceptional ruling to allow foreign dogs that are legally cropped or docked in accordance with the respective country laws to participate in the World Dog Show 2003.
After exhausting all legal possibilities - including an application to pass a preliminary order - and also including the services of a renowned administrative lawyer, the application of the VDH was dismissed.

This means that there will be no exceptional ruling regarding the exhibition ban for cropped or docked dogs at the World Dog Show 2003.

This means that the following regulations will also apply for the World Dog Show 2003.

In accordance with the "Tierschutz-Hundeverordnung" (animal protection dog regulations) from the 1st May 2002 dogs living in Germany or outside will be banned from participating at dog shows:

Ears cropped after the 01.01.1987.

Tail docked after 01.06.1998
(exception: dogs used for hunting in accordance with german law for the protection of animals).
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

sexta fev 14, 2003 9:28 am

E o que me dizem da seguinte notazinha, retirada do site com regras de qualificacao para o concurso Crufts? (http://www.the-kennel-club.org.uk/index ... al_eng.htm)

N.B. Dogs with cropped ears are NOT eligible to compete at any Kennel Club licensed event.

O meu comentario a esta nota e que tera de haver uma evolucao de mentalidades no que respeita os cortes de orelhas, caso Portugal se queira manter a par dos eventos internacionais.
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

sexta fev 14, 2003 9:37 am

Até que enfim!!!
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

sexta fev 14, 2003 9:40 am

Eu sabia que isso estava no tribunal, a ver se abriam excepção para o Mundial. Ao que parece não abriram, o que vai prejudicar muitas raças, incluindo nacioais (Cão Fila de São Miguel, pe). É pena... acho que vai diminuir um tanto o numero de animais participantes...
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

sexta fev 14, 2003 11:14 am

Os bons exemplos devem e tem de vir de cima: Eventos Europeus e/ou Mundiais.

Os cães com orelhas e caudas cortadas anterior à lei não são descriminados nem interditos somente os após essa data....pq derespeitam a "bendita lei".

Se gostamos tanto de dar como exemplo o estrangeiro,( por vezes para justificar injustas leis e obrigações) esta é uma óptima forma de lhes seguir o exemplo.......: !lá fora faz-se.....lá fora acontece.....etc.

:lol: :lol: :lol: ;)
amstaff
Membro Veterano
Registado: quarta out 23, 2002 1:44 pm
Localização: American Staffordshire Terrier, Shakira, Xara e Staff, Canário e vários peixes
Contacto:

sexta fev 14, 2003 11:16 am

Na minha opinião e já tenho discutido isto várias vezes c/ amigos.
1- o corte deverá ser levado como opção do proprietário,
2- os estalões das raças devem ser mantidos já que form estes que levaram a um apuramento das raças;
3- as mães não furavam as orelhas às filhas mesmo antes de elas saberem se iam querer ou gostar?
4- o culto do corpo a nível de tatuagens e piercings que já existe desde os primórdios da humanidade, não devia também ser proibido?
5- o micro-ship e as tatuagens nas orelhas deviam ser proibidas pois são um meio de mutilação ao animal :?: :!:
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

sexta fev 14, 2003 11:27 am

Olá!

Admito que o Buldogue Francês fica mais bonito com as orelhas cortadas! :oops:

Mas uma pergunta, afinal foi proíbido o corte das orelhas e dos rabos em Portugal, no Mundo, na Europa, nos EUA???
Não estou muito por dentro destes assuntos, mas gostava de saber mais... ;)
Nanico
Membro Veterano

sexta fev 14, 2003 11:27 am

Estamos de novo, em Portugal, "Orgulhosamente Sós"?

:o :o :o :o
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

sexta fev 14, 2003 11:38 am

[quote=amstaff]
Na minha opinião e já tenho discutido isto várias vezes c/ amigos.
1- o corte deverá ser levado como opção do proprietário,
2- os estalões das raças devem ser mantidos já que form estes que levaram a um apuramento das raças;
3- as mães não furavam as orelhas às filhas mesmo antes de elas saberem se iam querer ou gostar?
4- o culto do corpo a nível de tatuagens e piercings que já existe desde os primórdios da humanidade, não devia também ser proibido?
5- o micro-ship e as tatuagens nas orelhas deviam ser proibidas pois são um meio de mutilação ao animal :?: :!:
[/quote]

Oi amstaff,
Antes de responder gostaria de salientar que esta é só a minha opinião mais nada.......eu respeito a sua, peço-lhe pois que respeite a minha, ok??? ;)

1 - Que chatice os cães não darem opinião uma vez que são eles os mutilados!!!Os meus cães não são minha propriedade são "meus amigos"

2 - Exactamente o apuramento deve continuar, mas geneticamente não são transmitidas nenhumas "informações" aos descendentes.E por estarem "cortados" não melhora nadinha da raça......é pura estetica e vaidade do "proprietário"

3 - Disse bem furavam (passado), pois eu às minhas filhas/filhos nunca irei furar......se elas/eles quiserem, terão essa opção

4 - "o culto do corpo é "liberdade de escolha" não imposta ou obrigada

5 - O Chip ou Tatuagens é um meio de protecção........da vida e segurança dos nossos cães......uma "mutilação" para os proteger da terrivel raça "HOMO-SAPIENS"

Bye Jinhus
canildepaiopires
Membro Júnior
Contacto:

sexta fev 14, 2003 11:38 am

Bons dias,

Alguém pode me confirmar a seguinte noticia :
(caso se confirme, lá um grande evento perde parte do seu interesse e valor )

Pois é,
infelizmente eles reagem assim. Por exemplo os "nossos" dogs argentinos que têm tirado excelentes resultados na Mundiais e Europeias estão impedidos de ir este ano à Mundial. No ano passado a Holanda tb exegiu o mesmo mas depois de algumas conversações retiraram essa exigência. Só para terem uma ideia na passada Europeia estavam cento e tal cães inscritos era 4 rings a funcionar e ainda por cima longe uns dos outros e mesmo com tantos cães inscritos os Portugueses tiram RCACIB - 2º lugar.
Helena :)
amstaff
Membro Veterano
Localização: American Staffordshire Terrier, Shakira, Xara e Staff, Canário e vários peixes
Contacto:

sexta fev 14, 2003 12:02 pm

Eu também só dei o meu ponto de vista e até tenho algumas tatuagens, não por vaidade mas porque gosto pois não costumo entrar em modas.
Se a minha mulher não se importasse, virava quase um mapa mundo :lol:
Eu concordo que o facto de se cortarem as caudas e as orelhas não beneficia genéticamente o animal, mas sem duvida que em muitas raças altera o aspecto do animal pela negativa. (é só a minha opinião) Concordo também que muitos criadores com campeões indiscutiveis, vão ver anos de trabalho irem por "água abaixo" porque os seus campeões de um ano para o outro passaram de excelentes a desqualificados.
canildepaiopires
Membro Júnior
Contacto:

sexta fev 14, 2003 12:15 pm

O corte de orelhas bem como as caudas em alguns animais tem a ver com a sua funcionalidade e não com a sua estética por isso penso que seja ridiculo proibirem o corte. As pessoas que fazem tal é que tem que ter consciência daquilo que estão a fazer e como fazem.
Helena :)
amstaff
Membro Veterano
Contacto:

sexta fev 14, 2003 12:19 pm

concordo plenamente ;)
Nanico
Membro Veterano

sexta fev 14, 2003 12:32 pm

amstaff Escreveu: Concordo também que muitos criadores com campeões indiscutiveis, vão ver anos de trabalho irem por "água abaixo" porque os seus campeões de um ano para o outro passaram de excelentes a desqualificados.
Ola Amstaff,

Permita-me tambem expor o meu ponto de vista, que e o ponto de vista de quem saiu de Portugal ha quase uma decada e desde esse tempo se habituou a olhar "de fora".

A mentalidade quanto ao corte de orelhas e caudas mudou, a nivel europeu e a nivel mundial. Nos podemos achar que mudou bem, ou podemos achar que mudou mal: temos esse direito como cidadaos de estados democraticos. Mas o facto incontestado e que a mentalidade mudou e os sinais de mudanca se fazem sentir ha muito tempo.

Se os criadores portugueses se mantiveram conservadores, foi uma escolha que fizeram. Nao acredito que tenha havido um unico criador credenciado que tenha participado em provas internacionais que nao tenha visto os sinais de mudanca. Se a escolha do criador e manter-se conservador (e "orgulhosamente só), a responsabilidade e so do criador.

Eu comecei a conviver diariamente com animais "inteiros de orelhas" ha muitos anos. A principio chocou-me e dava-me vontade de rir. Agora o que me choca sao animais com as orelhas cortadas. Para mim, animais de orelhas cortadas tornaram-se uma exepcao e muito sinceramente nao lhes consigo ver nenhuma vantagem estetica em relacao aos colegas "inteiros".
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sexta fev 14, 2003 12:58 pm

Bom, como todos sabem sou 100% a favor do corte das caudas/orelhas, desde que feito nas condições ideais.
Como a Helena já referiu, o corte (e o proprio tipo de corte) está ligado à origem e à funcionalidade da raça, de tal modo que acho esta proibição extremamente ridicula e até ofensiva!

Se repararem, grande parte dos criadores de renome (aqueles que conseguiram por o seu canil no mapa) e que criam raças cujo estalão especificava o corte, cortam as orelhas/caudas. Será que isto dá a entender algo ? A mim leva-me a concluir que quem faz estas leis/proibições nada percebe de canicultura nem o trabalho que é desenvolvido pelos criadores.

Esta proibição em particular, no meu ver, em nada benefecia nem as raças nem a propria exposição. Antes demais reduz o numero de participantes e proibe a participação de exemplares de alto nivel (alguns, às tantas WW de ano anteriores), abrindo portas a que exemplares de qualidade inferior ganhem o titulo (e o prestigio = representação da raça), por falta de concorrencia´, já que esta concorrencia está proibida de participar no evento enquanto tem as orelhas/cauda cortada. Depois queixem-se que as raças estão mal representadas ....

Nanico :
meu comentario a esta nota e que tera de haver uma evolucao de mentalidades no que respeita os cortes de orelhas, caso Portugal se queira manter a par dos eventos internacionais.
Eu se fosse, por exemplo, criadora de dobermans e me deparasse com esta poribição em quase todas as expos, simplesmente desistia da criação de tal raça, já que para mim um dobermann (digo dobermann como exemplo) para ser dobermann tem que ter cauda/orelhas cortadas.

Esses gajos do Crufts são engraçadas, discriminam o corte das orelhas, mas obrigam ao corte dos presunhos ....

Cybergirl,
2 - Exactamente o apuramento deve continuar, mas geneticamente não são transmitidas nenhumas "informações" aos descendentes.E por estarem "cortados" não melhora nadinha da raça......é pura estetica e vaidade do "proprietário"
Então suponho que também não há necessidade de continuar com o apuramento das raças, não é ? Afinal é pura estetica ....
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Responder

Voltar para “Cães”