Há solução para um cão de luta?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: quarta jan 22, 2003 11:06 am
Ontem ao assistir um programa no Odisseia sobre cães, apareceu-me um caso de dois Pitbull que tinham sido raptados para lutas mas felizmente os donos conseguiram resgatá-los. O problema é qie tiveram que entregar um deles ao canil porque eles estavam sempre a degladiar-se (Ao contrário do que acontecia antes do rapto) e os donos tiveram que optar por um deles.
A minha dúvida é a seguinte:
Não existe treino para resolver este tipo de casos? Não é possível anular os efeitos do treino para lutas? Acham que estes donos fizeram bem ou será que preferiram a solução mais fácil?
Agradeço a vossa colaboração,
Um abraço a todos,
A minha dúvida é a seguinte:
Não existe treino para resolver este tipo de casos? Não é possível anular os efeitos do treino para lutas? Acham que estes donos fizeram bem ou será que preferiram a solução mais fácil?
Agradeço a vossa colaboração,
Um abraço a todos,
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm
Já vi muitos documentários sobre lutas de cães, inclusivé em países ou zonas onde levam as crianças a vê-los.
Num país do leste eles dizem que adoram os seus cães e compram-nos ou vendem-nos a pensar nas lutas. Criam-nos para lutar.
Uma vez que entrem nessa competição, são de tal modo incentivados e confundidos que acho que nunca mais voltariam a ser um cão normal.
Em França há muito dono de pitbull (nos subúrbios, principalmente) a ser roubado, para usarem o seu cão nas lutas. Roubam-lhes os cães que, por vezes, são abandonados mais tarde por já estarem muito feridos. Os canis tentam achar os donos reais dos cães depois de os tratarem, mas dificilmente o cão volta a ser igual. Os veterinários dizem ser complicado, entraram em algo que não se apaga dos instintos bem como da memória. E uma vez levados para casa pelos donos mais corajosos, normalmente, são raptados outra vez e à segunda raramente voltam com vida...

Num país do leste eles dizem que adoram os seus cães e compram-nos ou vendem-nos a pensar nas lutas. Criam-nos para lutar.
Uma vez que entrem nessa competição, são de tal modo incentivados e confundidos que acho que nunca mais voltariam a ser um cão normal.
Em França há muito dono de pitbull (nos subúrbios, principalmente) a ser roubado, para usarem o seu cão nas lutas. Roubam-lhes os cães que, por vezes, são abandonados mais tarde por já estarem muito feridos. Os canis tentam achar os donos reais dos cães depois de os tratarem, mas dificilmente o cão volta a ser igual. Os veterinários dizem ser complicado, entraram em algo que não se apaga dos instintos bem como da memória. E uma vez levados para casa pelos donos mais corajosos, normalmente, são raptados outra vez e à segunda raramente voltam com vida...

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 23, 2002 1:44 pm
- Localização: American Staffordshire Terrier, Shakira, Xara e Staff, Canário e vários peixes
- Contacto:
Olá!
Se é impossivel ou não penso que nada é impossivel... Depende acima de tudo, o tempo que o cão esteve sujeito aos treinos de combate, a idade do cão e também quantas vezes já entrou em combate. Os Pit e os Amstaff, sofrem do sindroma do 2º round e vou-te dizer que é dificil...
Se é impossivel ou não penso que nada é impossivel... Depende acima de tudo, o tempo que o cão esteve sujeito aos treinos de combate, a idade do cão e também quantas vezes já entrou em combate. Os Pit e os Amstaff, sofrem do sindroma do 2º round e vou-te dizer que é dificil...
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am
Tem de haver......por favor não me desiludam!!!!
Mas acho que por vezes o estado psicologico sofrido tão horrivelmente é irreversivel........mas a minha esperança de faze-los retornar a uma vida justa e a nós é e será sempre a última a desvanecer-se!!!!!!
Bye Jinhus

Mas acho que por vezes o estado psicologico sofrido tão horrivelmente é irreversivel........mas a minha esperança de faze-los retornar a uma vida justa e a nós é e será sempre a última a desvanecer-se!!!!!!
Bye Jinhus

-
- Membro
- Registado: quarta jan 22, 2003 11:06 am
Podes explicar o que é o sindroma do 2º round?Os Pit e os Amstaff, sofrem do sindroma do 2º round e vou-te dizer que é dificil...
Obrigado,
-
- Membro Veterano
- Localização: American Staffordshire Terrier, Shakira, Xara e Staff, Canário e vários peixes
- Contacto:
Como deves saber,foram animais criados para combate, portanto é algo que sempre lhes estará no sangue mesmo que pouco perceptivel aos nossos olhos. 1º é um cão que raramente ladra se pretender atacar;
2º o sindrome do 2º round é em suma a vontade que o cão tem de combater novamente com outro cão ou mesmo com um cão que lhe tenha dado uma valente tareia!
Sei de um caso em que o cão foi mordido em cachorro por um cão adulto. O cachorro foi crescendo junto desse cão e sempre demonstrou agressividade em relação ao cão até que um dia quando viu que já tinha corpinho para o enfrentar...
2º o sindrome do 2º round é em suma a vontade que o cão tem de combater novamente com outro cão ou mesmo com um cão que lhe tenha dado uma valente tareia!
Sei de um caso em que o cão foi mordido em cachorro por um cão adulto. O cachorro foi crescendo junto desse cão e sempre demonstrou agressividade em relação ao cão até que um dia quando viu que já tinha corpinho para o enfrentar...
já vi um rottie que o treino de infância foi precisamente para lutas e o treinador onde levei a minha erika deu-lhe a volta.
1º cansava-o e depois manda-o deitar junto aos outros cães. E cansado como tava acabava por ficar quieto e assim acabou por perder o hábito de atirar-se a tudo o que era cão!
perdi o contacto do treinador, mas fica ali em loures. ele é da cinotécnica da GNR. E é impecável com os cães.
Se fôr preciso peço o contacto o meu vet, foi ele que me apresentou.
1º cansava-o e depois manda-o deitar junto aos outros cães. E cansado como tava acabava por ficar quieto e assim acabou por perder o hábito de atirar-se a tudo o que era cão!
perdi o contacto do treinador, mas fica ali em loures. ele é da cinotécnica da GNR. E é impecável com os cães.
Se fôr preciso peço o contacto o meu vet, foi ele que me apresentou.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Deixem-me 'meter o bedelho' embora só saiba disto o que li.
O rott não é um cão de combate.
Não foi criado e desenvolvido para essa finalidade.
Pelo contrário.
Hoje é um cão de guarda/defesa pessoal mas originalmente , se não me engano, servia para ajudar a levar o gado (vacuum) de um local para outro.
Corrijam-me se a memória me engana.
Já os pit bull foram criados (através de cruzamentos) exclusivamente para os combates de cães.
Procurou-se desenvolver um cão de fortes mandíbulas, resistente, agressivo com outros cães mas pacífico com pessoas (este último aspecto é desconhecido da maioria das pessoas).
Penso que a herança genética condiciona, neste caso, as possibilidades de recuperação.
Recuperar um rott saído das lutas de cães é uma coisa.Um pit bull nas mesmas condições será outra.
Parece-me que o pit nestas circunstâncias não será recuperável para a convivência com outros cães.
Mas nada impede que se dê bem com pessoas.
E devidamente isolado e limitado no contacto com outros cães não hé razão nenhuma para não continuar a viver.
Infiro isto, como disse, apenas daquilo que li em livros e na Internet.
O rott não é um cão de combate.
Não foi criado e desenvolvido para essa finalidade.
Pelo contrário.
Hoje é um cão de guarda/defesa pessoal mas originalmente , se não me engano, servia para ajudar a levar o gado (vacuum) de um local para outro.
Corrijam-me se a memória me engana.
Já os pit bull foram criados (através de cruzamentos) exclusivamente para os combates de cães.
Procurou-se desenvolver um cão de fortes mandíbulas, resistente, agressivo com outros cães mas pacífico com pessoas (este último aspecto é desconhecido da maioria das pessoas).
Penso que a herança genética condiciona, neste caso, as possibilidades de recuperação.
Recuperar um rott saído das lutas de cães é uma coisa.Um pit bull nas mesmas condições será outra.
Parece-me que o pit nestas circunstâncias não será recuperável para a convivência com outros cães.
Mas nada impede que se dê bem com pessoas.
E devidamente isolado e limitado no contacto com outros cães não hé razão nenhuma para não continuar a viver.
Infiro isto, como disse, apenas daquilo que li em livros e na Internet.
Concordo com o que disse, mas estou a falar do que o treinador nos indicou. Que a maioria das pessoas com paciência e com boa orientação consegue levar o seu cão a bom porto, independentemente da raça.
O rottie que vos falei espumava da boca, toda a gente o dava como 1 caso perdido! Acredito que com machos grandes adultos a convivência seja sempre subjectiva, mas desde que haja paciência e boa orientação.
Depois tb há soluções que poderão ajudar como a castração e uns tratamentos à base de calmantes ou até hormonal que poderão ajudar. (não estou a dizer que o cão tem que ficar zombie) mas nesta altura de adaptação a novos comportamentos poderá ajudar. sempre será melhor uma casa com boas condições e uns donos para brincar do que ficar confinado a um canil! isto é a minha opinião... há muita gente que discorda da castração e infelizmente já me vi obrigada a fazê-lo pela parte comportamental e tive bons resultados. E mudei definitivamente a minha opinião em relação a esta prática.
O rottie que vos falei espumava da boca, toda a gente o dava como 1 caso perdido! Acredito que com machos grandes adultos a convivência seja sempre subjectiva, mas desde que haja paciência e boa orientação.
Depois tb há soluções que poderão ajudar como a castração e uns tratamentos à base de calmantes ou até hormonal que poderão ajudar. (não estou a dizer que o cão tem que ficar zombie) mas nesta altura de adaptação a novos comportamentos poderá ajudar. sempre será melhor uma casa com boas condições e uns donos para brincar do que ficar confinado a um canil! isto é a minha opinião... há muita gente que discorda da castração e infelizmente já me vi obrigada a fazê-lo pela parte comportamental e tive bons resultados. E mudei definitivamente a minha opinião em relação a esta prática.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Eu já vi um Amstaff que não era treinado para combates e muito mal sociabilizado a tentar ser dobrado sem violencia por um treinador muito conceituado em Braga e não só e o que ele me disse foi que depois de 3horas a tentar dobrar o cão é que a unica solução seria enjaular o "bicho" toda a vida ou abatê-lo na pior das hipóteses. Só digo que mordia tudo o que se mechia, inclusivé o dono... 

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
Olá
Cada cão é um cão. cada caso é um caso.
O caso do meu Koll que é um Dober ;
Quando mostrou agressividade para com os outros cães , foi sujeito a trabalho especifico nesta área , ao primeiro descuido feriu e foi ferido violentamente por outro cão com quem se foi meter.
Mais treino e outros métodos.
Portas mal fechadas levaram à morte o 1º P. A.
Mais treinos e outros métodos.
Porreiro acertámos com os métodos , conseguimos !
E passados meses , quando tudo parecia correr bem , bastou uma rosnadela de um P.A e uma dentada de sorte e ficámos sem outro P.A.
O que mais chateia é que o Koll é um cão impecável ( bom, + ou - impecável) na via publica não incomoda ninguém . è um bom cão de guarda e óptimo na defesa do dono . Mas é incontrolável em relação a outros cães. Que fazer ?
Havia 2 hipóteses ; 1ª Abate-lo , 2 ª criar condições excepcionais de seguirança para o canito . Óptamos pela 2ª , porque é um bom cão ,
e relativamente seguro para os humanos. e desistimos de reciclar o Bobi.
Não quer dizer, que outros treinadores não consiguissem dar a volta ao cão , nós não . Apenas tem um minimo de sociabilidade que permite trabalhar com outros cães por perto , mas nunca solto . Por experiência , treinámos o ataque lançado e ele perante o figurante e outro cão , foi ao cão, só que estavam os dois açaimados.
Embora não tenha experiencia na recuperação de cães treinados para combate, não vejo que seja possível recuperar a 100% estes animais , de modo a poderem conviver com outros animais.
Cada cão é um cão. cada caso é um caso.
O caso do meu Koll que é um Dober ;
Quando mostrou agressividade para com os outros cães , foi sujeito a trabalho especifico nesta área , ao primeiro descuido feriu e foi ferido violentamente por outro cão com quem se foi meter.
Mais treino e outros métodos.
Portas mal fechadas levaram à morte o 1º P. A.
Mais treinos e outros métodos.
Porreiro acertámos com os métodos , conseguimos !
E passados meses , quando tudo parecia correr bem , bastou uma rosnadela de um P.A e uma dentada de sorte e ficámos sem outro P.A.
O que mais chateia é que o Koll é um cão impecável ( bom, + ou - impecável) na via publica não incomoda ninguém . è um bom cão de guarda e óptimo na defesa do dono . Mas é incontrolável em relação a outros cães. Que fazer ?
Havia 2 hipóteses ; 1ª Abate-lo , 2 ª criar condições excepcionais de seguirança para o canito . Óptamos pela 2ª , porque é um bom cão ,
e relativamente seguro para os humanos. e desistimos de reciclar o Bobi.
Não quer dizer, que outros treinadores não consiguissem dar a volta ao cão , nós não . Apenas tem um minimo de sociabilidade que permite trabalhar com outros cães por perto , mas nunca solto . Por experiência , treinámos o ataque lançado e ele perante o figurante e outro cão , foi ao cão, só que estavam os dois açaimados.
Embora não tenha experiencia na recuperação de cães treinados para combate, não vejo que seja possível recuperar a 100% estes animais , de modo a poderem conviver com outros animais.
Um abraço
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta jul 03, 2002 3:08 pm

O factor[b] mais importante [/b]neste caso, È a [b]IDADE [/b]do cao em questao, depois o tempo que estve sujeito a essa "tortura", com alguns meses de treino (sociabilizaçao) o cao pode perfeitamente voltar a lidar sem violencia com outros caes. Tenho mts amigos com pit, sei tb de pessoas que fazem lutas de caes, e que esses mesmos caes lidam perfeitamente com outros (constatei isso pessoalmente).
Nao e querer menosprezar o trabalho do treinador que referiram a pouco, que tentou dobrar um amstaff "sem violencia por um treinador muito conceituado em Braga e não só e o que ele me disse foi que depois de 3horas a tentar dobrar o cão é que a unica solução seria enjaular o "bicho" toda a vida ou abatê-lo na pior das hipóteses", mas nao sei que treinador e esse que em tres horas quer por um cao agressivo, meigo, (so se fosse magico), primeiro pq e uma coisa gradual, e logo no primeiro dia sujeitar o cao a tres horas seguidas de pressao poe o cao ainda mais irrequieto. Digo isto pq ja vi trabalhos deste genero e ja li alguns artigos sobre isto, e sei o que estou a dizer.
Os proprios pit de luta, alguns deles, nao querem logo lutar, fazem no qd incentivados pelos donos, tanto que qd estao fora do "ring" ignoram mts vezes os outros caes, qualquer pit faz isso, ate o mais meigo, QUALQUER UM, basta o dono atiça lo contra outro cao que ele muda completamente de temperamente, mais rapidamente que um estalar de dedos (quem conhece sabe isso).
P.S- e um trabalho dificil mas so e preciso tempo, paciencia, e amor pelos caes...