Há 9 anos atrás, chegou-nos a casa um cão. Esse cão, boxer tigrado, tinha apenas 8 semanas de idade. Chamaram-lhe Blacky. À medida que ele crescia, ia-nos deliciando com as suas travessuras e personalidade... O Blacky era um cão perfeito. Dócil para todos, apesar de a sua aparência já ter intimidado várias pessoas. Meigo com os gatos, com a cadelinha que eu tinha ainda ha pouco mais de um ano, adorava hamsters e nunca magoou nenhum. Quando estavamos a jantar na cozinha, lá estava ele apoiado com o focinho preto na cadeira que estava à entrada. Era um animal brincalhão, adorava pegar na bolinha dele e entrega-la aos donos para pedir brincadeira. Há uns anos, começou por ter uma pequena saliência parecida com uma verruga na barriga. O veterinário disse-nos que era um tumor na pele. Disse-nos tambem que não valia a pena operar, pois nestes cães a probabilidade de nascer outro tumor era muito elevada. Tentei insistir com a minha família para que o operassem... mas deixaram o cão estar assim... passaram-se uns meses e o Blacky teve aquilo que indicava ser um ataque epiléptico. Ele contraia-se todo, espumava, tremia. Ficou bem passado uns 2 minutos e desta vez, ninguém o levou ao Vet. Maldita a hora em que eu parei de insistir para o levarem... Com o passar dos tempos, o tumor foi crescendo... estava enorme quando comecei a reparar num inchaço perto da cauda... Mais uma vez nos disseram que também era um tumor. Mais uma vez nos disseram que não valia a pena operar porque não havia garantias de que o cão ficasse bom. Mais uma vez nos mandaram esperar novos sinais. Há 1 ou 2 meses atrás, o Blacky deixou de comer, de andar, de ladrar, de fazer as necessidades, de reagir...teve outro desses ataques... O Vet medicou-o e ele continuou assim uns 4 ou 5 dias... a partir daí, ficou melhor... voltou a brincar... Tudo indicava que ele estava óptimo. Terça-feira passada, ele pegou na bola e veio ter comigo... Brinquei com ele. Fiz-lhe festinhas. Ele dava aquelas lambidelas babadas que só um boxer sabe dar ='). No dia seguinte de manhã, as primeiras palavras que ouvi, foram: "O Blacky morreu."
Fiquei em choque. Porquê?? ele estava óptimo, dentro dos possíveis!! ele brincava, corria, ladrava, comia bem! Porquê?? Segundo os meus pais, ele começou a ter um ataque durante a noite. Foi mais forte, ele mesmo depois do ataque estava fraco, foi diferente das outras duas vezes... Ele entrou em minha casa e deitou-se no chão... ele nunca fez isso... Fazia força para vomitar, mordia a língua que, segundo a minha mãe, estava roxa. Acalmou... De manhã, estava morto. Porquê?? Nunca ninguém quis saber o que eram os tais "ataques"... Nunca! Deixaram ter o primeiro, o segundo e agora o terceiro foi-lhe fatal.. A medicação não adiantou... Sinto-me culpada por não ter insistido mais. Sinto-me mesmo muito mal porque sinto que podia ter feito algo e não fiz. Sinto-me mal porque afinal ele era um mebro da família e eu gostava dele... muito, mesmo!! Hoje ainda estou de rastos... completamente... Era o meu menino! e eu nao soube ajuda-lo...

Não se chegou a saber ao certo o que ele teve... Seria dos tumores? Epilepsia? Esgana? Tenho medo que seja algo contagioso e que mate outro cão que eu possa ter... Como já disse, sinto-me mal... muito mal e muito culpada... O meu cão morreu e eu não sei qual foi a causa... Ainda não consigo olhar a casota vazia, a minha porta da cozinha durante as refeições... Não consigo... depois de tudo isto, so tenho a dizer... R.I.P Blacky.
Peço desculpa pelo texto longo...