Perdi-te...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
LittleNi
Registado: segunda jul 30, 2007 12:18 pm

segunda jul 30, 2007 6:34 pm

Um (longo) desabafo...
Há 9 anos atrás, chegou-nos a casa um cão. Esse cão, boxer tigrado, tinha apenas 8 semanas de idade. Chamaram-lhe Blacky. À medida que ele crescia, ia-nos deliciando com as suas travessuras e personalidade... O Blacky era um cão perfeito. Dócil para todos, apesar de a sua aparência já ter intimidado várias pessoas. Meigo com os gatos, com a cadelinha que eu tinha ainda ha pouco mais de um ano, adorava hamsters e nunca magoou nenhum. Quando estavamos a jantar na cozinha, lá estava ele apoiado com o focinho preto na cadeira que estava à entrada. Era um animal brincalhão, adorava pegar na bolinha dele e entrega-la aos donos para pedir brincadeira. Há uns anos, começou por ter uma pequena saliência parecida com uma verruga na barriga. O veterinário disse-nos que era um tumor na pele. Disse-nos tambem que não valia a pena operar, pois nestes cães a probabilidade de nascer outro tumor era muito elevada. Tentei insistir com a minha família para que o operassem... mas deixaram o cão estar assim... passaram-se uns meses e o Blacky teve aquilo que indicava ser um ataque epiléptico. Ele contraia-se todo, espumava, tremia. Ficou bem passado uns 2 minutos e desta vez, ninguém o levou ao Vet. Maldita a hora em que eu parei de insistir para o levarem... Com o passar dos tempos, o tumor foi crescendo... estava enorme quando comecei a reparar num inchaço perto da cauda... Mais uma vez nos disseram que também era um tumor. Mais uma vez nos disseram que não valia a pena operar porque não havia garantias de que o cão ficasse bom. Mais uma vez nos mandaram esperar novos sinais. Há 1 ou 2 meses atrás, o Blacky deixou de comer, de andar, de ladrar, de fazer as necessidades, de reagir...teve outro desses ataques... O Vet medicou-o e ele continuou assim uns 4 ou 5 dias... a partir daí, ficou melhor... voltou a brincar... Tudo indicava que ele estava óptimo. Terça-feira passada, ele pegou na bola e veio ter comigo... Brinquei com ele. Fiz-lhe festinhas. Ele dava aquelas lambidelas babadas que só um boxer sabe dar ='). No dia seguinte de manhã, as primeiras palavras que ouvi, foram: "O Blacky morreu."

Fiquei em choque. Porquê?? ele estava óptimo, dentro dos possíveis!! ele brincava, corria, ladrava, comia bem! Porquê?? Segundo os meus pais, ele começou a ter um ataque durante a noite. Foi mais forte, ele mesmo depois do ataque estava fraco, foi diferente das outras duas vezes... Ele entrou em minha casa e deitou-se no chão... ele nunca fez isso... Fazia força para vomitar, mordia a língua que, segundo a minha mãe, estava roxa. Acalmou... De manhã, estava morto. Porquê?? Nunca ninguém quis saber o que eram os tais "ataques"... Nunca! Deixaram ter o primeiro, o segundo e agora o terceiro foi-lhe fatal.. A medicação não adiantou... Sinto-me culpada por não ter insistido mais. Sinto-me mesmo muito mal porque sinto que podia ter feito algo e não fiz. Sinto-me mal porque afinal ele era um mebro da família e eu gostava dele... muito, mesmo!! Hoje ainda estou de rastos... completamente... Era o meu menino! e eu nao soube ajuda-lo... :evil:
Não se chegou a saber ao certo o que ele teve... Seria dos tumores? Epilepsia? Esgana? Tenho medo que seja algo contagioso e que mate outro cão que eu possa ter... Como já disse, sinto-me mal... muito mal e muito culpada... O meu cão morreu e eu não sei qual foi a causa... Ainda não consigo olhar a casota vazia, a minha porta da cozinha durante as refeições... Não consigo... depois de tudo isto, so tenho a dizer... R.I.P Blacky.

Peço desculpa pelo texto longo... :(
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

segunda jul 30, 2007 6:43 pm

Sinto-me culpada por não ter insistido mais. Sinto-me mesmo muito mal porque sinto que podia ter feito algo e não fiz. Sinto-me mal porque afinal ele era um mebro da família e eu gostava dele... muito, mesmo!! Hoje ainda estou de rastos... completamente... Era o meu menino! e eu nao soube ajuda-lo...
Não se chegou a saber ao certo o que ele teve... Seria dos tumores? Epilepsia? Esgana?
E pode sentir-se...bem pode roer-se de remorsos.

E podia ser do tumor podia ser torção do estômago...how knows?
Para saber, também penso que só fazendo a autópsia ou algo semelhante, enterrando só, não se sabe nada.

É uma pena que as pessoas façam coisas que depois se venha a arrepender...e que por conta disso os seus amigos dedicados sofram mais que necessário para morrer. Lamentável.

E pelo menos tome o que aconteceu como lição para futuros animais de estimação que venha a ter.
<p>susana</p>
minetoo
Membro Veterano
Registado: segunda ago 30, 2004 2:09 pm

segunda jul 30, 2007 7:17 pm

Lamento muito pelo que está a passar, também eu passei pela mesma perda ha cerca de 2 meses..... é terrível a perda, mas há que continuar " a luta" e recordar!

Quanto à culpa que sente, é legitima (na minha opinião) mas estamos sempre a aprender, e que esta lição sirva de exemplo para os que tenham conhecimento deste post...

Agora é ter coragem ...
nokita
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2005 5:28 pm
Contacto:

segunda jul 30, 2007 7:21 pm

:| :| :| :|
<strong>Ana*

</strong>
LittleNi

segunda jul 30, 2007 7:21 pm

susanastrat Escreveu: E pode sentir-se...bem pode roer-se de remorsos.

Para saber, também penso que só fazendo a autópsia ou algo semelhante, enterrando só, não se sabe nada.

É uma pena que as pessoas façam coisas que depois se venha a arrepender...e que por conta disso os seus amigos dedicados sofram mais que necessário para morrer. Lamentável.

E pelo menos tome o que aconteceu como lição para futuros animais de estimação que venha a ter.
Sim. Sem a mínima dúvida que me serviu de lição... Infelizmente, lamentar-me não adianta, agora. Insisti bastante com os meus pais para o deixarem no vet para operar e iniciar os tratamentos quando se confirmou que era um tumor (ha uns 3 anos atras)... Mas como naquela altura eu tinha apenas 13, 14 anos, acharam que era eu quem estava a exagerar. Só me deram ouvidos ha 1, 2 meses atras quando ele deixou de reagir... mas lamentavelmente, foi tarde demais e nem os tratamentos lhe valeram. :cry:
E digo-lhe... foi a primeira e última vez que algo assim aconteceu. E aprendi a lição. Da maneira mais dura, mas pode ter a certeza que a aprendi :wink:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jul 30, 2007 7:39 pm

Não vale a pena consumir-se com remorsos. A culpa da morte do Blacky não foi sua. Foram os seus pais que deixaram andar. O que poderia ter feito mais sendo menor sem voto na matéria e poder económico e vivendo em casa dos seus pais?

A parte que mais me chocou do seu post foi o vet que achou não adiantar operar o tumor de pele. Não adiantava operar porquê? Fez-se alguma biópsia na altura? é estranho, declarar assim que é inoperável. Se o tivessem feito na altura talvez ainda tivessem o Blacky convosco mais um par de anos.

Lamento muito a perda do seu amigo.
LittleNi

segunda jul 30, 2007 7:52 pm

dinodane Escreveu:A parte que mais me chocou do seu post foi o vet que achou não adiantar operar o tumor de pele. Não adiantava operar porquê? Fez-se alguma biópsia na altura? é estranho, declarar assim que é inoperável. Se o tivessem feito na altura talvez ainda tivessem o Blacky convosco mais um par de anos.
Já não me lembro se fizeram alguma biópsia ou não... Mas penso que sim.
O vet pôs a hipótese de operar o tumor, mas não deu garantias da recuperação total do cão, acrescentando que a qualquer momento podia nascer outro tumor, se calhar mais escondido e dificil de detectar, visto que a raça está propensa a este tipo de problemas. Penso que foi isto que "assustou" os meus pais e fez com que eles não o quisessem operar... :?
Dolphin18
Registado: terça jul 24, 2007 1:40 am

terça jul 31, 2007 12:51 am

LittleNi,

Deve ser horrível sentir que se poderia ter feito algo para evitar o pior. Mas a culpa não foi tua, penso que com a tua idade não estarias em condições de fazer melhor do que fizeste.
Quando se está em casa dos pais são eles que mandam e nem sempre dão ouvidos aos filhos, pensando que eles são demasiado picuinhas com os animais.
Penso que esta triste história te vai servir de lição, sim. Mas principalmente vai servir de lição aos teus pais que não te deram ouvidos na altura certa.
Agora precisas de ter muita força para ultrapassar tudo isto. Guarda as boas recordações do teu amigo Blacky :wink:
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

terça jul 31, 2007 9:49 am

Vai desculpar a minha sinceridade, mas penso ter havido uma negligência enorme com o seu cão.

Não tratar os tumores e deixando que entretanto as mestásteses invadissem qualquer orgão, epilepsia (quase de certeza) sem ser tratada convenientemente e o resultado disto uma morte cruel e com grande sofrimento para o pobre animal...

O mínimo que poderiam ter feito e isto seria um derradeiro gesto de amor, já que não o trataram convenientemente, seria acabar-lhe com o sofrimento deixando-o partir sem dor, adormecendo-o...

A culpa não foi sua, mas que isto sirva de lição para todos aqueles que vier a ter...
Quanto à atitude dos seu Pais em relação ao Blacky, foi simplesmente lamentável! Se aquele vet estava a falhar por incompetência, havia outros, bastava que para isso houvesse boa vontade e interesse e algum amor pelo animal...

Desculpem , mas para quem me conhece não poderia ter outro tipo de reacção...
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

terça jul 31, 2007 9:54 am

Espero que no futuro não se esqueça deste episódio. É uma lição, dura, mas uma grande lição para toda a vida!
Os meus animais serão sempre tratados como membros da minha família! Eu assumi essa responsabilidade quando os trouxe para casa! Felizmente, estes foram os valores que os meus pais me transmitiram.
Não só os meus animais, mas também todos aqueles que encontro na rua! Infelizmente não posso ficar com todos, mas posso ajudá-los dentro do possível.
Tenho 2 gatos e 2 cães... não procurei nenhum deles: os gatos foram abandonados e os cães estavam na UZ.
O 1º gato que tive, o Bernardo, encontrei-o atropelado no meio da estrada, foi operado, foi tratado e viveu 6 meses de felicidade. Morreu entretanto com PIF... Foi das piores experiências que tive, no entanto, fiz tudo, tudo, tudo, o que esteve ao meu alcance para tentar salvá-lo: o 1º veterinário fez-lhe uma série de exames mas os resultados nunca mais vinham... o Bernardo tinha melhoras e "pioras" mas aquela indefinição para mim era cruel! Fartei-me de esperar e mudei de vet.! Mais uma carrada de exames e uma verdadeira fortuna gasta (de muito bom grado) para saber o que ele tinha e quais as hipóteses de cura. Conclusão, era PIF, que já se manifestava de todas as maneiras possíveis e imaginárias! Nada mais poderia fazer por ele, infelizmente! Mas fiquei de consciência tranquila... pelo menos agora, tenho a consciência tranquila! É que na altura em que ele morreu, interroguei-me "n" vezes se teria feito mesmo tudo por ele!
Não estaria em paz com a minha consciência se não tivesse tentado tudo para salvar aquele membro da minha família!
susanastrat
Membro Veterano
Registado: quarta jan 25, 2006 11:35 am

terça jul 31, 2007 10:34 am

LittleNi Escreveu:
susanastrat Escreveu: E pode sentir-se...bem pode roer-se de remorsos.

Sim. Sem a mínima dúvida que me serviu de lição... Infelizmente, lamentar-me não adianta, agora. Insisti bastante com os meus pais para o deixarem no vet para operar e iniciar os tratamentos quando se confirmou que era um tumor (ha uns 3 anos atras)... Mas como naquela altura eu tinha apenas 13, 14 anos, acharam que era eu quem estava a exagerar. Só me deram ouvidos ha 1, 2 meses atras quando ele deixou de reagir... mas lamentavelmente, foi tarde demais e nem os tratamentos lhe valeram. :cry:
E digo-lhe... foi a primeira e última vez que algo assim aconteceu. E aprendi a lição. Da maneira mais dura, mas pode ter a certeza que a aprendi :wink:

Bem...você era muito nova para poder de facto mudar a situação. É claro que acredito imenso na pressão persuasiva, mas isso também depende da personalidade de cada um.

Aquilo que escrevi em cima, aplica-se aos seus pais.

As pessoas quando se lembram de ter um animal devem pensar na amplitude que isso implica. No caso de perceber que os seus pais repetiam esta situação, no seu lugar não tinha mais nenhum enquanto não tivesse capacidade para me responsabilizar por ele.

O que mais me impressiona não é propriamente a morte dos animais...mas sim, o sofrimento desmedido que muitos passam para morrer. Quando podiam muito bem ser poupado esse sofrimento.
<p>susana</p>
LittleNi

terça jul 31, 2007 10:36 am

Obrigada a todos pelas respostas que me deram. :)
Houve de facto negligência, mas penso que não foi por parte do veterinário, pois este apenas se limitou a explicar que a operação curava-lhe o tumor que ele tinha na altura, mas não prevenia outros tumores futuros. Penso que foi isto que assustou a minha família, e aconteceu o que podia ter sido evitado...
É uma pena muitas vezes só pensarmos nas soluções quando o mal ja está feito, mas tudo serve de lição e agora lamentar-me é inutil. :|
O ano passado perdemos também a nossa rafeirita (que nos apareceu aqui em casa com pouco mais de um mês, andava sozinha nas ruas, num estado deplorável). Com ela ficámos todos de consciência tranquila porque fizemos tudo o que podíamos para lhe dar a melhor vida possível. Morreu aos 12 anos, já de velhice... :|
Já andávamos há uns meses à procura de outro cachorrinho para fazer companhia ao nosso Blacky. Perante o que aconteceu, o próximo cãozinho já só vai ter companhia felina...
Só nos resta (a mim e aos meus pais) lembrar esta situação para nunca voltar a cometer este erro com qualquer animal que tenhamos e que possamos vir a ter.
Uma coisa é certa. Posso garantir que uma situação destas, não vai voltar a acontecer! :wink:
Cuca2406
Registado: quarta jul 25, 2007 12:04 pm

terça jul 31, 2007 11:23 am

Lamento imensa a perda... Sei o que isso é... Cuide dos seus outros animais de estimação com muito carinho!!! Talvez ajude...
:( FORÇA!!
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

terça jul 31, 2007 1:02 pm

Lamento :( :?
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
Responder

Voltar para “Cães”