A coragem e determinação de um velhote.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sexta ago 03, 2007 3:35 pm

Porque por vezes levamos verdadeiras lições de coragem quando menos as esperamos decidi partilhar a luta de um cão com 17 anos que quando eu ja não acreditava na sua recuperação me mostrou que enquanto ha vida ha esperança.

Embora o cão da minha mãe seja passeado á trela, faz hoje 4 semanas num minuto de distração quando a minha mae chegava com ele da rua ele fugiu-lhe enquanto ela lhe tirava a trela, foi atropelado.
Levei de imediato o cão para o veterinario, nao a nossa que por azar nesse dia nao podia socorrer a urgencia e encaminhou-me para um colega.Eram 9 da noite.
Chegado ao vet, verificou-se que havia um rasgo enorme no anus, daí a quantidade de sangue que ele estava a perder, sitio de dificil cicatrização e que podia facilmente infeccionar.
RX e aparentemente nenhuma fractura.MAs ele como tem 17 anos tinha bicos de papagaio, espondilose e artrite, mais um problema para ajudar á recuperação.
Teve que ser anestesiado para ser suturado, e uma anestesia geral num animal naquela idade podia ser fatal.Acordou da anestesia.
Foi para casa medicado, a verdade é que no dia seguinte nem urina nem fezes, ele nao se conseguia levantar, no domingo a mesma coisa.Vet novamente e foi algaliado.Tentamos levanta-lo mas ele gania de dores, de uma forma de cortar a alma.Não se estava a dar corticos porque dificultam a cicatrização.
NA segunda fomos á nossa vet com ele e como nao tinha ainda defecado tivemos que o ajudar, nao é nada agradavel de se ver e muito menos de ouvir...nunca tinha visto um animal meu sofrer tanto.
Pela posição corporal a vet disse que muito provavelmente havia ali uma lesao na medula, mas certezas da gravidade so com um exame ( que nao lembro o nome) exame esse que obrigava a nova anestesia, que era perigoso e só fazia sentido se fosse para operar.
Optamos por dar corticos, injectavel 1º e depois em cumprimido.
Ele pouco ou nada reagia, nao se levantava para urinar, urinava e ficava deitado na urina, passou 15 dias deitado para o mesmo lado, para o transportar era em cima de um toalhao, a cada dia o meu cão definhava mais.Decido que aos 17 anos nao o ia sujeitar ao tal exame e consequente operação, que nem sequer havia vets especializados para a fazer cá no burgo.Não isso tava fora de questão, nao o ia sujeitar aos 17 anos a isso e a uma muito pouco provavel recuperação.
Uma semana depois e contra todas a expectativas a cicatrização do corte do anus tinha sido um sucesso, verdade seja dita que a minha mae todos os dias lhe lavava a zona com betadine e lhe colocava 2x ao dia pomada cicatrizante,alem de varias vezes ao dia lava-lo com dodots por causa da urina, das fezes, era preciso fazer-lhe massagens para os musculos nao atrofiarem de vez, dar-lhe comida á boca, agua á seringa etc etc.
Continuava sem movimentar-se, embora tivesse sensibilidade nas patas traseiras.
Optamos por aumentar a dose de corticos, e ou ele reagia ou eu tinha decidido nao continuar a sujeita-lo a um sofrimento atroz, segundo a vet aquela dose que se ia dar ou ele reagia em 2/3 dias ou entao nao havia medicação que o fizesse reagir.
Aos poucos começou a reagir, a levantar-se e muito a cambalear começou a ganhar reacção.Gania , levantava-se,caía, gania, arrastava-se mas voltava a levantar.
Esta semana fizemos analises para ver como estava por causa da dose elevada de corticos, tem uma anemia que esta a ser combatida e tenho certeza que ele vai conseguir vencer, de resto esta bem.
Hoje ao fim de 4 semanas, o meu cão já levanta a pata de vez em quando para urinar, já se consegue baixar para defecar, já come de pé, já ladra.
Ainda so o conseguimos convencer a vir á rua pelo proprio pé duas vezes, de resto vem so quando o transportamos, mas cá fora apesar de meio tropego já se passeia no jardim, ja vem ter connosco.
Há 15 dias nunca imaginei que um cão com 17 anos e com todos os problemas de saude que tem conseguisse vencer, hoje sei que a minha mae que nunca quis ouvir a palavra eutanasia estava certa, que apesar de nao ter durmido durante dias seguidos, de ter 62 anos e uma saude muito fragil, nunca desistiu dele, chegando a esquecer-se da saude dela, para assistir o velhote, eu sei é obrigação nossa, mas eu confesso estava a desistir, por ver também a minha mae a acabar-se.
A luta ainda nao terminou, mas tenho certeza que ele vai vencer mais esta, o ano passado venceu um tumor...como diz a vet é um heroi e um resistente.
Tenho em casa dois herois, a minha mae e o meu cão a eles obrigada pela lição.
Tenho uma veterinaria que também ela se recusou a desistir, que durante 4 semanas me aturou( e atura) todos os dias, que tem sido uma verdadeira amiga e de um profissionalismo a toda a prova, a ela o meu muito muito obrigada.
Desculpem o testemunho neste tom lamechas mas que apesar de nao explicar metade do que lutamos aínda assim foi tao extenso...
Cavaleira16
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...

sexta ago 03, 2007 4:15 pm

Sem duvida um testemunho incrivel... :cry: :cry:

Parabens bita322 por ter dois herois destes em sua casa... :D

Este testemunho parece mesmo querer dizer que, quando se tem força de vontade e força para lutar, a idade nao importa nada... :D... Por um lado, a idade do cao e por outra a idade da sua mae, que mesmo sabendo que tem uma saude fragil, nao desistiu de tentar salvar o vosso amigo...

Mais uma vez, parabens por esta vitoria... :D
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
bita322
Membro Veterano

sexta ago 03, 2007 4:29 pm

A intenção deste topico é mesmo um desabafo e mostrar que eles sao mais cotajosos e persistentes que aquilo que imaginamos.

Ontem os meus pais lá o trouxeram á rua , colocaram-no na relva do jardim, nisto aparece uma vizinha que tem uma cadelita com que o canito da minha mae sempre gostou de brincar.
Oras, tava toda a gente muito atenta ás reacções do velhote e principalmente da cadelita nao fosse magoar o doentinho e nao é que o manfio se levanta todo despachado vai ter com a cadela e a tenta montar :o,
O tipinho ha 15 dias nao se mexia e ontem nao teve pejos em a custo e tal se montar na cadela :o
Foi toda a gente a correr (meus pais e dona da cadela) por o rapaz da linha :P
A cadela esta esterilizada, deduzo portanto que aquilo fosse sinal de dominancia do velhote manco né...?
Cavaleira16
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...

sexta ago 03, 2007 4:41 pm

Estou a ver que esta pronto pra outra... :lol: :lol: Parece que o malandreco ainda esta em grande forma... :lol: :lol:

(brincadeira)...
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro para&iacute;so terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." &nbsp;</strong>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta ago 03, 2007 5:29 pm

Tenho aqui andado à procura da foto do velhote no meu computador mas não encontrei, não sei onde raios a coloquei, só encontrei os feiosos dos donos. Manda aí Bita. Homenagem sem foto não é homenagem. :wink:

PS - Hoje de preferência :?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
poky
Membro
Registado: sexta set 01, 2006 11:17 pm

sexta ago 03, 2007 5:40 pm

Boa tarde.

Não há dúvida. É um lutador. Mas estar em boas mãos e nas pessoas certas contribui, e muito, para ajudar à vontade de viver.

Felicidades para o "velhote" e parabéns pelo testemunho provavelmente outras pessoas optariam pelo mais fácil (eutanásia) para minorar o sofrimento do animal.

Saudações amigas.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta ago 03, 2007 5:43 pm

Aqui está o campeão! Que se portou bem melhor que a dona stressada :wink:

Imagem
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
bita322
Membro Veterano

sexta ago 03, 2007 5:51 pm

:oops: :oops: Prontes agora tou toda babada.
Logo ja mostro ao Lubi aqui o topico a ver se ele arriba mais um cadinho.

Por isso é que eu me passo com as abantesmas que tem os animais a definhar e vem pa net pedir diagnosticos :twisted: :twisted:
Shrek3
Membro Júnior
Registado: sexta ago 03, 2007 11:59 pm

sábado ago 04, 2007 12:07 am

:o
Djota
Membro Júnior
Registado: sexta jul 27, 2007 6:56 pm

sábado ago 04, 2007 1:38 am

Bonita a historia e com um final feliz que é o mais importante....

Eu sei bem o q é ver um amigo sofrer... não tive foi a tua coragem, ou a da tua mãe e optei por acabar c o sofrimento do meu amigo... foi o pior dia da mh vida esse...

Parabens e q continuem a luta :)
bita322
Membro Veterano

sábado ago 04, 2007 4:22 am

Shrek3 Escreveu::o
:o temos "cloni", irmao do Homer é? estes bonecos animados muito esbugalham os olhos :o

Pois Djota atenção que eu defendo a eutanasia, nunca fui contra e apesar de nao saber bem onde ia arranjar coragem se a situação se mantivesse era o que eu ja tinha decidido fazer.
Manter um animal "acamado" que era o caso é de uma crueldade e egoismo sem tamanho. Não é que ele agora corra ou ande como andava, embora ele ja esteja velhote e por isso ja estava mais calmo,mas está a recuperar a autonomia que lhe permite mover-se para onde quer (isto num raio reduzido obviamente porque ainda se cansa muito a andar e as patas traseiras ainda estao longe de ter a estabilidade que tinham) comer e beber sozinho, fazer as necessidades etc
Porque se ele nao estivesse a recuperar neste sentido e com as dores que tinha eu nao ia prolongar muito mais...
gisela204
Membro
Registado: quarta jan 25, 2006 12:46 am

sábado ago 04, 2007 8:50 am

:D
Felicidades pra voçês!
Responder

Voltar para “Cães”