Porque por vezes levamos verdadeiras lições de coragem quando menos as esperamos decidi partilhar a luta de um cão com 17 anos que quando eu ja não acreditava na sua recuperação me mostrou que enquanto ha vida ha esperança.
Embora o cão da minha mãe seja passeado á trela, faz hoje 4 semanas num minuto de distração quando a minha mae chegava com ele da rua ele fugiu-lhe enquanto ela lhe tirava a trela, foi atropelado.
Levei de imediato o cão para o veterinario, nao a nossa que por azar nesse dia nao podia socorrer a urgencia e encaminhou-me para um colega.Eram 9 da noite.
Chegado ao vet, verificou-se que havia um rasgo enorme no anus, daí a quantidade de sangue que ele estava a perder, sitio de dificil cicatrização e que podia facilmente infeccionar.
RX e aparentemente nenhuma fractura.MAs ele como tem 17 anos tinha bicos de papagaio, espondilose e artrite, mais um problema para ajudar á recuperação.
Teve que ser anestesiado para ser suturado, e uma anestesia geral num animal naquela idade podia ser fatal.Acordou da anestesia.
Foi para casa medicado, a verdade é que no dia seguinte nem urina nem fezes, ele nao se conseguia levantar, no domingo a mesma coisa.Vet novamente e foi algaliado.Tentamos levanta-lo mas ele gania de dores, de uma forma de cortar a alma.Não se estava a dar corticos porque dificultam a cicatrização.
NA segunda fomos á nossa vet com ele e como nao tinha ainda defecado tivemos que o ajudar, nao é nada agradavel de se ver e muito menos de ouvir...nunca tinha visto um animal meu sofrer tanto.
Pela posição corporal a vet disse que muito provavelmente havia ali uma lesao na medula, mas certezas da gravidade so com um exame ( que nao lembro o nome) exame esse que obrigava a nova anestesia, que era perigoso e só fazia sentido se fosse para operar.
Optamos por dar corticos, injectavel 1º e depois em cumprimido.
Ele pouco ou nada reagia, nao se levantava para urinar, urinava e ficava deitado na urina, passou 15 dias deitado para o mesmo lado, para o transportar era em cima de um toalhao, a cada dia o meu cão definhava mais.Decido que aos 17 anos nao o ia sujeitar ao tal exame e consequente operação, que nem sequer havia vets especializados para a fazer cá no burgo.Não isso tava fora de questão, nao o ia sujeitar aos 17 anos a isso e a uma muito pouco provavel recuperação.
Uma semana depois e contra todas a expectativas a cicatrização do corte do anus tinha sido um sucesso, verdade seja dita que a minha mae todos os dias lhe lavava a zona com betadine e lhe colocava 2x ao dia pomada cicatrizante,alem de varias vezes ao dia lava-lo com dodots por causa da urina, das fezes, era preciso fazer-lhe massagens para os musculos nao atrofiarem de vez, dar-lhe comida á boca, agua á seringa etc etc.
Continuava sem movimentar-se, embora tivesse sensibilidade nas patas traseiras.
Optamos por aumentar a dose de corticos, e ou ele reagia ou eu tinha decidido nao continuar a sujeita-lo a um sofrimento atroz, segundo a vet aquela dose que se ia dar ou ele reagia em 2/3 dias ou entao nao havia medicação que o fizesse reagir.
Aos poucos começou a reagir, a levantar-se e muito a cambalear começou a ganhar reacção.Gania , levantava-se,caía, gania, arrastava-se mas voltava a levantar.
Esta semana fizemos analises para ver como estava por causa da dose elevada de corticos, tem uma anemia que esta a ser combatida e tenho certeza que ele vai conseguir vencer, de resto esta bem.
Hoje ao fim de 4 semanas, o meu cão já levanta a pata de vez em quando para urinar, já se consegue baixar para defecar, já come de pé, já ladra.
Ainda so o conseguimos convencer a vir á rua pelo proprio pé duas vezes, de resto vem so quando o transportamos, mas cá fora apesar de meio tropego já se passeia no jardim, ja vem ter connosco.
Há 15 dias nunca imaginei que um cão com 17 anos e com todos os problemas de saude que tem conseguisse vencer, hoje sei que a minha mae que nunca quis ouvir a palavra eutanasia estava certa, que apesar de nao ter durmido durante dias seguidos, de ter 62 anos e uma saude muito fragil, nunca desistiu dele, chegando a esquecer-se da saude dela, para assistir o velhote, eu sei é obrigação nossa, mas eu confesso estava a desistir, por ver também a minha mae a acabar-se.
A luta ainda nao terminou, mas tenho certeza que ele vai vencer mais esta, o ano passado venceu um tumor...como diz a vet é um heroi e um resistente.
Tenho em casa dois herois, a minha mae e o meu cão a eles obrigada pela lição.
Tenho uma veterinaria que também ela se recusou a desistir, que durante 4 semanas me aturou( e atura) todos os dias, que tem sido uma verdadeira amiga e de um profissionalismo a toda a prova, a ela o meu muito muito obrigada.
Desculpem o testemunho neste tom lamechas mas que apesar de nao explicar metade do que lutamos aínda assim foi tao extenso...
A coragem e determinação de um velhote.
Moderador: mcerqueira
-
Cavaleira16
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
- Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...
Sem duvida um testemunho incrivel...
Parabens bita322 por ter dois herois destes em sua casa...
Este testemunho parece mesmo querer dizer que, quando se tem força de vontade e força para lutar, a idade nao importa nada...
... Por um lado, a idade do cao e por outra a idade da sua mae, que mesmo sabendo que tem uma saude fragil, nao desistiu de tentar salvar o vosso amigo...
Mais uma vez, parabens por esta vitoria...
Parabens bita322 por ter dois herois destes em sua casa...
Este testemunho parece mesmo querer dizer que, quando se tem força de vontade e força para lutar, a idade nao importa nada...
Mais uma vez, parabens por esta vitoria...
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro paraíso terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." </strong>
<p> </p>
<p> </p>
A intenção deste topico é mesmo um desabafo e mostrar que eles sao mais cotajosos e persistentes que aquilo que imaginamos.
Ontem os meus pais lá o trouxeram á rua , colocaram-no na relva do jardim, nisto aparece uma vizinha que tem uma cadelita com que o canito da minha mae sempre gostou de brincar.
Oras, tava toda a gente muito atenta ás reacções do velhote e principalmente da cadelita nao fosse magoar o doentinho e nao é que o manfio se levanta todo despachado vai ter com a cadela e a tenta montar
,
O tipinho ha 15 dias nao se mexia e ontem nao teve pejos em a custo e tal se montar na cadela
Foi toda a gente a correr (meus pais e dona da cadela) por o rapaz da linha
A cadela esta esterilizada, deduzo portanto que aquilo fosse sinal de dominancia do velhote manco né...?
Ontem os meus pais lá o trouxeram á rua , colocaram-no na relva do jardim, nisto aparece uma vizinha que tem uma cadelita com que o canito da minha mae sempre gostou de brincar.
Oras, tava toda a gente muito atenta ás reacções do velhote e principalmente da cadelita nao fosse magoar o doentinho e nao é que o manfio se levanta todo despachado vai ter com a cadela e a tenta montar
O tipinho ha 15 dias nao se mexia e ontem nao teve pejos em a custo e tal se montar na cadela
Foi toda a gente a correr (meus pais e dona da cadela) por o rapaz da linha
A cadela esta esterilizada, deduzo portanto que aquilo fosse sinal de dominancia do velhote manco né...?
-
Cavaleira16
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 14, 2007 10:56 pm
- Localização: Luna (Pastor Alemão), Teco (Rafeiro), passaros, peixes, etc...
Estou a ver que esta pronto pra outra...
Parece que o malandreco ainda esta em grande forma...
(brincadeira)...
(brincadeira)...
<strong style="BACKGROUND-COLOR: rgb(255,255,255)">"O verdadeiro paraíso terrestre reside sobre o dorso de um bom cavalo." </strong>
<p> </p>
<p> </p>
Tenho aqui andado à procura da foto do velhote no meu computador mas não encontrei, não sei onde raios a coloquei, só encontrei os feiosos dos donos. Manda aí Bita. Homenagem sem foto não é homenagem. 
PS - Hoje de preferência
PS - Hoje de preferência
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
poky
- Membro
- Registado: sexta set 01, 2006 11:17 pm
Boa tarde.
Não há dúvida. É um lutador. Mas estar em boas mãos e nas pessoas certas contribui, e muito, para ajudar à vontade de viver.
Felicidades para o "velhote" e parabéns pelo testemunho provavelmente outras pessoas optariam pelo mais fácil (eutanásia) para minorar o sofrimento do animal.
Saudações amigas.
Não há dúvida. É um lutador. Mas estar em boas mãos e nas pessoas certas contribui, e muito, para ajudar à vontade de viver.
Felicidades para o "velhote" e parabéns pelo testemunho provavelmente outras pessoas optariam pelo mais fácil (eutanásia) para minorar o sofrimento do animal.
Saudações amigas.
Aqui está o campeão! Que se portou bem melhor que a dona stressada

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
Bonita a historia e com um final feliz que é o mais importante....
Eu sei bem o q é ver um amigo sofrer... não tive foi a tua coragem, ou a da tua mãe e optei por acabar c o sofrimento do meu amigo... foi o pior dia da mh vida esse...
Parabens e q continuem a luta
Eu sei bem o q é ver um amigo sofrer... não tive foi a tua coragem, ou a da tua mãe e optei por acabar c o sofrimento do meu amigo... foi o pior dia da mh vida esse...
Parabens e q continuem a luta
Shrek3 Escreveu:
Pois Djota atenção que eu defendo a eutanasia, nunca fui contra e apesar de nao saber bem onde ia arranjar coragem se a situação se mantivesse era o que eu ja tinha decidido fazer.
Manter um animal "acamado" que era o caso é de uma crueldade e egoismo sem tamanho. Não é que ele agora corra ou ande como andava, embora ele ja esteja velhote e por isso ja estava mais calmo,mas está a recuperar a autonomia que lhe permite mover-se para onde quer (isto num raio reduzido obviamente porque ainda se cansa muito a andar e as patas traseiras ainda estao longe de ter a estabilidade que tinham) comer e beber sozinho, fazer as necessidades etc
Porque se ele nao estivesse a recuperar neste sentido e com as dores que tinha eu nao ia prolongar muito mais...