Finalmente,um topico sobre a minha raça de eleiçao,o COCKER SPANIEL INGLES!!!!!!!!!!!
Parabens Teffie pela tua iniciativa!!!!!!
Em relaçao a tua duvida sobre educar o cocker a andar sem trela na rua,depende basicamente do temperamento do cao e do treino obdiencia que tens com ele.
Se for um cao calmo e obdiente tens todas as vantagens e rapidamente vai aprender a andar sem trela ao teu lado,se pelo contrario for um cao nervoso e extremamente brincalhao,nao arrisques em ruas mto movimentadas.Inicia basicamente o treino,em sitios amplos,sem movimento,como a praia ou o campo ao fim da tarde,depois passas para a rua com trela.Se passado algum tempo vires que obdece bem as tuas ordens experimenta sem a trela e com mto cuidado!
Como sabem tenho 4 cockers,o unico que anda sem trela é o Boris e tem 7meses,porque é extremamente calmo,meigo e nao sai da minha beira,é o tipo dona-dependente!!!!!
A Cucca,por exemplo,se eu um dia me lembrar de lhe tirar a trela nunca mais a vejo,nao tem temperamento,é mto agitada,mto nervosa e super brincalhona!!!!!Nao ha treino de obdiencia que se aplique a minha pequena terrorista!!!!
Em relaçao a epilepsia ser uma doença caracteristica da raça nao concordo.Um cocker spaniel ingles,tem tendencia a problemas de olhos,ouvidos,a excesso de peso e a todas as doenças que dele advem,diabetes,cataratas,cegueira,etc..
Agora elipsia pode surgir tanto num cocker como num cao de outra raça,derivada da idade.
Em relaçao ao temperamento do cocker,simplesmente fabuloso.Sao activos,brincalhoes,extremamente inteligentes,dono-dependentes,
meigos e carinhosos!!Odeiam ficar sozinhos em casa!!!!
Queria so alertar para um facto que é extremamente comum em Portugal,a criaçao em Portugal de cockers que nao sao cockers.
Como ja foi dito,esta raça tornou se extremamente popular nos anos 70/80,daí advirem criaçoes massivas da raça,sem existirem preocupaçoes de consanguinidade,alteraçoes comportamentais e morfologica.
Antes de comprar um cocker,pesquisem bem sobre os bons criadores da raça(que em Portugal contam se pelos dedos),informem se sobre as caracteristicas da raça,morfologia e temperamento,visitem os criadores,peçam informaçoes.
Acima de tudo desconfiem dos criadeiros que vendem cockers a 100/200€,porque o que vao estar a comprar nao é um cocker,mas sim um lindo rafeirinho com aspecto de cocker e temperamento totalmente diferente.
Ines, a pedido de mtas freguesias tambem me candidatei a moderadora
Bjinhos a todos os amantes do cocker spaniel ingles!!!!!!