quinta ago 16, 2007 10:24 am
Já agora...
O nosso canito, o Rafa, com 6 meses de idade, made in União Zoófila, foi lá para casa com 4 mesitos +/-...
Aquilo de o pôr a fazer as necessidades na rua foi conplicado nos primeiros tempos... Nada que já não soubessemos...
Entretanto ele já faz o "cócó" sempre na rua (leia-se, jardim de casa), mas quanto ao xixi, não é bem assim...
Passa semanas que não faz nada dentro de casa e que até arranha a porta quando tem vontade, mas volta e meia lá vai disto!
Levamo-lo à rua, mas ele não percebe bem essa coisa de ir à rua... Vai mesmo apenas pelo passeio... Assim que chega a casa, pimba!
Como vivemos numa vivenda com terreno, habituámo-lo a fazer na terra do jardim. 99% das vezes é aí que faz tudo.
Nos passeios pela rua quando faz, fá-lo sempre (mas sempre mesmo!) no mesmo sitio! Porque será? Foi ele que o escolheu e tudo!
Sempre que faz no sitio certo felicitamo-lo e até lhe damos um biscoito!
Porque é que ele fará, volta e meia, xixi dentro de casa?
É que ele não nos dá muitas hipóteses: está ali ao pé de nós sossegadinho e parece que escolhe o momento exacto em que nós nos distraimos 1 segundo, desaparece e quando volta já está! Ou seja não podemos recriminá-lo porque o "sacaninha" já fez o estrago. Aliás, nós só notamos porque ele como ainda não levanta a pata, ... acaba por patinhar tudo!
Gostamos dele na mesma, e muito! Mas porquê?
Temos uma cadela a Bia (também made in União Zoófila), que passeia com ele e que faz tudo na rua e a quem ainda agora lhe damos montes de festas e um biscoito por isso, apemnas para ver se o Rafa aprende, mas... isto não está fácil!
E outra coisa... independentemente da hora a que os passeio, seja 10 da noite ou meia noite, os sacaninhas por volta das 5 da manhã já estão despertos e a pedir que lhes abra a porta! Por sorte vivemos numa viovenda e é só mesmo abrir-lhes a porta, porque senão... lá tinhamos que ir com eles à rua áquela hora!
Digam-nos o que podemos fazer mais...
É que já educámos um canito desde pequenino, sem qualquer problema, mas já não nos lembramos desde que idade é que ele deixou de fazer em casa... Já passaram 7 anos...