INSUFICIÊNCIA HEPÁTICA - URGENTE
Moderador: mcerqueira
- 
				luisbarcelos
- Membro
- Registado: quinta fev 10, 2005 5:05 pm
Agradecia que me enviassem algumas informações sobre esta doença. Trata-se duma cadelinha com cerca de 4/5 meses que foi adoptada num canil. A doença começou a manifestar-se à cerca de uma semana. Tem vómitos, diarreia e a barriguita incha pois o liquido acumula-se nessa zona. Esta a tomar diuréticos para tentar expelir os liquidos acumulados na barriga. Segunda feira vai fazer uma ecografia para se observar o tamanho da lesão no figado mas a veterinária diz que o prognóstico é muito reservado e que corre risco de vida.

A insuficiência hepática pode ser (e provavelmente será) consequência de outra condição, não foram feitos outros exames (sangue?). A eco parece-me boa opção mas deveria ter sido feita de urgência, pelo menos para ver o estadio da lesão hepática... (quer dizer, é a minha opinião e vale o que vale...) 
Os diuréticos que a bichinha está a fazer são apenas um tratamento sintomático para diminuir a retenção de fluidos.
Espero que a sua cadelita recupere, mas como a vet lhe disse, o prognóstico deverá ser reservado, até porque o animal é muito novo.

Os diuréticos que a bichinha está a fazer são apenas um tratamento sintomático para diminuir a retenção de fluidos.
Espero que a sua cadelita recupere, mas como a vet lhe disse, o prognóstico deverá ser reservado, até porque o animal é muito novo.

- 
				leoa_nova_
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
´Diuréticos?? Por vezes ainda aumentam as ascites (acumulação de líquido no abdómen). Para isso estar a acontecer é porque alguma veia (a cava ou a hepática) está com a circulação condicionada devido ao inchaço verificado no fígado. Pode ser causado por um tumor, por ingestão prolongada de substâncias tóxicas, por parasitas e até mesmo cálculos. Aconselho fazerem hemogramas para verificar níveis enzimáticos, para bilirrubina, para albumina e proteínas coagulantes. Deste modo se saberá se é um processo crónico ou agudo, o que é muito importante, e claro, como já foi dito, fazer uma eco, pois é importante verificar a existência de massas tumorais.

- 
				luisbarcelos
- Membro
Antes de mais obrigado pela sua resposta. Foram feitas análises ao sangue e à urina. A veterinária pensa tratar-se de uma má formação. A cadelinha continua a fazer dois diuréticos diferentes (de 12 em 12 horas)para tentar libertar os liquidos acumulados e está também a fazer antibiótico. Não pode levar soro porque ainda se acumulam mais liquidos na barriga. Não come quase nada e as análises revelaram uma anemia. Já quase não se levanta   Pedi uma opinião a outra veterinária que me disse que se após a ecografia se relevasse, de facto, uma má formação e que se o figado não estive de todo a funcionar o melhor era eutanasiar a cadelita. Não sei mais o que fazer
  Pedi uma opinião a outra veterinária que me disse que se após a ecografia se relevasse, de facto, uma má formação e que se o figado não estive de todo a funcionar o melhor era eutanasiar a cadelita. Não sei mais o que fazer  Ainda por cima a cadelinha não é minha mas sim da minha mãe, que se apegou a ela de uma maneira incrivel.
  Ainda por cima a cadelinha não é minha mas sim da minha mãe, que se apegou a ela de uma maneira incrivel. 
A minha mãe adoptou a cadelinha após o falecimento da minha avó e a cadelinha tem se revelado uma ajuda bastante grande. Eu sei que podem haver pessoas que não compreendam mas, de facto, a cadelinha foi uma ajuda bastante grande para a minha mãe ultrapassar a morte da minha avó. Não sei mesmo o que fazer?! 

Pedi uma opinião a outra veterinária que me disse que se após a ecografia se relevasse, de facto, uma má formação e que se o figado não estive de todo a funcionar o melhor era eutanasiar a cadelita. Não sei mais o que fazer
  Pedi uma opinião a outra veterinária que me disse que se após a ecografia se relevasse, de facto, uma má formação e que se o figado não estive de todo a funcionar o melhor era eutanasiar a cadelita. Não sei mais o que fazer  Ainda por cima a cadelinha não é minha mas sim da minha mãe, que se apegou a ela de uma maneira incrivel.
  Ainda por cima a cadelinha não é minha mas sim da minha mãe, que se apegou a ela de uma maneira incrivel. A minha mãe adoptou a cadelinha após o falecimento da minha avó e a cadelinha tem se revelado uma ajuda bastante grande. Eu sei que podem haver pessoas que não compreendam mas, de facto, a cadelinha foi uma ajuda bastante grande para a minha mãe ultrapassar a morte da minha avó. Não sei mesmo o que fazer?!

Quanto aos diuréticos, não tenha dúvidas que são adequados nas ascites. Por vezes são acompanhados de soluções hipertónicas, mas a medicação em causa é adequada.
Quanto ao facto do animal ser usado como forma de auxílio na perda de um ente querido, compreendo perfeitamente a situação, mas é melhor preparar a sua mãe para o pior. Em tão tenra idade uma insuficiência hepática é muito grave (na realidade, já é grave em adultos) e, a não ser que haja uma causa muito específica que possa ser tratada (por exemplo, uma hepatite apanhada a tempo pode ser debelada), o prognóstico não é nada favorável. Se for um problema congénico, então o melhor mesmo é adormecer o animal.
Em todo caso, espero que seja uma solução resolúvel...

Quanto ao facto do animal ser usado como forma de auxílio na perda de um ente querido, compreendo perfeitamente a situação, mas é melhor preparar a sua mãe para o pior. Em tão tenra idade uma insuficiência hepática é muito grave (na realidade, já é grave em adultos) e, a não ser que haja uma causa muito específica que possa ser tratada (por exemplo, uma hepatite apanhada a tempo pode ser debelada), o prognóstico não é nada favorável. Se for um problema congénico, então o melhor mesmo é adormecer o animal.
Em todo caso, espero que seja uma solução resolúvel...
- 
				luisbarcelos
- Membro
A cadelinha está muito mesmo muito mal  
   Não recebe os antibióticos nem os diuréticos.Não come nada e está cada vez a ficar mais magrinha. Já foi vista por vários veterinários e todos dizem que já não há nada a fazer mas querem esperar pelo ecografia para tomarem uma decisão.
 Não recebe os antibióticos nem os diuréticos.Não come nada e está cada vez a ficar mais magrinha. Já foi vista por vários veterinários e todos dizem que já não há nada a fazer mas querem esperar pelo ecografia para tomarem uma decisão.  

Mas todos dizem que muito provavelmente vamos ter que optar pela eutanásia.
A minha mãe está de rastos e, de facto, não sei como lidar com esta situação. 

Obrigado a todos pelas respostas.

Mas todos dizem que muito provavelmente vamos ter que optar pela eutanásia.A minha mãe está de rastos e, de facto, não sei como lidar com esta situação.

Obrigado a todos pelas respostas.
- 
				luisbarcelos
- Membro
Infelizmente a cadelinha não resistiu e morreu esta manhã, no colo da dona. Já não havia nada a fazer