A parvovirose

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

MafaldaCII
Membro Júnior
Registado: quinta ago 23, 2007 3:49 pm

sexta set 07, 2007 6:22 pm

A parvovirose é uma doença muito comum e causadora de 80% de morte nos filhotes contaminados. Não é transmitida ao homem. Ela pode atingir cães em todas as idades, daí o cuidado em se manter o cão vacinado anualmente.

Os sinais são febre, apatia, perda de apetite, vômitos e diarréia profusa. O animal solta as fezes na forma de jatos, de odor muito fétido e com muito sangue. O cão desidrata rapidamente e deve receber cuidados imediatos. Muitos necessitam de internação, pois a doença aparece de forma abrupta e violenta.

O tratamento, como no caso de outras viroses, visa dar suporte aos animais para que eles consigam reagir. O período de incubação pode chegar a 12 dias, e o animal que sobreviver à doença ficará imunizado temporariamente.

A parvovirose não deixa seqüelas, e o animal curado ganha peso e volta a se desenvolver rapidamente. Porém, apesar de contarmos com recursos como soro e plasma hiperimunes, que conferem ao animal anticorpos já prontos no tratamento da parvovirose, ela é uma doença que ainda mata muitos filhotes.

O diagnóstico deve ser feito também através de exames laboratoriais, pois existem algumas verminoses e intoxicações que podem ser confundidas com a parvovirose, se muito intensas.

Beijinhos
Mafalda C.
ODogueAlemao
Membro
Registado: segunda set 03, 2007 6:35 pm

sexta set 07, 2007 9:25 pm

Olá...
pode por a fonte?
<p>Envenenamentos de animais ? Vamos combater esta praga. informe-se.Previna-se.DENUNCIE.

<a style="COLOR: #587ea5" target="_blank" href="http://www.antidoto-portugal.org/">http ... org</a></p>
Fidokas
Membro
Registado: quinta ago 23, 2007 2:05 pm

sábado set 08, 2007 4:10 pm

Escrever no fórum não e obrigatório.
Não e preciso ir copiar informações a outros lados, quando não se tem nada para dizer simplesmente não se escreve nada …

Isto e a minha opinião…
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

terça set 11, 2007 2:58 pm

A parvovirose não deixa sequelas... :o Onde viu isso :o
Rens
Registado: domingo out 14, 2007 9:42 am

quarta out 24, 2007 9:56 pm

pois... texto copiado...
segundo varios sites que li este virus é transmissivel ao ser humano mas só pode dar dores de cabeça e pouco mais...

à uns dias um dos meus cães com 6 meses apanhou este virus, fomos com ele ao vet., mas mesmo assim não se escapou... pelo que o vet. disse, na maioria dos casos os cães acabam por morrer, mesmo com o tratamento...
Nokitas22
Membro
Registado: sexta abr 20, 2007 12:35 pm

quinta out 25, 2007 8:08 pm

:( o Spott o rot que o meu namorado teve morreu com parvovirose...foi-se em menos de 2 dias....á tarde começou com sintomas levaram-no po vet que lhe diagnosticou a doença...esteve a soro durante a noite toda e a manha...depois como o tadinho continuava a sofrer tanto pk n parava de deitar sangue nas fezes e mal se levantava os pais do meu namorado ligaram aos criadores que lhes indicaram um hospital (ou clinica) n sei bem, na margem sul k diziam ser mto boa ( n faço ideia s é s não)...ms o nosso pekenito n resistiu...la tb n conseguiram fazer nada por ele :cry:
tinha 6/7 mesinhos. Pelo que o vet disse na altura mtos poucos sobrevivem (ou plo menos ainda ha mtos a morrerem c esta doença)...ms por exemplo a mãe do Spott teve e salvou-se..n sei se por ser mais velha..n sei s isso tera alguma coisa a ver.
Agora ficam as boas recordações com ele :) ....

Ana
InesVaz
Membro
Registado: quarta fev 07, 2007 1:15 pm

quinta out 25, 2007 10:54 pm

Os vossos meninos que morreram estavam vacinados? :oops:
Nokitas22
Membro

sábado out 27, 2007 5:30 pm

InesVaz Escreveu:Os vossos meninos que morreram estavam vacinados? :oops:

OI!
Sim com toda a certeza posso dizer-lhe o Spott estava vacinado...tinha todas as vacinas em dia!!...ms nem isso o safou...as vacinas n sao 100% eficaz penso eu...porque ja o Nero (o actual rott do meu namorado) com as vacinas todas em dia e com toda akela quantidade de vacinas k têm k levar por serem uma das raças c maior risco de apanhar leshmaniose...apanhou-a,......penso por isso k nenhuma vacina protege a 100%... :wink:

Ana
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

sábado out 27, 2007 6:44 pm

Nokitas22 Escreveu: ...porque ja o Nero (o actual rott do meu namorado) com as vacinas todas em dia e com toda akela quantidade de vacinas k têm k levar por serem uma das raças c maior risco de apanhar leshmaniose...apanhou-a,......penso por isso k nenhuma vacina protege a 100%... :wink:

Ana
Podia, por favor, explicar melhor esta frase? É que nunca ouvi dizer que algumas raças sejam mais propensas a apanhar leishmaniose que outras e para esta doença, que eu saiba, infelizmente não há vacina!
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

sábado out 27, 2007 7:07 pm

eia, quanto disparate!!

primeiro, a parvovirose pode deixar sequelas sim! segundo aquilo que a minha vet me disse (porque a minha cadela apanhou parvovirus antes da segunda vacina) ha uma possibilidade de vir a sofrer de problemas respiratorios, e tb o sistema imunitario esta um pouco mais fragilizado!

segundo- infelizmente a Leishmaniose pode apanhar qualquer cao, de qualquer raca, tamanho ou estatura! esta doena e transmitida por um mosquito (flebotomo) que se encontra principalmente perto de agua. para evitar a leishmaniose (ou antes, para afastar o mosquito) sei que ha uma marca que comercializa coleiras anti insectos. nao sei se tb teem comprimidos...

a marca e a Scalibor!
Nokitas22
Membro

sábado out 27, 2007 8:16 pm

cockinhas Escreveu:
Nokitas22 Escreveu: ...porque ja o Nero (o actual rott do meu namorado) com as vacinas todas em dia e com toda akela quantidade de vacinas k têm k levar por serem uma das raças c maior risco de apanhar leshmaniose...apanhou-a,......penso por isso k nenhuma vacina protege a 100%... :wink:

Ana
Podia, por favor, explicar melhor esta frase? É que nunca ouvi dizer que algumas raças sejam mais propensas a apanhar leishmaniose que outras e para esta doença, que eu saiba, infelizmente não há vacina!
Olá boa noite!
sim posso explicar melhor esta frase..qd comprei o meu cão um labrador preto...fui com ele á vet para saber quais as vacinas k tinha k levar..e ela disse-me k inicialmente eram 3 vacinas...e eram 3 pelo seguinte motivo é k o labrador, o rott e mais 2 raças de cães k sinceramente n me lembro quais foram as k ela me disse, eram propicias a serem mordidas pelo mosquito ( n sabia pk ms eram estas as raças em k ocorriam mais casos de leshmaniose)...dai terem de levar o 3º reforço..porque plo k ela tb me explicou as otas raças so têm de levar 2 vacinas (tanto k aos 2 meses e pouco ja podem sair)...disse-me tb k no labrador..os mosquitos (tb n sabia pk) tinham maior "inclinação" para os pretos.
Outra coisa...estas vacinas k eu falo...são para tentar prevenir a picada do mosquito..e n so...(isto foi a vet k me disse)...n é para o curar dp de ja ter sido picado!!!
Consegui explicar melhor ou nem por isso? :?

Omega2: sei que a lesh kk cão pode apanhar...o k eu escrevi foi k os rott eram uma das raças c maior risco, ou seja, mais propicios k outros a serem picados...provavelmente ha estatisticas (n faço ideia) agr cm é logico kk cão pode estar sujeito a ser mordido plo mosquito.

Sei k ha coleiras contra insectos :wink: ms o k uso no meu cão têm sido umas pipetas da advantix que tb protegem da picada do mosquito...n uso a coleira pk a vet aconselhou a n o fazer por o cão estar em crescimento e a coleira axo k tem duração de 3 meses (n sei ao certo) e deixava de ter utilidade antes desse tempo.

Ana
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

sábado out 27, 2007 10:04 pm

A parvovirose tem maior incidência em cachorrors ou em cães adultos? Pelo que li já percebi que a vacina não os impede de apanhar a parvovirose, mas de qualquer forma sempre a evitará na maior parte dos casos. Em relação à picada de mosquito(leshmaniose) o vet mandou-me comprar a as pipetas da Frontline Combo.
nel1123
Membro Veterano
Registado: sexta fev 02, 2007 10:56 pm

sábado out 27, 2007 10:10 pm

Todos os cães não vacinados estão sujeitos...Daí a preocupação em não levar os cachorros à rua antes de todas as vacinas. Não sei dizer se os cachorros estao mais sujeitos que um cão adulto...Mas uma coisa digo, já vi muitos bichinhos a morrerem com parvovirose e é horrivel para eles, é uma morte muito dolorosa e acreditem, só pelo cheiro é possível dizer se um cão tem parvovirose, é muito característico. Cuidado no veterinário, se o vosso cão vai ser internado verifiquem se tem todas as vacinas, pois muitos vezes ha pouco cuidado no internamento com o isolamento de cães parvoviróticos. Não sei s ajudo alguma coisa...

Relativamente à leishmaniose...é uma ajuda as pipetas, mas nao impede totalmente. Eu não aconselharia o frontline....mosquitos, pulgas e carraças têm resistência ao principio activo do frontline, apesar de no combo terem melhorado isso um pouco...Zonas perto de rios tendem a ter muito mosquito é preciso ter muito cuidado com higiene etc...para não haver concentraçao de moscaria.
omega2
Membro Veterano
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

sábado out 27, 2007 10:32 pm

mas que grande confusao que praqui vai!

entao mas estao a misturar o programa de vacinacao com o despiste a prevencao da leishmaniose e dirofilariose.

daqui a pouco veem me dizer que ha vacinas para prevenir a displasia da anca e do cotovelo... :roll:

e continuo sem perceber porque e que ha racas mais predispostas a serem picadas pelo mosquito da leishmaniose do que outras...

alguem me pode explicar isso?
omega2
Membro Veterano

sábado out 27, 2007 10:41 pm

marijonscp Escreveu:A parvovirose tem maior incidência em cachorrors ou em cães adultos? Pelo que li já percebi que a vacina não os impede de apanhar a parvovirose, mas de qualquer forma sempre a evitará na maior parte dos casos. Em relação à picada de mosquito(leshmaniose) o vet mandou-me comprar a as pipetas da Frontline Combo.
a incidencia da parvovirose e maior nos cachorros, uma vez que estas nao teem o organismo tao protegido como um adulto.

explicando de outra forma, o primeiro leite que os cachorros ingerem chama-se clostro (nome dado ao primeiro leite que todos os mamiferos ingerem na primeira vez que mamam). este leite contem anticorpos que passam da mae para os filhos. a medida que os cachorros crescem estes anticorpos maternos vao desaparecendo para que o cachorro possa criar os seus proprios anticorpos e as suas defesas.
esta e a altura em que se deve iniciar o programa de vacinacao...
Responder

Voltar para “Cães”