displasia e 2ª opinião

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ana_link
Membro Veterano
Mensagens: 536
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm
Localização: Cão da Serra de Aires

segunda fev 24, 2003 9:17 am

Bom dia a todos.

Agora quem precisa de ajuda com uns contactos sou eu. Fiz o despiste da displasia da anca à minhaBorder, uma vez que ela seria para reproduzir em Agosto. O resultado foi displasia em grau D, coisa que a criadora não aceita e quer uma segunda opinião.

Até diz que se a cadela tem displasia, a cukpa é minha, esuqece-se que a cadela veio para mim com 18 meses, ou seja veio para mim à 6 meses, e que até então sempre vieu com ela. Nota: a cadela não fazia nenhum tipo de exercicio fisico, não saia literalmente de casa a semana toda (e a casa é muito pequena), sendo solta ocasionalmente correndo horas seguidas. Quando veio para mim, mal se aguentava num dia normal, ou seja a seguir-me pela casa e sair 4 vezes por dia à rua e pelas 20h estava a dormir profundamente de cansaço. Não tinha musculo nas patas, sobretudo nas traseiras, ect,

Se ela quer uma segunda opinião, tudo bem, mas então eu quero uma segunda opinião dos pais, visto que cresceram mais ou menos nas mesmas condições, e desconfio à já uns tempos do despiste que fizeram, ou mehor do resultado (mas isso é outra história)

Com este panorama, gostava de saber se conhecem bons ortopedistas para se pedir uma 2ª opinião dos raio-x, que eu quero apresentar uma lista e ela que escolha um. Assim não pode dizer que eu escolhi um médico que me convinha :D

Eu confio na opinião que me foi apresentada, e não tenho duvidas no assunto (claro que já não vai cruzar, né). Desculpem o testamento, mas assim aproveito para pedir a opinão de quem saiba um pouco mais do assunto, embora precise urgentemente de nomes e contactos de médicos, pois quero esclarecer tudo o mais depressa possivel. Detesto que me acusem do que não tenho culpa...
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
SeaLords
Membro Veterano
Mensagens: 3417
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Bobtail-aholic

segunda fev 24, 2003 9:31 am

Última edição por SeaLords em quarta nov 19, 2008 5:39 pm, editado 1 vez no total.
Nanico
Membro Veterano
Mensagens: 1159
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm
Localização: 3 caes

segunda fev 24, 2003 9:35 am

[quote=ana_link]
Até diz que se a cadela tem displasia, a cukpa é minha
[/quote]

Ola,

Ha aqui uma coisa que nao compreendo e gostava de aprender: Eu sempre pensei que a displasia da anca e uma doenca genetica. O animal nasce com displasia ou nao nasce. Da maneira como a Ana descreve o problema, parece que a criadora da cadela esta a culpar a Ana por ter causado displasia a cadela. Compreendi mal? Alguem me podia dar mais umas bases sobre este assunto?
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda fev 24, 2003 9:47 am

Eu sempre pensei que a displasia da anca e uma doenca genetica. O animal nasce com displasia ou nao nasce. Da maneira como a Ana descreve o problema, parece que a criadora da cadela esta a culpar a Ana por ter causado displasia a cadela. Compreendi mal?
É em grande parte genetica, mas as condições onde o animal cresce e o tipo de alimentação podem influenciar o aparecimento (ou agravamento do grau) da displasia.

No entanto há algo interessante na displasia de convêm pensar um pouco. Nas raças molossoides mais "intactas", como o nosso Serra, sparlinac, o central asian, o Caucasian ovcharka, há exemplares catalogados com displasia D e que vivem perfeitamente bem, super saudaveis, com movimentos normais e que à primeira vista ninguém desconfia do seu grau de displasia. Isto dá que pensar em relação a estas raças ...

Repare-se que só à muito pouco tempo se começou a fazer o despiste a estas raças, descobrindo alguns resultados astronomicos, mas sem que afectasse o cão. Há inclusive que estas raças de grande porte, estão "imunes", ou seja, mesmo que tenham displasia, esta não o influencia o cão. Algo a pensar

Bom, de qualquer das maneiras, há displasia e displasia
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

segunda fev 24, 2003 9:52 am

Olá Nanico,
A Displasia não tem apenas causas genéticas. Com efeito, pode haver uma pré-disposição para a Displasia mas que nunca se chega a revelar. Por outro lado, esta pode ser agravada pela alimentação, pelo tipo de piso onde o animal se movimenta, por exercicio incorrecto ou exagerado, etc.
O que quero dizer é que, para além da Dislpasia de Ordem genética, há actualmente muita gente que pensa que esta também pode ser causada por causas externas, independentemente da origem genética ( embora não 100% independentes dessa origem!!).

Quanto à ANALINK, se não quiser ir tão longe ( em termos de reconhecimento oficial), eu sugeria que fizessse o RX na Faculdade de Medicina veterinária. Depois, com este RX, supostamente credível, poderian pedir a opinião de um dos professores desta Universidade ou de um dos conceituados 'ortopedistas' em POrtrugal. De referir que, não há 'ortopedistas' veterinários em Portugal, mas existem alguns Vets com mais experiência nesta àrea ( sugeriram-me alguns quando o Furst estava para ser operado).

Abraços e boa sorte
Paulo C.
rutefcamacho
Membro Veterano
Mensagens: 497
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm
Localização: Golden Retriever

segunda fev 24, 2003 9:54 am

CindelP Escreveu: É em grande parte genetica, mas as condições onde o animal cresce e o tipo de alimentação podem influenciar o aparecimento (ou agravamento do grau) da displasia.
Podes dar alguns exemplos concretos?

Acho este tema muito importante, principalmente pq tenho um cachorrinho de uma raça que é muito susceptível à displasia.

Obrigada!
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda fev 24, 2003 9:58 am

Podes dar alguns exemplos concretos?

Acho este tema muito importante, principalmente pq tenho um cachorrinho de uma raça que é muito susceptível à displasia.
Rute lamento, mas neste tema não sei muito. Há pessoas neste forum que estão muito mais dentro do assunto

Assim, por alto, é necessário moderar a actividade fisica, ou seja, no periodo do crescimento não obrigar o cão a fazer a maratona de Lisboa, mas proporcionando-lhe exercicio livre.
Igualmente, há quem afirme que o piso é importante, devendo o cão ter acesso a piso diferentes (cimento, terra, relvados ...), evitanto principalmente a permanencia em demasia em pisos duros.

A alimentação, depende da raça, mas de novo (e isto nem é só por causa da displasia) deve ser moderada, de modo a proporcionar um crescimento calmo e equilibrado
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
sambazuto
Membro
Mensagens: 160
Registado: quarta jan 29, 2003 4:48 pm
Localização: Golden Retriever, Perdigueiro Português, Agapornis.

segunda fev 24, 2003 9:58 am

Bom dia a todos,

Julgo que o artigo sobre a displasia da anca e não só, no site do Hospital Veterinário do Porto vale a pena ser lido.

http://www.hospvetporto.pt/paginas/orto ... ortop.htm



Um abraço
Cybergirl
Membro Veterano
Mensagens: 561
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am
Localização: Terranova

segunda fev 24, 2003 10:33 am

Bom Dia!

Eu mando os RX (feitos na F.M.V) para França, mas neste caso aconselho-a a dirigir-se à Faculdade para tirar novos RX e ter o relatório , portanto o 2º parecer....existem lá optimos especialistas, peça sempre para falar com o especialista pois a troca de impressões (a nivel de pais e desenvolvimento do cão é importante).

Claro que é perfeitamente legitimo exigir tambem 2º parecer dos pais, porem não valerá a pena a" frontalidade" (no bom sentido, claro!!) sem provas concretas.

Se houver maior dificuldade envie-me uma PM,ok???Tenho os meus contactos, né!!!! ;)

Bye Jinhus
Boa Sorte!
ana_link
Membro Veterano
Mensagens: 536
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm
Localização: Cão da Serra de Aires

segunda fev 24, 2003 11:52 am

Obrigado pelas respostas...

A cadela efectivamente não apresenta "alterações" no andamento. Corre, salta, brinca de forma totalmente normal, e não se queixa de nada. A recomendação foi de agora em diante ter atenção ao exercicio que ela faz, mas à partida e com alguns cuidados não será necessário nada de mais.

Sealords: vou tentar "sacaniar" o Rx, mas não prometo nada :D

Quanto ao raio-x em si, ele está com o positionamento correcto, apenas não tem os dados da cadela impressos como vem na F. M. V., tem os dados dela postos à mão. Como era apenas um Rx de controle... eu apenas preciso de saber o grau de displasia, não preciso (pessoalmente) de um reconhecimento oficial. tem é os pontos de referencia marcados, igualemnte...

Os pais fizeram o exame na F.M.V., mas os relatórios, entregues 1 mês depois, nunca passaram pelos meus olhos. Alem disso já me contaram umas quantas histórias referentes aos relatórios, como relatórios de analises feitas no mesmo dia, sendo o relatório feito pelo mesmo médico mas em que as assinaturas são milagrosamente diferentes :lol: Mito ou realidade? Nã sê...

Bom... vou ver como remedeio isto, que já me estou a passar
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
AnaS
Membro Veterano
Mensagens: 269
Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
Localização: Cães (3 Cães de Água Portugueses)
Contacto:

segunda fev 24, 2003 12:45 pm

Olá Ana,

Infelizmente em Portugal não existe (por enquanto) nenhum médico veterinário reconhecido para emitir relatórios da Displasia da Anca.
Existem alguns veterinários que têm acordo com alguns Clubes de Raça para tirarem o rx que é posteriormente enviado para o estrangeiro, e onde, caso o posicionamento esteja correcto, é feito o relatório que depois enviam para o clube de raça que por sua vez o faz chegar ao proprietário do cão.
Devo dizer que em alguns países o relatório é feito por um colégio de médicos veterinários (minimo 3) para evitar casos "menos claros", sendo que prevalece sempre o grau mais grave, ou seja se estiverem indecisos entre A e B, e o B que fica no relatório e assim sucessivamente.
Para teres um relatório oficial reconhecido pela FCI, sugiro que faças o RX na Faculdade de Medicina Vetrinária, mas mencionando que é para enviar para o estrangeiro para emissão de um relatório oficial, de modo a que seja o Dr. António Ferreira a tirar o rx e não um dos estagiários ou radiologistas que há por lá...
Depois de teres o rx tirado nestas condições, deves enviá-lo para uma entidade competente (a Sealords já mencionou alguns, e há também a OFA) para a respectiva emissão do relatório.
Ou então só mesmo indo ao estrangeiro fazer o rx num médico veterinário reconhecido para emitir relatório.
Só depois de teres um relatório oficial reconhecido podes então falar com o criador de modo a tentar perceber qual a origem do problema.
Ao meu cão - Sinai - foi diagnosticada displasia grau D ou E com 8 meses no Hospital Veterinário de Sintra, quando o rx foi tirado sem anestesia, o posicionamento não estava correcto e o RX não estava focado. Mais tarde repeti o RX (como deve ser) e o Sinai tem B....
Este é o panorama em Portugal....
ana_link
Membro Veterano
Mensagens: 536
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm
Localização: Cão da Serra de Aires

segunda fev 24, 2003 3:50 pm

Pois Ana, eu sei que o panorama é... digamos... melhor não comentar :D

Este Rx foi feito com anestesia, está tudo nos conformes, excepto o facto de não ter sido feito na F.M.V.. A criadora, portuguesinha de gema por isso nem tem a haver com o caso de um cão vindo do estrangeiro de canil de renome, blá blá blá, é que não quer acreditar que seja grau D, embora tenha confiança no médico que fez o despiste. Aliás eu perguntei-lhe onde preferia que eu o fizesse.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
rutefcamacho
Membro Veterano
Mensagens: 497
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm
Localização: Golden Retriever

segunda fev 24, 2003 3:58 pm

Já agora, podem esclarecer-me mais uma dúvida: Qual é a idade ideal para se fazer o despiste? Já ouvi 8 meses; já ouvi 12....
gary
Membro Veterano
Mensagens: 1541
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
Localização: Pastores Alemães, Rottys, F. S.Miguel

segunda fev 24, 2003 4:06 pm

Olá

Já aqui falámos várias vezes da displasia.
Mas convém não exagerar quanto à competência dos nossos Vets, neste caso incompêtencia. Até eu que sou um nabo se vir uma radiografia de um cão com displasia do grau D, topo logo. A experiência que tenho neste campo diz-me que o factor principal não é o diagnóstico mas sim a qualidade da radiografia.´ O último cão que me passou pelas mãos com displasia grave foi um Rotty e eu não pedi uma segunda opinião foram para aí umas 4 e todos fizeram o mesmo diagnóstico e apontaram a mesma solução.

Ao meu cão - Sinai - foi diagnosticada displasia grau D ou E com 8 meses no Hospital Veterinário de Sintra, quando o rx foi tirado sem anestesia, o posicionamento não estava correcto e o RX não estava focado.
À displasia ? sem anestesia!!!!

A cadela efectivamente não apresenta "alterações" no andamento. Corre, salta, brinca de forma totalmente normal, e não se queixa de nada.
É pá , está desvendado o mistério :!: A malta trocou ou utiliuzou uma radiografia doutro cão :lol: :!:
Um abra&ccedil;o
Cybergirl
Membro Veterano
Mensagens: 561
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am
Localização: Terranova

segunda fev 24, 2003 4:32 pm

Boa Tarde!

Realmente existem certos mitos em relação à displasia.

O chamado grau D no Terranova já é notável, porque o cão sentirá certamente dores e ao defender-se da dor, os movimentos não são os normais.

Em relação às outras raças não sei se será tão notorio, mas julgo que sim.

Agora Vets que tiram RXs sem anestesiar o cão!?!Será possivel?Bem acredito que sim , mas a esses não chamaria Vets! :lol: :lol: :lol:

Eu faço os testes de displasia apartir dos 12 meses

Bye jinhus
Responder

Voltar para “Cães”