Preciso de alguns esclarecimentos e conselhos (s.f.f.)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
DoraSeixas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 23, 2003 12:05 pm

quarta fev 26, 2003 10:38 am

Olá, sou + ou - recente aqui no forum , já tenho trocado mensagens , dado e recebido diversas opiniões.
Para quem ainda não me conhece tenho uma cadela (chow-chow) que fui buscar ao Canil em Dezembro passado com 7 meses.

Pois é acerca dela que preciso de algumas ajudas. Como devem calcular ela veio com algumas manhas e hábitos. Por exemplo já sabia sentar e é muito esperta. Ultimamanet já consegui ensinar-lhe( +ou-) o deita , tudo com recompensa de biscoitos claro está.

Mas a minha grande dificuldade é em relação as necessidades fisiológicas. Por vezes ela parece que já sabe e respeita as horas que é costume ir, outras vezes descambra por completo e faz sem mais nem menos e até de 20 em 20 minutos se for preciso.

Por exemplo, eu sei que eles (chow-chows), são extremamente teimosos e ciumentos, pleo menos a Missy é, no Domingo passei à frente dela com o Nicolau (gato) ao colo e foi o suficiente para ela olhar para mim e "mijar-se toda".

Ontem tinha acabado de vir da rua, estava a chover então não lhe apetecu fazer nada, assim que chegou a casa fez logo no chão. O meu marido ralhou-lhe (o qual ela não liga nenhuma) e depois enquanto estava a limpar ignorou-a , ela danada fez mais um bocado mesmo aos pés dele.

Desculpem a mensagem ser tão extensa, mas gostava que percebessem o "feitio/génio" dela, se alguém for + entendido que eu ( o que não deve ser dificil, pois eu tenho seguido o treino/ ensinamento através dos livros), ou tiver experiência com o "feitiozinho" dos Chows-Chows, PLEASE GIVE ME A HAND .....

Obrigada e até já.
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quarta fev 26, 2003 2:26 pm

De Chow-Chows só conheço um, de um amigo meu. Já tem 5 anos, e o dono sumariza-o dizendo "Cão que não dá trabalho nenhum, menos ainda que um gato".

É independente, senhor do seu nariz, só quer "cama, comida e roupa lavada", e ida à rua a horas certas. De vez em quando, gosta de ir dar uma volta à noite, aparecendo em casa à hora do pequeno almoço. O dono não receia que o roubem porque ele não se deixa tocar por estranhos, nem sequer que se aproximem dele. Mas não é agressivo, simplesmente "pôe-se a milhas".

No seu caso, como veio do canil, o que pressupõe ter sido abandonada, o problema deve ser uma enorme carência afectiva, que a leva a tentar chamar a vossa atenção sobre ela, aliada a uma total falta de ensinamentos básicos nos seus primeiros meses de vida!

Olhe, acho que só posso receitar uma enorme dose de paciencia... amor por um lado e uns castigozitos pelo outro...
;)
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quarta fev 26, 2003 2:32 pm

Ola!

Sera que ela aprendeu que fazer chichi a vossa frente e uma boa maneira de chamar a atencao?
Muitas vezes os caes nao sabem, quando falamos com eles com uma voz muito aguda, se estamos zangados ou se estamos contentes.
Como e que ela fica depois de fazer o chichi em casa? Fica toda contente e tenta saltar-vos para cima ou age como se soubesse que fez algo errado?
DoraSeixas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 23, 2003 12:05 pm

quarta fev 26, 2003 4:40 pm

Musky,
Sim a Missy foi abandonada , pois "largava muito pelo, ao qual faziam alergia", segundo o que me contaram.
Mimos neste momento não lhe faltam , e paródia com o nicolau (gato) que já a começa a ver ao contrário ...... :p :p
Ela até é bastante esperta, porque olhe, em cerca de 3 meses que está comigo já aprendeu o senta e está a começar a respeitar o deita, as necessidades é que é mais problemático ......oops: :oops: :oops:

Nanico,
Acho que é mesmo isso, ela aprendeu que fazer chichi lá em casa nos chama a atenção, apesar de também saber que está errado, porque quando a apanho digo NÂO bem alto e ela fica estática, depois ponho-a de castigo, que ela respeita por 3 segundos, e é até à próxima...
Quando não a apanho , vou áo quarto vazio (casa de banho dela) e vejo lá a surpresa, chamo-a e julgam que ela vem, é o vinhas...

De qualquer forma obrigada aos dois , e fico a aguardar + sugestões
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quinta fev 27, 2003 1:11 am

Quando não a apanho , vou áo quarto vazio (casa de banho dela) e vejo lá a surpresa, chamo-a e julgam que ela vem, é o vinhas...

Olá Dora!

Se não a apanhar em flagrante a repreensão não terá qualquer efeito pois o animal já não sabe o porquê do castigo.
Quanto ao chamamento para castigar ou repreender, também sugiro que não o faça, pois só servirá para ela deixar de ligar, quando a chamam.
A cadela ao perceber que a chamam para ralhar, obviamente não terá a mínima vontade de ir ter convosco.
Boa sorte!
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Responder

Voltar para “Cães”