Encerramento de Canil em Santarém

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
analipa
Membro Veterano
Registado: terça jan 21, 2003 11:01 am

quarta fev 26, 2003 12:09 pm

Caros forenses,
Deixo aqui a transcrição de um texto que li hoje e que me deixou completamente transtornada :o
Não sei como ainda podem acontecer coisas como estas hoje em dia. Não se trata de malvadez mas sim de crueldade. :cry:
[color=blue]Morte no Canil de Santarém
canil da ASPA é demolido e os animais são deixados para morrer
Enquanto a Câmara Municipal de Santarém procura novas formas de dinamizar a tauromaquia no concelho, recorrendo a iniciativas inéditas como a Semana Taurina para Crianças ou os Touros de Fogo, o canil da ASPA (Associação Scalabitana de Protecção de Animais) é demolido, em resultado dum negócio de contornos muito pouco claros, e os animais que aí tinham abrigo são deixados ao abandono. A Câmara Municipal de Santarém é exemplo a ter em consideração por todos os municípios Portugueses – um exemplo daquilo que não se deve fazer. Para além de promover a tortura de animais recorrendo ao velho pretexto da tradição e cultura, a Câmara Municipal de Santarém falha crassamente na sua tarefa de proteger os animais abandonados e desprotegidos. Mas a Câmara Municipal de Santarém não só não protege os animais como não deixa outros faze-lo. Num negócio, que tudo indica ter sido efectuado de forma ilegal, o terreno de 6.000 m2 ocupado pela ASPA foi vendido à empresa IGI (Investimento e Gestão Imobiliária), empresa do Grupo Sonae, englobado num lote maior de 39.000 m2. O terreno ocupado pela ASPA tinha-lhe sido doado por um executivo anterior da Câmara e como tal não poderia ser vendido, muito menos sem a consulta dos sócios da ASPA. O acordo entre a Câmara e a IGI prevê a construção de um novo canil no valor de 325.000 euros mas a verdade é que o antigo canil já foi demolido e as obras do novo ainda nem sequer começaram. Entretanto os animais encontram-se abandonados à sua sorte sem cuidados veterinários, muitos morrem devido a doenças, às lutas entre si, ou afogados em valas, como de resto demonstram as fotos obtidas no local.[/color]

([color=black]As fotos podem ser vistas em http://www.pelosanimais.com/pages/canil ... _fotos.php ), mas atenção que podem emocionar os corações mais fracos. A mim enfureceram-me de raiva.
:evil:
Saudações
Filipa[/color]
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

quarta fev 26, 2003 12:19 pm

Olá Analipa,

É, de facto uma situação chocante. Esta mensagem já foi divulgada pelos forista há algum tempo.

Deixo aqui o tópico em que se transcreve a resposta da Câmara Municipal de Santarem a esta situação:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=4775
analipa
Membro Veterano

quarta fev 26, 2003 12:33 pm

Não sabia da resposta. Realmente foi extremamente conclusiva. :roll:
Não se pode esperar que as pessoas admitam que erraram em larga escala, como neste caso, mas as provas são brutais. De qualquer modo, obrigada pela referência ao já discutido tema.

Saudações
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quarta fev 26, 2003 1:18 pm

Analipa,

A situação não é chocante. É ABERRANTE !!!! É REPUGNANTE!!!

É intolerável que os nossos dirigentes façam letra morta da Lei, e só pensem na m**** dos sacos azuis. A lei é feita por eles, para aplicação nos outros, n'é?

Este país está a virar terceiro mundo escalão mais baixo, e se pensam que é assim que se consegue o respeito dos outros países, pois seria melhor pensar duas vezes....

Mas também.... esses Senhores Dirigentes, PAGOS PELO NOSSO BOLSO, pensam que só lá vão estar uns anitos e como tal o único interesse é enriquecer o maximo no mais curto espaço de tempo.

MAS OS CULPADOS SOMOS NÓS, QUE NÃO LHES EXIGIMOS CUMPRAM O TRABALHO PARA O QUAL SE PROPUSERAM, FORAM ELEITOS E SÃO PAGOS!!!!

Devia ser possível despedi-los sem justa causa, tal como qualquer trabalhador comum....

Ainda bem que alertou!

:evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta fev 26, 2003 2:10 pm

O terreno ocupado pela ASPA tinha-lhe sido doado por um executivo anterior da Câmara e como tal não poderia ser vendido, muito menos sem a consulta dos sócios da ASPA.
E onde estão os papeis a provar essa doação ?

Se foi doado (ou seja, se o terreno está no nome da ASPA) não pode ser tocado pela camara. E se foi tocado pela camara é que o terreno era efectivamente da mesma
Entretanto os animais encontram-se abandonados à sua sorte sem cuidados veterinários, muitos morrem devido a doenças, às lutas entre si, ou afogados em valas, como de resto demonstram as fotos obtidas no local.[/

E culpam a camara ? Se a acção desta pode ter ofendido certos foristas, reparem nem todos têm de gostar de animais! O terreno é da camara e nada temos a ver com isso

Pelo que digeri aqui, a culpa é nada mais nada menos do que da ASPA. Afinal, eles é que deveriam prever essa situação e estar preparados. Ir recolhendo cães abandonados e pondo dentro de um canil é muito facil ...

E se as fotos ilustram também como os animais eram alojados (no tempo da ASPA), digo sinceramente aque era muito melhor ter os animais pela rua do que nesse estado! Pelo menos tinham vida!
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta fev 26, 2003 3:04 pm

Não resisto apôr aqui uma piadinha dos meus tenpos de estudante :
"A lei é para favorecer os amigos, lixar os inimigos e aplicar aos indiferentes"
Topam ? Digam lá que não é verdade...
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quarta fev 26, 2003 8:16 pm

CindelP Escreveu:
Pelo que digeri aqui, a culpa é nada mais nada menos do que da ASPA. Afinal, eles é que deveriam prever essa situação e estar preparados. Ir recolhendo cães abandonados e pondo dentro de um canil é muito facil ...
Concordo.Afinal trabalha-se em cima do joelho ? Poupem-me...
Musky
Membro Veterano

quinta mar 06, 2003 7:14 pm

Desculpem-me repuxar este assunto, só que o problema está cada vez mais grave.

Quanto à actuação da Camara, há uma escritura de doação dos terrenos à ASPA.

Quanto à SONAE, há uma garantia à ASPA sobre a contrução de um canil/gatil... parece é que a ASPA caiu na armadilha de não verificar a inexistência de uma data específica para começo/término das obras...

O assunto está em Tribunal, posto pela ASPA e outras organizações de defesa dos animais. Só que nós sabemos como é a lentidão da justiça portuguesa...

No entretanto, quem é que sofre....?

Se quiserem vejam o link seguinte. Cuidado com as imagens... :!: :!:

C:\WINDOWS\Temporary Internet Files\Content.IE5\EJEJI5I3\Adopta-me - Adopção de Animais.htm

E se "chateassemos a cabeça" à SONAE? Má publicidade é a última coisa que este tipo de empresas deseja...

:cry:
analipa
Membro Veterano

sexta mar 07, 2003 11:03 am

Concordo! Não é justo que os animais sofram atrocidades destas sem, pelos vistos, haver ninguém no meio desta história toda que se preocupe.
Qualquer acção de manifesto terá todo o meu apoio!

Filipa
navegante
Membro
Registado: terça jul 02, 2002 10:46 pm

sexta mar 07, 2003 11:08 am

Mas de que serve chatearmos a cabeça por email ?

Minhas amigas, recebemos uma resposta muito bonita e eles se riem de nós ?
Não sabem me dizer algo mis eficiente ?
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

sexta mar 07, 2003 1:05 pm

Como por exemplo Navegante????
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

sexta mar 07, 2003 1:18 pm

Olá

Há tanta gente contra os touros de morte... , que bem vistas a coisas até têm uma vida de luxo e morrem com "dignidade" , por vezes morrem matando. E escandalizam-se por haver uma empresa e uma camara que apenas fizeram um bem aqueles cães.
Quem pugna pelo bem estar animal , não pode dar cobertura a estes campos de morte, que pretensamente alguns (amiguinhos dos animais, sem duvida) chamam de canis .
O chocante para mim, é manter até à morte e nestas condições os animais .
Quanto a mim as pessoas e organizações que se dedicam à recolha de animais para os manterem nestas condições deviam responder criminalmente . A bem do bem estar animal.
Têm sempre o argumento de que conseguem donos para alguns , mas e as centenas , muitas , que estão condenados a vegetarem doentes, mal alimentados e o pior de tudo mal acarinhados.

Os cães que já morreram foram os mais felizes,

Esta opinião não deve ser inibidora de se fazer um protesto, sonante e bem visivel , dos negócios entre a Sonae a camara e a dita associação.
Há aí uma associação que tem um jovenzinho cheio de expediente e de paleio, que andou a chatear um circo ( porquê só aquele ? ) na altura do Natal, por que é que não se chegam á frente(?) as imagens são a gosto das TVs , nomeadamente da Chic e da TVY , Força ou não há patrocinios?
Um abraço
Musky
Membro Veterano

sexta mar 07, 2003 3:23 pm

[quote=gary]
Olá

[b]Esta opinião não deve ser inibidora de se fazer um protesto, sonante e bem visivel , dos negócios entre a Sonae a camara e a dita associação.
Há aí uma associação que tem um jovenzinho cheio de expediente e de paleio, que andou a chatear um circo ( porquê só aquele ? ) na altura do Natal, por que é que não se chegam á frente(?) as imagens são a gosto das TVs , nomeadamente da Chic e da TVY , Força ou não há patrocinios?[/b]
[/quote]

Olá Gary,

Gary,
O jovenzinho que menciona, eu não o conheço pessoalmente, mas tenho o maior respeito por aquilo que ele faz! Mais não faz porque não tem meios para isso.
Quanto ao circo, nem ele nem a associação a que pertence teve directamente alguma coisa a ver com isso. Foram meia dúzia de membros dessa associação que avançaram com aquilo, apesar de aconselhados em contrário... o problema é que a juventude tem tendência para não escutar os mais velhos...
Quanto às televisões... talvez não queiram entrar em choque com o Sr. Belmiro de Azevedo...???
:?
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sexta mar 07, 2003 11:57 pm

Olá Musky..O tal jovem que alegadamente foi agredido, o saturnino já andou aqui na arca e relamente parece ser um pouco pró extremista ;)

Mas já agora alguém sabe dizer-me qual foi a fonte jornalistica da noticia acima ?
Musky
Membro Veterano

sábado mar 08, 2003 12:14 am

[quote=VascoV]
Olá Musky..O tal jovem que alegadamente foi agredido, o saturnino já andou aqui na arca e relamente parece ser um pouco pró extremista ;)

Mas já agora alguém sabe dizer-me qual foi a fonte jornalistica da noticia acima ?
[/quote]

:?: Saturnino? Não conheço, mas não deve ser a mesma pessoa, a pessoa em questão, por aquilo que sei, não me parece extremista, mas sim muito empenhada.

A noticia foi-me enviada da Adopta-me.org (acho que é .org) por e-mail, por uma pessoa que eu sei ser anti-extremismos, pelo que lhe dei crédito...
Responder

Voltar para “Cães”