Mordido por outro: vale a pena apresentar queixa?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Podenguito
Membro Júnior
Registado: segunda ago 27, 2007 7:27 pm

domingo out 07, 2007 5:29 pm

Gostaria de vos pedir uma ajuda: quando um cão morde outro (neste caso foi um pitbull solto quem deu umas dentadas noutro mais pequeno, que ia à trela), vale a pena fazer queixa à PSP? É que dizem-me que a polícia só age quando um cão morde uma pessoa. E quanto ao pagamento dos tratamentos derivados das mordidelas, é possível requerer tal aos donos através da PSP?

Obrigado.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo out 07, 2007 6:31 pm

Olá.

À face da lei o pit está ilegal, ou seja, devia estar atrelado e açaimado. O dono também é obrigado a possuir um seguro de responsabilidade civil que deveria pagar os tratamentos no animal que foi ferido. O facto da pessoa não ter seguro não o exime de ter que assumir a responsabilidade de pagar todas as despesas relacionadas com os danos que o seu animal fez, note-se.

Se deve ou não fazer queixa é uma decisão sua. Numa situação dessas, se existe boa vontade por parte do dono do cão agressor e se ele se prontifica a pagar os tratamentos, se mostra preocupado em resolver o assunto e decidido a não tornar a andar com o cão solto, talvez seja de bom senso não participar à PSP, porque se é verdade que o dono vai ter que pagar multa também é verdade que o cão pode ir parar ao canil, ser declarado animal perigoso, enfim...

Se o dono não assumir responsabilidade e mostrar que não vai mudar de atitude, então talvez a queixa acabe por ser proveitosa, poderá impedir que outros animais sejam atacados e talvez esse cão não esteja nas melhores mãos e seja um mal menor ser apreendido...
Druiel
Membro
Registado: sexta mai 25, 2007 2:16 pm

segunda out 08, 2007 10:10 am

oies,

Subscrevo as palavras da Dinodane

Druiel
<p><strong>O Blog dos miudos:
</strong><a href="http://druielweimaraners.blogspot.com">http://druielweimaraners.blogspot.com</a>
... Help me God to be the person my dogs think I am ...</p>
<p>&nbsp;</p>
AnaPonei
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm

segunda out 15, 2007 9:43 pm

eu sou sincera, eu apresentava queixa... se procurarem aki no forum, vêem um post meu, ha coisa de um mês o meu cão foi atacado por um labrador e ele para tentar alcançar o meu cão, que se escondeu nas minhas pernas, mordeu-me o braço e a mão! Ainda hoje há certos movimentos que me custa fazer com a mão por causa dessas dentadinhas... E na semana passada esse labrador teve a brilhante ideia de se pegar com um pit bull que costuma andar solto lá na mesma zona... mas é super calmo e nunca se mete com ninguém.. mas claro que sendo atacado reage e foi a primeira vez que eu gostei de saber que um pit bull mordeu um cão! Porque aquele labrador anda a pedi-las! E o dono nem se fala! Mas voltando ao cerne da questão, um dia destes o pit bull ao tentar morder um cão, pode perfeitamente morder o dono como me aconteceu a mim... E como foi um labrador o ferimento não foi nada de especial, já num pit bull.... e se o dono anda com ele na rua solto e já sabe que ele reage assim já está visto que não é uma pessoa consciente do perigo quem tem nas mãos e não o controla... Hoje foi o cão pequeno, amanha pode ser o dono, porque estava no caminho... eu depois do susto que apanhei não perdoo! Atacam, chamo a polícia e o dono que assuma a responsabilidade de andar com um cão na rua!
AnaPonei
Membro Veterano

segunda out 15, 2007 9:49 pm

E mais, (desculpem o testamento) por lei, o dono do pit bull ou do cão que atacar, seja pit bull ou não, não só é obrigado a pagar as despesas resultantes do confronto, como é obrigado a pagar indemnização nos casos em que se verifique a sua justificabilidade... fora a multa por ter um cão perigoso solto!! MAs agora como é que a polícia identifica o cão? e que testemunhas há de que o cão atacou? Sabe que essas coisas tem que ser na hora... Agora o dono do pit bull pode alegar que não foi o cão dele... Que provas há? Ainda assim eu apresentava queixa... Já ficava registado para o caso de reincidências...
dinodane
Membro Veterano

segunda out 15, 2007 10:44 pm

AnaPonei,

Acredite que eu compreendo o pânico que se pode sentir ao vermos o nosso cão ser atacado por um animal maior. Mas eu realmente gostaria de compreender o que a faz odiar esse animal ao ponto de se congratular por ele ter sido atacado também. O animal não tem culpa da irresponsabilidade do seu dono. A senhora foi mordida também, que fez o dono do animal? Mostrou-se arrependido, preocupado, solícito?
Em que circunstâncias é que ele foi mordido pelo tal pitbull? Estavam os dois soltos ou só o lab estava à trela?
Porque a AnaPonei tem que ver um outro lado da questão: quem tem que ser responsável e cumprir a lei é o dono. Ao tomar por impulso ou por raiva a decisão de chamar a polícia, pode estar a condenar o cão ao canil ou à injecção letal, sem que isso sirva para nenhum bem...
Eu acho que quem tem cães gosta de todos os cães e numa situação dessas deve usar de calma e sobretudo de algum bom senso e tentar incutir ao dono do cão agressor a necessidade de o controlar e/ou treinar.

Cumprimentos.
AnaPonei
Membro Veterano

terça out 16, 2007 9:18 am

Pois, eu sei... Tem razão... Mas eu fiquei doente! Ainda hoje quando vejo um labrador a rosnar ao Sharik tremo toda! E ele costuma brincar com 2 ou 3 diariamente... A questão realmente foi a estupidez do dono, eu sei que o bicho não tem culpa, mas fiquei desesperada!!! O fulano anda sempre com o labrador preso pela trela, mas quando o labrador vê um cão fica tolo e solta-se e ataca o cão... Dessa vez que atacou o meu, achamos que foi propositadamente porque ao passar por nós ele segurou o cão, e quando já estavamos de costas o cão apareceu com a trela pendurada e levantou o Sharik no ar, agarrou-o pela espinha, não sei como não o matou! e o meu namorado a tentar segurar o labrador e o urso do dono só dizia: "dê-lhe, dê-lhe!" Eu se visse o meu cão a morder outro não dizia para baterem no meu cão! Tentava era separá-los! E ele ficou ali a olhar e a dizer "dê-lhe"! Só o agarrou quando me mordeu a mim! Em relação ao pit bull estava ao pé do dono, solto, mas é um cão treinado e nunca sai da beira do dono e não se mete com cão nenhum! O labrador é que fugiu do dono dele e foi atacá-lo! e o pit bull só lhe arrancou a coleira e deu duas corridas atrás dele e veio-se embora com a coleira na boca! Por isso é que fiquei contente pelo susto que o labrador apanhou... não houve feridos! Lol E eu quando digo chamar a polícia não digo obrigatoriamente tirarem-lhe o cão, há outras soluções! O tribunal pode obrigá-lo a assinar um termo de responsabilidade e ele não trazer mais o cão à rua sem açaime. Caso isso não aconteça o cão é levado para a ABRA e tentam encaminhá-lo para alguém que o saiba domar e acalmar! Só no caso de o cão ser MESMO perigoso é que o abatem!
dinodane
Membro Veterano

terça out 16, 2007 10:59 am

Não é bem assim, Ana Ponei. Qualquer cão que morda outro e desde que haja participação ás autoridades pode passar a ser considerado cão perigoso e pode sim ir bater com os costados ao canil municipal para avaliação da sua "perigosidade" e pode muito bem ser abatido. Não percebo o que quer dizer quando fala da ABRA e de "tribunal".

Leia aqui o conteúdo da lei:

http://www.min-agricultura.pt/oportal/e ... DL_312.htm

Cumprimentos.
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

terça out 16, 2007 1:01 pm

dinodane Escreveu:Não é bem assim, Ana Ponei. Qualquer cão que morda outro e desde que haja participação ás autoridades pode passar a ser considerado cão perigoso e pode sim ir bater com os costados ao canil municipal para avaliação da sua "perigosidade" e pode muito bem ser abatido.
Infelizmente isto é mesmo verdade... :?
Por vezes pensamos que ao fazer queixa vamos responsabilizar o dono e até consciencializá-lo (à força) dos perigos que incorre ao ter um cão solto, mas o que estamos muitas vezes a fazer é a condenar o animal, que na realidade não tem culpa :cry:
Quando se faz uma queixa, temos sempre de pesar os prós e os contras, pois se por vezes as autoridades são "benevolentes" e se não for um caso reincidente, por vezes aplicam só uma multa e uma chamada de atenção, a grande maioria termina mal... :(

Não estou com isto a dizer que devemos "fechar os olhos" aos ataques de determinados animais, mas devemos ponderar bem em que circunstâncias devemos considerar apresentar uma queixa...

Imagino o medo e susto que a AnaPonei apanhou, no entanto o animal não tem culpa directa e sim o seu dono irresponsável :?
Infelizmente ao querermos responsabilizar o dono quem sofre é o animal :(
AnaPonei Escreveu:O tribunal pode obrigá-lo a assinar um termo de responsabilidade e ele não trazer mais o cão à rua sem açaime. Caso isso não aconteça o cão é levado para a ABRA e tentam encaminhá-lo para alguém que o saiba domar e acalmar! Só no caso de o cão ser MESMO perigoso é que o abatem!
Em relação às suas palavras, de modo algum são situações que acontecem... É que não há cá tribunal, encaminhamento para quem o saiba domar/acalmar, nem assinar termos de responsabilidade... O animal fica quase sempre com o destino traçado :(
Para além de que o termo de responsabilidade não precisa de ser assinado... Ele EXISTE a partir do momento em que adoptamos um animal, faz parte das nossas obrigações...
Nuno_Coelho
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 2:28 pm
Rodinhas SRD

sexta out 19, 2007 2:55 pm

Eu discordo um bocadinho...

Nós até podemos ter pena do cão pois a culpa é do dono, mas devemos sempre apresentar queixa se formos vitimas de um cão agressivo, mesmo sabendo que a responsabilidade do comportamento do cão é exclusivamente do dono.

A questão aqui não se o coitado do animal vai ser considerado um cão perigoso com as consequências que dai advêm. Temos que pensar é que um cão assim pode representar um perigo que tem de ser controlado.

Se eu por acaso por pena não denunciar um cão perigoso, e depois souber que houve um incidente grave com o cão, passo a ser cúmplice pois podia ajudar a evitar e nada fiz. E isso iria pesar mt na minha consciência.

A questão de que em Portugal não se reabilitam cães, optando-se pela solução mais fácil que é a eutanásia, e aqui é que ainda há mt por fazer.
Cumps.
Nuno Coelho
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

sexta out 19, 2007 4:09 pm

Nuno_Coelho Escreveu:Nós até podemos ter pena do cão pois a culpa é do dono, mas devemos sempre apresentar queixa se formos vitimas de um cão agressivo, mesmo sabendo que a responsabilidade do comportamento do cão é exclusivamente do dono.

Se eu por acaso por pena não denunciar um cão perigoso, e depois souber que houve um incidente grave com o cão, passo a ser cúmplice pois podia ajudar a evitar e nada fiz. E isso iria pesar mt na minha consciência.
Kyaraa Escreveu:Não estou com isto a dizer que devemos "fechar os olhos" aos ataques de determinados animais, mas devemos ponderar bem em que circunstâncias devemos considerar apresentar uma queixa...
Nuno_Coelho Escreveu:A questão de que em Portugal não se reabilitam cães, optando-se pela solução mais fácil que é a eutanásia, e aqui é que ainda há mt por fazer.
Creio que nesta frase já disse tudo e por isso friso o que acima disse...
E se concordo que ainda há muito por fazer referente à aplicação da eutanásia, o que é facto é que ela é a única opção a ser aplicada actualmente... :?
Canjinhas
Membro Júnior
Registado: quarta set 05, 2007 4:00 pm

sexta out 19, 2007 4:21 pm

Boas!

Infelizmente não posso meter o link de um forum onde existe uma pessoa em situação semelhante...e posso-vos dizer...nem imaginam os trabalhos que a pessoa se está a meter...só isso serviria para as pessoas desistirem automaticamente da queixa...mas está no seu direito..

Arcanjo
AnaPonei
Membro Veterano

sábado out 20, 2007 6:33 pm

Mas o que aconteceu Canjinhas?
InesResende
Registado: terça out 02, 2007 2:44 pm

segunda out 22, 2007 12:04 pm

Olá a todos. Vi o vosso tema e achei importante partilhar a minha experiência, pois podemos todos aprender com as experiências e os erros dos outros, certo?
Á cerca de 6 anos, passeava o meu cão junto a minha casa, quando fomos atacados por um cão e uma cadela de raça Pastor Alemão, que fugiram de casa, quando o dono se "esqueceu" de fechar o portão!!
Vi tudo acontecer e nada pode fazer, a não ser berrar/gritar e tentar barrar os avanços dos dois cães, enquanto isso, o meu cão, um Cocker Spaniel Inglês, foi tortorado, sacudido, mordido (não sei o que mais dizer para vos descrever as imagens que nunca mais esquecerei) :cry:
Alguns vizinhos viram, mas nada fizeram para me ajudar. Quando o dono "responsável" apareceu, riu-se da minha figura, mas eu disse-lhe que iria apresentar queixa e que ele iria pagar todos os tratamentos do veterinário. :twisted:
De facto, este Sr. pagou os tratamentos, mas o meu cão ficou para sempre marcado quer pelo medo quer pelas marcas dos dentes nos testículos, que o deixaram infértil. Quanto à queixa, não a apresentei, pois este Sr. pediu aos meus pais para eu não o fazer, aleguando que tinha sido um "descuido" e um "esquecimento" da sua parte ao deixar o portão da casa aberto e que os cães não tinham culpa.. bláblá..
Mais tarde, vim a saber que haviam muitas queixas contra estes cães, treinados pela PJ e que um deles, penso que a fêmea ia ser abatida. Além disso, continuo a ver este Sr. a ter descuidos e esquecimentos constantes, ao deixar o portão da casa aberto para os seus cães passearem livres, soltos e sozinhos pelas ruas da minha vizinhança, onde existem muitos jardins, no qual brincam crianças, pessoas e animais. Onde está a segurança?

Desculpem a extensão do meu testemunho, mas acho importante partilhar estas situações e fazer algo para as impedir...
hafcardeal
Registado: sexta jun 08, 2007 1:38 pm

quarta out 24, 2007 10:00 pm

Vale sempre a pena apresentar queixa desde k haja testemunhas e provas materiais.
Atenção os danos deverão ser superiores a 96€ senão as despesas do tribunal poderão ser superiores e terá k pagar adiantado a taxa para se constituir assistente, valor este que poderá ser recuperado e até mesmo superado desde que haja as provas mencionadas.
Responder

Voltar para “Cães”