Como agir em presença de alguém que abusa de animais

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quarta fev 26, 2003 9:52 pm

Não me refiro somente a actos sexuais mas a todas as situações que configuram abuso: Espancamento, tortura, sofrimento.

Devemos agir no acto quando vemos alguém a abusar de um animal? É que assim podemos ser nós espancados ou então depois de irmos embora o animal sofrer ainda mais.

Falar com as autoridades competentes?

Hm... e o que elas fazem?

Tomarmos nas nossas mãos salvar esse cão?

Desde que não nos limitemos a passar o problema para outros ( sejam associações ou vets)
Última edição por VascoV em quarta fev 26, 2003 10:49 pm, editado 1 vez no total.
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta fev 26, 2003 10:03 pm

nunca tinha pensado nisso, mas o mais provável era ou tapar os olhos, ou ficar a olhar e tentar tirar o cão de lá...se o ambiente se proporcionasse e eu não estivesse sozinha...
Mas penso que será um óptimo tema de debate, e estou pronta a ouvir as opiniões de todos.
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quarta fev 26, 2003 10:04 pm

[quote=VascoV]

Devemos agir no acto quando vemos alguém a abusar de um animal? É que assim podemos ser nós espancados ou então depois de irmos embora o animal sofrer ainda mais.

[/quote]

Actuar no acto? Pois é, se calhar é essa a grande diferença entre nós! É que enquanto o Vasco ficava a pensar no que deveria fazer, eu já o fiz sem pensar, por duas vezes. E sabe que mais? Com resultados positivos!

Como já disse antes, quem abusa animais é demasiado cobarde para enfrentar uma pessoa, mesmo que esta tenha só metade do tamanho....
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta fev 26, 2003 10:18 pm

Olá

Parabéns, Vasco. Este é um excelente tema.
E estou mesmo com a batata quente nas mãos.
Só poderei dizer que reagiria muito mal a uma situação dessas. Reagiria por palavras, mas não sei em que termos, porque só em função das circunstâncias. Através de violência física, não. Por uma questão de princípio e por uma questão de incapacidade para tal. Isso estaria sempre fora de questão. Denunciar à autoridade? Talvez.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

quarta fev 26, 2003 10:43 pm

Quem abusa animais é demasiado cobarde para enfrentar uma pessoa ? Olhe que deve ter enfrentado poucas. Agir sem pensar é do pior que existe:Afinal somos seres inteligentes para agir por impulsos????
Muito bem. Vamos supor que se mete com a pessoa e que desatam à pancada. Quem acha que será responsabilizado? A pessoa que começou que foi...pois ...a sra. E que acontece ao animal enquanto a sra vai prestar declarações ?

Se continuar assim vai acabar por descobrir que dois casos não fazem uma regra e acaba no hospital.Modere-se...Olhe que há tempos numa celebre emissão sobre animais "perigosos" um criador dos mesmos e defensor das lutas de cães deixou uma boa impressão pela sua calma face à agressividade dos seus oponentes...

As indicações foram retiradas do manual de procedimento da RSPCA a maior associação da Europa de protecção aos animais que podem encontrar aqui http://www.rspca.org.uk/

Penso que a RSPCA é capaz de saber umas coisinhas...senão podem aprender com a Musky ;)
Musky
Membro Veterano

quarta fev 26, 2003 11:11 pm

Vasco,

Nunca ouviu um velho ditado português "as cadelas apressadas parem os filhos cegos"? Pois é, você não anda com tempo suficiente para ler tudo com atenção....

Quem é que lhe disse que eu andei "à porrada"? Um bom ataque verbal, desde que correctamente articulado, consegue um melhor efeito...

:roll:

Quanto às autoridades, pouco ou nada podem fazer mesmo que queiram, porque não temos leis que lhes permitam actuar...
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

quarta fev 26, 2003 11:15 pm

Musky Escreveu:
Quem é que lhe disse que eu andei "à porrada"? Um bom ataque verbal, desde que correctamente articulado, consegue um melhor efeito...
eu não disse nada disso.

Quanto ao "bom ataque verbal" sem comentários. Aconselho vivamente o site da RSPCA...

A rapidez de leitura e a sua compreensão ( ou melhor, falta da mesma) viu-se na sua mensagem do tópico eterno da leonilde carvalho
Musky
Membro Veterano

quarta fev 26, 2003 11:27 pm

Olhe, para sua informação, eu tenho duas pessoas da minha família que são sócias activas da RSPCA. Não preciso consultar-lhes o site... :)

E você?

Quanto ao resto... olhe, não há pachorra para aturar certos comentários... mas diga-me: "picou-o" assim tanto o meu post ao tópico da Leonilde? Você tem algum problema com esse tópico que eu desconheça? Esclareça-me, sim?
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

quarta fev 26, 2003 11:32 pm

nel Escreveu: Denunciar à autoridade? Talvez.
Se ao menos tivessemos leis
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

quarta fev 26, 2003 11:47 pm

Tal como disse a AISD num tópico anterior « A lei é para favorecer os amigos, lixar os inimigos e aplicar aos indiferentes »
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta fev 27, 2003 12:05 am

[quote=Musky]

Actuar no acto? Pois é, se calhar é essa a grande diferença entre nós! É que enquanto o Vasco ficava a pensar no que deveria fazer, eu já o fiz sem pensar, por duas vezes. E sabe que mais? Com resultados positivos!

Como já disse antes, quem abusa animais é demasiado cobarde para enfrentar uma pessoa, mesmo que esta tenha só metade do tamanho....
[/quote]

Musky, e nao nos quer contar em que circunstancias isso aconteceu e o que na realidade fez, com resultados positivos?
È que isso, sim, poderia ajudar alguma coisa neste tópico.
;)
Isabel
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quinta fev 27, 2003 12:35 am

Para dizer a verdade, eu também não sei qual seria a minha reacção face a uma situação de agressão a um animal!!!
Provavelmente também seria à base do diálogo pois "pancadaria" não faz de todo o meu género.
Caso estivesse incapacitado para actuar de alguma forma, o mais provável seria viver com esse peso na consciência durante bastante tempo.
Enfim.... Espero nunca vir a assistir a coisas dessas.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta fev 27, 2003 1:03 am

eu já vi um homem a desancar um cão. não sei o que iria acontecer (possivelmente levar uma carga de pancada), mas acho que lhe ia perguntar o que era aquilo. para sorte de todos, menos do cão, quando me preparei para voltar para junto do homem, este já se tinha ido embora. só vi o cão, estrada abaixo. quando me tentei aproximar dele, fugiu. se calhar com medo de levar mais.
infelizmente, tenho debaixo dos olhos um cão maltratado e ainda não consegui fazer nada.
shatzy
Membro
Registado: segunda jan 27, 2003 1:59 am
Contacto:

quinta fev 27, 2003 1:50 am

bem vocês também devem estar sempre a ouvir historias de maus tratos a animais, nós como associação, tambem estamos. Mas agora queria saber a vossa opinião, se eventualmente tem mais conhecimento que nós.. é assim, um dos diversos casos que temos em mãos é de uns ciganos que nós temos quase a certeza que comem cães, partem pernas, cortam rabos (dos cães mais adultos..) e por ai fora... :oops: que podemos fazer? isto é, se formos apresentar queixa á policia, o que poderão ou o que vão eles fazer? não sei se algum de vocês tem algum conhecimento acerca dos procedimentos da policia, ou sobre algum procedimento que nós possamos fazer... gostava que nos ajudassem..obrigado..
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta fev 27, 2003 1:54 am

Minha Nossa!
Lamento, hoje já nem dá para tentar responder. Vou tentar dormir e não ter pesadelos!
Ele há com cada uma!!!!!
Isabel
Responder

Voltar para “Cães”