Comida para cão - orgânica

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Lycia
Membro
Registado: domingo jul 07, 2002 12:09 pm
Localização: Um gato comum europeu amarelo (Garfield), um cão rafeiro encontrado abandonado (Lost&Found)

quinta fev 27, 2003 3:37 pm

Boa tarde,
Fui hoje a um restaurante vegetariano almoçar, e dando depois um pulinho à loja anexa que vende produtos vegetarianos, deparei-me com sacos de ração e biscoitos para animais.
Não sei se este tema já foi ou não debatido aqui, se foi peço desculpa, mas gostaria de saber se realmente será bom para o cão ter uma alimentação base desta comida.
Quero só dizer que os meus animais não se alimentam de biscoitos, mas sim de ração , e que os biscoitos são apenas dados de vez em quando como goluseima. De qualquer forma... gostaria de saber as vossas opiniões sobre esta comida.
Lycia
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta fev 27, 2003 4:09 pm

Olá

A resposta que vou dar não tem fundamento científico. Outros elementos daqui do fórum terão argumentos muito mais fundamentados, mas não vou deixar de dar a minha opinião.
E vou começar assim: o organismo da vaca, por exemplo, tem a capacidade de transformar a erva em nutrientes (?) que o ser humano ou um carnívoro não tem. Os organismos são diferentes. Se ao longo dos séculos a alimentação do cão vai deixando de ser exclusivamente à base de carne, o seu grau de evolução ainda está muito longe de prescindir (especialmente) da carne ou do peixe na sua dieta.
Na minha modesta opinião considero uma violência querer que o cão seja vegetariano. Lá que as pessoas o sejam eu até o defendo de forma mais ou menos convicta, embora não seja radical nessa matéria. Mas os cães, coitados...

É certo que na composição das rações entram elementos vegetais. Mas são complementos e não o fundamento da ração.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Lycia
Membro
Localização: Um gato comum europeu amarelo (Garfield), um cão rafeiro encontrado abandonado (Lost&Found)

sexta fev 28, 2003 11:17 am

Quando comprei foi por curiosidade, mas não faço de modo algum tenção de tornar a alimentação do meu Lost completamente vegetariana. Nem eu sou vegetariana, quanto mais ele. Gosto da comida, mas não faço dela a minha alimentação base. Coitadinho dele!
E logo ele, que gosta tanto de papinha, come de tudo, até pão . Ele foi encontrado abandonado, e dá-me a impressão que anteriormente devia ser alimentado à base de restos e porcarias, porque adora tudo o que lhe pomos no prato. Se bem que raramente come algo que não seja a ração, mas uns legumezinhos de vez em quando ou restos de arroz ou de outra coisa, sabem-lhe sempre bem. Por norma, dou-lhe uma boa ração de base, e uma latinha de vez em quando. Quanto aos biscoitos, só como goluseima ou a titulo de compensação.
Não o quero tornar de algum modo vegetariano, mas se realmente os tais biscoitos forem bons, porque não de vez em quando?
Ontem quando cheguei a casa dei um desses biscoitinhos ao meu Lost. Adorou. Mas tb... ele adora tudo o que lhe passa pela frente. Quanto aos gatos... cheiraram e torceram o nariz. Nada feito.
De qualquer forma, a próxima vez que fôr ao vet, vou-lhe perguntar o que é que acha do assunto.
Já agora , passe a pub, aqui fica o site dos vendedores da dita ração veg.
www.clovisilvestre.com
Lycia
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta fev 28, 2003 11:47 am

Olá Lycia

Comida vegetariana é uma coisa, comida biológica é outra. Normalmente a comida biológica vende-se em lojas de produtos vegetarianos.
Os artigos biológicos são produzidos sem a intervenção de pesticidas, por ex. e por processos mais naturais.
Quando respondi na primeira mensagem não tinha visto o site. Se reparar, eles dizem que a ração (creio que é ração) é feita à base de carnes.

Por princópio esta comida, seja para pessoas como para animais, é muito mais saudável. Também se parte do princípio de que o que é apregoado corresponde à verdade, embora já tenha havido casos esporádicos de oportunismos de alguns produtores que tentaram vender gato por lebre como se costuma dizer.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Lycia
Membro

sexta fev 28, 2003 12:10 pm

Nel obrigada por me explicares. Eu vi o site, vi biológica, etc e tal mas sendo um bocadinho leiga no assunto, fiz para aqui um bocadinho de confusão. Fiz uma associação ao vegetarianismo que nada tem a ver com uma alimentação mais saudável, biológica, com produtos tratados naturalmente, e que de facto são melhores para a nossa saúde e para a dos nossos animaizinhos.
Lycia
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

sexta fev 28, 2003 2:11 pm

Cão mais velho do mundo é vegetariano

--------------------------------------------------------------------------------

Uma fêmea da raça Border Collie de 27 anos vai entrar para o Guinness Book of World Records como o cão mais velho do mundo.
A cadela Bramble mora em Bridgewater, Somerset, na Inglaterra, e sua dona Anne Heritage conta que ela ainda é ativa e sai para caminhar quatro vezes por dia.
A mulher, de 43 anos, alimenta sua cadela com uma dieta vegetariana que inclui arroz integral, lentilhas e vegetais orgânicos. Seu marido, Roy Franklin, leva Bramble para nadar uma vez por semana em uma piscina canina de hidroterapia. Um porta-voz do Guinness Book disse que até agora Bramble é o cão mais velho que se apresentou e formalizou sua inscrição no livro dos recordes desse ano. Segundo o jornal The Daily Mail, o cão mais velho que já viveu na Grã Bretanha foi um Papillon chamado Fred, que morreu em 2000, aos 29 anos. O cão que mais viveu no mundo foi um Australian Cattle Dog que viveu apenas alguns meses a mais que Fred.
Responder

Voltar para “Cães”