Mais um....

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quinta out 18, 2007 1:47 pm

Desculpem, sei que este é um assunto já debatido por demais, mas não consigo entender...juro que não...
Ainda agora quando abri o portal deparei-me com mais um petsite de um dogue para adopção ( o Apollo ). Tem 3 anos é muito meigo .....patati patatá.....
Não sei , não julgo as razões deste dono. A unica coisa que me faz falar é a inquietação que me cresce à medida que me apercebo que cada vez mais os animais estão a ser descartaveis. E já nem ser de raça os livra...O que é preciso fazer ainda para mudar este rumo ?
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

quinta out 18, 2007 3:58 pm

Apesar de aprender muito aqui, às vezes nem me apetece cá vir precisamente pelo que a "nicosa" escreveu!
Cada um sabe da sua vida, é uma verdade incontestável! Mas, somos nós que definimos a vida dos nossos animais.
Nunca, por nunca daria um animal meu! EU FUI BUSCÁ-LOS! EU OPTEI POR OS RECOLHER! EU INFORMEI-ME ANTES DE O FAZER! EU ASSUMI A RESPONSABILIDADE DE TRATAR DELES PARA A VIDA! FUI EDUCADO ASSIM, FELIZMENTE!
Como dizia o outro, o desenvolvimento de uma Nação vê-se pelo modo como trata os seus animais! É por isso que estamos na cauda da Europa e cada vez a cauda é mais comprida...
Tenho um gato, o Gastão, recolhido por mim quando foi abandonado na Rua à minha frente! Tenho uma gata, a Mafalda, que foi recolhida por uma amiga que por sua vez a recolheu da rua, quando estava a ser apedrejada por um "homem" e que eu vim a adoptar! Vinha com uma pata partida, mas já está completamente boa! Tenho a Bia, uma cadela, que adoptei já com 2,5 anos e que foi abandonada na Quinta das Conchas, supostamente zona chique do Lumiar, em Lisboa! Tenho ainda o Rafa, que foi abandonado num vão de escada, extremamente mal tratado e que levava "porrada" a toda a hora... tinha apenas 4 mesitos...
Eu optei por ficar com eles e assumi o compromisso de os ter e de lhes dar o melhor para a vida inteira.
Abdico das minhas férias, se tal for preciso, como fiz este ano! Não tinha onde deixá-los, nem quem me ficasse com eles. Acabo por fazer as férias, a maior parte das vezes na época baixa porque tenho os meus irmãos e cunhados que me ficam com eles! Quando marco férias em época alta e não tenho ninguém para ficar com eles, o local para onde vou tem que obrigatoriamente receber animais. Se assim não for, não vou!
Mudei de casa no início do ano e não dei os meus animais a ninguém! Uma das condições que tive em conta na escolha da minha casa foi precisamente o facto de poder ter os animais! O que não faltam são casas! Aqueles vendedores que me disseram que não aceitavam os meus animais, disse-lhes simplesmente: "muito obrigado e até um dia destes!"
Vou ser pai no fim do ano (1º filho), tenho os 2 gatos e os 2 cães e NUNCA, mas NUNCA nos passou pela cabeça desfazer-mo-nos deles! Fazem parte da família! Felizmente a minha mulher é exactamente como eu! E o médico obstreta, felizmente, era (é) uma pessoa esclarecida!
(Presenciei pessoalmente uma “Sra.” a ir entregar o seu CÃO à União Zoófila por estar grávida, a conselho do seu médico, por causa da Toxoplasmose!!!!!!!!!!!!!!!)
A minha mulher é imune, sim senhora! No entanto o que o médico nos disse foi que a Toxoplasmose é 90% das vezes “apanhada” por se comer fruta mal lavada, carne mal passada, etc… do que transmitida pelo gato. O cão nem é tido nem achado nesta “coisa” da Toxoplasmose!!
Uma coisa é as pessoas de idade e/ou doentes que infelizmente deixam mesmo de ter condições para os ter, outra coisa é ... por exemplo... mudar de casa... Não é desculpa! É mal formação!
São todos rafeiros, tirando talvez o Gastão que é Siamês (ou pseudo-Siamês), têm todas as vacinas (as obrigatórias e todas as outras), têm todos chip e seguro! Talvez abdique de algumas coisas para que assim seja, mas nem noto... porque para mim, as despesas com eles são iguais a ter que pagar, por exemplo a conta da água! Tal como faço sacrifício no mês que tenho de pagar o seguro do carro, faço-o no mês que tenho de ir com eles ao veterinário!
Sempre que vou ao supermercado, trago uma saca de 15 Kg de alimento para cães e uma do mesmo peso para gatos e vou guardando até poder ir a uma associação, tipo União Zoófila entregá-los. E isto porque admiro muito o trabalho deles que se baseia no fundo, a remediar a inconsciência, a crueldade, a mal formação, o egoísmo, das pessoas que optam sempre pela forma mais fácil de resolverem os seus problemas…
É por termos esta mentalidade, ou melhor, é por esta mentalidade estar espalhada que as empresas em Portugal fecham ou deslocam-se para outros países mais civilizados!
Por muito que me vão contra-dizer e dar sermões, esta é a minha opinião!
goodangel
Membro Veterano
Registado: sexta ago 31, 2007 12:18 pm

quinta out 18, 2007 5:42 pm

nao so empresas.
so depois de sair do "meu" pais é que reparei bem na diferença, portugal ainda esta atrazado em muita coisa e sinceramente nao sei porque, a muitas leis que faltam. é pena podimos ser tao bons...
SiameseMaria
Membro Veterano

sexta out 19, 2007 9:37 am

Só uma ciuriosidade, ou melhor um episódio curioso que o nosso veterinário nos contou (espero não estar a cometer nenhuma inconfidencia) e que demonstra que, felizmente, ainda há pessoas como eu!
Uma senhora que tem, nada menos, nada mais que 18 gatos (!), recebeu uma excelente oferta de emprego em Londres.
Disse que sim e sabem qual foi a 1ª coisa que fez? Foi ao veterinário informar-se de quais as vacinas que eles tinham que ter para os levar com ela! Pagou uma fortuna para lhes dar todas as vacinas que eram exigidas em Inglaterra e ainda contratou uma empresa especializada em transporte de animais para os levar! E... ainda tiveram todos que levar Chip que é obrigatório em Inglaterra! E ... levou-os todos! Nunca, em momento algum, lhe passou pela cabeça, deixá-los!
Isto, é amor aos animais...
AnaPonei
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm

sexta out 19, 2007 9:46 am

Eu acho que aqui há uns anos surgiu a moda de ter animais de raça! E entretanto a moda foi passando... e as pessoas já não acham "chique" ter um lou lou... então começam a dá-los... Porque tratar deles como deve ser fica caro, trazê-los à rua quando chove é uma chatice, quando estragam as coisas em casa, é uma despesa extra, enfim... Eu falo por mim, que tenho uma cama em pele e o Tico e o Teco fizeram-me o favor de a furar toda com as unhas! Já para não falar nas pancadinhas de amor que o Tico dá ao Sharik, que lhe pôs logo um olho à Camões... O que aconteceu? O meu namorado passou-se e quis que levasse os gatos ao vet para mandar arrancar as unhas! "Ou tiras as unhas aos gatos ou dás os gatos!!" Acham que eu fiz algum dos dois? :lol: :lol: Uma pessoa já sabe que quando tem animais vai ter muitas complicações em casa, mas o amor por eles tem que prevalecer, e a paciência acima de tudo!! Porque eles são MUITO SAFADOS!!!!! :D E hoje em dia, com os stresses diários acho que as pessoas cada vez se querem preocupar menos e chatear com as diabruras da bicharada... por isso é que os dão... eu só dou os meus bebés se estiver com uma doença terminal!!!!
CIK9
Membro
Registado: quarta ago 08, 2007 4:05 pm

sexta out 19, 2007 10:12 am

[A HISTÓRIA É SIMPLES AS PESSOAS VEEMUMA RAÇA QUE NO MOMENTO ESTÁ NA MODA E ENTÃO ARRANJAM UM CÃOZINHO DESSA DITA RAÇA MOSTRAM AOS AMIGOS ,JÁ VISTE O CÃO QUE ARRANJEI CUSTOU UMA FORTUNA .
MESES DEPOIS ESSA DITA RAÇA PASSA DE MODA, E O CANITO JÁ SABE O FIM É ENVIADO PARA A AUTOESTRADA A ESPERA QUE APAREÇA UMA ALMA CARIDOSA QUE TOME CONTA DELE.
E ASSIM VAI A MENTALIDADE DE ALGUNS PORTUGUESES
nicosa
Membro Veterano

sexta out 19, 2007 10:12 am

Tambem nunca me passaria pela cabeça dar o meu cão. É como se fosse dar alguma das minhas filhas para adopção...
Não acham que devia haver uma legislação mais rigorosa em relação a animais de companhia? Em outros países da Europa não se vêm animais abandonados e as leis são rigorosas...
Está bem podemos dizer que neste caso concreto a pessoa não vai abandonar o dogue alemão , está à procura de um dono para ele. Mas não teria sido melhor antes de o adquirir ter tido alguma espécie de ajuda para perceber se tinha perfil para um cão daquela raça? Como se "faz" mais ou menos para os donos de PP?
nicosa
Membro Veterano

sexta out 19, 2007 10:14 am

CIK9 Escreveu:[A HISTÓRIA É SIMPLES AS PESSOAS VEEMUMA RAÇA QUE NO MOMENTO ESTÁ NA MODA E ENTÃO ARRANJAM UM CÃOZINHO DESSA DITA RAÇA MOSTRAM AOS AMIGOS ,JÁ VISTE O CÃO QUE ARRANJEI CUSTOU UMA FORTUNA .
MESES DEPOIS ESSA DITA RAÇA PASSA DE MODA, E O CANITO JÁ SABE O FIM É ENVIADO PARA A AUTOESTRADA A ESPERA QUE APAREÇA UMA ALMA CARIDOSA QUE TOME CONTA DELE.
E ASSIM VAI A MENTALIDADE DE ALGUNS PORTUGUESES

Para a autoestrada ou para portais da net que já se sabe à partida nos vão ajudar a resolver o problema...
SiameseMaria
Membro Veterano

sexta out 19, 2007 10:24 am

Há países na Europa, claro que só podiam ser os países Nórdicos, em que há listas de espera para adopção de um animal...
Tá tudo dito...
As Leis até existem... não são é fiscalizadas! É muito fácil escrever num papel e publicitar na TV as Leis (o giro é que o Portuga acredita, mas isto é outra história e desculpem-me a ousadia...), agora criar condições para fazer cumpri-las...
Consultem os dados referentes às fiscalizações e coimas aplicadas a criadores, às pessoas que abandonam os animais, aos donos das raças ditas perigosas, etc e tal... Os autos levantados são de 0,0000000000001%!
Uma notícia que li hoje: A União Zoófila de Lisboa está apinhada de PitBull's... A moda passou, será?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta out 19, 2007 11:23 am

As associações estão apinhadas de pits e de rotts porque muita gente ficou a saber da obrigatoriedade de licença, chip e seguro de responsabilidade civil e para essa gentinha é mais simples entregar os cães para adopção ou abandoná-los do que ter que desembolsar uns quantos euros para legalizar a situação do animal.
Mas não teria sido melhor antes de o adquirir ter tido alguma espécie de ajuda para perceber se tinha perfil para um cão daquela raça? Como se "faz" mais ou menos para os donos de PP?
Faz-se o quê, para os PP? Onde? :lol:

Sabem porque é que estão a aparecer tantos DA para adopção ultimamente? Porque há criadeiros a vendê-los ao desbarato, porque muita gente acha piada à sua cadela ter bebés e quando se vêm a braços com 12 (ou mais) cachorros que sujam e comem imenso, desfazem-se deles por dá cá aquela palha, porque as pessoas compram os cachorros ou ficam com eles não sabendo que daí a 6 meses estão a comer um kg de ração por dia, ou porque o animal passa o dia sózinho em casa e já comeu o sofá, as portas e as paredes, etc.

Isto é triste mas é a realidade.
nicosa
Membro Veterano

sexta out 19, 2007 11:42 am

dinodane Escreveu:
Mas não teria sido melhor antes de o adquirir ter tido alguma espécie de ajuda para perceber se tinha perfil para um cão daquela raça? Como se "faz" mais ou menos para os donos de PP?
Faz-se o quê, para os PP? Onde? :lol:

.

Daí as aspas. Teoricamente o dono de um pp alem do registo criminal limpo deverá ( ou falou-se que deveria ; leis não são minha área )ter um perfil psicologico que se ajuste. Ou isso falou-se como hipotese? Honestamente não sei. Mas que não fazia mal nenhum em existir ( no caso de não ) não fazia. Assim como temos que ter o registo de propriedade de um automovel deveria haver tambem um registo de propriedade ( ou responsabilidade ) de animais de companhia. E deveria ser obrigatório andarmos com ele como o é nos carros.
Druiel
Membro
Registado: sexta mai 25, 2007 2:16 pm

sexta out 19, 2007 11:48 am

Não há é um controle cabal da lei em Portugal.
Se houvesse de facto uma preocupação sobre este factor, haveria uma maior fiscalização.

Como é que se faz um teste desses a um "puto" que tenha comprado por 300 euros um Pit no vão das escadas dos vizinhos do Bairro Social ali do fundo, que decidiram cruzar ambos os seus Pit para vender aos amigos e vizinhos?
"Putos" que depois andam com os Pit na rua com o açaime à banda, sem seguro, sem registo e se fizessem um teste psicológico ou de aptidão haveriam de chumbar em mais áreas do que aquelas requesitadas para se ter um Pit.

Druiel
<p><strong>O Blog dos miudos:
</strong><a href="http://druielweimaraners.blogspot.com">http://druielweimaraners.blogspot.com</a>
... Help me God to be the person my dogs think I am ...</p>
<p>&nbsp;</p>
nicosa
Membro Veterano

sexta out 19, 2007 11:58 am

Se houvesse um registo obrigatório para todos os cães isso seria mais fácil de controlar. Se as autoridades policiais actuassem mais nesse campo e em vez de fazerem operações para controlar carrinhas e camiões na caça à multa o fizessem para controlar esses mesmos " putos " que até se dão ao luxo de passearem em frente da porta da esquadra.....SE......infelizmente esbarramos sempre nos ses....
AnaPonei
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm

sexta out 19, 2007 12:35 pm

Tantos "ses"... Faltam tantos "ses" neste país...
CIK9
Membro
Registado: quarta ago 08, 2007 4:05 pm

sexta out 19, 2007 2:00 pm

Nicosa falar das autoridades é fácil ,ainda não vi foi ninguem dizer qual a razão de que as autoridades neste pais o serviço fica sempre a meio ,será porque quando se chega a certo e determinado sitio se tem de parar porque já vai meter altos dirigentes e não convem seguir?
Responder

Voltar para “Cães”