duvida sobre barulho provocado pelos caes

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
fsilva185
Membro
Registado: sexta jul 27, 2007 3:52 pm

quinta out 18, 2007 3:49 pm

desde que trouxe o meu cao abandonado da rua, a minha vida transformou-se.
Estou a ser literalmente perseguida pelos vizinhos dos predios adjacentes ao meu.
tenho o cao ha 3 anos e desde o ano passado que sofro de ameaças, e esta a tornar-se insuportavel.
o meu cao tem um feitio muito particular e odeia estar sozinho. a coisa complicou-se quando a minha mae deixou de poder estar com ele durante o dia. comecou a chorar muito (uivar), e em janeiro chamaram a policia num domingo em que a minha mae foi internada de urgencia, e obviamente eu nao estava em casa. com o tempo ele foi melhorando e agora manifesta-se poucas vezes, segundo o que me contam, mas alguem fez queixa de mim a policia novamente e ja la foram 2 vezes.
na rua existem mais caes, todos fazem barulho, mas é so com o meu que implicam , pois é o unico que esta a vista, uma vez que vai a varanda muitas vezes . toda a gente me diz para nao me preocupar, que nao podem levar o cao etc. pergunto-me eu entao porque vai la a policia ? porque nao me deixam em paz ?? como me posso defender?
Nao é justo, o que é que as pessoas queraim? que o deixasse na rua ?
sabe deus os sacrificios que passo para poder te-lo, a afeicao e o amor que nutro pelo bichinho.
alguem sabe ? alguem me pode dar uma dica? help
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

quinta out 18, 2007 4:07 pm

Não podem fazer rigorosamente nada!
Talvez a polícia não tenha muito pra fazer, só pode!
Se é por causa do barulho, então também não podem circular camiões, nem sequer os miúdos podem brincar, porque fazem barulho!
Desde que não seja à noita, à hora dita de descanso, nada poderão fazer... Como, pelo que percebi, a essa hora está em casa e ele não faz barulho, portanto... Ignore... Isso passa-lhes...
Ou então declare Guerra: sempre que um seu vizinho puser o carro em 2ª fila ou em cima do passeio, por exemplo,... chame também você a polícia...
Como eu adoro o sítio onde moro... onde toda a gente se respeita e fala uns com os outros com vista a resolvermos os nossos problemas na boa, como amigos...
aBe
Membro Júnior
Registado: terça ago 23, 2005 2:26 am

quinta out 18, 2007 4:36 pm

Tal como já te dizeram não podem fazer nada. Desde que não seja á noite.

A policia vai para cumprir formalidade.
Eles recebem uma queixa, tem ordens para ir verificar. Eles não podem de demonstrar que fui ignorada. Simplesmente por isso.
Quando eles forem não tenhas receio eles simplesmente estão a fazer o trabalhado deles. E há que respeitar isso.
Garanto-te que se fosse para tirar o cão eles já o tinham feito
goodangel
Membro Veterano
Registado: sexta ago 31, 2007 12:18 pm

quinta out 18, 2007 5:33 pm

SiameseMaria Escreveu:Não podem fazer rigorosamente nada!
Talvez a polícia não tenha muito pra fazer, só pode!
Se é por causa do barulho, então também não podem circular camiões, nem sequer os miúdos podem brincar, porque fazem barulho!
Desde que não seja à noita, à hora dita de descanso, nada poderão fazer... Como, pelo que percebi, a essa hora está em casa e ele não faz barulho, portanto... Ignore... Isso passa-lhes...
Ou então declare Guerra: sempre que um seu vizinho puser o carro em 2ª fila ou em cima do passeio, por exemplo,... chame também você a polícia...
Como eu adoro o sítio onde moro... onde toda a gente se respeita e fala uns com os outros com vista a resolvermos os nossos problemas na boa, como amigos...
100 % de acordo.
:D
Fidokas
Membro
Registado: quinta ago 23, 2007 2:05 pm

quinta out 18, 2007 5:54 pm

nao sei bem o que se faz numa situaçao destas... mas tenho quase a certeza que nao lhe podem tirar o cao... :?

Aqui onde moro quase todos os vizinhos têm caes, quando ladra um ladrão todos, seja de noite(com o barunho dos bombeiros), ou de dia...
nunca ninguem se queixou...
fionapoly
Membro Veterano
Registado: domingo jun 25, 2006 1:01 pm

quinta out 18, 2007 6:15 pm

Não sendo a horas ditas de descanso (noite) não lhe podem tirar o cão.
É natural ele ter este comportamento porque se vê sozinho de um dia para o outro e estava habituado a companhia,tente aos poucos ir habituando o cão a estar sozinho,deixe-lhe brinquedos para se entreter ,embora já não sendo cachorro uma das coisas que pode fazer tambem é deixar um radio ligado para ver se ele sente um pouco de barulho em casa e deixa de ladrar... :wink:
<p>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; </p>
Buggs_bunny
Membro Júnior
Registado: segunda mai 29, 2006 6:30 pm

quinta out 18, 2007 6:41 pm

Não ligue aos seus vizinhos... Comigo acontece a mesma coisa, tenho uma beagle e ela não gosta de ficar sozinha em casa, mas lá se habituou até que um dia a noite se elmbrou de uivar durante 2 minutos (segundo a minha vizinha de baixo) então claro que levei logo com a vizinha de cima a telefonar pk estava a dormir e que a cadela a acordou, eu disselhe que nãopoda fazer ada pk estava a trabalhar e o meu marido estava quase a chegar a casa. Ela disse que desde que levamos o cão pra casa que a incomodamos, eu passi-me logo com ela, pk so me telefonou naquele dia e á 1 ano atrás quando ela tinha 6 meses e ladrou as 11h da noite.
Pk eu tb trabalho por turnos e á um ano que ouço durante a noite quase toda o bébé dela a chorar mesmo por cima do meu quarto.... mas claro que nã possso comparar um animal a um cão, mas se a minha cadela aicomda como ela disse, o choro do bebe tb m incomoda, pk nao consigo dormir muitas das vezes. Além que esta vizinha deve ser maluca, pk da ltima vez chamou a polcia pk o vizinho de cima deixou o despertador ligado durante 1 hora a tocar de 5 em 5 minutos (6h da manha) e ela acordou. o vizinho teve de sair mais cedo de casa por assuntos pessoais, e esqueceu-se do despertador ligado..... mas respondendo ao seu problema eu fui inormar-me por causa da minha, pro cão sair de casa tem todos os codonimos assinar um baixo assinado, depois vais a tribunal e se o juiz declarar que o animal tem de sair de sua casa, então TODOS os animais desse prédio tem de sair TODOS OS ANIMAIS DO PRÈDIO.

Não ligue aos viznhos, não devem ternada para fazer. a minha sogra tem 3 cães e a caa dela tem 2 terraços enormes, há já uns tempos que o sr. que mora do outro lado da estrada (a estrada tem 4 faixas de rodagem), que chama a policia durante a noite e lhe dá toques para o tlm e casa. a policia claro que tem d lá ir pk tem de fazer o seu trabalho, mas eles próprios não podem fazer nada apenas lá vão.......... Devem ser pessoas que não gostam de aimais.........
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta out 18, 2007 6:43 pm

Olá

Até poderei acreditar que a polícia não faça nada, porque infelizmente em Portugal muita da legislação não se cumpre.
Até poderei acreditar também que a própria autoridade desconheça a legislação...

O problema não é fácil de resolver, mas os seus vizinhos, provavelmente, têm motivos de queixa e, às tantas, também desconhecem a lei:

http://whippetp.no.sapo.pt/dec_lei_292.htm
fsilva185
Membro
Registado: sexta jul 27, 2007 3:52 pm

sexta out 19, 2007 8:58 am

obrigada pelas vossa ajuda. ja estou mais calma.
Esta situacao aborrece-me porque o meu cao esta a pagar por todas.
ha um ano atras, entendo que poderia incomodar, pois disseram-me que ele uivava muitissimo durante o dia, ja passou muito tempo e ele esta muito melhor, praticamente ja nao se manifesta, de vez em quando da uns uivos de 2 minutos ou coisa que o valha e cala-se.
No meu predio existem mais 3 caes. 2 numa casa e um noutra.
Existe de facto muito barulho, mas de outros caes, como o meu ja esta "rotulado" e sempre culpa dele.
E depois comecaram a dizer-me que a policia podia ir la busca-lo, e que ja estava a ordem dada e etc.
Da 1 vez que fizeram queixca em janeiro fui a esquadra informar-me. Sai de la ainda mais deprimida, pois alem de nao terem sido nada agradaveis me responderam que concerteza que iam buscar o cao.
Isto nao pode ser assim, é preciso provas imagino ...
Estou mesmo cansada da maldade das pessoas ...
AnaPonei
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2007 8:48 pm

sexta out 19, 2007 9:31 am

Ninguém te pode ir a casa buscar o cão a não ser que ele seja um perigo e tenha atacado alguém!!! Ou caso houvesse uma denúncia que tu maltratavas o cão... Mas isso tem que ser uma instituição a inspeccionar e obviamente não provam nada... há imensos cães que passam o dia sozinhos e ninguém os tira dos donos! Na pior das hipóteses, os condóminos do teu prédio é que podem, em assembleia de condomínio, decidir que não querem mais animais no prédio.. Mas aí não pode haver animais no prédio inteiro, não é só na tua casa... E é preciso que seja aceite por maioria... e se há mais pessoas com cães no prédio, isso nunca vai ser aprovado :-) Tem é cuidado para não te atirarem nada envenenado para a varanda para o cão comer... infelizmente há gente estúpida a esse ponto.... E tem calma que ninguém to tira! A polícia disse isso para te assustar, para tu "calares o cão" para eles poderem ficar na esquadra a ver o futebol e não terem trabalho!! Mas se a coisa piorar, que acho difícil, manda-me PM que falo com o meu vizinho de baixo que é advogado e peço-lhe para investigar a situação para te orientares melhor!
Já viste se tivesses um vizinho advogado como eu, que DETESTA gatos!!! Mas quando eu fui passar um fim-de-semana fora, lá foi ele dar-lhes de comer! LOL Tens que dar a volta à vizinhança! Vai falar com eles a bem, com calma, faz-te de vítima LOL diz que o cão está com depressão por não ter a tua mãe, mas que já está medicado ou o caraças! :lol: :lol:
Canjinhas
Membro Júnior
Registado: quarta set 05, 2007 4:00 pm

sexta out 19, 2007 9:49 am

Boas!

Alguém perdeu um pouco de tempo e leu o conteúdo do link que o Nel meteu??????

É que parece-me que não leram..só pode...é que se lessem não diriam para não se preocupar..e muito menos ficar descansado...

Ainda ontem no jornal bem se disse que é normal as pessoas acreditarem mais nos boatos do que na verdade...vá na cantiga de quem lhe diz para não se preocupar..depois pode ser que tenha uma desagradável surpresa.

Arcanjo
AnaPonei
Membro Veterano

sexta out 19, 2007 9:53 am

Eu estive a ler... e a dona do cão disse que ele ladra durante o dia, portanto não está no horário de descanso, certo? Ou perdi alguma parte?
Canjinhas
Membro Júnior
Registado: quarta set 05, 2007 4:00 pm

sexta out 19, 2007 10:03 am

Boas!

Parece-me que leu a correr ;)
3 - Se o ruído de vizinhança ocorrer no período diurno, as autoridades policiais notificam a pessoa ou pessoas que estiverem na sua origem para, em prazo determinado, cessar as acções que estão na sua origem ou tomar as medidas necessárias para que cesse a incomodidade do ruído produzido.
Artigo 22.º

Sanções

1 - Constituem contra-ordenações puníveis com coima de € 499 a € 2494, quando praticadas por pessoas singulares, e de € 1247 a € 24 940, quando praticadas por pessoas colectivas: (*)

(...)

c) O não acatamento da ordem ou da notificação referidas nos n.ºs 2 e 3 do artigo 10.º;

(...)

g) A violação do disposto no artigo 10.º, nos n.ºs 2 e 3 do artigo 15.º e no artigo 17.º;

(...)

3 - A negligência é punível.

(...)

Artigo 24.º

Processamento e aplicação de coimas

(...)

2 – É competente para o processamento das contra-ordenações e para a aplicação das coimas e sanções acessórias em matéria de ruído de vizinhança a câmara municipal competente em razão do território, que, para o efeito, é informada da ocorrência pelas autoridades policiais da área. (*)

(...)

(*) - Redacção introduzida pelo Decreto-Lei n.º 259/2002, de 23 de Novembro, em vigor desde 1 de Janeiro de 2003.

Arcanjo
AnaPonei
Membro Veterano

sexta out 19, 2007 10:31 am

hihihi pois, nao vi essa parte... :oops: Ainda assim não me parece que lhe vão tirar o cão! Primeiro vem a multinha que é o que lhes interessa!! O cão dá mto trabalho ir buscar :)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta out 19, 2007 11:12 am

Estas situações deprimem-me. Onde anda o civismo dos donos de cães? Os animais ladram, uivam, incomodam as pessoas ao ponto de fazerem queixas na polícia, e as respostas que leio são "ignora os teus vizinhos", "eles não devem gostar de animais", etc, etc...

Para que os outros nos respeitem, temos também que os respeitar e isso passa por tomar medidas para que os nossos cães não incomodem as outras pessoas. é verdade que há vizinhos muito pouco compreensivos e ao menor incidente fazem queixa, mas também é verdade que há imensas pessoas cujos animais passam os dias fechados a ladrar e essas pessoas acham que isso é normal, faz parte do "feitio do cão" e não só nada fazem para resolver esse problema como ainda ofendem quem se queixa do barulho... Desculpem mas isso não é viver em sociedade, é o salve-se quem puder e nesta equação quem paga sempre as favas são os cães.

Sugiro que leiam bem as respostas do Nel e do Canjinhas em vez de dizerem disparates e defenderem o indefensável. A polícia PODE tomar atitudes se as queixas continuarem SIM.

Cumprimentos a todos.
Responder

Voltar para “Cães”