Cada um sabe da sua vida, é uma verdade incontestável! Mas, somos nós que definimos a vida dos nossos animais.
Nunca, por nunca daria um animal meu! EU FUI BUSCÁ-LOS! EU OPTEI POR OS RECOLHER! EU INFORMEI-ME ANTES DE O FAZER! EU ASSUMI A RESPONSABILIDADE DE TRATAR DELES PARA A VIDA! FUI EDUCADO ASSIM, FELIZMENTE!
Tenho um gato, o Gastão, recolhido por mim quando foi abandonado na Rua à minha frente! Tenho uma gata, a Mafalda, que foi recolhida da rua por uma amiga que por sua vez ma apresentou e eu … tb fiquei com ela. Quando foi recolhida estava a ser apedrejada por um "homem"! Vinha com uma pata partida, mas já está completamente boa! Tenho a Bia, uma cadela, que adoptei já com 2,5 anos e que foi abandonada na Quinta das Conchas, supostamente zona chique do Lumiar, em Lisboa! Tenho ainda o Rafa, que foi abandonado num vão de escada, extremamente mal tratado e que levava "porrada" a toda a hora... tinha apenas 4 mesitos...
Eu optei por ficar com eles e assumi o compromisso de os ter e de lhes dar o melhor para a vida inteira.
Abdico das minhas férias, se tal for preciso, como fiz este ano! Não tinha onde deixá-los, nem quem me ficasse com eles. Acabo por fazer as férias, a maior parte das vezes na época baixa porque tenho os meus irmãos e cunhados que me ficam com eles! Quando marco férias em época alta e não tenho ninguém para ficar com eles, o local para onde vou tem que obrigatoriamente receber animais. Se assim não for, não vou!
Mudei de casa no início do ano e não dei os meus animais a ninguém! Uma das condições que tive em conta na escolha da minha casa foi precisamente o facto de poder ter os animais! O que não faltam são casas! Aqueles vendedores que me disseram que não aceitavam os meus animais, disse-lhes simplesmente: "muito obrigado e até um dia destes!"
Vou ser pai no fim do ano (1º filho), tenho os 2 gatos e os 2 cães e NUNCA, mas NUNCA nos passou pela cabeça desfazer-mo-nos deles! Fazem parte da família! Felizmente a minha mulher é exactamente como eu! E o médico obstreta, felizmente, era (é) uma pessoa esclarecida!
(Presenciei pessoalmente uma “Sra.” a ir entregar o seu CÃO à União Zoófila por estar grávida, a conselho do seu médico, por causa da Toxoplasmose!!!!!!!!!!!!!!!)
A minha mulher é imune, sim senhora! No entanto o que o médico nos disse foi que a Toxoplasmose é 90% das vezes “apanhada” por se comer fruta mal lavada, carne mal passada, etc… do que transmitida pelo gato. O cão nem é tido nem achado nesta “coisa” da Toxoplasmose!!
Uma coisa é as pessoas de idade e/ou doentes que infelizmente deixam mesmo de ter condições para os ter, outra coisa é ... por exemplo... mudar de casa... Não é desculpa! É mal formação!
São todos rafeiros, tirando talvez o Gastão que é Siamês (ou pseudo-Siamês), têm todas as vacinas (as obrigatórias e todas as outras), têm todos chip e seguro! Talvez abdique de algumas coisas para que assim seja, mas nem noto... porque para mim, as despesas com eles são iguais a ter que pagar, por exemplo a conta da água! Tal como faço sacrifício no mês que tenho de pagar o seguro do carro, faço-o no mês que tenho de ir com eles ao veterinário!
Já tinha-mos os 2 gatos quando decidimos ir buscar os 2 canitos… Sabíamos que não seria fácil para todos (inclusive nós) adaptarem-se uns aos outros, mas nunca por nunca vieram “à experiência”… Quando os pusemos no carro, passaram naquele momento a ser nossos, para o bem e para o mal.
Se o Rafa apenas tinha 4 meses, a Bia já tinha 2,5 anos e hábitos criados…
Perdemos algum tempo para os habituar uns aos outros, mas com tempo, paciência e tudo o mais, hoje são inseparáveis! E … só passaram 4 meses desde que fomos buscar os cães. Dormem juntos, comem todos juntos e cada um não vive sem o outro! A adaptação deles à nova casa, a nós, aos novos hábitos, aos outros animais que já temos é tudo uma questão de tempo e perseverança. O resto é conversa…
Sempre que vou ao supermercado, trago uma saca de 15 Kg de alimento para cães e uma do mesmo peso para gatos e vou guardando até poder ir a uma associação, tipo União Zoófila entregá-los. E isto porque admiro muito o trabalho deles que se baseia no fundo, a remediar a inconsciência, a crueldade, a mal formação, o egoísmo, das pessoas que optam sempre pela forma mais fácil de resolverem os seus problemas…
Por muito que me vão contra-dizer e dar sermões, esta é a minha opinião!
Desculpem o texto looooooooooonnnnnnnnnnnnnnnggggggggggooooooooooo!